Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

Lara 05/06/2021

Intrigante
O livro é narrado pelo jovem japonês K. Ele conta sua historia e claro sua paixão por sua amiga Sumire. Só que Sumire se descobre lésbica e apaixonada por uma mulher mais velha. Eu gostei bastante de como o autor retratou isso, como os personagens lutavam internamente para refrear suas paixões juvenis, mas ao mesmo tempo carregavam sentimentos de solidão/crise existencial pesados para suas idades. Só li o Kafka a beira mar desse mesmo autor, acho que as obras dele propiciam a reflexão sobre inúmeras coisas, e o que senti a respeito desses livros foi que o foco era muito mais sentimental, do que se prender a explicações. Haruki sabe construir muito bem emoções vividas dos personagens, pois enquanto sentimos junto com eles a história contada, ficamos também divididos entre querer solucionar o mistério, e pensar sobre outras questões ao qual o autor nos joga nesse percurso da historia principal. Enfim, é uma leitura fluida e instigante, Haruki não é um autor que a gente lê e logo se esquece.

VinAcius49 06/06/2021

A trama é tão agradável, bela e promissora em seu início, me afeiçoei aos personagens e... A fantasia (?) inserida na metade do livro traz uma confusão e então tudo parece não fazer sentido.
Uma pena, mas ainda assim foi prazeroso ler ??

Thaís 17/06/2021

Sem palavras?
Foi meu primeiro contato com o Murakami e sua escrita simples e certeira me encantou.
O livro fala sobre amores e o tentar encontra-se. É um livro lindo que me emocionou muito.

Doug 30/06/2021

Tudo para ficar com ela
História gira em torno de K o professor de história que amava Sumire que amava que não amava ninguém.

Mais um romance murakamiano com um protagonista o narrador da história o professor K solitário e reflexivo.

Leitura rápida e bastante envolvente.

thaeix 09/07/2021

"Acho que não consigo mais distinguir entre uma coisa e outra, entre as coisas que existiram e as que não existiram."

no começa eu tava odiando tudo, principalmente o personagem principal (que parecia um incelzão) e a personalidade que murakami construiu pra sumire. é impressionante como as personagens femininas escritas por homens são sempre extremamente excêntricas e inalcançáveis, quase como se fossem de outra espécie. me irrita essa previsibilidade e esse exotismo todo. também não gostei muito das reflexões acerca da solidão, achei meio desnecessárias - a história já falava por si só. mas, pra minha surpresa, o livro tem também um aspecto fantasioso, que me encantou tanto, mas TANTO, que ele acabou conquistando um lugar na minha listinha de favoritos. a escrita do autor é maravilhosa, você lê que nem sente. a simbologia e as metáforas são incríveis e completamente necessárias, nada é perdido nessa história. é impressionante como, mesmo deixando o fim em aberto, a narrativa ainda consegue ser amarradinha e coesa. da metade pro fim, eu nem lembrava mais das coisas que tinham me desagradado no início. valeu à pena resistir ??

Mari 12/07/2021

Eu estava preparada pra odiar a Sumirê , porém no decorrer da história passei a vê-la com os olhos do narrador. Não sei se dá pra usar realismo mágico com qualquer autor que não seja latino americano, mas se fosse cedida essa licença seria com o Murakami, já que as passagens quase fantásticas do livro são sublimes.

Aegla.Benevides 13/07/2021

Sur(real) demais
Único romance de Murakami em que a personagem principal não é um homem, Minha querida Sputnik aborda temas sensíveis e cada vez mais comuns na nossa realidade, como a solidão, a obsessão e os relacionamentos conturbados, com uma pitada de surrealismo que faz toda diferença.

O narrador é K, um professor universitário (sem graça) que é apaixonado por sua melhor amiga Sumire (a excelentíssima personagem principal). Sumire é uma jovem que adora livros e que largou a faculdade para se dedicar à vida de escritora ? vida essa que não vemos se concretizar na história. O enredo começa quando Sumire se apaixona por Miu, uma empresária casada e mais velha, e começa a viver em função dela.

Nas poucas páginas desse romance, vemos uma autodescoberta que foge do padrão da maioria dos enredos LGBTQIA+ e conseguimos sentir, durante a leitura, cada sentimento que desabrocha em Sumire ? ainda que o narrador seja K. Vemos a personagem principal dar passo a passo em direção à perdição, que se concretiza nos 30% finais do livro de forma esplendorosa.

Foi minha primeira experiência com Murakami e fiquei fascinada, pois não conhecia o surrealismo do autor. Enquanto insere elementos mágicos (ou espirituais?) na história, ele mantém o tom do enredo natural, como se nada de estranho tivesse acontecendo, e deixa que o final seja imaginado pelo leitor. Definitivamente, uma das melhores experiências literárias que já tive na vida.

Ricardo Tavares 18/07/2021

Minha querida Sputnik
Descrição (AMAZON)
Nesta história de amor e mistério, Murakami constrói um triângulo amoroso incomum e inesquecível.

Em Minha Querida Sputnik, Haruki Murakami nos apresenta um Japão de restaurantes sofisticados e cores vibrantes, e nos leva ao centro de um triângulo amoroso arrebatador e, ao mesmo tempo, incomum.
K. é um jovem professor que vive em Tóquio e é apaixonado por Sumire, sua melhor amiga, uma garota que largou os estudos para se tornar escritora. A vida dela se resume aos livros: eles não só definem o seu dia-a-dia de leitora voraz como também o modo de se vestir.
Mas a chegada de Miu, empresária bem-sucedida e casada, muda o destino de todos. Sumire é tomada por uma paixão avassaladora e, seguindo Miu aonde ela for, acaba criando para si uma armadilha aparentemente sem saída. E K., fascinado por Sumire e nunca correspondido, fará o impossível para salvá-la.
Minha Querida Sputnik é uma história de amor e mistério. A solidão e a fragilidade dos relacionamentos são protagonistas neste romance sedutor, em que Murakami constrói um triângulo amoroso poucas vezes visto na literatura.

Minha opinião
Esse pequeno romance de Murakami representa minha porta de entrada no universo literário do escritor japonês. Sua prosa mostrou-se deliciosa e envolvente. Li avidamente em dois dias. A trama me fisgou de jeito. Murakami utiliza uma coisa que aprecio e ele usa com maestria: a metaficção. O narrador em 3ª pessoa que se transforma em personagem e também narra na 1ª pessoa foi um recurso que me surpreendeu. K é um narrador que muitas vezes nos parece o próprio autor falando.
Os poucos personagens da trama (Sumire, Miu e K) também são ao mesmo tempo enigmáticos e cativantes. Vi-me enredado e preso nas teias trançadas extraordinariamente por esse magnífico autor. A primeira impressão foi muito boa, espero gostar de outros livros de Haruki Murakami.

luc 31/07/2021

nhé
e agora? sera que o livro é ruim ou sera que era o conceito?

ao moço do podcast que falou que é um bom livro pra começar a ler murakami: não

Lara.Sperb 03/08/2021

Fiquei muito desapontada com o livro, havia gostado muito dos outros livros do autor e senti que este não teve uma história.
O livro apenas traz uma narrativa que não se desenvolve, sem qualquer aprofundamento por parte do autor.
Quando parece que as coisas vão começar a se encaixar, o livro acaba.

cidasi 15/08/2021

Só Murakami pode expressar detalhadamente o que sinto agora
Ler Haruki Murakami, às vezes, da impressão de que ele anota umas idéias aleatorias em pedacinhos de papel, coloca numa sacola, balança, tira umas e fala: vou escrever sobre isso... e no final fica BOM!

Entendi pq ele um dos maiores escritores japoneses da atualidade, ele tem um estilo de escrita único. Nesse universo que ele criou com os livros dele, você tá lá lendo um livro e PLAU: realismo mágico da onde menos você esperava.

Eu gostei do estilo do autor, mesmo aqui tendo um final aberto, mas pra um desavisado sobre o estilo do autor é bem fácil de não entender nada.

Julia 17/08/2021

Confuso mas é bom
Eu fiquei totalmente confusa no final da leitura, depois de ler algumas resenhas compreendi melhor e consegui organizar minhas ideias. Vamos lá.
É uma obra bem filosófica e tem um lado espiritualista (foi o q eu entendi, claro que cada um tem sua interpretação), de fato ela te faz pensar muito, então se você não gosta de livros assim, eu não recomendo.
Eu gostei do livro, queria ter me conectado mais com ele, mas como minha vida tava muito corrida essas últimas semanas acabei não conseguindo. Foi meu primeiro livro do Murakami (e eu escolhi o mais filosófico, olha como eu sou sortuda KKJK) e eu gostei muito da escrita dele, inclusive marquei várias citações incríveis enquanto eu lia, o autor também referencia várias outras obras literárias, assim como músicas, entre outras coisas, achei isso muito legal. A obra tem um teor melancólico, pelo menos foi o que eu senti, não vou me aprofundar muito pois não quero correr o risco de dar spoilers, mas você consegue sentir o vazio das personagens enquanto ler. Eu dou maior valor a livros meio tristes então não foi algo ruim para mim KKJKK. O final fica em aberto, então, novamente, caso você não goste talvez esse livro não seja para você. No geral, acho que era isso que eu queria falar. Ah, e eu já quero ler mais livros dele.

Prós da leitura:
- A escrita é incrível
- O autor faz várias referências legais
- Você realmente sente a tristeza e o vazio das personagens (para mim o sentimento é o mais importante numa leitura)

Contras:
- Teor filosófico e espiritualista (não necessariamente ruim, mas tem gente que não gosta)
- Muitas perguntas ficam mesmo sem resposta
- Final meio que em aberto (de novo, não que isso seja ruim, mas não é todo mundo que gosta)

André Vedder 18/08/2021

Não é o melhor de Murakami, mas é Murakami. E isso basta para termos uma boa leitura.
Até a metade da narrativa achei um pouco maçante, mas a partir de então Murakami cria um fato novo e o enredo se desenrola ao seu estilo característico e ímpar.

" No avesso de tudo que acreditamos identificar perfeitamente, esconde-se uma quantidade igual do desconhecido. O entendimento não passa da soma de nossos mal-entendidos."

sara320 22/08/2021

órbitas
as palavras do murakami sempre me deixam muito feliz. os universos e personagens que ele cria são tão fascinantes que a nossa conexão com a sua mente sempre se torna terapêutica e muito prazerosa. minha querida sputnik é um livro extremamente profundo e metafórico.

eu não sei como, mas o universo pessoal de todos os personagens criados pelo japonês te pegam de um jeito que dá vontade de mergulhar e nadar cada vez mais neles, e foi isso que fiz nessa obra: meu maior anseio agora é o de tomar um café com o K, Sumire e a Miu. um trio verdadeiramente intrigante; vale muito a pena os conhecer e fazer parte, de certa forma, das suas descobertas, debates e evoluções individuais conjuntas.

dede 27/08/2021

O livro não é exatamente o que eu estava pensando, então isso pode ter influenciado minha opinião de infelizmente nao ter curtido muito :/ Mas depois de ler algumas resenhas e opiniões fez mais sentido.