Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami




Resenhas - Minha querida Sputnik


361 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


b!ue 23/07/2022

criei expectativas altas para essa leitura. a proposta parecia ser ótima e a forma de narrativa me surpreendeu, mas algo ali no meio destruiu a minha experiência positiva até então.

de início pude absolver tudo ali, os sentimentos, os acontecimentos e o sentido, só que isso se perdeu ao longo do desenvolvimento.

entendo que esse livro é algo mais filosófico, reflexivo e está cheio de metáforas e um sobrenatural que pode agradar a alguns, mas que não funcionou para mim.

foi até certo modo compreensível o ponto central dos envolvidos desse "triângulo amoroso", todos muito vazios, sem expectativas para vida, mas a forma como isso se perdeu para mim diante dessas filosofias sobre ter dois mundos foi decepcionante.

se tornou uma leitura maçante, que perdeu o sentido real. acho que ter adicionado essas metáforas sobrenaturais foi algo autodestrutivo. e o final, não sei o que dizer, foi totalmente cansativo e mais uma vez sem sentido algum.

acho que talvez eu precise pesquisar o significado e a reflexão tão profunda que o autor tentou transmitir e que as pessoas tanto falam, mas que não captei lendo.
comentários(0)comente



Vic 16/08/2022

Premissa promissora, péssimo desenvolvimento
Depois de ler "Crônica do Pássaro de Corda" e me encantar com o autor, decidi ler "Minha Querida Sputnik". Fiquei fascinada pela premissa e o desenrolar dos acontecimentos parecia promissor. Eu amei muitos elementos nessa obra, principalmente os duplos, que estava sendo tratado de forma ainda mais intrigante. Contudo, isso não durou por muito tempo.
Logo o enredo começou a se tornar enrolado e extremamente desinteressante, aos poucos fui perdendo o entusiasmo. O final foi decepcionante, assim como quando o protagonista retornou para casa. Li até o fim esperando que fosse me surpreender em algum momento.
De fato, me surpreendi, mas não de uma forma positiva. A premissa é boa, assim como a construção da tensão, mas a execução da metade em diante deixou muito a desejar.
Não deixarei de ler o autor, vou dar mais uma chance, pois acredito que de onde saiu "Crônicas de Pássaro de Corda", pode sair muita coisa boa, como foi o caso do conto "Drive My Car". Portanto, sigo esperançosa, mas não graças a "Minha Querida Sputnik".
comentários(0)comente



Suzy 20/08/2022

Hein?
Assim, é uma leitura muito boa, tu pisca ja vai ter lido a metade do livro. Gostei da forma como o autor escreve, escrita leve.
É narrado em terceira pessoa, pelo amigo da protagonista, mas a história em si é sobre ele, a protagonista Sumire e a Miu, no livro conta as histórias dos 3 como sendo o foco, mas ainda mais pela protagonista mesmo.
Achei interessante como foi abordado o triangulo amoro, foi um bom romance e também pela protagonista ser lésbica ?.
Mas o final realmente pra mim foi confuso, a protagonista some e tals, rola umas paradas muito sinistras e bizarras, no caso da Miu eu interpretei de uma forma mas o da Sumire e do amigo não entendi a causa e terminou tão do nada....
comentários(0)comente



Marcela115 21/03/2024

?Símbolo e signo?
É um livro que, a princípio, parece apenas um triângulo amoroso. No entanto, ao longo da leitura você percebe que a sensação do vazio existencial está sempre presente, com muitas reflexões acerca da nossa própria existência, até mesmo do mundo dos sonhos e da nossa percepção de realidade.
"Qual a diferença entre símbolo e signo?"
comentários(0)comente



kaka 20/09/2022

Resenha do livro Minha Querida Sputnik. Comparo esse livro como o mar... começa calmo e depois as ondas vao aumentando.
E assim o livro começa raso e depois dá, uma alavancada que te eleva como uma grande onda.
Esse é um livro de difícil definição em palavras, toda a vida de k, Miu e Simure é resumida em metáforas.
Eles levam uma vida concreta, mais suas almas são totalmente abstratas, almas difíceis de definir.
Pessoas que conseguem unificar a realidade de sonho.
É como se todo o livro se misturasse a vida real com a fantasia.
Foi assim que me senti lendo.
Principalmente algumas partes em que Simure se torna totalmente dependente de Miu, ao ponto de eu achar que Miu é uma personagem manipuladora.
E k era um personagem que só sobrevivia a sombra de Simure. E ela fazia dele um apoio para a hora que ela precisasse.
Houve partes bem intensas e dramáticas, e um pouco surreais.
Acho que hakuri quis nos dizer que há uma linha tênue entre realidade, e a fantasia.
Que se você se permitir pode atravessar os dois mundos. E escolher se fica lá nos sonhos ou volta para a realidade.
É uma escrita complexa, que exige do leitor muita atenção....
O leitor precisa estar sempre atento na narrativa da história, nos detalhes para que não lhe escape nada.
Cada detalhe narrado é fundamental para entender as mentes complexas dos personagens envolvidos na trama.
Se você quer se desafiar, leia esse livro. Ele definitivamente é muito difrente dos demais.
Hakuri se supera na complexidade e habilidade de temas polêmicos e de criar personagens com mentes tão diferenciadas....
Personalidades tão diversificadas.
Realmente lê Hakuri mexeu muito com meu hábito literário.
Talvez o universo oriental seja bem superior ao nosso. Porque a cada livro que leio dele vejo e penso como pode um autor ter a capacidade de escrever coisas tão profundas, intensas e até mesmo com uma pitada de humor em cenas que normalmente seriam desesperadoras.
Enfim não me esticarei além disso. Se quer saber mais embarque no universo literário de Hakuri Murakami.
Resenhado por Karina
comentários(0)comente



Andréia 27/09/2022

Mais um excelente livro de Murakami. Sumire, personagem principal, se percebe apaixonada por Miu, uma mulher bem sucedida, casada, e lhe oferece emprego. Sumire tem um amigo, confidente, que é apaixonado por ela, mas não se declara. Trama desenrola no ?triângulo amoroso?.
comentários(0)comente



Giu :) 06/10/2022

Minha querida Sputnik
Livro muito muito bom. A escrita é muito envolvente e cativante. Amei o enredo e a experiência da leitura foi ótima. Uma história profunda e sentimental que recomendo demais.
comentários(0)comente



Nielson.Silva 15/10/2022

Descobertas
"Imagino Sumire em uma cabine telefônica, acendendo um cigarro e apertando os botões do meu número. Seu cabelo está embaraçado; ela usa um paletó espinha-de-peixe masculino, vários tamanhos acima do seu, e meias que não combinam..."

Descobrir Murakami através de meu filho Victor, e sim é um estílo que expõe nossa dura realidade a porções de realidade fantástica tão naturalmente que encanta. Um livro que surpreende, envolve e te transforma. Quer saber mais? Leia, recomendo muiiiito.
comentários(0)comente



Logan4 25/08/2023

Você vai ter que descer da montanha
Vc acha que isso é uma resenha seria, sinto muito...

Não faço a menor ideia de como espressar todas as coisas desse livro em palavras, ele é um livro bom e eu senti que ele flui muito bem é consideravelmente rápido e fácil de se ler.

É simplesmente perfeito e me deixou com umas pulgas atrás da orelha porque não sei o que achar mas eu acho alguma coisa e elas estão prezado no meu cérebro, então seila toma aí umas 5 estrelas.
comentários(0)comente



Luiza 23/10/2022

"De modo que é assim que vivemos as nossas vidas. Não importa quão profunda e fatal seja a perda, o quão importante fosse o que nos roubaram ? que foi arrebatado de nossas mãos ?, mesmo que mudemos completamente, com somente a camada externa da pele igual à de antes, continuamos a representar as nossas vidas dessa maneira, em silêncio. Aproximamo-nos cada vez mais do fim da dimensão do tempo que nos foi estipulado, dando-lhe adeus enquanto vai minguando. Repetindo, quase sempre habilmente, as proezas sem fim do dia-a-dia. Deixando para trás uma sensação de vazio imensurável."
comentários(0)comente



Nina 14/11/2022

minha querida Sputnik
Esse livro é arte. O sentimento de curiosidade foi constante. A sensibilidade do autor é indiscutível,
ele descreve situações muitas vezes simples e cotidianas da vida de um jeito poético.
É evidente que os três personagens da história sofrem de uma grande solidão. Sofrem de decepções, inseguranças e medo.
Sumire tem um pouco daquilo que todo mundo tem, o medo de errar, medo de se relacionar amorosamente, medo de não alcançar aquilo que deseja e o medo de não dar certo. O que seria o ?dar certo?? É algo que o autor nos coloca para refletir em um certo momento do livro. Eu concluo que seja algo que não tenha resposta, penso que nem sempre o que te deixa triste é errado e o que te faz feliz é o certo.
Na psicologia, viver um trauma não é algo necessariamente adoecedor, significa que o indivíduo entrou para a cultura, entrou para a vida.
Sumire teve uma decepção amorosa, que mostrou ser um dos seus ?traumas? cruciais para o desenvolvimento da personagem. Com ele, ela aprendeu a ouvir e sentir, o que fez com que voltasse a escrever com naturalidade. Ela escreveu sobre sentimentos, escreveu aquilo que de fato estava vivendo.
O autor faz com que voce junto com os personagens, entre nas questões existencialistas que na maioria das vezes podem causar um incomodo, mas que precisavam ser ditas.
comentários(0)comente



Julia.Nalio 14/11/2022

confesso que esperava mais do livro mas isso foi porque eu fui com muita expectativa. o livro é muito bom, é um retrato de como as pessoas na nossa vida vão e vem, dos relacionamentos que temos com as pessoas e com a gente e como a solidão é muito presente
comentários(0)comente



Levi_Motta 13/12/2022

Distante
Assim como toda história de triângulo amoroso, a questão da distância é tratada nessa obra. Nesse livro o Murakami deu um ritmo mais lento, eu até entenderia se a história fosse agradável o suficiente, mas em vários momentos eu senti que ele poderia ser bem mais curto. O grande ponto de mudança se dá com 60-70% do livro, que é quando uma ocasião deixa a história muito interessante, e que deixa até um gostinho de quero mais. Acredito que é um bom livro, mas para o padrão Murakami poderia ser melhor.
comentários(0)comente



woocisco 28/12/2022

Mais uma mulher depressiva e um hominho incel
"Minha Querida Sputnik" é um dos mais famoso romances do autor japonês Haruki Murakami. A história retrata a vida de Sumire, uma garota que aspira em ser romancista e em meio a suas obsessões com cigarro e escrita, acaba largando a faculdade de Letras e fica vivendo no seu mundo, sem nunca ter sentido amor por ninguém. Em uma cerimônia de casamento, Sumire encontra Miu, uma mulher empresária bem mais velha, casada e com um passado trágico, acabam se tornando amigas e Sumire começa a trabalhar como secretária para Miu. Entretanto, algo inesperado acontece, Sumire se apaixona loucamente por Miu, debilitando cada vez mais sua sanidade mental. Ao viajarem para a Europa para tratar de negócios, as duas vão parar em uma ilha grega, aonde acontece o clímax da história e o narrador, K, deve interferir para resolver a situação.
O romance é narrador por um homem chamado K, que conhece Sumire na faculdade e é dois anos mais velho que ela. Ele acaba se tornando professor e é o único amigo de sumire, além de ser mais um típico homem de Murakami, um taradinho apaixonado por uma mulher que não corresponde aos seus sentimentos.
Neste livro Murakami utiliza mais do realismo mágico, algo que não é presente no Norwegian Wood, então chega uma parte da história que você não sabe mais oq é imaginação e o que é realidade. Porém, o Haruki faz isso de uma forma tão legal, que foi uma surpresa muito boa quando eu percebi o que estava acontecendo, é tudo muito poético.
Recomendo muito o livro, mesmo te fazendo passar raiva algumas vezes, é uma leitura rápida e que te prende muito.
comentários(0)comente



Jóice 31/12/2022

Esse livro me surpreendeu muito. Primeiro contato com o autor e já me cativou na com sua escrita poética.
comentários(0)comente



361 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |