Amazônia

Resenhas - Amazônia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Flavia 11/06/2013

Super necessário!
"Amazônia" traz a história de quatro amigas, Rafaela, Camila, Joana e Ana Carolina que em companhia de Daniel, tio de Joana e professor de história, saem de Ascurra, uma cidade situada ao sul do Brasil e partem numa jornada até o norte do país, numa viagem carregada de curiosidades, muitas informações valiosas para nosso conhecimento e cheia de surpresas, tanto para elas quanto para o leitor.
Cada uma das meninas, apesar de jovens, tem seus próprios ideias. Ana Carolina é bem altruísta, Rafaela sonha em escrever um livro e busca inspiração na viagem, Joana é a mais sensata e também uma boa ouvinte, e Camila é a mais divertida e bem humorada de todas elas. Em meio a viagem, podemos perceber como os personagens evoluem e crescem como pessoas, sendo através do conhecimento que adquirem durante a viagem ou seja através do relacionamento que se estreita entre eles.
Para todos aqueles que apreciam uma história dentro da História, que tem curiosidade para saber mais sobre a Amazônia, que morrem de preguiça daquele professor chato de História ou Geografia com aquela lenga lenga que ele chama de aula, e acima de tudo que consideram a leitura uma grande viagem, pare o que está fazendo, agora, e vá ler esse livro.
Já disse algumas vezes que eu amo História e depois de ter lido "Amazônia", parei pra pensar se fui eu que não prestei atenção às aulas, ou se foram os professores que não tiveram uma forma de explicar de um jeito tão detalhado, fácil de entender e super gostoso de se ler sobre o Amazonas, suas características, a cultura, a comida típica, os habitantes locais e seus costumes, as questões sociais e políticas que são enfrentadas pela população, as lendas, o turismo e etc, como a autora conseguiu descrever aqui.
O foco principal é a descrição da região do Amazonas, e com uma narrativa leve, fluída e super gostosa, a autora conduz a história que é uma verdadeira aula, digna de reverências, e acharia mais do que justo que as escolas do Brasil, tanto as públicas quanto as particulares, adotassem o livro a fim de fazer com que os alunos lessem para, além de embarcarem numa história com personagens super cativantes a quem qualquer um pode se identificar, ainda aprendessem sobre a Amazônia de um jeito fantástico, como se a visita fosse feita por quem lê.
"Amazônia - Um caminho para um sonho" é um livro que pode ser resumido em uma palavra: Necessário.
É um livro que além de muito didático, pois traz uma riqueza enorme de detalhes sobre o norte do país mas que infelizmente muitos desconhecem por preconceito ou ignorância, ainda deixa a mensagem clara de que sonhos podem se tornar realidade, basta corrermos atrás, sem medo, do que tanto queremos.

cotonho72 05/12/2011

Um belo livro!!!
Amazônia- um caminho para o sonho nos revela uma história de amizade muito bonita entre Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel (este, tio de Joana, que conduz a viagem como guia), eles viajam para o Norte do País buscando conhecer mais sobre a história, cultura e vários pontos turísticos das cidades por onde irão visitar. Cada um deles, nesta narrativa envolvente, revelam personalidades e maneiras diferentes de ver o mundo, que enriquecem esta história em cada local por onde visitam.
Um livro rico em detalhes que nos faz imaginar cada lugar, comidas típicas e costumes mencionados por estes aventureiros, sejam nas águas do Rio Negro e Solimões, Parintis, Santarém, Belém e Fordlândia, cada lugar com sua beleza e cultura.
Nesta belíssima história não poderia deixar de acontecer um romance, que fica no ar entre Rafaela e Daniel, que a cada página vai se desenrolando de forma dramática, mostrando não só o amadurecimento de Rafaela, mas de todas as suas amigas.
Um fato a se relevar e de grande admiração, que em todo decorrer da história e nos lugares em que viajamos com estes admiráveis personagens, a autora nos faz refletir sempre em torno da conscientização, esta, em prol da preservação da nossa natureza, ou para ser mais preciso, da Amazônia, que a cada dia corre o risco de sofrer mais desmatamentos.
A autora M. C. Jachnke com sua narrativa cativante e divertida nos presenteia com um excelente e belo livro e nos faz viajar junto com estes carismáticos personagens; desta maneira, conhecemos um pouco mais da história de lugares que nem imaginamos, e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre amizade, medos, dúvidas, realizações de sonhos e respeito, não só com o próximo, mas também com a nossa natureza.
Um livro que recomendo para todos aqueles que buscam conhecimento e realizações de sonhos e que aguardo por uma continuação.

cotonho72 27/01/2012minha estante
Olá Marli,

Eu que agradeço a parceria e oportunidade de poder ler a sua linda obra, aprendi bastante com ela.

Abçs!!

Cley 02/10/2011

Amazônia – Um Caminho para o Sonho
“...e sabia que todo sonhador, um dia, precisa bater suas asas e voar. Voar em direção a sua grande meta, aquela que irá transformar sua vida para sempre, pois só sonhar não é o suficiente, é preciso, também, coragem para lutar.”

Até onde você é capaz para realizar o seu sonho? O que te move para ter coragem o suficiente de vencer seus medos e sair da rotina? Essas perguntas são frequentes quando se tem uma meta. E é isso que faz quatro jovens sonhadoras e um professor viajarem para a misteriosa e irresistível Amazônia.
Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, cinco ascurrenses que buscam ser mais do que turistas, mas sim viajantes, que vão em busca de conhecimento e história de um povo.
Os personagens passam pela maravilhosa Manaus, conhecendo locais históricos, como o teatro, onde abrem asas ao sentimento e viajam numa história fascinante, vão ao maravilhoso encontro das águas de Rio Negro e Solimões, passando por Parintins, rumo à Fordlândia, local maravilhoso e com um certo ar de mistério, para a encantadora Belém.
Cada lugar passado, é destacado a cultura, a comida típica e a identidade do povo da região norte do Brasil.
Amazônia – Um Caminho para o Sonho traz à tona a questão importante da preservação da Amazônia, revelando seus segredos, seus mistérios, suas alegrias, suas tristezas, mostrando o quão é importante a sua história, que na realidade, é nossa.
Com mensagens positivas, a leitura se torna cada vez mais interessante, trazendo junto com ela, um romance no ar que nos deixará intrigados do começo ao fim.
Quebrando mitos, revelando o folclore da região, junto com Ana Carolina, Joana, Camila, Daniel e Rafaela, viajaremos num lugar incrível, que a autora tratou de descrever minuciosamente, deixando questionamentos e reflexões que nos levam a viajar para lá não só com a mente, mas também com o coração.
Cada personagem me fez refletir em muitas coisas. Parece que não é você que lê o livro, mas sim o livro que lê você, seus sonhos e seus desejos. De certa forma, é possível se identificar com cada um deles, pois eles mostram até onde poderemos ser capazes para seguirmos e vencermos os nossos medos. Eu indico!

Cleide B. T. Pisetta

Juan.Silva 05/12/2011

Resenha - Amazônia Um Caminho Para o Sonho
Com o encanto da cultura nacional, misturada com uma série de atributos históricos e recheado de aventuras do norte do Brasil, Amazônia – Um caminho para o sonho é sem dúvida nenhuma um livro para ser lido e relido, Marli Carmen conseguiu com suas palavras dar mais prestígio a literatura do nosso país.

O livro traz um misto interessante entre conhecimento regional e aventura entre amigos. O que parecia ser um livro como os encontrados na escola, que disfarçam um assunto com uma aventura boba para ensinar algo importante, mostrou-se ser uma ótima maneira de se deliciar com a leitura e banhar-se em um mundo de conhecimento e cultura sobre os povos da Amazônia e de parte da região norte.

No livro, um grupo de amigos (Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel) viajam para a Amazônia de férias, alguns buscando diversão e ampliação dos conhecimentos, e outros foram em busca de objetivos próprios. Na viagem, os amigos se defrontam com uma realidade bem diferente da que eles pensavam existir no local, em alguns casos descobriram que era melhor do que pensavam, em outros, totalmente ao contrário. O grupo passa por cidades como Belém, Manaus, Parintins, Santarém e Fordlândia(Um dos meus destinos favoritos na trama).

O mais interessante do livro, são as informações e lendas que são pouco conhecidas pelas pessoas que não moram na Amazônia, por morar longe, as pessoas acabam sabendo apenas as histórias mais famosas e nem sempre contadas corretamente. Marli Carmen teve o cuidado e sabedoria de transportar para a sua obra vária dessas histórias do povo amazônico, que deram um ar de emoção bem maior na trama, tornado o livro bem viciante.

Portanto, destarte, aconselho a leitura do livro a todos, é um dos poucos livros que você pode ter múltiplas sensações (alegria, tristeza, medo e etc). Não deixem de se encantar com essa obra magnífica.
Ritobas 21/01/2012minha estante
Hey Juan!
Sua resenha realmente me deu vontade de ler. Escreves muito bem, moço. ;*

Cesar 13/02/2012

Um passeio sem pressa de acabar
O leitor que aventurar-se pelas páginas de “Amazônia, um caminho para o sonho”, será contemplado com uma dinâmica aula de história e aspectos geográficos da maior floresta do planeta. Talvez frustrem-se um pouco os apreciadores do tradicional estilo “água com açúcar”, já que os personagens principais, em clima de férias e descontração total, são superficialmente analisados e pouco determinantes na narrativa. Particularmente, não acho isso um sacrilégio, pois o resultado final da obra produz uma gama de conhecimentos e amor pela pátria sem par.
Em doses suaves e equilibradas, encontramos, entre tantos diálogos informais, críticas bastante oportunas aos detentores do poder administrativo e econômico no país, e isso foi para mim um fator determinante para fazer deste, um dos livros carinhosamente inseridos à minha estante.

“...Mas todos têm medo de acabarem iguais ao Chico Mendes, pois é assim que acabam as pessoas que resolvem mudar o que está errado por aqui. Cada vez que uma moto-serra canta, as árvores choram, porque não estão apenas matando mais uma irmã, mas também os segredos da floresta.”

“... Mas ele simplesmente não quer ajudar. Disse que vai pensar no assunto e prometeu fazer alguma coisa. Mas vocês sabem, promessa de político não é válida!”

Da mesma forma, ao longo da narrativa, Marli presta justas homenagens à nação indígena, raça covardemente massacrada ao longo do processo colonizador brasileiro:

“ –Eu estava pensando... no início, aqui existiam apenas índios, daí veio o colonizador europeu e quis a todo custo explorar esta terra maravilhosa em busca de suas riquezas. Eles eram gananciosos e egoístas, não pensaram na vida dos que aqui viviam e nem na vida da floresta – comentou Rafaela triste. –Dizimaram o povo indígena sem dó nem piedade e roubaram a riqueza deles.”

Á medida que o livro vai aproximando-se do final, apesar dos dramas pessoais dos personagens estarem em segundo plano, comecei a me sentir íntimo de cada um deles, o que demonstra a habilidade e lucidez da autora ao constituir a sua trama de forma tão particular, sem prender-se a modismos literários. Ao perceber que o passeio de barco pela Amazônia chegava ao fim, senti um certo aperto no peito, com uma tênue esperança de que o trajeto se espichasse mais um pouco, para que eu pudesse conviver algum tempo mais com aquele simpático grupo e expandir o meu conhecimento sobre nosso belo país.

@leitoraincomum 12/02/2012

Uma viagem incrível
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Desde quando iniciei o blog que tinha vontade de ler esse livro, por isso fiquei imensamente feliz quando a Helana do In The Sky, me fez o convite para participar do Book Tour.

Preciso começar ressaltando, que a minha admiração pela Marli já era imensa, pela coragem de escrever sobre a nossa Amazônia, que muitos ouvem falar, mas poucos realmente conhecem de verdade.
Com uma escrita leve e uma pitada de romantismo, viajamos pela linda Amazônia com seus cinco protagonistas: Ana Carolina, Camila, Joana, Rafaela e Daniel (tio de Joana). Mas se engana quem acha que eles são meros turistas, são autênticos viajantes em busca de descobertas sobre a cultura desse rico lugar.
A Rafaela, que pra mim durante a leitura se tornou a principal personagem, foi em busca de inspiração para concretizar seu sonho: escrever um livro. Mas durante a viagem, ela percebe que os caminhos não são tão simples como ela sonhara e que precisa superar sua insegurança e seus medos para transformar esse sonho, e outros, em realidade.
Ana Carolina, é uma personagem envolvente e encantadora, por sempre dizer as coisas certas. Eu sempre que virava uma página, esperava encontrá-la por lá, com seus sábios pensamentos quando algum personagem precisava. Ela é daquelas pessoas que aprende com tudo, e procura partilhar as suas descobertas.
No livro, pude descobrir histórias sobre a Amazônia que eu nunca cheguei nem perto de conhecer durante a minha vida escolar, como por exemplo a forte ligação de Henry Ford com esse pedaço do Brasil e, as tantas explorações que esse povo sofreu durantes os séculos além daquelas que alguns de nós já conhecemos bem que é a escravidão.
Claro que um livro desse não vem nos falar apenas das tristezas, por isso é cheio de informação sobre as tradições e a cultura loca, como as comidas, o folclore e as demais tradições.
Como disse, tem uma pitada de romance, mas não é esse o foco do livro. Com certeza esse é um livro em que seu título já transmite ao leitor exatamente o que esperar em suas páginas.
Com certeza, Amazônia - Um caminho para o sonho é uma viagem inesquecível que você também precisa fazer e por isso recomendo que adicione ele em suas metas de leitura.

Elis 23/09/2011

Nas linhas desse livro descobrimos personagens com os quais nos identificamos, temos uma visita há Manaus, uma a Paritins e a Fordlândia.Conhecendo assim um pouco de cada lugar e seu passado histórico.

Acabamos nos sentindo parte dos lugares que Ana Carolina, Joana, Rafaela,Camila e Daniel visitam. Todos estão em busca de sua "Rosa Azul" e enquanto a buscam conhecem pessoas incríveis, lugares fabulosos e nos contam sobre seus medos, dúvidas, vidas, amizades e coragens.

Cada um encanta a sua maneira: Ana Carolina é uma maravilhosa conselheira e amadureceu rapidamente.
Joana também tem boa parte da personalidade de Ana, mas é mais serena. Camila é a mais divertida e dorminhoca, por sinal a que mais me indentifiquei...rsrs..E Rafaela é uma moça que busca um sonho, apesar de se abalar rapidamente quando as coisas mudam de rumo.
Por fim Daniel é o guia mais encantador que já descobri, se ele nos encanta na história, imagina se existisse.

M.C. soube como balancear todos os ingredientes em sua história: romance,amizade,medos,sonhos,despedidas e mistério. Encontramos algumas lendas durante a leitura, que me deixaram sonhando com as possibilidades de terem sido reais.
E o único ponto que achei um pouco negativo foi notar que as vezes a Rafaela foi ingênua demais, porém ela termina por nos conquistar, após ganhar um presente.

Os personagens secundários também foram de extrema importância, porque nos mostraram como é a vida e as culturas, além de serem os contadores de histórias da Amazônia. Através das páginas notamos que M.C tem um pouco de cada personagem, e a meu ver ela tem muito de Ana Carolina.
Outra coisa que me chamou muito a atenção foram os conselhos que a Ana e Giovanna dão a Rafaela, vou até guardar uns para mim.

A amizade das quatro amigas me deixou saudosa dos tempos de escola, já que depois que conclui o segundo grau me afastei muito das minhas amigas que tomaram rumos diferentes e até distantes, mas notamos quando a amizade ultrapassa o tempo, pois recordamos da pessoa com carinho e quando a reencontramos é como se o tempo não tivesse passado.

Meus parabéns a escritora por sua obra, que tenho certeza encantará a muitas pessoas. Não digo todas porque gostos, cores e amores não se discutem. Mas saibam que eu estou anciosa para quem sabe uma continuação do livro.

Recomendo....Nota 10!!!!

Beijokas Elis!!!

RUDY 28/10/2011

RESUMO SINÓPTICO:
Amazônia um caminho para o sonho não é um livro de história, entretanto, conta a história da região amazônica baseada não apenas nos fatos históricos, bem como as lendas que povoam seus moradores.
Joana e seu tio Daniel, Rafaela, Ana Carolina e Camila são moradores de Ascurra/SC e resolvem visitar o norte do país, especificamente algumas cidades do Amazonas e do Pará, de Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia. Uma ventura carregada de conhecimento, aprendizado, amizade e amor.

CITAÇÃO: “Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois o hoje é tudo o que se possui! Quem aprende isso consegue ser mais feliz.” (pág. 174)

CITAÇÃO: “ A força e o amor da verdadeira amizade as ajudaram a superar suas perdas e a olhar com mais otimismo para o horizonte.
O amor era capaz de curar tudo!
Só o amor! Fosse ele qual fosse.” (Pág. 176)

Daniel é professor de História e vê na viagem uma oportunidade em ampliar seus conhecimentos; não contava se enamorar por Rafaela, jovem tímida, sonhadora e medrosa que busca inspiração na viagem para realizar o sonho de escrever um livro. Entre eles há um clima de encantamento como pano de fundo da história.
Joana é a mais consciente do grupo e devido a perdas de entes queridos, se vê bem próxima de Camila, a mulata mais engraçada e feliz da história. Ana Carolina é a mais madura, experiente e lúcida de todas e tem uma sintonia de irmandade com Rafaela. Todas são bem amigas e possuem uma forte união que as impulsiona.
Amazônia é palco do cenário vivo das riquezas naturais; lendas e contos alimentam o imaginário e a verdadeira história da colonização do berço nacional, as origens indígenas que flutuam por todo estado e a visão, não de turistas, mas de viajantes interessados em acumular conhecimento, estão presentes durante todas as páginas do livro. É uma aventureira viagem às origens e ao interior pessoal.

Quem desejar ler a resenha completa, visite o blog: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2011/10/resenha-29-amazonia-um-caminho-para-o.html
Michelle 14/03/2023minha estante
gostei

Vanessa Vieira 04/08/2012

Amazônia_M. C. Jachnkee
O livro Amazônia, de M. C. Jachnkee, nos conta a história de quatro amigas, Rafaela, Camila, Ana Carolina e Joana, que decidem se aventurar em uma viagem pela Amazônia. As amigas conhecem os estados do Amazonas e Pará, assim como a cultura e a culinária da região, ao lado de Daniel, tio de Joana. Daniel é bem mais velho do que as jovens, e incrivelmente sedutor e sábio, mexendo com os sentimentos de Rafaela, que os sufoca mais do que tudo. Devido ao seu grande conhecimento acerca da Amazônia, ele serve como uma espécie de guia para as garotas. Elas vivenciam cenas lindas em meio a uma atmosfera arrebatadora, e também se chocam com relatos fortes sobre o desmatamento da floresta:

"Cada vez que uma moto-serra canta, as árvores choram, porque não estão apenas matando mais uma irmã, mas também os segredos da floresta"

As amigas mergulham em uma aventura exuberante, e encontram em seu caminho pessoas especiais que as instruem ainda mais em sua jornada. Percorrendo Parintins, Santarém e Fordlândia, a sede de conhecimento delas só aumenta, e elas vivenciam na pele os costumes de cada região, assim como conhecem as suas lendas locais, dentre elas, a do guaraná. Em seu roteiro, de Manaus à Belém, elas vão absorvendo várias informações e fatos importantes da história do seu país, como a Crise da Borracha, entre outros.

Amazônia é um livro rico em detalhes e de uma leitura fácil e simplificada, nos retratando o solo amazônico de uma forma esplendorosa e magnânima. A autora fez uma pesquisa minuciosa a respeito do tema e soube retratá-la muito bem no livro, de forma natural e espontânea, e nos brindando com um romance singelo e puro, que desabrocha suavemente página após página.

Rafaela é uma garota tímida e até mesmo, introspectiva. Ela nutre uma imensa paixão pelos livros e acalenta o sonho de se tornar escritora. Ela viaja à Amazônia em busca de inspiração para sua futura obra literária, e acaba sendo impactada pela aventura e por Daniel. Daniel, por sua vez, é um homem experiente, gentil e muito sábio. O seu profundo olhar azul e suas conversas tão construtivas e inteligentes acabam por encantar a jovem.

Ana Carolina é uma garota centrada e objetiva. É a principal conselheira dentre as amigas e emana muita altruísmo e otimismo. Camila é a típica garota sapeca, sempre em busca de aventuras e contagiando a todos com sua presença animada. Joana é uma garota inteligente e que nutre muita sede por conhecimento e cultura.

O livro de M. C. Jachnkee retratou a Amazônia com muita maestria e de uma forma nunca antes vista por mim. O enredo é um poço de informações, mas ao contrário do que muitos possam pensar, não soa de forma técnica e mecânica, e sim, de modo leve e natural, totalmente espontâneo. Um livro que na minha opinião deveria ser adotado nas escolas, já que que possui um rico conteúdo pedagógico. Recomendo, com certeza!

Vivi 22/11/2011

Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e seu tio Daniel formam o grupo de viajantes que protagoniza essa história. Cada um com um objetivo, um sonho, que mesmo sem entender por completo está lá, pronto para desabrochar, dependendo de como cada um permite que ele se realize.

Daniel é um lindo professor de história e tem sede de conhecer mais e mais a cultura de seu país e se entrega de corpo e alma nessa busca por aprendizado, é um personagem cativante que arranca suspiros dos leitores. (ou das leitoras no meu caso)

Joana, assim como seu tio é fascinada pela história do Brasil, e é ela a principal responsável pela ida do grupo ao Norte do país, as vezes impaciente em outras está ligada na voltagem 220, sempre procurando conhecer mais da cultura local e aproveitar ao máximo essa experiência.

Camila pode ser considerada a palhaça da turma, apesar de acontecimentos recentes que levaram boa parte de seu alto astral, nessa viagem Camila volta a brilhar e brincar novamente. Com certeza a viagem não seria a mesma sem ela.

Ana Carolina, é a mãezona da turma, das quatro amigas é a que passou pelos momentos mais difíceis, após esses acontecimentos ela amadureceu e apesar de sua pouca idade é a mais centrada de todas, sempre tem uma resposta pronta para as mais difíceis indagações.

Rafaela é a sonhadora do grupo, e é também a protagonista dessa história. É sob sua visão que viajamos durante quase todo livro, o sonho de Rafa é ser uma escritora e essa viagem é sua grande chance de conhecer novas culturas, pesquisar e buscar inspiração para seu primeiro livro. E quem sabe também encontrar um grande amor...

Não sei se vocês sabem, mas eu morei em São Luis - MA durante toda minha infância e adoro histórias que me façam lembrar da cultura de lá, apesar de "Amazônia" passar em uma região completamente diferente, os costumes, crenças, comidas... etc são muito parecidos, e a cada delícia que eles experimentavam minha boca enchia de água de saudade das comidas de lá!! =)

Comecei então com essa sensação de familiaridade, a leitura de Amazônia - Um Caminho para o Sonho.

A autora mostrou uma interação impressionante com a história dos locais retratados durante o livro, não sei se ela realmente esteve nesses locais, mas creio que sim, porque algumas singularidades descritas, são realmente relatadas pelas pessoas mais antigas do Norte/Nordeste.

Quem gosta de conhecer a história do nosso país, com certeza vai gostar desse livro. A história é integrada ao texto sem ser maçante e quando percebemos já estamos envolvidos a ponto de não conseguir parar de ler entre um capítulo e outro.

Não vou listar aqui todos os locais que foram visitados durante a história porque ficaria extenso demais, mas com certeza posso deixar aqui minha indicação como uma leitura maravilhosa para quem como eu, não irá viajar durante as festas de final de ano. Aproveite esse livro 5 estrelas para viajar ao maravilhoso mundo amazônico sem sair do lugar.

"E lá estava Rafaela como que num sonho, dançando no salão nobre do Teatro Amazonas com um homem que fazia seu coração acelerar." Pág 22

Bjokas Amazônicas!!!

Tais Bruna 25/10/2011

Amazônia Um Caminho Para o Sonho – M. C. Jachnkee
O livro conta a história de Camila, Rafaela, Ana Carolina e Joana, quatro amigas que viajam para o norte do Brasil em busca de diversão, história e muito conhecimento.
Acompanhadas do charmoso Daniel (o tio de Joana) elas embarcam em uma aventura encantadora capaz de nos prender na leitura do começo ao fim.

Ao longo da narrativa ficamos conhecendo vários personagens e cidades diferentes e o mais interessante é poder conhecer um pouco mais a fundo a cultura de cada uma delas.
Durante a viagem elas vão conhecendo vários pontos turísticos e várias lendas famosas da região e a autora soube balancear muito bem tudo isso.
É impossível ler o livro e não querer conhecer a Amazônia depois...

Leia mais em: http://www.leitorafashion.com.br

Marcelle 07/08/2012

Amazônia - M. C. Jachnkee
"Quantas vezes o medo interrompeu sonhos? Quantos sonhadores estavam parados porque tinham medo de arriscar, de jogar tudo por tudo? O medo era o grande destruidor das almas sonhadoras. E, no fundo, ele não passava de uma grande ilusão."

O Livro Amazônia - Um Caminho Para o Sonho, de M.C. Jachnkee, foi uma grande surpresa. Quando parei os olhos no site da autora e li sobre o livro, achei na hora que iria adorar a leitura. E, na verdade, eu me enganei um pouquinho... rs, pois eu AMEI cada detalhe desta adorável aventura!

Continue lendo aqui: http://bestherapy.blogspot.com.br/2012/01/amazonia-um-caminho-para-o-sonho-m-c.html

Lua 21/04/2012

Amazônia - Um caminho para o (meu) sonho
A história conta a trajetória de quatro amigas e tio de uma delas pela bela Amazônia. Eles resolveram passar umas férias bem diferentes, passeando e conhecendo um pouco mais desse lugar tão sublime e sofrido que é a Amazônia. Nossos personagens são: Rafaela: aspirante a escritora. Ana Carolina: Calma e centrada. Camila: Alegre e extrovertida. Joana: Diria que é quase a mãe do grupo.(rs... refiro-me a sua mania de muitas vezes reclamar demais). E por fim o tio de Joana: Daniel: Inteligente e Carismático.
Durante o tempo que eles passam lá, conhecem lugares e históricos e histórias maravilhosas e triste ao mesmo tempo. Fazendo-as aprender um pouco mais sobre o lugar em que estavam e aprendendo a quebrar preconceitos e construir opiniões muito mais sólidas baseadas em um belo aprendizado.
A primeira cidade em que eles passam é: Manaus. Uma cidade grande, encravada no meio da floresta, e por morarem em uma cidade do interior, algumas das meninas se impressionam com o tamanho dela. Esperando encontrar indígenas e um lugar rústico, eles encontram pessoas tais como eles, que trabalham e tentam subir na vida tais como qualquer pessoas.
Ao fazer um turismo guiado por Daniel, elas conhecem os lugares mais lindos e históricos da bela Manaus, entre eles o próprio Teatro Amazonas, luxuoso e grande simbolo da pompa e riqueza do ciclo da borracha. E é lá que percebemos o quanto a nossa Rafaela sonha com um tal príncipe encantado....
A viagem não para por aí não... Passam pelo encontro das águas e viajam até Parintins e conhecem a família do amigo virtual de Camila(Maurício). Adorei as conversas que eles tiveram durante os poucos dias em que passaram lá. Além de conhecer mais um pouco sobre a "rivalidade" saudável dos moradores que se dividem entre: Os touros Caprichoso e Garantido!
A viajem continua rumo a Santarém, e de lá até a Fordlândia, onde passamos uma boa parte da história... fiquei impressionada com riqueza de informações! Lá encontraram pessoas boas que os levaram a conhecer um pouco daquele sonho frustrado do grande Gênio: Henry Ford. Maria Tereza, Dª Mamulina e o padre foram algumas dessas pessoas que apesar de serem apenas coadjuvantes deixaram um pouquinho de sua marca no livro. Não podemos esquecer também esquecer de Belém do Pará com sua culinária(assunto que me deixou com água na boca o livro todo!) e do famoso Teatro da Paz (que tenho muita vontade de conhecer), tão detalhado durante a leitura.
Depois dessa leitura que simplesmente amei, posso afirmar: é possível aprender e se divertir! Amazônia - Um caminho para o sonho é uma aula de história completa cheia de nuances de sentimento, princípios, sonhos e ideais. Aprendi muito com as palavras da Ana Carolina, e a mudança na personalidade de Rafaela me fez ver que muitas vezes existem rosas que só precisam de um pouco mais de água e carinho para desabrochar. Um livro que mistura história, mistério e romance (foi a unica coisa que senti falta). Além de ser maravilhoso. Indico a todos os que amem o seu país e que dão valor aos sonhos. Parabéns a Marli Carmem pela bela história, a pesquisa completa e a ótima escrita que nos proporciona uma leitura tão prazerosa e cheia de conteúdo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5