Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Eduardo.Silva 02/02/2024

Um dos livros mais custosos pra terminar que já li, pavoroso! O autor escreve muito mal e o enredo é artificializado demais pra história ocorrer do jeito que ele quer (principalmente mais perto do final). Conforme as centenas de páginas foram se acumulando, mais os defeitos me incomodaram mais.

Athos 02/02/2024

Muito prazer, Ken Follett
Grandiosa novela ambientada ao redor da construção de uma catedral em Kingsbridge.

Primeiro contato com Ken Follett e me agradou muito. A escrita prende, a história encanta, realmente te faz imergir no enredo. Me impressionou muito sua construção de personagens de forma que, quando parei para analisar, todos os personagens apresentavam suas peculiaridades, dores, personalidades, ou seja, únicos, o que enriqueceu de mais a experiência.

A história em si, apesar de parecer apenas a construção de uma catedral e os empecilhos no caminho, retrata diversas ideias/atitudes/ "lições" que permeiam a vida: dedicação, esforço, injustiça, perseverança, vingança, interesses, vaidade, inveja, poder, perdão...

Prior Phillip, que personagem! Sua trajetória, resiliência, inteligência, sagacidade e bondade. Manteve sua essência independente dos acontecimentos e fiel ao que acreditava ser verdadeiro e certo.

Ken Follett conquistou-me e coloco na lista sua trilogia "O Século" tão bem avaliada (se não melhor) quanto Os Pilares da Terra.

Elo 03/02/2024minha estante
a história parece ser muito boa e interessante, pela pequena quantidade de páginas que você me mandou deu para perceber que o personagem Phillip é realmente admirável. Como sempre você faz ótimas resenhas, amorzinho!?

Athos 03/02/2024minha estante
realmente, Phillip se destacou e outros que nem mandei trechos, como Jack, Tom e Aliena.
Obrigado pelo elogio e companhia, love ??

isa.fsgomes 31/01/2024

Os pilares da Terra, Ken Follett (1989)
Nunca imaginei que um livro sobre a construção de uma catedral poderia me interessar... E acaba que esse se tornou um dos meus livros favoritos. Além de ser mestre do entretenimento e criador das melhores ficções históricas, Ken Follet mais uma vez não decepcionou nessa saga digna de uma adaptação milionária. Recomendo muito a leitura desse primeiro volume.

Jenner Azevedo 25/01/2024

Que livro!!!!
"Os Pilares da Terra", obra-prima do renomado autor Ken Follett, é uma jornada envolvente pela intricada tapeçaria da Inglaterra medieval. Com uma narrativa que se desenrola com a maestria de um épico, Follett nos transporta para o coração de Kingsbridge, onde a construção de uma catedral se torna o pano de fundo para vidas entrelaçadas por paixões, intrigas e fé.

Este livro encantador é mais do que uma narrativa histórica, é uma experiência imersiva que cativa desde a primeira página. A habilidade magistral de Follett ao criar personagens complexos, aliada à sua meticulosa pesquisa histórica, dá vida a uma trama que mistura amor, traição e a ambição humana.

Recomendo "Os Pilares da Terra"
entusiasticamente para todos os amantes de ficção histórica. A narrativa rica e envolvente é tão absorvente que é possível devorar suas páginas em 24 horas, uma verdadeira obra-prima que merece uma nota máxima. Uma leitura que transcende o tempo e encanta aqueles que buscam uma imersão profunda no passado.

LucAlio.CAmara 23/01/2024

Prólogo
1125

Parte um
1135-1137 d.c.

O personagem conhecido como Tom o construtor passou por tremendas dificuldades com dois filhos e a mulher grávida percorrendo lugares atrás de emprego. A história dele foi bastante comovente e também com acontecimentos bem rápidos, até ele encontrar a Hellen e seu filho Jack. Mas não parou por aí, ele conheceu Philip que o contratou para construir a disputada nova Catedral de Kingsbridge

Waleran queria que a nova Catedral fosse construída em Shiring para poder ficar no comando de tudo.

William foi o vilão da história. O que ele fez com a jovem Aliena foi imperdoável.

Resumindo, esse livro me despertou diversas reações com o enredo. Fiquei triste, empolgado, sorrir, fiquei com raiva, me deu sono uma parte do livro, fiquei reflexivo e estou empolgado para os próximos...

Ordem:
O crepúsculo e aurora ?
Os pilares da terra ?
Mundo sem fim
Coluna de fogo
Valesca.Castelani 23/01/2024minha estante
mundo sem fim é excelente também. Conclui ele esses dias e estou com muitas saudades dos personagens principais é tudo de bom

Brenda.Cardoso 17/01/2024

Recomendo
A leitura é um pouco cansativa em alguns momentos, ainda mais quando são assuntos técnicos da catedral o que deixa um pouco cansativo. Mas num contexto geral é uma história que cativa, ainda mais quando se trata da Aliena, pra mim foi a melhor personagem o desenvolvimento dela e muito bom. Gostei bastante. Recomendo a leitura, mas tem que ter paciência Kk.

Fran 10/01/2024

Impressionante como o ken follet tem a capacidade de ir te envolvendo na história, até que você se ver completamente preso.
personagens odiáveis, tramas absurdas e pessoas em extremos do mundo se encontram e influenciam umas as outras, em uma época remota, provando que, de alguma forma, todos nós estamos interligados.
uma ótima pedida pra quem gosta de ficção histórica :)

Aline.Cervellini 09/01/2024

Comecei a ler esse livro sem me preocupar muito com o tema, sabia que envolvia a construção de uma catedral, mas decidi ler sem tentar prever se eu ia gostar do enredo ou não. No início a época tão distante (1133) me preocupou um pouco, mas confiei na escrita do Ken Follet e nos elogios q ja tinha recebido do livro. Já tinha lido Queda dos gigantes dele e sabia que a escrita detalhada, com variação do foco narrativo entre os vários núcleos de personagens que se relacionam acabaria sendo viciante.
E foi isso mesmo q aconteceu, deu vontade de ir vendo o desenrolar da história e de torcer pelos personagens que causam sentimentos as vezes controversos. Acabou sendo uma leitura rápida e nada cansativa,
provavelmente por causa do momento em que estou lendo (férias). Já quero começar a parte 2.

Jeffin_03 05/01/2024

Grande Livro
Vou falar um pouco sobre os personagens principais, porque entendi que o livro é sobre a vida dessas pessoas, em contexto de idade média e guerra civil.

Muita gente diz que Tom construtor é o personagem principal, mas acredito que na verdade seja o prior Philip. Philip é muito mais influente na história. Philip é um grande homem, é um cristão defensor dos costumes e tradições católicas. Mas acima de tudo é um homem bom, luta pelo o que é justo. Não é perfeito, tem seus defeitos. Você vai descobrir. Tom é bom igualmente a Philip, mas acho que Tom tem um pouco de responsabilidade pelo homem que Alfred se tornou. Além disso, seu desejo por construir a catedral colocou sua família em risco. Jack é muito inteligente, lógica e emocionalmente. É muito bom ver sua evolução na sua profissão. Aliena é a melhor personagem. É a que mais sofre sem dúvida alguma. E Willian é uma peste, quando aparece no livro já sabemos que vai dar coisa ruim logo logo.

Os demais personagens são secundários. Waleran não se importa nem um pouquinho com a igreja, apenas quer seu crescimento. Ellen é boa, mas é um pouco doida. Alfred é um merda. Só perde pra Willian.

Jessica1248 04/01/2024

Ler os Pilares da Terra com certeza foi uma experiência de imersão. Eu já tinha lido esse livro a muitos anos atrás, e fiquei surpresa de ter gostado tanto quanto gostei da última vez.
Nunca pensei que me veria presa na história de uma construção de uma catedral, e que iria ter como personagem preferido um monge.
Senti muuuuitas emoções lendo esse livro, como sempre o Ken Follet tem o poder de me deixar p... da vida e me tirar o sono. Mas também fiquei com o coração quentinho em muitos momentos, feliz por cada conquista do Phillip, envolvida com as histórias de amor e reflexiva em muitos momentos.
Sem dúvidas Ken Follet é um dos meus escritores favoritos!

Carlos.Cauas 31/12/2023

Mais que uma catedral
Incrível como uma história que se passa em torno da construção de uma catedral, na Inglaterra do Século XII, conseguiu plantar um mar de emoções durante a leitura. Amei amar os personagens, vibrei com suas conquistas, senti suas perdas, amei odiar as pessoas que causavam sofrimento, até porque, para um bom livro funcionar, também temos que gostar dos vilões ( e aqui não faltam eles ).

Os personagens são muitos e bem construídos, acompanhamos as árvores genealógica de cada um, indo e voltando nas páginas para rever um fato com determinada família, querendo avançar para sentir a sua conclusão e, até o prólogo me peguei voltando a ele diversas vezes.

O grande personagem do livro é a catedral e o cuidado do autor em nós contar os detalhes da sua construção ecoa em nossas mentes e conseguimos elaborar a sua grandeza no nosso imaginário, um ponto para verossimilhança, e assim vivemos dentro do priorado de Kingsbridge.

O livro foi publicado em 1989, o autor Ken Follett já escreveu inúmeros livros, porém acredito que nenhum supera ou vai vir um dia a superar "Os Pilares da Terra". Ele já visitou o mesmo local, Kingsbridge, em mais outras quatro ocasiões: "Mundo sem fim" ( 2007 ), "Coluna de fogo" ( 2017 ), "O crepúsculo e a aurora" ( 2020 ) e "A armadura da luz " ( 2023 ), sempre contando a história com alguns séculos ( passado ou futuro ) em relação aos acontecimento relatados em "Os Pilares da Terra".

Ken Follett também constrói um pano de fundo, ou melhor, usa os fatos históricos para nós deixar ainda mais envolvido com os acontecimentos da época: a luta pelo reinado da Inglaterra. Essa luta reflete nos interesses da catedral, envolvendo traições, conspirações e a cada capítulo o autor deixa um gancho para nós manter interessado em virar as páginas. É uma enorme e incrível novela com tudo que se tem direito.

@kakalendo

Kamilly.Carneiro 26/12/2023

Leitura pesada, não apenas pela quantidade de páginas e sim pela quantidade de situações devastadoras.

Li por recomendação acadêmicas, e colocando como foco o amor de Tom pelas construções e etc, seu sonho de finalmente realizar a construção de uma catedral, a forma como sem saber ele geria as obras e era um engenheiro, é incrível acompanhar. É possível entender a essência dessa profissão.

Porém as vidas e situações que circundam essa história chega a ser nojento e revoltante, como era de se esperar de algo passado na idade média.

Sayonara 17/12/2023

Os Pilares da Terra
Há anos não lia nada de ficção histórica e gostei bastante de voltar ao gênero com o best seller de Ken Follet. As inúmeras reviravoltas no enredo garantiram um ritmo de leitura rápido, embora em alguns momentos eu me cansasse com esses mesmos ganchos e algumas situações clichês. Fiquei curiosa para conhecer os outros livros da série mais para frente, quando estiver com saudades desse tipo de história.

Bruna.Caroline 12/12/2023

Esplêndido!!
Sem palavras para falar desse livro!! Quanta riqueza histórica num único livro! Sem contar que as histórias dos personagens foram muito bem construídas e muito envolventes!
Eu amo livro que conta a história do mundo através da história fictícia dos personagens.

lucazenriqué 10/12/2023

Como dito pelo próprio Ken Follett, trata-se de uma história centrada na construção de uma catedral medieval, na época da anarquia inglesa do século XII ? O autor diz que se encantava de uma forma diferente ao visitar catedrais inglesas, e decidiu construir uma narrativa com foco na construção de uma, mesmo que isso fosse um tanto controverso em seu meio, visto que vários achariam uma má ideia. Alguns personagens fazem parte do eixo principal da narrativa, e seus arcos também vão sendo desenvolvidos ao longo do livro.

- Apesar de ser um calhamaço, o livro não representa algo tão ?pesado? de ser lido. O autor circula muito bem entre os personagens centrais na narrativa, que é contada de uma forma envolvente, e mesmo as partes mais técnicas sobre arquitetura gótica e detalhes de engenharia não representam partes tão tediosas.
- Follett escolhe com maestria os momentos de colocação de ?ganchos?, dosando bem entre intervalos mais ?caídos?, com menos acontecimentos chocantes e situações marcantes e determinantes para o decorrer da narrativa. Ele sabe bem como prender o leitor (mesmo que um tanto desinteressado), ao mesmo tempo que distribui bem os eventos para cobrir as quase mil páginas.
A forma de escrita torna a experiência bastante imersiva, a história contada realmente vai alimentando a vontade de continuar a leitura (em alguns momentos, você se pega lendo algumas dezenas de páginas de uma vez), e cada personagem é marcante de alguma forma.
- Com ótima precisão histórica, é construtivamente interessante acompanhar a vivência e os costumes de pessoas em épocas medievais, assim como aumentar conhecimentos sobre a História com isso.
Conhecer mais sobre as distribuições de poder e influência, os valores e pensamentos da época, o mundo clerical, e a cultura num geral é bastante enriquecedor.
- Apesar de um tanto quanto despretensiosamente (realmente sem forçar a barra pra isso), Ken traz valiosas lições morais ao longo da narrativa.
- O fechamento do livro é bastante satisfatório. As duas últimas centenas de páginas são tão envolventes que é automático se ver lendo elas muito mais rapidamente do que o resto do livro, na pressa de conhecer os excelentes desfechos.

- Algumas cenas de violência e de sexo são um tanto comuns e descritas com forte detalhamento. Como o próprio autor defende, é notável que isso contribui para a formação de emoções genuínas no autor, situando-o melhor no contexto moral da Idade Média, apesar de serem bem pesadas. Apesar disso, não concordo que o teor usado seja necessário e totalmente construtivo.

O livro é sensacional, uma obra obrigatória para fãs de História Medieval e ficção histórica. Arquitetos certamente teriam momentos de forte identificação com as descrições de técnicas góticas.