O Amante de Lady Chatterley

Monique | @moniqueeoslivros 03/07/2022

Lady Chatterley's lover
{Leitura 35/2022 - ??????? Inglaterra}
O amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence

Eis um livro proibido, pirateado, julgado e processado. Foi escrito em 1928 - por três vezes! - e lançado para o grande público somente em 1960, depois de ir à julgamento. O argumento era a promiscuidade (pra mim, ele é muito mais psicanalítico).

A narrativa é sobre Connie, uma jovem inglesa que se casa por amor com um rapaz do exército. Depois de seis meses de casamento, ele vai lutar na Primeira Grande Guerra, e volta completamente paralisado da cintura para baixo. Eles então se mudam para a propriedade do marido, onde ele é dono de algumas minas de carvão.

Connie cuida do marido com adoração e amor. Mas o casamento não é um mar de rosas, nem mesmo no início do século, o que faz com que ela tenha alguns amantes. Até se apaixonar pelo guarda-caças da família, um homem solitário e completamente diferente do seu marido.

Esse é um livro sobre pessoas, e de como o período de entre-guerras vai influenciar suas vidas. Como um trauma se manifesta na vida comum, e como as pessoas tentam lidar com isso.

Encontrei nesse livro várias referências à Psicanálise. Com Freud escrevendo na mesma época de Lawrence, é perceptível alguns traços em personagens e outros argumentos utilizados pelo narrador, como por exemplo o comportamento narcisista de Mr. Clifford (marido de Connie). Há também uma cena muito interessante em que a enfermeira de Clifford o induz a falar sobre o que está pensando, para que a emoção venha à tona e o cure.

E sim, várias cenas de amor explícito, com todos os nomes devidamente usados. O que, hoje em dia, não faz tanta diferença na literatura, mas naquela época chocou e muito. Mas eu encaro como mais um traço psicanalítico, afinal a sexualidade sempre foi parâmetro para Freud.

CAcera3 26/06/2022

O amante de Lady Chatterley - DH Lawrence
Em uma realidade pós guerra esse livro traz a tona temas polêmicos e desafiadores. Aqui conhecemos Constance, uma jovem mulher que foi educada para ser livre e acaba se prendendo a um casamento fracassado. Connie, apelido de Constance, se casa com Clifford, um jovem de classe alta que após a lua de mel vai para a guerra e volta de lá paralítico. O casal passa a morar na propriedade herdada por ele, um lugar isolado que tem na vizinhança apenas um povoado marcado pela vida dura e desgastante de pessoas que sobrevivem da mina de carvão, também posse de Clifford. Nesse lugar Connie conhece Mellors, o guarda caça da propriedade, e os dois acabam se envolvendo.

A construção narrativa em torno da sexualidade é voltada para uma liberdade quase selvagem da mulher, onde ela está preocupada com seu prazer e não só com o parceiro. Mas a questão central é a liberdade sexual de maneira geral, a desmistificação do tabu com o próprio corpo e a crítica a sociedade, principalmente a inglesa, por sua frieza nas relações.

Outra temática abordada no livro é a decadência das grandes propriedades, a Inglaterra em mudança de hábitos, a industrialização. Nesse ínterim há discussões e reflexões sobre a relação entre patrão e trabalhador. Clifford apresenta uma ideia totalmente aristocrática e elitista sobre a posição de cada um. Ele chega a reproduzir a ideia de condição natural apresentada por Sócrates e Platão na antiguidade para justificar seu ponto de vista. É muito presente na fala de Mellors também essa discussão a respeito das massas, da industrialização, do trabalho excessivo e da ambição. Ele crítica o modo de vida industrial onde a saúde, o tempo e vida se perdem em trabalho a troco de um pouco de dinheiro para o operário e muito para o patrão. Já Connie se sente incomodada com aquela configuração econômica e social apesar de estar muito confortável na posição que ocupa e não ter atitudes que busquem efetivamente mudar o meio. Ela está mais como alguém que questiona a realidade que propriamente a modifica.

Há algumas questões homofóbicas e racistas dentro dessa questão da sexualidade que são colocadas principalmente na voz do Mellors, mas eu entendi que o autor quis colocar essa fala em sua boca como forma de ridicularizar esses pensamentos e de mostrar também o quanto eles são rasos.
O tempo inteiro o autor está nos apresentando uma ironia extrema através do comportamento de seus personagens para nos mostrar todas essas críticas. É um livro que vai muito além do romance e que nos mostra um retrato da Inglaterra no período industrial e pós guerra.

Ao contrário de outros livros clássicos com essa temática, O amante de Lady Chatterley tem um final ?em aberto? que é muito bonito e nos deixa com o coração cheio de esperança. Uma leitura que desperta um misto de sensações e reflexões.

@maecomlivros

Francisco240 22/06/2022

Final insalubre?
Tava com expectativas médias sobre o livro e fui degustando e admirando cada página e amando a escrita do autor, no entanto fui surpreendido com o fim do livro no meio do clímax.
A escrita do D. R. Lawrence é muito boa e quero ler os contos dele, mas outro romance dele é mais complicado para eu chegar a tentar.

Claudio.Berlin 16/06/2022

Excelente
O livro foi escrito em 1928 . Para compreensão adequada , é necessário voltar no tempo e tentar entender quais eram os valores da sociedade daquela época.
O romance foi proibido na época . Lendo com os valores atuais não é possível a compreensão do contexto.
A história se passa começa com Lady Chatterley se casa com um soldado antes da primeira guerra mundial. ( Sir Clifford )
Sir Clifford retorna ferido de guerra , paraplégico e impotente
Lady Chatterley se mantém fiel ao casamento , mas aos poucos o fator falta de sexo e falta de amor ,o tédio o conflito de valores com o marido começam pesar.
A personagem se envolve com um empregado da propriedade e a história se desenvolve.
Diversos assuntos são abordados no livro
A postura superior das classes sociais dominantes , o desprezo pelas ¨ classes inferiores ¨, e a apatia da maior parte da maior parte dos trabalhadores .
A sociedade como um todo dominados pelos homens , em que as mulheres não sentem prazer sexual , por diversos motivos :
O tabu do sexo
A falta de amor crônica com os respectivos maridos
O desconhecimento das formas de prazer por parte das mulheres.
O amante de lady Chatterly , traz carinho e sexo prazeroso , o que muda completamente a forma como a mulher encara a vida.
O livro é um retrato da sociedade de então
Me apaixonei pelo livro.
Entendo que muitos não tiveram a mesma paixão que senti , mas livro é uma questão de gosto. Reconheço que não é para todos os gostos.

Pérola 26/05/2022

o amante de lady chatterley
eu não sei bem como fazer uma resenha para este livro, mas só queria deixar registrado que não tem a nota que merece aqui nesse app.
o livro fala muito mais profundamente sobre como o equilíbrio entre sexo e amor podem salvar alguém (ninguém vive só de intelecto) e, também tem muitos pontos de vista históricos da época com relação a revolução industrial e a consequência do pós guerra.

adjalina.menezes 19/05/2022

Mais que uma história de traição com cenas de sexo. O enredo vai além do caso extraconjugal que Lady Chatterley tem com Oliver Mellors empregado de seu marido, Clifford. A obra é o retrato da Inglaterra do pós primeira guerra pelos olhos de D.H. Lawrence.
Clifford representa a aristocracia, um modo de vida vazio e superficial, a sociedade sem brios. Inválido, ele chega a admitir que Lady Chatterley tenha um filho de outro homem apenas para manter a linhagem.
Mellors representa o homem do povo, que apesar de ainda ter amor e ternura, também está carregado de medo e desesperança.
Connie, Lady Chatterley é a representação da vida, ela anseia pela plenitude, abundância e vivacidade.
Essa edição da Penguin Companhia vem com textos de apoio extremamente importantes para entender a obra.

Sheyla.Batista 04/04/2022

"Mas os homens são assim! Ingratos e nunca satisfeitos"
Depois de tanto tempo sem conseguir ler um romance desse tipo, me rendi a esse. Gostei demais.
E toda a polêmica por trás da época em que ele foi escrito...

Luccrazy 03/04/2022

Um clássico moderno e avant garde
Surpreso com o arrojo literário, a tematica da traição e os vocábulos ?depudorados para a época.
Mesmo hoje apresenta uma literatura de vanguarda que em muito , pela temática da traição se aproxima de Flaubert em Madame Bovary. Connie é uma mulher astuta e que avança na traição sabendo onde quer chegar.

Marcelo217 06/03/2022

Interessante
Me recomendaram esse livro por haver um cadeirante traído e eu como cadeirante já fiquei engatilhado e resolvi dar uma chance. Um ano depois estamos aqui.

O livro é uma reviravolta de ranços. Consegui gostar e desgostar de Clifford, Connie e Mellors pelo menos umas 3x durante o livro todo.

O enredo é ok, mas a história é muito bem contada. Tão bem contada que me lembrou um pouco Madame Bovary. O livro é cheio de ?encheção de linguiça?, mas de uma qualidade que me surpreendeu.

Além da descrição sexual (que eu achei bem ok), o embate de classes, a liberdade feminina e a reflexão destes foram muito válidas pra se ter uma noção da Inglaterra industrial no início do século XX e fazer da história muito mais consistente e interessante de ser lida. O contexto é bem costurado à realidade da época.

Esperava mais drama no final, mas por se tratar de ingleses é compreensível essa polêmica divorcial fria. O livro vale a leitura mais pela escrita do que pela história!

Nat 23/02/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Que o livro é um clássico, isso é indiscutível. E entendo totalmente o motivo disso, imagino a “inovação” que se propôs ao falar tão abertamente de sexo e separação em plena década de 1920! Contudo, achei uma história ok – mas isso com os parâmetros de hoje. E considerando que romance não é muito minha praia. Me surpreendi com o final, no entanto. Esperava uma tragédia que não veio, e isso me deixou até feliz.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Brina 15/02/2022

POLÊMICA!!! SQN
Apesar de ser uma história escrita por um homem sobre os desejos e anseios de uma mulher, o amante de Lady Chatterley abre a discussão sobre a sexualidade e liberdade da mulher, fala abertamente sobre o sexo que é um tabu tanto para a época, como é ate hoje. Não gostei do final, mas da obra num todo é bastante prazeroso ler.

Helenice.Martins 29/01/2022

Um livro bem narrado,mostrando como era dividida as relações entre diferentes tipos de classes sociais. A sexualidade descrita nesse livro nos mostra o motivo pelo qual ele foi uma grande sensura para a época.Super instigante e nos faz viajar na história junto com os personagens.

Heloisa.Sommacal 26/01/2022

Um pouco decepcionante.
Já estava na página 470 e ainda esperando identificar as cenas que fizerem esse livro ser proibido no final do século passado! Não achei!
Fora isso fiquei indignadíssima com a protagonista que mesmo tendo condições de existir sozinha prefere ficar com um idealista, mal educado, desprovido de atributos sexuais que única e exclusivamente quer gozar nela.
Tudo que ela sente por ele é fruto do entusiasmo dos recém apaixonados que instintivamente produzem quantidades descomunais de hormônios, que nós fazem ver coisa onde não tem.
Parafraseando posts populares das redes sociais, - Constance se apaixonou por um matuto, e que se perguntarem 3 qualidades dele ninguém sabe dizer -.
E como não podemos fugir do clássico clichê do amor romântico, vamos procriar, filho ajeita tudo (huahuahuahuahuahua).
Haja fogo nesse rabo.
Connie "minha filha", se valorize.
Gostei bem mais do filme que assisti em 1992 quando tinha 10 anos, provavelmente não entendi nada mesmo!

É um clássico, acho que a história em torno dele vale mais a pena do que a leitura do livro.

let 28/12/2021

existiram autorAs mais interessantes da mesma época?!
Compreendo toda a questão política e social em torno de quando a obra foi escrita, mesmo assim não posso desconsiderar que um livro explícito como esse talvez não fosse parte de um marco histórico se tivesse sido escrito por uma mulher.
Dito isso, os personagens masculinos são nojentos, mimados e completamente misóginos, ainda que o enredo seja em torno de uma mulher buscando se libertar e viver o livro acaba por deixá-la presa sempre dentro da lógica de se interessar por homens problemáticos que ela precisa salvar, as partes sobre sexo são (????) sinceramente eu nem sei o que pensar.
Fora isso, eu gosto muito da forma como é descrito o processo depressivo da personagem ainda que sua busca por ?renascimento? seja a partir de um romance com um homem tão nojento, acredito que se fosse escrito por alguém com mais vivências de gênero ou racializadas o enredo seria diferente e bem melhor.
Busco entender o motivo de ser considerado um clássico e todo o contexto envolvido, mas, não posso dizer que é um livro tão bom assim.

Adriana1090 24/12/2021

Mais um clássico pra lista
O livro tem um começo muito bom, instigante, interessante e até um pouco irreverente.
Mas confesso que depois de alguns capítulos se torna um tanto quanto entediante.
Em vários momentos eu senti total desprezo por como acabaria, se os personagens teriam "um final feliz" ou não.
Mas sem dúvida, pra época que foi publicado, esse livro é bem fora da curva.