Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

luadepaginas 06/12/2023

Eu não tenho palavras para falar sobre esse livro. Sem dúvidas a minha melhor leitura do ano. É isso, não vai ter resenha, perdi a capacidade de raciocínio com o final dessa história. APENAS LEIAM KEN FOLLETT ?

Vinícius 29/11/2023

Uma obra prima!!!
"Pilares da Terra: Volume Único é verdadeiramente uma obra-prima que transporta os leitores para a fascinante tapeçaria da Idade Média. A habilidade de Ken Follett em entrelaçar tramas complexas e personagens ricamente desenvolvidos é impressionante, atingindo seu auge no segundo livro, especialmente ao explorar os horrores e as consequências devastadoras da Peste Negra.

A meticulosidade na pesquisa histórica é evidente, proporcionando uma imersão profunda na época. Cada página é como uma viagem no tempo, repleta de detalhes autênticos que dão vida ao cenário medieval. Os personagens são tão palpáveis que é impossível não se conectar emocionalmente com suas jornadas, tornando a leitura uma experiência envolvente e inesquecível.

Destaco a forma magistral como Follett tece a trama em torno da construção da catedral, transformando um evento aparentemente mundano em uma saga épica. A resolução de conflitos e os desdobramentos narrativos são tão engenhosos que prendem a atenção até a última página.

A descrição da Peste Negra é arrebatadora, transmitindo de maneira visceral o impacto dessa tragédia na vida dos personagens e na sociedade da época. A sensação de desespero e esperança se entrelaçam, proporcionando uma experiência emocional profunda e memorável.

Com certeza, pretendo reler esta obra notável, pois há camadas e nuances que merecem ser revisitadas. Recomendo Pilares da Terra a todos que buscam uma leitura envolvente, rica em história e personagens cativantes. Ken Follett criou uma obra atemporal que perdura na mente do leitor mesmo após o término da leitura."

Bruno 26/11/2023

Mais uma viagem histórica guiada pelo sempre incrível Ken Follett
Ken Follett é um dos meus autores favoritos, pois seus livros me permitem fazer uma viagem por determinados períodos históricos. Em "Os Pilares da Terra", somos convidados a acompanhar a construção da Catedral de Kingsbridge ao longo do século XII, período em que a Inglaterra passava pela Anarquia, uma guerra civil na qual se disputava a sucessão de Henrique I por sua filha, Matilde, e por seu sobrinho, Estêvão.
Em um contexto de batalhas, fome e tirania, o prior Phillip (um dos meus personagens favoritos deste livro) tenta construir a catedral de seu priorado, desafiando, para isso, o interesse de nobres (como a família Hamleigh) e da própria Igreja (personificada na figura do bispo Waleran Bigod).
As tramas envolvendo o pedreiro constrututor da catedral (Tom) e sua família traz um equilíbrio narrativo para o livro, que não se prende apenas a fatos históricos. O ouro do livro é justamente essa mescla entre a narrativa fictícia criada por Follet e os eventos e personagens históricos que realmente existiram, o que confere ao livro um toque de veracidade que nos faz desconfiar sobre quais aspectos da história realmente aconteceram e quais são fruto do espírito inventivo do autor.
Tiro uma estrela da nota desse livro devido ao seu imenso tamanho (são quase mil páginas!) que poderia tranquilamente ser reduzido, considerando a quantidade considerável de passagens que nada agregam ao enredo e são, em última análise, enrolação. Mesmo assim, trata-se de uma leitura fortemente recomendada aos amantes de história ou aos amantes de uma boa escrita.

Sabrina Tamelini 25/11/2023

Pilares da Terra
Apesar de assustar o tamanho do livro, desde o dia em comecei a leitura não queria parar de ler! Livro histórico, que se passa na Inglaterra medieval do sec. XII. Maravilhoso, recomendo a leitura! Um dos melhores livros que li esse ano.

Matheus1028 09/11/2023

Magnífico
Os Pilares da Terra é uma verdadeira jornada e eu não poderia estar mais feliz de ter finalmente embarcado nela! Que livro meus amigos, que história, que enredo, que escrita, que personagens... Todos os componentes de um livro, tudo é explorado com maestria. De início, o tamanho do livro pode assustar, mas o autor consegue te fazer querer ler tudo de uma vez de tão excelente que tudo é.

Esse livro com certeza merece uma resenha de várias e várias linhas de tão fenomenal que ele é, mas estou com sono e é isso!

Lerei tudo que eu puder de Ken Follett, autor diferenciado!

Tay 05/11/2023

Que livro incrível!
Um livro que me deixou por alguns meses presa nessa leitura! Dificil, questionador, reflexivo e principalmente cheio de aprendizagens!
Super indico e deixo avisado para ler esse livro de mente aberta e com intenções de mudar o ponto de vista de muitas coisas da nossa vida!

Roberta.Biasioli 25/10/2023

Este livro nos transporta para a Idade Média de forma intensa.
Toda a história se desenrola paralelamente à construção de uma grande catedral, isso faz com que as descrições de aspectos técnicos seja um pouco monótona.
No encanto, a trama é bem construída e nos envolve na vida das personagens a cada capítulo.
Muito bom!

Celaro 12/10/2023

Meu debut em Ken Follett
Logo ao terminar este livro fiquei agoniado por ainda não ter a continuação em mãos e ter de interromper a trama.
O modo como Follett entrelaça os personagens que aparecem em suas sagas de forma independente é brilhante. Isso tudo com um pano de fundo medieval muito bem descrito.

Tamires.Figueira 02/10/2023

Que livro espetacular!
Esse é daqueles livros que quando acaba, deixa um vazio na gente, daquele que a gente tem certeza de que vai demorar bastante tempo até encontrar outro que desperte as mesmas sensações e deixe o mesmo vazio no fim.
Os personagens são muito cativantes, até mesmo os vilões odiosos.
Pra mim, o único defeito desse livro é que ele acaba.

Julio.Oliveira 27/09/2023

Demorei mas foi, senhor que livro cansativo. Muito bom, porém tem que ter saco, leitura as vezes muito truncada.

Matheus.Ferrari1 19/09/2023

Ficção histórica de altíssimo nível
Comecei a ler esse livro achando que ia me deparar com monges e a famosa construção de uma catedral, mas recebi muito mais que isso.

Os pilares da terra é um novelão de alta qualidade que consegue prender o leitor a todo momento, com todas as suas reviravoltas e artimanhas políticas e religiosas, além dos personagens extremamente cativantes, os quais faziam com que eu me pegasse em vários momentos com ódio, raiva, pena, felicidade, entre outros sentimentos que só um livro bom consegue transmitir.

Não percebi as mais de 900 páginas passarem e a história ficava o dia todo na minha cabeça, de modo que não via a hora de pegar o livro pra ler mais um pouco, e quando vi já tinha terminado.

Mike Willian 14/09/2023

Sensacional
Eu comprei o livro por impulso. Ele é imenso, capa dura, belíssimo e estava em promoção. Isso além de ser bem conhecido e recomendado. Porém a sinopse da obra não havia me convencido. É praticamente uma fantasia épica que gira em torno da construção de uma catedral com várias pessoas disputando pelo poder.

O que só se torna mais claro ao imergir na proposta de Ken Follett é a percepção da capacidade extraordinária do autor não só em criar personagens, mas em torna-los humanos e costurar suas jornadas com grande maestria e convicção.

Neste livro não tive grandes emoções pra ser honesto. Pelo menos não dessas em que nos emocionamos de ter os olhos marejados ou rimos alto sobre um trocadilho. Não. A obra é bastante sóbria e harmoniosa. Em diversos momentos ela ataca um pouco a ansiedade do leitor sim, de saber como as diversas reviravoltas serão solucionadas e o custo que isso terá (principalmente as baixas de personagens queridos ou não).

É o primeiro livro grande que pego pra ler (e termino) e estou bem surpreso com a facilidade que tive em finaliza-lo. A fluidez da narrativa, a complexidade dos acontecimentos, o confronto e empatia para com os personagens, foi tudo muito encantador e facilitou demais meu interesse em conclui-lo.

Não só recomendo e aprecio a obra, como certamente lerei os demais calhamaços de Ken Follett.

P.S.: Fiquem de olho nas edições da Rocco, a minha veio faltando 65pags (da 640 à 705)

Kris 02/09/2023

Um furacão de acontecimentos
Primeiro q vale muito a pena encarar essas 945 páginas.
Inicialmente um monge sem muitas pretensões sentiu a necessidade de fazer as coisas prosperarem, primeiro em seu pequeno mosteiro isolado, mas como as portas estavam se abrindo e havia muito mais a ser feito em âmbitos maiores, ele aceitou os desafios de acordo com que eles apareceram. Seu único defeito foi ter sido inocente a ponto de ser manipulado, e ter aceitado acordo com alguém ambicioso que usava os trabalhos de Deus a seu próprio favor. Seu objetivo com o poder que recebeu era erguer e prosperar novamente a Igreja pra conseguir fazer mais obras do Senhor, com isso, construir uma catedral era seu sonho de vida. Mas ele não imaginava o que teria q enfrentar pela frente pra que a construção fosse possível, sua única fé era de que esse era a vontade de Deus, e era.
Cada capítulo é um obstáculo a mais para o Prior conseguir a construção da catedral, sempre um novo inimigo, guerra, um rei novo, algumas vezes prendia a respiração anciosa com os acontecimentos, e outras fachava o livro chateada com o andamento da história.
Muito bom mesmo.

Dudu Moura 02/09/2023

Uma surpresa
A princípio uma história sobre a construção de uma catedral não me pegou, a anos olhei para o livro sempre com a curiosidade, mas algo me prendia de não ler, comprei um Kindle a uns meses e resolvi dar uma chance e não parei mais, que livro, que personagens, Phillip, Aliens, Jack, Tom, Kingsbridge, confesso que fiquei triste ao terminar e não poder acompanha-los mais.

Leandro 24/08/2023

Rico em detalhes!
A história se passa na Inglaterra do século 12 e gira em torno da construção de uma catedral localizada em kengsbridge. Intrigas, guerras, jogos de poder e personagens bem construidos nesta bela obra de ken follett.

Apesar do livro ser um verdadeiro calhamaço, a história pra min não se tornou nem um pouco cansativa.