Amanhecer

Amanhecer Stephenie Meyer

Resenhas - Amanhecer

Dose Literária 20/02/2013

(PREPAREM A FOGUEIRA!)
Nem se eu estivesse muito louca de dorgas e älcoól eu faria uma resenha positiva sobre qualquer livro/filme dessa saga.

Muito já foi dito sobre Crepúsculo, e a maior parte desse muito é ruim, o que me conforta. Entretanto, pouco foi falado sobre os outros livros, que são piores do que o primeiro, obviamente. Como o último filme está saindo do forno, resolvi falar um pouquinho dele. Eu juro que não queria torturar vocês, mas todos pediram que eu queimasse mais livros nas minhas resenhas, então continuarei com a minha Inquisição Literária.

Amanhecer, o quarto e último (ALELUIA!) livro da saga Crepúsculo, é para Meyer como um final feliz da Disney. Para Meyer, claro, porque o final feliz de qualquer pessoa sã não envolve um bebê mutante meio vampiro, meio humano, um marido fada, transmorfos (ELES NÃO SÃO LOBISOMENS!) e uma Dakota Fanning muito metidinha para o meu gosto.
(Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/09/preparem-fogueira-saga-crepusculo.html)
leosilva 06/01/2014minha estante
kkkkkk... um marido fada... quase morri de rir nessa...

Evelyn.Brena 17/11/2017

o melhor livro da saga crepúsculo, eu não consegui largar ele até acabar, e o fato te ter tido mais de uma narração com certeza deu um tchan a mais na estória.
HenryDi 18/03/2018minha estante
Foi um final perfeito. Me emociono mesmo com tanto tempo ja tendo passado desde o fim da saga

Victor Hugo 14/07/2013

Opinião sobre - Amanhecer.
*Cuidado com os SPOILERS*

Nunca fui fã de crepúsculo, entretanto, Amanhecer me deixou curioso, acho que fiquei interessado em saber como era ser um vampiro aos olhos da Bella. E cheguei ao veredito.

A narrativa da Bella humana E Vampira é horrível, Meyer,(desculpa os fãs que gostam) é uma PÉSSIMA escritora, sério. PÉSSIMA MESMO.
O romance não é bem colocado e é enjoativo demais, o livro até melhora quando ela vira vampira, mas a escrita de Meyer, seu estilo de narração é decepcionante. É ruim. Li outros livros sobre amor, muito, muito melhores que esse. O "Amor" neste livro parece falso e forçado.

A Narração (de Bella) é cansativa demais, a primeira linha, do livro eu já odiei... Deixando em Destaque essa fala:

"E Assim, alegremente, continuamos aquela parte pequena e perfeita da nossa eternidade". - Fim -

(Diferente do livro os Diários de Carrie - Verão e a Cidade, que segue a mesma narração, porém muito bem escrita, tão bem escrita, que eu li em 2 dias apenas. Uma narração que você começa e não consegue parar mais de ler de tão boa e viciante, diferente de Amanhecer, que foi um inferno pra ler CADA PÁGINA. E sinceramente, nem terminei de ler direito de tão maçante que era... Mesmo sabendo do final.
(DECEPCIONANTE TAMBÉM).

JACOB E SEU PONTO DE VISTA.
A parte da Narração de Jacob, para mim, Meyer tentou desesperadamente parecer um homem, tentando se distanciar da narração de Bella, desde os nomes dos capítulos e aos pensamentos masculinos.

A Parte de pensamentos entre Lobos, (eles se comunicam mentalmente um com o outro) também não é tão boa assim. Porém, é uma parte quase razoável do livro.

O Enredo não é dos melhores, desde Bella e Edward se casando até Jacob se apaixonando pela filha dela, Um bebê.

E Vamos parar de hipocrisia, É IMPOSSÍVEL NÃO ENTENDER QUE ELE VÊ RENESMEE (Filha de Bella e Edward, metade humana e vampira) COMO UMA FUTURA MULHER. ISSO PRA MIM, FOI O CUMULO, ELA É UMA CRIANÇA.
(E NO FILME AINDA É PIOR, PORQUE ELE AINDA ASSUME A EDWARD... "Posso ti chamar de papai". Por Favor, foi forçado demais. )

Tudo era melhor do que isso, ele podia ter ficado até com a Leah. A Unica loba do grupo de lobisomens (SPOILER: Que não são lobisomens, de acordo com o final do livro).
Concordo com uma resenha que li aqui, que seria melhor Edward e Bella morrem em uma batalha, a história teria mais enfase e seria mais profunda.

Enfim. Não recomendo. Não sei se os outros livros da Stephanie Meyer são diferentes, com narrativas melhores, porém, agora, estou mais inclinado a não querer saber.
leosilva 06/01/2014minha estante
O pior livro da série. Chato, idiota, e enorme.

Alessandra 06/06/2013

Esta ai, um Livro Maravilhoso, que foi transformado em um filme mais que Perfeito..
Pessoal por mais que alguns preferem assistir o filme do que ler o Livro, esse livro é Maravilhoso, entre todos os livros que já li, esse Foi e sempre será o mais intenso, mais lindo de todos. Só lamento não ter mais nenhuma Edição, na minha biblioteca É e seria o livro mais lindo e a Edição mais perfeita que ja vi em todo o tempo .. e olha que sou apaixonada por leitura, por filmes... Mais Igual a Crepusculo não há;;
Henry. 08/06/2013minha estante
Verdade, não há outros livros e filmes como Crepúsculo, há melhores.

Bjs.

messala 05/11/2009

dos males, o menos pior
Bom, depois de muita gente me dizer que este era o melhor livro da saga, o li. Deveras foi o mais ousado. O fluidez temporal adotado neste quarto livro é completamente diferente dos demais. Dando uma sensação de perda na narrativa (descrições), talvez pelas revisões para diminuir o número de páginas.

Surgem muitos novos personagens (na minha opinião, interessantíssimos, mas que também não foram explorados como poderiam) e alguns outros evoluem bastante (literalmente até). A ação "de verdade", como eu já imaginava (já estava sem esperanças), ficou para o próximo volume (que não existirá).

Meu resumo da ópera é o seguinte: Meyer é uma exímia escritora (no que diz respeito a romances de fácil leitura), com uma criatividade impressionante, mas seu foco está no romance. Sou um fã de cenários e este que ela criou para esta saga é interessante e dá muita vazão para enredos mais hardcores (o que nunca acontecerá oficialmente).

Para quem, assim como eu, ficou naquela de "coito interrompido", voltemos a Anne Rice.
Biblioteklara 15/11/2009minha estante
Isso!

Pôs em palavras a minha dor!

Porém, não voltei a Anne Rice, simplesmente não me desprendi dela e estou buscando outros portos, como Charlaine Harris. Está valendo a pena! Recomendo!

Julia 26/10/2010minha estante
A resenha está ótima, mas segundo a minha opinião, "criativa" não é a palavra exata.

@lucassntn 03/11/2009

É o pior livro da série inteira - sim, há um pior - e, como se não bastasse isso, é o maior. Tive que rezar para que terminasse logo. O romance impossível - sim, garotas, não se iludam - chega a ficar incrivelmente enjoativo, culminando com aquela última frase, que, se eu não fosse um leitor forte, vomitaria.
tatiana 13/11/2009minha estante
"culminando com aquela última frase, que, se eu não fosse um leitor forte, vomitaria." HUAJSUAJUSHAUSHAUSAJUSJAUSHUASJAUJSUAJSUAJUJ A-D-O-R-E-I.

Biblioteklara 15/11/2009minha estante
HAHAHAHAHA! #euri

Cláudia 13/12/2009minha estante
"E assim, alegremente, continuamos aquela parte pequena e perfeita de nossa eternidade"

*Rô Bernas 03/01/2011minha estante
Tenho a série completa mas ainda não me aventurei a ler nenhum...estou naquela fase do "leio depois" :/

antribeiro 18/12/2017

Melhor do Mundooo .
Com certeza esse é o livro da saga mais tenso e meu preferido , eu adoro a volta triunfal de Bella , a ligação com Edward que fica mais forte , o afastamento to embuste do Jacob , realmente eu adoro esse livro e acho o melhor da saga sim ??.
HenryDi 18/03/2018minha estante
tbm é meu favorito

Anna 05/07/2012

Depois do terceiro, se tornou cansativo. É melhor esperar pelo filme :)
Macedo 07/07/2012minha estante
Queria eu ter tido essa ideia após ler a metade do 1º livro da saga!

Samantha 01/12/2009

Faltaram estrelas...
Se fosse possível, daria mais estrelas ao último volume da série.

Quando toda a trama parecia ter sido resolvida no Eclipse, restando "apenas" o desfecho do romance entre nossos "mocinhos", a Autora tirou outro coelho da manga, provando que tinha fôlego para muito mais!

Assim como os outros da saga, este livro tem ritmo, te envolve na trama e, quando vc percebe, já devorou suas 567 páginas e, pior, ficou aquele vazio no coração, típico dos livros que te acompanham por algum tempo, como se seus personagens se tornassem seus amigos... seus companheiros...

Sem dúvidas deixará saudade!
João 25/07/2014minha estante
"coelho da manga"
Aqui jaz uma catacrese D:

Duda 17/08/2020minha estante
ai como amo

Beca 08/03/2021

Viciante
Deus sabe q eu só sosseguei quando acabei o livro. É evidente que tanto a série quanto esse livro em específico tem seus variados defeitos, mas ô leitura boa. Eu sou apaixonada por esse universo.
Não sei se gostei do desfecho... Nem preciso falar que foi bem diferente do final do filme, né?
Fato é: Bella vampira >>>>> humana !!!
Recomendo!
Beca 08/03/2021minha estante
ops... houve um equívico. acabei de assistir amanhecer parte 2 e o final é bem parecido com o livro agdjdj é que fazia aaaaaaanos q eu n assistia ai lembrava de algo diferente. Amei!!

Grazi 31/03/2021minha estante
Realmente esse livro é bem arrastado e com um final "tranquilo" demais. Sinceramente, o que salva um pouco o livro é a parte da visão do Jacob.

biatez 18/02/2021

Não é o melhor da saga.
Esse livro me perreou muito! Demorei quase um mês pra terminar porque se torna maçante e cansativo demais. A narrativa do Jacob é de longe uma das partes mais insuportáveis do livro, acho ele um personagem desnecessário e arrogante e ler não sei quantos capítulos na visão dele foi pura tortura.

Como eu já havia assistido ao filme, já tinha noção do que esperar até porque sabia de cor e salteado as cenas do filme. Mas senti muita falta da emoção no livro, acredito que o filme saia ganhando nesse quesito, achei a narrativa arrastada até chegar no momento que deveria ser mais ?importante? e quando chegou lá, foi super morno.

Gosto muito do Edward, acho que esse livro foi muito mais sobre apenas a Bella e autoconhecimento do que o amor dela por ele, mas tudo bem, porque foi interessante ler algumas coisas sobre a nova vida dela.

Mas finalizando, é um livro extremamente cansativo que apesar de popular, te deixa com preguiça de continuar. Finalizei porque gosto muito da história, mas eu juro, demorou muito e até pensei em desistir. Mas em geral, é um livro mediano, mas não supriu minhas expectativas por ser o desfecho de uma série.
paolafeitosa 20/02/2021minha estante
finalmente alguém que concorda comigo sobre o jacob. acho ele tão bleh

Cris Paiva 29/12/2009

Acredito que a melhor coisa desse livro, foi da narrativa não ter ficado presa na Bella e naquela babação chata de ovo em cima do Edú: "Oh Edú eu te amo!", "Oh Edu, como é lindo, perfeito e maravilhoso!!". É claro que teve muito disso, mas não teve só isso!

Maravilhoso mesmo foi toda a parte do livro dedicada ao Jacob. Ai sim, eu vi vantagem! Os titulos dos capítulos são hilários e expressam bem a revolta dele com toda a situação vivida. E como ele estava nervosinho nesse livro. Gentem, teve uma hora que o moleque surtou legal!!! KKkkkk
Mas, infelizmente, depois ele se acalma e praticamente some do livro. (Deixo aqui expressa e minha indignação com a titia Steph, por não dar o destaque merecido a um personagem tão bom!)

A terceira parte, é a volta da babação de ovo da Bella com o marido vampirinho dela, (agora ela tambem como vamp) e com a monstrinha do Lago Ness. Aliás a babação é totalmente melosa sem tamanho! Ainda bem que não sou diabética!

Agora a pergunta que não quer calar: será que vai ter continuação com o Jacob e matilha? Já to doida de saudades do Seth, Jacob, Sam... e até do objeto de "imprinting" do Jacob. ☺☺♥♥♥

Cristine 04/01/2010minha estante
o Seth é um doce, dá vontade de por no colo e levar para casa...

Lora Pontes 04/01/2010minha estante
Realmente a melaçao nesse livro supera as outras. Mas sabe o que nao gostei muito nesse livro?!...O Jacob ( que amo de paixao) ter ficado meio bobao depois do imprinting...Tudo bem a gente sabe que foi uma saida inteligente para a paixao dele pela Bella, mas ele precisava ficar tao boboca?!.....rsrsrsrsrsr

Apesar de tudo....amei.

Morgana 04/01/2010minha estante
concordo! o ponto alto do livro foi a parte do Jacob :) e concordo tbm na parte de q ela deveria escrever uma continuação só pra história dele que, acredito, não seria tão melosa quanto a da bella e bem mais divertida... e.. verdade Cris! o Seth eh uma gracinhaaa *.* rs

Cris Paiva 12/02/2012minha estante