A linguagem das flores

A linguagem das flores Vanessa Diffenbaugh

Resenhas - A Linguagem das Flores

Gabriel Aleksander 09/11/2015

Singelo e tocante do começo ao fim!
A Sinopse

Victoria já passou por diversas famílias adotivas, nas quais ela nunca conseguiu se adaptar, sempre estando à parte, sentindo-se sempre uma estranha. Diante dessas tentativas falhas, afastar todas as pessoas como uma forma de evitar o sentimento de abandono, se tornou a sua maior arma.

Ao estar próxima de completar 10 anos, Victoria está sendo encaminhada para sua última tentativa de adoção: morar com a proprietária de um vinhedo. Essa mulher irá ensina-la o significado do que é o amor e família, usando como instrumento para isso a lendária linguagem das flores.

Entretanto, um acontecimento mudará toda a vida de Victoria e agora ela está com 18 anos e prestes a sair de uma casa de permanência para pessoas órfãs. Ela terá que lidar com um mundo adulto e solitário, onde ela não tem para onde ir e nem onde ficar.

A Misantropia

Misantropia é o ódio por seres humanos.

Cardo significa “misantropia” na linguagem das flores.

A flor que representa tudo aquilo que Victoria sempre quis falar, mas nunca tinha conseguido através de palavras é o Cardo.

Após viver uma vida regada a rejeição por parte de todas as pessoas que um dia juraram a proteger e amar, Victoria desenvolve uma rejeição a qualquer tipo de relação com outras pessoas, incluindo o toque em sua pele, que traz uma sensação de queimação seguida por uma onda de vômito incontrolável.

Tudo isso se reflete na forma como a garota se relaciona com as outras pessoas, sempre fazendo de tudo para afastá-las, usando de mensagens de ódio ou indiferença. Essa forma de expressar seus sentimentos e sua difícil relação com o outro, pode trazer dificuldades na criação de uma relação empática entre o leitor e a protagonista.

Entretanto, tal maneira de se relacionar com o mundo exterior me fez amar cada vez mais a personagem, desejando a toda momento acolhê-la e ajuda-la a passar por todos os desafios e momentos críticos aos quais ela foi exposta durante sua vida, o que me fez estabelecer um laço muito forte com uma das personagens mais incríveis já criadas na literatura.

A evolução da personagem

No livro iremos acompanhar variadas fases da vida de Victoria, desde sua infância como uma garota desesperada para afastar todos que chegam perto dela através de suas atitudes corrosivas, até uma adolescente perdida e sem perspectiva de um futuro, e por fim, a mulher resultante de toda essa tragédia.

Ver a evolução da personagem e acompanhar todo o processo de construção da sua personalidade, com todas as incertezas, dores e culpas, é um dos maiores presentes que autora poderia oferecer para o leitor.

Opinião Final

Um livro de estreia que traz uma nova visão sobre a vida de uma forma simples e tocante, que desperta no leitor uma gama de reflexões sobre as relações humanas e como as mesmas são complexas por serem reflexos de toda a história regressa dos indivíduos.

Mesmo com uma protagonista que facilmente pode ser incompreendida e temas realistas e que carregam consigo uma forte carga emocional , a autora consegue criar uma história apaixonante de uma maneira simples e tocante, criando um livro extremamente recomendável.

site: fatalityliterario.wordpress.com

Maira.Krefta 11/08/2016

Bastou ler o primeiro capítulo para me encantar com a história, mas confesso que de primeiro momento a capa e o nome não me chamaram a atenção, que bom que me enganei com a aparência...
Um livro lindo com uma história romantica bem diferente das tradicionais, perfeito e envolvente!

Sandra99 06/09/2016

A Linguagem das Flores
Peguei o costume há algum tempo á não ler sinopse de livro, isso contribui muito a meu ver para uma leitura mais surpreendente, digamos assim, então qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma personagem totalmente diferente da qual eu havia idealizado.
Talvez pela capa em si, eu divaguei pensando que esta seria uma personagem doce, sensível e amorosa, tive problemas com este livro, não com a escrita em si, mas com a personagem que só metia os pés pelas mãos.
Compreendi os erros dela de infância, inclusive um erro muito grave, não quero ser critica , ou aquela pessoa que está numa situação confortável e por isso os outros julgar por uma situação que nunca passei na vida, mas os erros dela enquanto adulta me incomodaram demais, eu achei a Victoria muito ingrata mesmo , mas percebi que as coisas que ela viveu e sofreu ao longo da infância , contribuíram para ela se tornar aquele tipo de pessoa , desprovida de amor e comprometimento , por vezes ainda não entendia certas contradições da personagem (não quero dar spoiller) , mas enfim a escritora soube escrever de uma forma envolvente , as flores são também personagens do livro , o que dá uma certa leveza para historia ,e somente elas são capazes de trazer um pouco de sensibilidade na Victoria que tem um caminho longo a trilhar para quebrantar seu coração .
Apesar de não ter gostado de jeito nenhum da Vitoria compreendo que ela foi a melhor pessoa que poderia ser naquele período e sim recomendo apesar de tudo.

Ray Cunha 30/11/2016

Primeiro preciso avisar que as grandes protagonistas desse romance são as flores e seus significados.
Victoria sempre foi difícil, nunca conheceu os pais e viveu entre lares de adoção e casas de famílias que não se importavam tanto com ela. Acabava sempre devolvida. A única pessoa próxima era Meredith, a assistente social, mas que apesar de estar presente sempre na vida dela a via mais como um desafio.
Em sua última oportunidade de ser adotada, Victoria vai para a casa de Elizabeth, mas é arredia, tendo a certeza que será devolvida novamente. No entanto, pela primeira vez é bem vinda, compreendida e amada. Aprende o significado do amor e dos sentimentos que o acompanham.
Aprende também com Elizabeth a linguagem das flores, uma comunicação da época vitoriana. No entanto, isso acaba quando ela comete um grande erro e acaba voltando ao abrigo, perdendo contato com a única pessoa que importa.
Ao completar 18 anos, obrigada a sair do abrigo em que vive e seguir novos rumos, desperdiça a oportunidade cuidado de flores e acaba morando na rua. Quando percebe o perigo que é viver assim e a necessidade de dinheiro, consegue um emprego com Renata, proprietária de uma floricultura. Descobre também um jovem comerciante do mercado das flores tão misterioso quanto ela e o único com quem compartilhar esse meio de comunicação tão peculiar.
A partir disso sua vida muda completamente e ela passa a ter que enfrentar o medo, a vergonha, a insegurança, a frustração e tantos outros sentimentos. Com isso, passa a mudar a própria vida de outras pessoas também.
Com uma narrativa que varia entre passado e presente, é uma história linda de superação sem se transformar em conto de fadas. Um livro para abrir nossos olhos e nos fazer olhar além da beleza das flores.
Ah, e com uma delicadeza na escrita tamanha que fez uma não amante das flores ficar curiosa sobra a aparência e significado de cada flor citada.

Resenha completa no blog!

site: https://www.amorpelaspaginas.com/2020/05/resenha-linguagem-das-flores-vanessa.html
Pekena Val 30/11/2016minha estante
Tenho muita curiosidade sobre esse livro, mas sempre desisto de colocá-lo entre meus desejados...

Ray Cunha 30/11/2016minha estante
É muito bom Val. Me surpreendi muito com ele. Envolvente e emocionate

Vanessa Vieira 25/12/2016

A Linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh
A Linguagem das Flores, livro de estreia da americana Vanessa Diffenbaugh, nos traz um romance tocante sobre uma jovem que passou a infância em vários abrigos, sendo jogada de uma família para a outra e que teve sua vida mudada graças a sua paixão e apreço pelas flores. Escrito com maestria e dotado de sentimentos, o livro se mostrou uma obra memorável e um verdadeiro guia sobre o significado das mais variadas flores, além de nos trazer personagens fortes, que lidam dia após dia com a dor da culpa e do remorso.

Victoria Jones sempre foi uma garota arredia e extremamente temperamental e devido a sua personalidade forte, passou a vida sendo jogada de um internato para o outro, sob a tutela de várias famílias até ser considerada inapta para a adoção. Ainda criança, ela se apaixonou pelas flores e pelas mensagens que elas transmitem e quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth - uma das suas mães adotivas e a única que a menina amou e com quem realmente quis ficar... até colocar tudo a perder.

Agora, com 18 anos e já emancipada, ela não tem para onde ir e nem com quem contar. Sozinha, ela passa suas noites ao relento em uma praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular até que a florista Renata lhe dá um emprego e enxerga o seu enorme talento. Parece que a vida de Victoria está prestes a entrar nos eixos até que ela conhece o misterioso vendedor de flores Grant e com isso é obrigada a lidar com os fantasmas de seu passado que ainda a assombram.

A Linguagem dos Flores se mostrou um livro tocante, profundo e dotado de uma beleza peculiar. Acompanhar a trajetória de Victoria, com todas as suas dificuldades e também as oportunidades que a vida lhe reservou se mostra uma viagem densa, intrigante e bastante misteriosa. Victoria foi uma menina criada sem amor, que aprendeu a ser forte e o mais independente possível para conseguir sobreviver e vencer as adversidades. Agindo deste modo, ela se tornou uma garota dura, rebelde e considerada por muitos intratável, mas o que poucos sabem é que essa personalidade austera nada mais é do que um mecanismo de defesa para que ela não se machuque ainda mais. Narrado em primeira pessoa por Victoria, de forma fluída e intrinsecamente íntima, o livro nos traz uma bela e intrincada história de amor entre mãe e filha, homem e mulher e, acima de tudo, de amor-próprio.

"Talvez os indiferentes, os rejeitados, os mal-amados pudessem aprender a dar amor com tanta abundância quanto qualquer outra pessoa."

Victoria é uma personagem intensa e intrigante. Ao conhecer o seu passado e também acompanhar o seu presente, é perceptível o número de erros que ela comete, porém a protagonista não se torna menos depreciativa por conta disso. Mesmo tendo muitas falhas, a trajetória de Victoria foi muito triste e quando ela teve uma chance de reverter a situação e alcançar a tão sonhada felicidade, acabou cometendo um deslize grave e colocando tudo a perder. No presente, ela também segue por caminhos tortuosos, mas por meio das flores consegue se conectar com o seu eu interior, amadurecer e passar por experiências marcantes que a transformarão em uma mulher completa, apesar de todos os traumas do outrora.

"Meus sentimentos pareciam ocultos e comecei a imaginar uma esfera ao redor de meu coração, tão dura e lustrosa quanto a casca da avelã, impenetrável."

Outra personagem que merece destaque dentro da história é Elizabeth. Ela se mostra uma mulher resiliente, sábia e muito paciente e acredita piamente que pode transformar a vida de Victoria para melhor. Com seu amor e destreza, ela desperta uma incrível paixão pelas flores no coração da garota, que moldará todo o seu presente e futuro. Assim como a protagonista principal, Elizabeth também carrega muito remorso dentro de si e devido a isso entende perfeitamente Victoria e todo o seu ódio e asco pela humanidade, se mostrando uma mãe amorosa, companheira e de fibra.

"Seu comportamento é uma escolha, não quem você é de verdade."

Resumidamente, A Linguagem das Flores é um livro que fala sobre amor, perdão, escolhas, medo, remorso e segundas chances. Misturando passado com o futuro e contando a história de duas personagens fortes e marcantes, o enredo se mostrou primoroso, delicado e extremamente denso, nos propiciando uma leitura mágica, envolvente e tocante. A capa do livro é muito bonita e confesso que gostei mais desta da primeira edição do que da nova lançada neste ano de 2016 e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2016/12/resenha-linguagem-das-flores-vanessa.html

Less 17/01/2017

História tão fofinha e tão pesada ao mesmo tempo. Sobre abandono, maus tratos, e muita superação. Nunca soube que as flores tinham tanto a dizer.

Mundo de Tinta 01/02/2017

A Linguagem das Flores
Para iniciar essa resenha gostaria de oferecer um buquê de flores para todos os lindos leitores do Mundo. Nesse buquê eu vou colocar frésia (amizade duradoura), glicínia (seja bem vindo), angélica do litoral ibérico (inspiração) e fecharei com uma campânula-branca (gratidão) e um cravo-rosa (nunca esquecerei você).
Esse livro conta a história de Victória Jones. Abandonada no nascimento, vive em lares adotivos e abrigos desde então. Não conhece o que é amor, carinho, proteção. Aprende a se defender de tudo e de todos com um muro de agressividade e indiferença. Meredith, a assistente social que cuida do seu processo desde o início, é a única presença constante em sua vida. E a que menos Victória quer ver. Sua presença sempre significa que aquela família não a quer mais e que vai se mudar mais uma vez.
“... Passava o início das manhãs imaginando com qual daquelas crianças eu teria sido mais parecida se houvesse tido mãe para me levar à escola todos os dias. Imaginava-me obediente em vez de rebelde, sorridente em vez de emburrada. Perguntava-me se ainda amaria as flores, se ainda teria vontade de ficar sozinha.” Pág. 26
Aos 10 anos, em sua última chance de ser adotada, Victória chega na vida de Elizabeth, uma mulher sozinha com um passado problemático e que só quer dar a menina o que ela nunca recebeu: amor. Mas Victória não acredita mais nisso. Não acredita mais em ninguém. E demonstra isso de todas as formas possíveis. Mas Elizabeth persiste.

Quer continuar a ler?
Visite nosso blog no link abaixo!
Bjs

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2015/03/resenha-de-tinta-dupla-linguagem-das.html

Felicity 12/02/2017

Leiam!
Este livro é maravilhoso, tem surpresas e muito fofo conhecer o significado de algumas flores ?

Johny 02/03/2017

Lindo
"Uma mulher com um dom incomum, capaz de mudar vidas"

Victoria Jones é uma mulher problemática. Foi uma criança e adolescente problemática. Se envolveu em diversas confusões, mas assim aprendeu com a vida. Cometeu muitos erros e enquanto lidava com o drama pessoal, fazia o que mais amava: aprendia sobre as flores e usava o conhecimento para ajudar as pessoas. Achei o livro bom, tem umas partes bem poucas, massantes porém bem escrito. Para quem o lê de mente aberta, o livro passa uma mensagem especial. Espero que gostem como eu gostei!

érika.j 06/03/2017

Contagiante!
Victoria é linda...do início ao fim. Uma criança guerreira que teve que suportar de tudo na vida, aguentar todos os tipos de humilhações que uma criança NUNCA deveria passar. Ao ler me senti totalmente inútil, porque a minha vontade era poder ajudar todas as crianças que vivem em abrigos, pois tenho certeza que isso acontece muito na vida real.
É uma história que te faz lembrar que sua vida não é tão complicada assim, que nós temos muitas coisas e reclamamos de maneira exagerada. Eu sou apaixonada por esse livro, ele é lindo, contagiante e entrou pra lista dos meu favoritos.

Dirlene_Tavares 17/10/2017

Um livro emocionante
Esse é aquele tipo de livro que consegue trazer a tona todos os tipos de sentimentos, a protagonista é ao mesmo tempo uma menina carente, má, boa, egoísta, generosa, enfim, consegui ter vários sentimentos por ela ao longo da trama. Já li ha muitos anos e até hoje lembro dele como um dos livros que tive o prazer de ler.

Daniele 27/11/2017

Comecei a ler esse livro preparada para não gostar, após ter lido algumas resenhas não muito favoráveis, mas ele foi uma grata surpresa, realmente prendeu minha atenção do início ao fim. Um livro singelo com um bom final, bem de acordo com o enredo. Gostei muito.

Talita Rodrigues 24/03/2018

Sobre florescer...
A Linguagem das Flores, de Vanessa Diffenbaugh, é o tipo de livro que te prende e te obriga a refletir sobre a vida e sobre as pessoas ao seu redor.

Essa é a história de Victoria Jones que cresceu em um contexto difícil de abrigos e adoções que nunca se concretizaram. A infância complicada imprimiu em Victoria uma personalidade forte e arredia, mas a paixão pelas flores e sua linguagem secreta a guiaram em uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento - o processo dolorido, mas necessário, de florescer.

A sensibilidade e a força dessa história me encantaram. Devorei cada página ansiando pela próxima, mas sem querer chegar ao fim do livro. É uma história que mexeu comigo. Além disso, foi fascinante descobrir o significado secreto das flores e a possibilidade de se comunicar através delas.

Indico esse livro para quem é apaixonado por flores ou para quem deseja mergulhar em uma história de vida tocante.

Edmar Lima (@literalgia) 09/04/2019

Cultivando bons sentimentos
A obra gira em torno da vida de Victoria Jones, uma mulher órfã com um passado de muitas tentativas frustradas de se encaixar em um lar adotivo. O livro é dividido em quatro partes, cada uma contando uma grande parte da vida dela, e os capítulos alternam entre o passado e o presente da personagem até que os dois se cruzem. Desde pequena, Victoria tinha dificuldades em criar relações afetivas com suas novas famílias, mas isso muda ao conhecer Elizabeth, uma mulher rígida, mas de grande coração e que está disposta a oferecer um lar para a menina. Arredia, Victoria não se aproxima da mãe adotiva e arma as piores travessuras para irritar Elizabeth, porém ela não se deixa abater e educa a jovem com pulso firme e muito amor. Além disso, é através de Elizabeth que Victoria conhece a linguagem das flores, o que se torna o centro de sua vida.
As flores representam um ponto muito importante nessa história. A ligação entre a protagonista e a terra permeia toda a narrativa. Quando Victoria se vê emancipada do orfanato e sem lugar para viver, seu refúgio é o jardim de uma praça cercada por flores que ela mesma passa a plantar ali. Logo depois, outros personagens e cenários são apresentados quando ela consegue um emprego em uma floricultura. Renata, a proprietária, leva Victoria para conhecer o Mercado de Flores e um novo mundo é descoberto em meio aos baldes com plantas, aos gritos dos vendedores e ao cheiro de terra molhada. Deslumbrada com essa visão de vida junto ao mercado, Victoria cria uma nova perspectiva para sua vida e também encontra um misterioso rapaz que aparenta não só conhecer a protagonista, mas também seu segredo sobre a linguagem das flores.
Essa é uma obra sensível e envolvente que enche os nossos corações de alegria e cultiva (desculpe o trocadilho) na gente uma vontade maior de se conectar com a natureza. A história nos emociona muitas vezes ao mostrar a fragilidade da vida e como as ações que fizemos no passado podem nos seguir durante muito tempo. Esse foi um livro que chegou de forma especial para mim e que se vai com uma saudade dos personagens e um gostinho de quero mais

Monica Sobrinho 24/06/2019

Curioso
A linguagem das flores foi um livro curioso, diferente. A história é contada com base no significado das flores. É bem gostoso de ler, mas não me impressionou.