Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

woocisco 28/12/2022

Mais uma mulher depressiva e um hominho incel
"Minha Querida Sputnik" é um dos mais famoso romances do autor japonês Haruki Murakami. A história retrata a vida de Sumire, uma garota que aspira em ser romancista e em meio a suas obsessões com cigarro e escrita, acaba largando a faculdade de Letras e fica vivendo no seu mundo, sem nunca ter sentido amor por ninguém. Em uma cerimônia de casamento, Sumire encontra Miu, uma mulher empresária bem mais velha, casada e com um passado trágico, acabam se tornando amigas e Sumire começa a trabalhar como secretária para Miu. Entretanto, algo inesperado acontece, Sumire se apaixona loucamente por Miu, debilitando cada vez mais sua sanidade mental. Ao viajarem para a Europa para tratar de negócios, as duas vão parar em uma ilha grega, aonde acontece o clímax da história e o narrador, K, deve interferir para resolver a situação.
O romance é narrador por um homem chamado K, que conhece Sumire na faculdade e é dois anos mais velho que ela. Ele acaba se tornando professor e é o único amigo de sumire, além de ser mais um típico homem de Murakami, um taradinho apaixonado por uma mulher que não corresponde aos seus sentimentos.
Neste livro Murakami utiliza mais do realismo mágico, algo que não é presente no Norwegian Wood, então chega uma parte da história que você não sabe mais oq é imaginação e o que é realidade. Porém, o Haruki faz isso de uma forma tão legal, que foi uma surpresa muito boa quando eu percebi o que estava acontecendo, é tudo muito poético.
Recomendo muito o livro, mesmo te fazendo passar raiva algumas vezes, é uma leitura rápida e que te prende muito.

Jóice 31/12/2022

Esse livro me surpreendeu muito. Primeiro contato com o autor e já me cativou na com sua escrita poética.

Laura 29/03/2023

Achei meio decepcionante
É o terceiro livro do autor que eu leio e eu adorei os outros 2. Porém, essa leitura foi muito difícil pra, pensei em abandonar várias vezes. Achei cansativo.

CAcera3 20/03/2023

Minha querida Sputnick - Haruki Murakami ??
Neste livro acompanhamos a narrativa de K. Um professor que tem uma amiga por quem ele é apaixonado. Essa amiga se chama Sumire e ela é uma jovem um tanto excêntrica e com sentimentos muito confusos. Ela tem o objetivo de se tornar escritora e recebe ajuda financeira do pai para que possa se dedicar exclusivamente à sua escrita.
Porém tudo começa a mudar para Sumire quando ela conhece um mulher já madura chamada Miu. As duas tem uma conexão e empatia logo de cara e ficam amigas. Miu, que é empresária, a chama para trabalhar com ela e as duas passam a conviver bastante. Sumire, que até então nunca se sentiu atraída por ninguém, percebe que está apaixonada e que se sente atraída por Miu. Ela conta tudo isso a seu amigo K., que nos vai contando essa história num misto de relato pessoal, mas com foco em Sumire, que acaba sendo a protagonista, apesar dos acontecimentos dividirem bastante a nossa atenção.
Sumire e K têm uma amizade muito bonita e Sumire tem em K não só um confidente, mas quase um guru, alguém a quem ela liga, até mesmo de madrugada (quase sempre de madrugada), para pedir conselhos, explicações e conforto.
Um dia K recebe uma ligação de Miu dizendo que Sumire sumiu. Ele vai ao encontro de Miu e os dois vão tentar achar a amiga e desvendar o que aconteceu.
Há uma pitada de realismo mágico que deposita uma carga bem poética a essa história. O livro vai abordar de forma muito bonita e prática o amadurecimento, a descoberta de si e o impacto que nossas ações tem no outro e no universo.
Gostei bastante desse romance do Murakami e seu final apesar de poder parecer aberto para muitos, para mim seguiu a filosofia apresentada no livro e deixa um tom etéreo que combina bastante com a construção da narrativa.

? ?No avesso de tudo que acreditamos identificar perfeitamente, esconde-se uma quantidade igual de desconhecido.?

Instagram @maecomlivros

Paola 26/01/2023

inesperado e muito bom.
esse livro foi pra um caminho que nao esperava nem um pouco quando comecei a ler. foi minha primeira leitura do murakami, nao sei se faz parte do estilo dele.

imaginei um romance como qualquer outro, irreal. mas isso é a pura vida, confusa, doída, cheia de mistérios e sonhos e amores e perdas. ?para onde vão as coisas que perdemos?? uma amiga escritora intitulou um conto um vez.

desencontros em nós mesmos. e pesa.

Matheus.Konrad 26/01/2023

Uma ótima leitura muito fluido e viciante sentir essa ânsia para terminar o livro, mas não achei ele tão bom quanto oeste do sol

Vitor 02/02/2023

"Cada um de nós tem um quê especial que só podemos usufruir em um momento especial da nossa vida. Como uma pequena chama. Alguns poucos afortunados cuidam dessa chama, alimentam-na, segurando como uma tocha para iluminar seu caminho. Mas uma vez apagada, nunca mais se acende"

Wercton 01/04/2023minha estante
O final é tão melancólico, passei dias sentindo ele em meu peito. O Murakami usa muito bem esse estilo de realismo mágico pra deixar a gente se perguntando se algo aconteceu mesmo ou foi algum mecanismo psicológico do personagem para lidar com tal coisa.

Lucia.Aoto 02/04/2023minha estante
Eu amo demais ele. Por enquanto meu favorito é O incolor Tsukuru Tazaki

Marina 01/06/2011

Uma grata surpresa.
Antes de mais nada, este livro não é para qualquer um. Não mesmo. Mas não se sinta previamente desmerecido, leitor. Explico:

Quando estava lendo o livro, senti-me como uma das personagens, dividida em duas: a parte que gostava - chamemos de "lado tranquilo" - e a parte afoita e compulsiva por leitura que não gostava - chmamemos de "lado mala". Exatamente nesta ordem, pois a parte que gostava sempre se manifestava primeiro. Então acho que posso falar dos dois lados, como se fossem leitores diferentes.

Eu comecei o livro como quem não quer nada, apesar de ter comprado por recomendação. A leitura fluiu numa boa. A narrativa é feita pelo ponto de vista de K, um dos personagens. E é simplesmente cativante como ele te mostra a Sumire, a importância que ela tem para ele e, depois, a Miu e sua importância para Sumire, além dos próprios problemas que ele tem de se relacionar com o mundo. Isto me leva a dizer que, apesar de, em algum ponto, a história tomar um rumo inesperado, tudo o que Haruki conta é extremamente humano, a ponto de eu não me espantar que isto acontecesse com qualquer um.

Voltando aos personagens: Enquanto K é retraído e normal até demais, Sumire é excêntrica e sem medo de expôr, talvez por não compreender o quanto é diferente dos outros. E a forma com que eles se completam é linda, apesar de serem apenas grandes amigos. Já Miu, por quem Sumire se apaixona, é uma figura misteriosa, reservada, que chama a atenção pela sua beleza, modos elegantes e espontaneidade refinada. Arquétipos tão diferentes, mas com tantas coisas em comum...

Mas lá pelas tantas noventa e tantas páginas, o "lado mala" me perguntou onde o livro queria chegar. Foi então que Sumire sumiu. E eu vibrei. Veja bem, eu gosto muito de Sumire e fiquei tão infeliz quanto K e Miu pelo seu sumiço, mas era uma virada necessária para a história.

E me fez ver que o livro vai muito além da trama; é um livro sobre gente, como eu e você.

É um livro para ler, parar, pensar, pensar, pensar... Eu queria ver mais alguém que tivesse lido este livro. Certamente deve trazer reflexões diferentes para cada um que lê, pois Miu, Sumire e K. tem coisas que todo mundo deve ter dentro de si em alguma medida.

Cada fato novo trouxe novos pensamentos a K. e não seria pecado o leitor embarcar também nas ideias do personagem e nas suas próprias. Dito isto, devo confessar, em alguns momentos do livro, eu chorei. Por eles, por mim... Tudo junto.

Não vou dizer que o meu "lado chato" não se manifestou de novo. Na verdade, sim. Mas talvez porque eu tenha lido o livro em dois ou três dias, de forma a sempre querer saber a história vai me fazer de novo e, também, para saber o que acontece à Sumire e os outros (e com você mesmo).

Eu fiquei deliciada com o final. O "lado chato" quase veio dizer oi, mas não deu... O argumento que ele tinha era tão irrelevante que eu só consegui vibrar, me emocionar e correr para algum lugar e dizer o quanto eu amei de paixão este livro e como pretendo re-lê-lo, apesar de ser totalmente contra a minha política de leitora.

Concluirei, então, sendo sincera, como fui em toda a resenha: Leia o livro. Há uma possibilidade de um tantinho acima do comum de você não gostar, especialmente se você for uma compulsiva que não reflete se entrega e reflete sobre o que lê. Mas se você se entregar à Sumire, Miu e K., seus medos, ânseios e humanidades e a escrita extremamente simples, honesta e humana de Murakami, há uma grande(ssíssima) possibilidade de você, no mínimo, gostar muito do livro.

Luciano Luíz 21/11/2016

MINHA QUERIDA SPUTNIK de HARUKI MURAKAMI é o típico romance japonês que nos lembra o típico quadrinho japonês. O comportamento dos personagens, suas falas, tudo passa a nítida impressão de que estamos folhando um bom mangá. Aqui temos uma jovem apaixonada por literatura e que sonha em ser escritora. Tem um amigo de faculdade que é apaixonado por ela e seu sonho é ter um romance com a moça. Mas ela acaba se envolvendo amorosamente com uma mulher quase 20 anos mais velha e daí temos uma espécie de triângulo de sentimentos... É uma leitura bem bacana. A narrativa é fluente e muito simples. E percebe-se que a cultura nipônica se alastra de forma praticamente idêntica em muitas de suas mídias. Para quem já leu algum mangá do tipo comédia romântica, vai gostar desse livro. Não tem obviamente o humor do gibi, mas a essência, o comportamento, pensamentos e ações são basicamente os mesmos. Basta lembrar do romance Battle Royale. Que também possui o ritmo de mangá.

Nota: 10

L. L. Santos

Leiture-se:

site: https://www.facebook.com/LLSantosTextos/

evy 26/07/2017minha estante
undefined

Angelica 08/02/2021

É a primeira vez que leio um livro de Murakami. Gostei de mais. Embora a ação seja lenta é muito profunda. Fala sobre da relação no escritor com o ato de produzir apimentada com um tanto de mistério.

Lucas.Hagemann 01/09/2022

Eu amo o jeito como o Murakami escreve. A forma como ele faz as coisas simples do cotidiano serem interessantes e prazerosas de se ler.
Me divirto com seus livros e a leitura flui sem grandes dificuldades.

Porém, confesso que nesse livro o mundo "paralelo" que o Murakami desenvolve em muitos dos seus livros se tornou um pouco chato e sem muita graça.