Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

miu 18/02/2022

nossa, eu terminei esse livro com TANTOS questionamentos sobre o que aconteceu com cada personagem ???

angelsfall 12/04/2022

tem partes do livro que vc fica meio ?? mas nossa, as metáforas, as simbologias, até que eu gostei bastante.
e socorro o final em aberto ?? vai me deixar pensando aqui

kedy 01/05/2022

Destaques
As coisas inúteis também não tem um lugar neste mundo longe de ser perfeito? Retire tudo o que é fútil de uma vida imperfeita e ela perderá, até mesmo, sua imperfeição.

Nenhum homem deve passar pela vida sem experimentar uma vez a saudável, ainda que entediante, solidão no ermo, dependendo exclusivamente de si mesmo e assim descobrindo a sua força oculta e verdadeira.

Não ter preconceitos, prestar atenção ao que acontece a, manter os ouvidos, o coração e a mente abertos.

O mundo está cheio de garotas idiotas, inocentes, e eu sou apenas uma delas, perseguindo, conscientemente, sonhos que nunca se tornarão realidade. Tenho que fechar o piano e descer do palco. Antes que seja tarde demais.

No mundo em que vivemos, o que conhecemos e o que não conhecemos são como irmãos siameses, inseparáveis, existindo em um estado de confusão.

No sonhos não precisamos fazer distinções entre as coisas. Em absoluto. As fronteiras não existem ponto por isso quase nunca há colisões em sonhos. Mesmo quando há, não machuca. A realidade é diferente. A realidade morde.

Aceitar coisas que são difíceis de compreender e deixá-las ser o que são.

De modo que é assim que vivemos as nossas vidas. Não importa o quão profunda e fatal seja a perda, o que importante fosse o que nos roubaram -que foi arrebatado de nossas mãos- , mesmo que mudemos completamente, com somente a camada externa da pele igual a de antes, continuamos a representar as nossas vidas dessa maneira, em silêncio. Aproximamo-nos cada vez mais do fim da dimensão do tempo que nos foi estipulado, dando-lhe adeus enquanto vai minguando. Repetindo, quase sempre habilmente, as proezas em fim do dia a dia. Deixando para trás uma sensação de vazio imensurável.

Marialba 07/06/2022

Descrição supreendente
Foi meu primeiro romance oriental. Amei!
A descrição é impecável e surpreendente. De uma sensibilidade inigualável!
Um livro que trata de amor e "fazer o certo". Com a conclusão final de que somos todos sozinhos e que a solidão é a nossa única companheira eterna...

Evelyn.Rosa 24/06/2022

Leve e sensível
Acho que o que mais me chamou atenção durante a leitura de Minha Querida Sputnik foi a delicadeza na expressão de sentimentos, pois mesmo quando eles não eram verbalizados de fato, era possível entender a complexidade do assunto.
Já tinha ouvido falar da sensibilidade de Haruki Murakami como escritor, e de fato foi muito satisfatório comprova-la de forma tão assertiva.
O livro é extremamente agradável e as personagens são cativantes. Me apaixonei tanto por K quanto por Miu e Sumire.
Sumire é uma moça na casa dos vinte e poucos anos que quer ser escritora, ela abandona a faculdade para se dedicar totalmente a isso. K é apaixonado por Sumire, ele é professor e conheceu a jovem escritora na época da faculdade e desde então se tornaram amigos.
Sumire conhece Miu em um casamento e começam a trabalhar juntas.
Conforme a história avança, Sumire se apaixona por Miu e essa paixão torna a narrativa instigante. Os diálogos entre K e Sumire são sempre questionadores e sensíveis, entretanto quase sempre com uma leveza que faz com que o leitor se sinta bem por estar ali.
É um livro que transita entre algumas temáticas, especialmente solidão e sexualidade. Eu fui me apegando a cada página que lia, o final é bastante amplo e permite algumas interpretações. É com certeza minha melhor leitura do ano até o momento.

maras.mo 19/09/2023

Saudade do que a gente não viveu
A solidão está tão presente em cada linha e é difícil não se ver enquanto pessoa solitária. o descobrimento de todo um novo mundo em outra pessoa que nos complementa me deixou encantada e ávida pra entender tudo. Me tocou muito a relação da sumire e do cara (cujo nome eu nem sei se é citado kkkkkk) mas me lembrou muito uma relação pessoal minha, que tinha as mesmas características mas que hoje não temos mais contato pois a vida não é um livro

Henrique 12/09/2023

Mais um Murakami
Estou lendo esse depois do ?O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação?.
Como todos que li do autor , possui uma escrita prazerosa e agradável. Ler muitas páginas é muito fácil.
Uma narrativa boa

História de um triângulo amoroso. Com toques de mistério. Mas não me prendeu tanto como outras obras do autor.

Fim que deixa muitas perguntas sem respostas .
Como é costume do Murakami.

Parte que gosto muito são as influências musicais do autor. Já tenho uma playlist só dessas referências

b!ue 23/07/2022

criei expectativas altas para essa leitura. a proposta parecia ser ótima e a forma de narrativa me surpreendeu, mas algo ali no meio destruiu a minha experiência positiva até então.

de início pude absolver tudo ali, os sentimentos, os acontecimentos e o sentido, só que isso se perdeu ao longo do desenvolvimento.

entendo que esse livro é algo mais filosófico, reflexivo e está cheio de metáforas e um sobrenatural que pode agradar a alguns, mas que não funcionou para mim.

foi até certo modo compreensível o ponto central dos envolvidos desse "triângulo amoroso", todos muito vazios, sem expectativas para vida, mas a forma como isso se perdeu para mim diante dessas filosofias sobre ter dois mundos foi decepcionante.

se tornou uma leitura maçante, que perdeu o sentido real. acho que ter adicionado essas metáforas sobrenaturais foi algo autodestrutivo. e o final, não sei o que dizer, foi totalmente cansativo e mais uma vez sem sentido algum.

acho que talvez eu precise pesquisar o significado e a reflexão tão profunda que o autor tentou transmitir e que as pessoas tanto falam, mas que não captei lendo.

Vic 16/08/2022

Premissa promissora, péssimo desenvolvimento
Depois de ler "Crônica do Pássaro de Corda" e me encantar com o autor, decidi ler "Minha Querida Sputnik". Fiquei fascinada pela premissa e o desenrolar dos acontecimentos parecia promissor. Eu amei muitos elementos nessa obra, principalmente os duplos, que estava sendo tratado de forma ainda mais intrigante. Contudo, isso não durou por muito tempo.
Logo o enredo começou a se tornar enrolado e extremamente desinteressante, aos poucos fui perdendo o entusiasmo. O final foi decepcionante, assim como quando o protagonista retornou para casa. Li até o fim esperando que fosse me surpreender em algum momento.
De fato, me surpreendi, mas não de uma forma positiva. A premissa é boa, assim como a construção da tensão, mas a execução da metade em diante deixou muito a desejar.
Não deixarei de ler o autor, vou dar mais uma chance, pois acredito que de onde saiu "Crônicas de Pássaro de Corda", pode sair muita coisa boa, como foi o caso do conto "Drive My Car". Portanto, sigo esperançosa, mas não graças a "Minha Querida Sputnik".

Logan4 25/08/2023

Você vai ter que descer da montanha
Vc acha que isso é uma resenha seria, sinto muito...

Não faço a menor ideia de como espressar todas as coisas desse livro em palavras, ele é um livro bom e eu senti que ele flui muito bem é consideravelmente rápido e fácil de se ler.

É simplesmente perfeito e me deixou com umas pulgas atrás da orelha porque não sei o que achar mas eu acho alguma coisa e elas estão prezado no meu cérebro, então seila toma aí umas 5 estrelas.

Suzy 20/08/2022

Hein?
Assim, é uma leitura muito boa, tu pisca ja vai ter lido a metade do livro. Gostei da forma como o autor escreve, escrita leve.
É narrado em terceira pessoa, pelo amigo da protagonista, mas a história em si é sobre ele, a protagonista Sumire e a Miu, no livro conta as histórias dos 3 como sendo o foco, mas ainda mais pela protagonista mesmo.
Achei interessante como foi abordado o triangulo amoro, foi um bom romance e também pela protagonista ser lésbica ?.
Mas o final realmente pra mim foi confuso, a protagonista some e tals, rola umas paradas muito sinistras e bizarras, no caso da Miu eu interpretei de uma forma mas o da Sumire e do amigo não entendi a causa e terminou tão do nada....

kaka 20/09/2022

Resenha do livro Minha Querida Sputnik. Comparo esse livro como o mar... começa calmo e depois as ondas vao aumentando.
E assim o livro começa raso e depois dá, uma alavancada que te eleva como uma grande onda.
Esse é um livro de difícil definição em palavras, toda a vida de k, Miu e Simure é resumida em metáforas.
Eles levam uma vida concreta, mais suas almas são totalmente abstratas, almas difíceis de definir.
Pessoas que conseguem unificar a realidade de sonho.
É como se todo o livro se misturasse a vida real com a fantasia.
Foi assim que me senti lendo.
Principalmente algumas partes em que Simure se torna totalmente dependente de Miu, ao ponto de eu achar que Miu é uma personagem manipuladora.
E k era um personagem que só sobrevivia a sombra de Simure. E ela fazia dele um apoio para a hora que ela precisasse.
Houve partes bem intensas e dramáticas, e um pouco surreais.
Acho que hakuri quis nos dizer que há uma linha tênue entre realidade, e a fantasia.
Que se você se permitir pode atravessar os dois mundos. E escolher se fica lá nos sonhos ou volta para a realidade.
É uma escrita complexa, que exige do leitor muita atenção....
O leitor precisa estar sempre atento na narrativa da história, nos detalhes para que não lhe escape nada.
Cada detalhe narrado é fundamental para entender as mentes complexas dos personagens envolvidos na trama.
Se você quer se desafiar, leia esse livro. Ele definitivamente é muito difrente dos demais.
Hakuri se supera na complexidade e habilidade de temas polêmicos e de criar personagens com mentes tão diferenciadas....
Personalidades tão diversificadas.
Realmente lê Hakuri mexeu muito com meu hábito literário.
Talvez o universo oriental seja bem superior ao nosso. Porque a cada livro que leio dele vejo e penso como pode um autor ter a capacidade de escrever coisas tão profundas, intensas e até mesmo com uma pitada de humor em cenas que normalmente seriam desesperadoras.
Enfim não me esticarei além disso. Se quer saber mais embarque no universo literário de Hakuri Murakami.
Resenhado por Karina

Andréia 27/09/2022

Mais um excelente livro de Murakami. Sumire, personagem principal, se percebe apaixonada por Miu, uma mulher bem sucedida, casada, e lhe oferece emprego. Sumire tem um amigo, confidente, que é apaixonado por ela, mas não se declara. Trama desenrola no ?triângulo amoroso?.

Giu :) 06/10/2022

Minha querida Sputnik
Livro muito muito bom. A escrita é muito envolvente e cativante. Amei o enredo e a experiência da leitura foi ótima. Uma história profunda e sentimental que recomendo demais.