Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

André Vedder 18/08/2021

Não é o melhor de Murakami, mas é Murakami. E isso basta para termos uma boa leitura.
Até a metade da narrativa achei um pouco maçante, mas a partir de então Murakami cria um fato novo e o enredo se desenrola ao seu estilo característico e ímpar.

" No avesso de tudo que acreditamos identificar perfeitamente, esconde-se uma quantidade igual do desconhecido. O entendimento não passa da soma de nossos mal-entendidos."

sara320 22/08/2021

órbitas
as palavras do murakami sempre me deixam muito feliz. os universos e personagens que ele cria são tão fascinantes que a nossa conexão com a sua mente sempre se torna terapêutica e muito prazerosa. minha querida sputnik é um livro extremamente profundo e metafórico.

eu não sei como, mas o universo pessoal de todos os personagens criados pelo japonês te pegam de um jeito que dá vontade de mergulhar e nadar cada vez mais neles, e foi isso que fiz nessa obra: meu maior anseio agora é o de tomar um café com o K, Sumire e a Miu. um trio verdadeiramente intrigante; vale muito a pena os conhecer e fazer parte, de certa forma, das suas descobertas, debates e evoluções individuais conjuntas.

dede 27/08/2021

O livro não é exatamente o que eu estava pensando, então isso pode ter influenciado minha opinião de infelizmente nao ter curtido muito :/ Mas depois de ler algumas resenhas e opiniões fez mais sentido.

Caraminholas 27/08/2021

Movimento
Escrita linda com um narrador que muitas vezes me deu ânsia. O narrador realmente me deixou incomodada, sendo isso intencional ou não, me fez diminuir estrelas.
O livro tem muitas passagens que me deixaram reflexiva, posso dizer que senti MUITAS coisas, não é qualquer livro que proporciona isso.
Acredito que o livro não tinha um lugar onde chegar, ele é sobre movimento(s)e muita reflexão.
?Mas se perco a mim mesma, onde poderei ir? (?) aonde será que estou indo?
?Não sei, pense pelo lado bom. (?) Você deve estar indo a algum lugar.?

Ronan.Azarias 30/08/2021

O estilo de Haruki Murakami é realmente inconfundível e devo dizer que pelo clima do livro esperava uma trama intrincada e sem nenhuma extravagância. Ledo engano. O rito e acontecimentos ocorreram de forma bem orgânica, mas no final, lá está o estilo inconfundível do escritor.

Ramon 02/09/2021

Arrebatador
Este livro me impactou de forma tão grande que só agora, quase dois meses após a leitura, me sinto capaz de escrever uma resenha sobre ele. A narrativa de Murakami me prendeu desde a primeira linha. A escrita é simples e fluida, mas sem perder a beleza, a sutileza e a profundidade do conteúdo. As reflexões que o livro traz me surpreenderam e me peguei marcando diversas passagens do livro. Os personagens me marcaram de forma tão intensa que ainda me pego pensando neles, em especial a Sumire, que se tornou uma querida. Foi uma obra que para ser digerida precisei de dois dias de reflexão, tamanho o impacto emocional que me causou. Eu nunca havia lido nada assim na vida. O livro não traz respostas claras sobre os acontecimentos, mas traz perguntas que nos levam a interpretar os fatos da nossa própria maneira e, essa espécie de interatividade da história com o leitor foi uma das características que mais me agradou no livro. Arrebatador, belo, divertido, profundo. Esses são alguns dos adjetivos que descrevem este que se tornou um dos meus livros favoritos da vida.

Vinícius 03/09/2021

Murakami é Sumire
Igual a pseudo escritora do livro, o autor se perde no meio do caminho e, também igual ela, deveria ter limitado o livro a lixeira mais próxima.
Primeiro (e último) livro do Murakami pra mim. Até quando tenta ser visceral ou indecente, o livro é excessivamente raso e ou polido e no fim fica só o gosto ruim de "poderia ter sido bom"

Tuyl 09/09/2021

Murakami sendo Murakami. Livro muito bom, com a escrita fluida e uma narrativa fantástica, que te prende.

Thiago 09/09/2021

ensaio sobre o vazio
Neste livro, Murakami discorre pelas poucas páginas deste romance um texto que reflete principalmente o vazio, e no mais, o vazio irremediável, sem formas possíveis de preencher. Uma leitura muito divertida sobre o amor não-correspondido

sabrina 11/10/2021

minha querida sputnik - haruki murakami
"as coisas inúteis também não têm um lugar neste mundo longe de ser perfeito?"

sempre que estou com vontade de ler algo e fico na dúvida, escolho algum do Murakami, e quase nenhum escritor me faz sentir isso!

minha querida sputnik me fez sentir emoções que não esperava comparado aos outros que ja li dele. percebi varias reflexões e marquei bastante no livro! porém por ter tratado sobre reflexões super complexas e até filosóficas, Murakami poderia ter estendido um pouco mais o enredo, apesar de entender que o foco de sua escrita é ser crua e direta (um dos motivos de amar seus livros).

enfim, adorei o livro me senti totalmente envolvida com a história, me encantei com os personagens (Sumire se tornou uma de minhas favoritas) e o que menos gostei foi o personagem principal. Murakami sempre divide muitas opiniões, e na minha sigo apaixonada com sua escrita maravilhosa e continuo querendo ler todos dele kkkkkk

LSV 14/10/2021

Eu adoro o Murakami! De verdade? Mas acho que, dos livros que já li do autor, esse foi o mais fraco?

Lore 20/10/2021

3.5 ?
A escrita é muito boa, apesar de ser bem lento, mas não de um jeito ruim, parece que você está escutando um caso de um amigo numa tarde tranquila enquanto vocês estão tomando chá. Após finalizar o livro uma amiga trouxe uma reflexão sobre ser sobre depressão e mudou a experiência pra mim. É um bom livro, vale a pena a leitura.

marcosandrade.e 07/11/2021

Haruki Murakami construiu uma narrativa deliciosa, com personagens super interessantes e que provocam curiosidade. A história provoca um prazer na sua leitura que a vontade é de saboreá-la lentamente, aproveitando cada momento e não acaba do tão cedo.
Infelizmente a fantasia surge apenas nos momentos finais do livro, o que faz com que eu sinta que precisava demais, que era necessário explorar mais as possibilidades. Ainda assim, é muito satisfatório e torna a história ainda mais curiosa.
O final em aberto pode deixar a desejar, dependendo do leitor. Eu me contento em imaginar o que significa de fato o final dessa obra e isso me deixa feliz.
Murakami trata dos assuntos que se propõe com naturalidade, a sexualidade, tema muito presente nessa obra, não passa por filtros moralistas e se apresenta de forma muito natural e de modo a criar camadas ainda mais profundas para as personagens.
O autor também ressalta coisas minúsculas da cena, resultando em uma construção realista e até minuciosa dos momentos.
Minha Querida Sputnik é um livro muito bom para aqueles que já conhecem o trabalho do autor. Para quem está começando a ler Haruki Murakami, eu recomendaria outros (por exemplo, Sono), mas para aqueles que já curtem a escrita dele, é um livro que eu recomendo muito.