A Volta de Sherlock Holmes

A Volta de Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - A Volta de Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Wal 27/06/2021

Divertido, meu caro Watson.
A volta de Sherlock Holmes é um livro de 13 contos em que o Watson narra as mais divertidas e diversas aventuras dessa dupla maravilhosa, alguns contos se sobressaem melhores do que os outros, em alguns momentos o livro se torna cansativo e em outros se passa de forma rápida, no mais é um bom livro pra quem adora as aventuras da dupla.

Bruno Passuello 27/04/2021

Além de ser um dos melhores personagens da literatura é um estudo cultural.
Eu sempre percebo na leitura do Cânone Sherlockiano a presença nem que seja sútil do Império Britânico, nem que seja os resquícios do final dele certamente pelo período que as histórias foram escritas, a presença de personagens que são das antigas colônias, nesse livro em particular foram personagens da Índia, África do Sul, Austrália e dos EUA. O mais interessante é como Sir Arthur introduz essas culturas nas histórias e uma maneira leve mas que marca muito e ensina o leitor ao mesmo tempo que diverte ele. Li este livro junto com o livro "Império" de Niall Fergunson que conta a história do Império Britânico e realmente os dados históricos verídicos batem com os do livro, tenho certeza que esse livro está no meu top 3 de livros do Sherlock. Os contos que mais me chamaram a atenção e que mais gostei foram: A Casa Vazia, Os Dançarinos, A Escola do Priorado, Black Peter, O Jogador Desaparecido, Abbey Grange, Charles Augustus Milverton e os Três Estudantes.

Sarmentox 08/04/2021

O mais fraco que li até agora
Não sei o que aconteceu nesse livro, se faltou dinheiro, se sofreu pressão pra escrever mais, se foi outra pessoa que escreveu no nome dele kkk, mas a sensação que dá é que as histórias foram bem mais simples e até mais bobas comparado com os outros livros. Para quem nunca leu talvez ache até muito bom, mas pra quem já leu "um estudo em vermelho" por exemplo, vai perceber de cara a "pobreza" nessas histórias.

Sabriss 02/04/2021

E quem diria Sherlock volta de seu conflito com o professor.
Nesses contos ele se mostra mais suscetível a falhas e sua natureza humana.
Conto predileto:A casa vazia.

Marivaldo.Barreto 29/03/2021

A vida de Sherlock Holmes parece já não estar mais nas mãos de seu criador. Livro onde Sherlock Holmes ressurge e explica como escapou da morte e outros contos.

Bernardo Luiz 23/02/2021

A volta de Sherlock Holmes
Livro de contos que nós traz de volta, o melhor detetive do mundo que até então estava dado como morto, e novas aventuras passam a ser contadas desde então .

Dyogo 29/01/2021

Ainda é Sherlock Holmes
Em relação às duas primeiras coletâneas de contos, esse apresenta um nível bem inferior no sentido de encaixar os contos dentro do universo Sherlock Holmes.

Mas, ainda assim, são contos sensacionais do Sherlock e vale muito a leitura.

caroline ww 28/01/2021

"A Volta de Sherlock Holmes" trata-se de uma edição com vários contos sobre esse famoso detetive, sendo todos narrados pelo nosso caro doutor Watson. ??

Temos no total 13 narrativas e, dentre elas, as minhas favoritas foram: O Construtor de Norwood; Os Dançarinos; A Escola do Priorado e A Segunda Mancha.??

Achei particularmente que esse livro reuniu as melhores histórias de Holmes e trouxe muitas curiosidades gratificantes sobre ele. Como na cena em que ele fica vermelho só por receber um elogio de Watson e Lestrade ou quando descobrimos que depois de aposentado, Sherlock vai se dedicar ao estudo e à criação de abelhas nas terras baixas de Sussex.?

Mostrou também a relação forte que os personagens principais têm entre si e quão bem se conhecem, além do lado mais cômico do Sherlock e o instinto impulsivo do Dr. Watson.???

Recomendo essa edição pra quem já é apaixonado por esse personagem, mas também pra quem gosta de autores como Agatha Christie com seu Poirot ou Edgar Allan Poe com seu maravilhoso Dupin. ?????

Pra quem estiver interessado em saber quais são as demais narrativas presentes no livro, elas são (retirando as citadas anteriormente): A Casa Vazia; O Ciclista Solitário; Pedro Negro; Charles Augustos Milverton; Os Seis Napoleões; Os Três Estudantes; O Pincenê de Ouro; O Jogador Desaparecido e a Granja de Abadia.?

Michele Soares 13/01/2021

A volta dos que não foram
Mais uma seleta de contos sherlockianos finalizada! Como todo livro tem lá as suas pérolas, destaco as seguintes: "A aventura da casa vazia", "A aventura dos homenzinhos dançantes", "A aventura de Charles Augustus Milverton", "A aventura dos três estudantes" e "A aventura do pinacê dourado".

Acho que o que mais me prendeu e me causou choque foi a resolução do caso d'O pinacê dourado. Os outros se destacam ou pela inquietude do mistério (como n'Os homenzinhos) ou por outros fatores que me chamaram a atenção por uma curiosidade. Charles Augustus Milverton é, sem dúvidas, o equivalente ao chatagista Magnussen da série "Sherlock" (BBC/Netflix). Já a aventura dos estudantes me toca por um fator bobo de identificação. Inevitável não simpatizar com os pobres alunos de grego prestes a passar por uma das maiores provações de sua vida acadêmica: conseguir uma bolsa, que depende justamente de uma boa tradução de Tucídides. E as intrigas que não causam um Faber-Castell peculiar...! Sim, confesso que me entreti. Já o conto da casa vazia dispensa justificativas ? a amada volta dos que não foram com direito a Sherlock justificando sua fuga de Reinchenbach ? consolidando a morte definitiva de Moriarty, por sua vez, tal como na série ? e depois os próprios Sherlock e Watson assistindo ao assassinato engenhosamente orquestrado de "Sherlock", com ajuda da Mrs. Hudson. Bravo!

Em termos de temática, acredito que é um livro bastante sortido, há uma gradação no nível de gravidade dos casos, nos motivos (mais de um deles motivado por algo que poderia ser chamado de "amor") e nas resoluções.

Por fim, também faço menção a uma figura que perpassou alguns contos, descomprometidamente um duplo de Sherlock, um quase aluno seu, como Watson apontou, e cujo nome é quase um anagrama do do detetive: Stanley Hopkins é o nome do inspetor e sua interação com o detetive sempre instiga minha atenção.

Na última resenha prometi que me limitaria a um simples "sim-gostei", "não-não-gostei"... pelo visto não nesta vida. Defendo o palavrório tanto quanto Sherlock defende seu método. Agora as próximas leituras devem ser dois romances: "O Cão dos Barkerville", que, na ordem cronológica, antecede os eventos em Reinchenbach, e "O Vale do Medo", último romance de Conan Doyle sobre Sherlock. Ansiosa pelas leituras!

leocosta1991 22/12/2020

Recomendo
Vou escrever em todas as resenhas dos livros do Sherlock Holmes. O livro é excelente e a leitura é rápida, recomendo.

Aylana Almeida 30/11/2020

Sherlock provando que não é à toa o título de melhor detetive do mundo! Simplesmente PERFEITO!!

Eduarda.Machado 03/11/2020

Excepcional
Como todos os livros de Sherlock Holmes este é maravilhoso. Ótimos contos sempre muito envolventes e bem elaborado.

Rafa 26/10/2020

Conan Doyle até tentou se desfazer do personagem, mas é claro que não teve êxito!!

Arthur.Moreira 28/09/2020

Outro clássico muito bem escrito. Apesar de serem contos, mesmo os casos mais curtos resolvidos por Sherlock Holmes me prendem bastante. A forma com que o Arthur Conan Doyle desenvolve o mistério e segue as deduções do detetive são muito impressionantes.
Por serem histórias bem curtas, é legal que podemos ler intercaladas com outros livros e até mesmo como uma leitura rápida pra distração.
Gosto do tema, gosto do autor e gosto também do Sherlock Holmes. Não tinha como não gostar desse livro... Rsrsrs

Beto | @beto_anderson 16/08/2020

De volta
As novas aventuras de Sherlock são boas, mas ainda assim nada de extraordinário. Algumas histórias são boas outras regulares. Mas no todo, sempre é bom ler os textos do caro dr. Watson.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6