Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

Angelica 08/02/2021

É a primeira vez que leio um livro de Murakami. Gostei de mais. Embora a ação seja lenta é muito profunda. Fala sobre da relação no escritor com o ato de produzir apimentada com um tanto de mistério.

p4nzarini 09/02/2021

é inacreditável como o autor consegue escrever um livro de realismo mágico sem muitas explicações e simplesmente tornar interessante e aceitável.

Mari Pereira 09/02/2021

O livro é gostoso de ler, prende bastante. O enredo? Meio juvenil demais pro meu gosto.
Personagens descritos como excêntricos, mas que me parecem apenas imaturos.
O livro começa morno, meio sem dizer a que veio. Chega em um ápice, que faz você querer devorar cada página, ansiosa para saber o que vem a seguir. E depois do ápice, só rola ladeira abaixo.
O tal realismo mágico, que seria uma característica do autor, me pareceu uma saída preguiçosa e mal elaborada, que pouco explica e pouco contribui para a trama. Os últimos capítulos são bastante desconexos. O que para uns é genialidade, pra mim só pareceu presunção.
Com bonitas frases de efeito e uma narrativa envolvente, é um bom entretenimento.

Lays @la.livros 13/02/2021

K. é apaixonado por Sumire, mas ela se apaixona por outra pessoa.

Sumire chegou sem querer na vida de K. E dessa mesma maneira ela saiu da sua vida.

Achei uma subida gostosa da leitura, mas em determinado momento parece de desce sem rumo. E FIM.

Robert125 13/02/2021

Haruki Murakami: uma relação de amor e ódio.
Esse é meu segundo contato com o Murakami, e infelizmente, tive a mesma sensação quando terminei o livro "Sul da Fronteira, Oeste do Sol" (1992): uma escrita cativante feita sob uma estória morna.

Talvez em um futuro distante eu consiga captar a essência do autor em sua totalidade, mas até então seus personagens não me geram empatia. Isso me deixa frustrado, pois queria amar suas obras como algumas pessoas amam, porém o realismo fantástico do Mura (para mim) tem gosto de picolé de chuchu.

Quem sabe na terceira tentativa...

Vilamarc 15/02/2021

Sensação de vazio imensurável
Poético, metáforas líricas como o gatinho que brinca sozinho na grama com as patinhas levantadas no ar, depois corre e sobe uma árvore, e daí não consegue mais descer por dias... ou ainda, o mar que deixa a praia limpa depois da maré alta...
Era pra ser a história de um triângulo amoroso entre a aspirante de escritora Sumire, a empresária Miu e o narrador Professor K. Mas quando finalmente Sumire toma a iniciativa, descobre a profundidade da frígida Miu.
A partir desse momento, 50% do livro, a história passa a ser de vazios, de todas as trajetórias individuais. Imensurável como diz o próprio narrador.
Quem conseguir, junte as pontas... ou desista de Murakami e seus finais escancarados.

Giovanna1599 24/02/2021

"mas amanhã serei uma pessoa diferente, nunca mais serei quem eu fui."

adorei esse livro, foi o meu terceiro do murakami e sinto que os temas que ele tratou foram muito legais, só queria que fosse maior kkk inclusive a miu me lembrou muitoo a saeki de kafka a beira mar

Larissa 02/03/2021

Queria ter gostado mais desse livro. Gosto das reflexões sobre solidão, mas minha expectativa para o relacionamento lésbico foi frustrada. O Murakami com certeza não é a pessoa certa pra escrever sobre isso, se Norwegian Wood já não tinha sido prova suficiente disso. No geral, achei a história breve, faltou se aprofundar mais nos temas e nos personagens. Talvez até funcionasse melhor como um conto. Ainda foi uma boa experiência pois a escrita do Murakami sempre é agradável.

Alice Vazarin 07/03/2021

não tenho palavras pra descreve o quanto me identifiquei com os pensamentos, tanto do personagem narrador quanto da Sumire.
o universo fantástico que consegue não ser fantástico, ao mesmo tempo, que o Murakami cria é incrível.

César | @extratextos 11/03/2021

Minha indicação para leitores de primeira viagem de Murakami!
Para mim, foi o primeiro contato que eu tive com Haruki Murakami. Isso foi há um tempo atrás quando comprei essa edição na promoção em uma livraria. Lembro que li vorazmente e em três dias tinha acabado a leitura. Um tempão depois passei pela mesma experiência com 1Q84: li o terceiro e último tomo do livro praticamente inteiro em um vôo, de tão fissurado que fiquei.

Decidi reler Minha Querida Sputnik esse ano, quase (ou talvez mais) uma década depois da primeira leitura e foi incrível. Enquanto lia resgatava vários trechos na memória e relembrava o quão intrigante ele é!

Acompanhamos aqui, a história de um triângulo amoroso entre o narrador, cujo nome não sabemos, Sumire e Miu e tudo se desenrola a partir do desaparecimento de Sumire. Fiquei o tempo todo com vontade de saber e descobrir o que estava acontecendo, porque Sumire havia sumido como fumaça e como era possível a história de Miu?

Eu, é claro, até pouco tempo não sabia muito bem da estética e poética de Murakami. Isso foi algo que veio no decorrer da leitura e que se complementou com a lembrança de 1Q84. De repente, algumas coisas fizeram sentido e entendi que essa forma mágica de narrar eventos é o que chama a atenção para Murakami.

O autor mescla continuamente eventos passados, presentes e futuros, uma vez que a nossa existência presente está relacionada com o nosso passado, quem somos, nossas vivências e trajetórias. O nosso presente, por sua vez, sugere o futuro de nosso passado. E é assim que eu faço a leitura desse livro, que é muito bem elaborada.

O mistério permanece o tempo todo durante a narrativa e foi muito legal fazer o bingo do Murakami criado por Grant Snider (recomendo que pesquisem, vale a pena!).

De repente, a sua narrativa que, a princípio pode soar um pouco estranha pela sua magicalidade banal, tomou forma e fez sentido. Não que eu tenha lido muitos livros do autor (li apenas três: este, 1Q84 e Sul da Fronteira, Oeste do Sol), mas acredito que seja uma boa porta de entrada para os escritos dele. De fácil leitura, você vai querer terminar logo e entender um pouco melhor sobre ele!

Se você gostou dessa resenha, comecei um Instagram literário para divulgar as minhas leituras, opiniões, resenhas e afins nesse universo. Você pode me acompanhar em @extratextos no Instagram!

site: https://www.instagram.com/extratextos/

Luciana 17/03/2021

Esse livro é curto, o que não deixa de ser uma jornada e tanto... difícil descrever a escrita do Haruki, entre personagens complexos, poesia e fantasia tem sempre um tapa na cara.

Radamila 24/03/2021

Que livro confuso... Gostei.
Curto esse estilo de escrita que deixa lacunas e não respeita as leis naturais do espaço e tempo.

Heloiza.Oliveira 27/03/2021

Um caso de amor que esfria.
Senti-me muito abraçada, calor nas mãos, vontade de ver e ler sem parar, mas como um bom caso de amor proibido esfriou, não fez mais sentido e tive que dar fim, não esperando mais nada de extraordinário, apenas por educação e respeito ao outro.

isabelhias 27/05/2024

Nunca tinha lido nada do autor e foi uma surpresa muito positiva. A coisa toda é um pouco triste, melancólica, mas acho que não podia ser diferente em um livro que se dedica a falar, essencialmente, da solidão.