A Volta de Sherlock Holmes

A Volta de Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - A Volta de Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giu =) 29/03/2022

Leitura meio lenta, com algumas palavras difíceis, por ser de época, mas para quem gosta de livros que te colocam para pensar, é muito bom. Eu sou suspeita para falar, pois já sou mto fã do personagem e ainda fico muito chocada de que não é uma pessoa real.

William LGZ 23/02/2022

Começa bem, termina mal
Os três últimos contos (dos 6 que tem em minha edição) me deixaram com um gosto tão amargo na boca que quase me esqueci o quão bom eram os primeiros.

Mas não se preocupem, aqueles que eu não apreciei foram mais por questão de gosto do que por serem ruins de fato. Esses casos não me atraíram tanto porque ou o mistério estava claro demais para mim ou pelo motivo de eu não ter me importado com os personagens o suficiente para ligar para as resoluções de suas narrativas.

De qualquer forma, eu sempre recomendo a leitura de coletânea de contos do Sherlock Holmes e com esse não vai ser diferente. Leiam que sempre será uma boa distração em dias ruins!

DiegoAlencarBR 15/02/2022

Sherlock Holmes
Gostei bastante do humor irônico do Sherlock Holmes e, claro, da grande capacidade que ele tem em resolver mistérios.

Deh 04/02/2022

Acho que por esse ser um dos últimos livros antes da aposentadoria de Holmes, os contos vão se parecendo mais com fim de carreira mesmo. Parece que o detetive já ta beeem cansado e as histórias vão se desenrolando de uma forma mais lenta as vezes. De qualquer forma, Sherlock Holmes é incomparável e ler os casos da visão do Watson também diz muito sobre o doutor. Acho que o último conto foi meu preferido e me prendeu do início ao fim. Enfim, já estou com o sétimo livro em mãos e ansiosa pra ler mais um.
Rafael Kerr 04/02/2022minha estante

solilorys 02/02/2022

Mais contos de SH
Gostei muito, amo o jeito que o autor coloca para o Dr. Watson descrever seu amor e surpresa por Sherlock Holmes sempre que consegue resolver casos impossíveis, isso me chama a atenção e me prende por sempre deixar o melhor no final, daria um 3,5 mas não consigo pelo app, só acho que algumas coisas poderiam ser melhores, creio que o próximo vai ser épico!

Samuel 23/01/2022

Ressuscitando Holmes para mais algumas histórias, umas melhores que outras. O terceiro conto, "os dançarinos", já vale a leitura, mas tem outras grandes histórias.

Dayse Svolinski 19/12/2021

A volta do detetive
Com explicações e possíveis teorias sobre o capítulo final de Sherlock com Moriarty, esse livro de contos também abre algumas teorias bem loucas - Sherlock nunca voltou e esse Sherlock é uma criação de um Watson que sente sua falta - entre outras mil.

Um ponto que amo: as notas. Elas vem para ou acrescentar informações históricas, políticas ou culturais ou para negar o que o narrador disse em algum momento. São ótimas

Thatiane.Andrade 19/11/2021

A volta
Depois dos eventos no final do último livro confesso que fiquei bastante preocupada com o que ocorreria, mas é claro que Sherlock se superaria outra vez.

O conto de seu retorno foi espetacular e me deixou pulando de felicidade.

Os outros casos foram normais, dignos do nosso consultor criminal favorito.

Allife 15/10/2021

O melhor detetive
Lendo suas aventuras é possível entender como que depois de tantos anos ele ainda é referência. Um grande personagem com uma mente brilhante. S. Holmes é o melhor

leaoliterario 14/08/2021

?? O trabalho é o melhor remédio contra a tristeza, caro Watson.? ?

Juliana3239 12/07/2021

Até cansado o Arthur entrega!
Nesse livro o Arthur se viu obrigado a trazer de volta o detetive mais famoso do mundo. Não se sabe se por pressão do público, ou por questões financeiras (ou ambos) mas Arthur Conan Doyle ressuscita o Sherlock depois de tentar assassina-lo nas memórias de Sherlock Holmes.

É notalvel a vontade do autor de dar um fim ao Holmes, seja tentando mata-lo ou insinuando aposentadorias. A questão é que o Sherlock ficou tão grande que chega a quase ter uma vida própria longe do controle do Arthur. É difícil explicar, as as vezes eu sinto que ele saía das páginas de tão imponente que é a sua presença e personalidade (Watson que o diga), nesse livro ele também se mostra cada vez menos paciente com pessoas com raciocínio mais lento que o seu (ou seja, todo mundo) o que acaba sobrando várias e várias vezes pro coitado do Watson. Eu tava quase entrando no livro e pedindo pra ele pegar leve com o melhor amigo e companheiro.

Talvez pela falta de paciência o autor se descuida de alguns detalhes como alguns erros de continuidade (como simplesmente sumir com um personagem, por mais que ele não tenha participação na história, sem a menor explicação, simplesmente por que não era mais conveniente), e algumas das histórias continham elementos bem parecidos, quase como se ele estivesse ficando um pouco sem idéia.

Falando assim parece que o livro foi ruim mas longe disso. Mesmo não querendo mais escrever sobre Sherlock, Arthur não consegue evitar ser um gênio nas suas histórias e fazer o que nasceu pra fazer que é dar vida pra esse personagem tão icônico e inesquecível.

Só não favorito esse livro por conta dos pequenos detalhes que me incomodaram, mas com toda certeza eu recomendo essa leitura!

Destaque para os contos:
- A casa vazia;
- Os Dançarinos;
- O ciclista solitário;
Caio 13/07/2021minha estante
Caramba Ju vc manda mto bem na resenha. Parabéns!

Tiago.Zulian 08/07/2021

A volta de holmes
As histórias de conan doyle são tão cativantes que seus leitores não permitiram seu fim e holmes retorna nessa história para seguir com seus incríveis casos.

Rodrigo 04/07/2021

O talento de Sherlock fora de alcance
Arthur Conan Doyle fez um trabalho tão incrível criando Sherlock Holmes que talvez isso tenha sido um problema, no bom sentido. Apesar de continuar sendo um personagem fascinante (talvez o meu favorito na literatura mundial), fiquei com a impressão de que Sherlock Holmes não tem mais casos fantásticos como os das primeiras obras.

Apesar de muito bem escritos, os livros mostram que o talento do detetive ultrapassou barreiras muito difíceis de serem alcançadas. Pra mim, as deduções de Sherlock, infelizmente, já não aparecem com a frequência de antes, e em sua maioria, os casos tem resoluções que não exigem tanto do talento de Holmes.

Entretanto, conhecer mais aspectos da vida e personalidade de Sherlock e Watson é cativante, e isso é um dos pontos que mais gosto nas obras. Poder acompanhar as aventuras da dupla é gratificante e faz com que a gente queira saber sempre mais de sua vida na Londres do século XIX.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6