Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Teté 12/04/2022

Foi um livro um tantinho cansativo de ler kkkkkkkk
Talvez pela pressa que eu tava pra ler antes do vestibular

Carol 09/10/2021

Não é dos melhores do Aluísio Azevedo
O livro não é ruim, mas também não é o melhor dele, apenas achei a história fraca, não consegui me apegar em nenhum personagem e nem me emocionar com algum capítulo.
Na verdade os personagens são bem irritantes.

Ricardo José 18/11/2020

Casa de pensão
Livro clássico do naturalismo, contém mais palavras desconhecidas que a quantidade de ciladas que o personagem principal entra.

Luiza.Moeckel 08/08/2022

Eu li por causa do vestibular, e foi melhor do que eu esperava. A história é boa e os personagens são muito complexos.

Niczinleitor1025 17/02/2024

Melhor Clássico
Um livro muito bom! De um livro clássico, a gente espera palavras difíceis,história chata e etc. Mas, Casa de pensão, tem uma história bem construída e que utiliza todas as informações que são dadas no início do livro.

Todavia, a leitura é muito massante no início. O livro só fica legal quando, o Amâncio encontra o Pereira,o Coqueiro e o Simões.

O livro é bom! Mas você tem que ter paciência para gostar da leitura.

Osório 06/11/2021

esse livro é totalmente distante das leituras que estou acostumada, mas é um clássico de Aluízio de Azevedo, a leitura é bem fluída, os personagens são malandros e engraçados, principalmente Amâncio, uma pena que terminou como terminou.

Monique 27/01/2021

Segunda vez que leio e agora me decepcionei. História detalha demais, até 90% do livro tudo acontece se arrastando, e no final tudo é corrido. Edição TERRÍVEL, precisei ler abrindo muito pouco o livro senão ia amassar a capa. Letras minúsculas e folha branca péssima. Só não dou nota zero porque tenho dó.

Jessi 28/04/2022

O final eu não esperava
O livro é legal no começo, a gent eve toda a formação psicólogica do Amancio e tals, dali pra frente eu lendo sem achar muito coisa, tem partes legais, mas realmente o final eu nãos apertava fiquei até com pena do Amancio

lucaismaia 23/08/2022

Esse é o segundo livro do Aluísio Azevedo que leio e me sinto completamente apaixonado por essa história, que foi baseada numa tragédia real.

Senti ódio de TODOS os personagens, até dos que aparentemente pareciam bonzinhos no começo, e que aos poucos mostravam suas verdadeiras faces inescrupulosas (sim, Amélia, falo de você!).

O final, como em várias obras do Realismo/Naturalismo, me deixou puto, em choque, assim como nas obras de Machado de Assis, tipo: como isso pode acontecer, meu Deus?

Enfim, é uma obra muito interessante, haja vista sua inspiração e seu autor, que por sinal é fantástico. Leiam "O Cortiço", vão amar!

Maria3427 19/11/2020

Um excelente retrato de costumes
Casa de pensão narra a história de Amâncio. Jovem que saiu do Maranhão para a corte a fim de estudar medicina. É um romance de tipos, em que encontramos diversas caricaturas da sociedade urbana no século XVIII. Todos os personagens são muito bem trabalhados e desenvolvidos, inclusive muitas das situações que ocorriam antes continuam se perpetuando hoje em dia, de diferentes formas.
Eu amei a história, apesar do ranço pelo personagem principal. E me vi dando boas gargalhadas com a narrativa, justamente em momentos que podemos perceber a verossimilhança com fatos do nosso próprio cotidiano.
Dei 4 estrelas apenas pelo final, achei abrupto e mal desenvolvido. No entanto, toda a construção do enredo nos garante uma excelente experiência de leitura. Recomendo muito!

Mateus.Ramos 12/10/2021

Resenha "Casa de pensão"
Eu não sei o que dizer ao certo do livro, me apeguei a certos personagens por ética em determinados momentos, mas tudo isso vai se esvaindo com as situações que põe essa mesma ética em controvérsia, enfim e entretanto é absurdo a forma que Aluísio coloca seus personagens como segundo plano, o protagonista é sempre a sociedade que ele cutuca e critica, e no final nenhum personagem está certo ou errado, estão apenas defendendo seus interesses, Aluísio escreve a vida com facilidade.

NathAlia255 27/01/2023

Final inesperado
Muito ouvi falar sobre Aluísio Azevedo, porém anteriormente só tinha lido o Cortiço. Agora mais um livro do autor que me surpreende, personagens autênticos e trama envolvente. Porém alguns trechos achei um pouco arrastada a história.
Recomendo.

yas 27/10/2021

Casa de Pensão- Aluísio Azevedo
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Eu recomendo para 14 anos, por ser uma leitura um pouco mais complexa

GATILHO: estupro e assassinato

? Clássico ótimo! Leitura muito fácil, com um plot INCRÍVEL!

? A intenção do Aluísio, foi mostrar a pior parte da sociedade no séc XIX, e conseguiu... porque só tem personagem podre, kkkk.

? Crítica: É um texto beeeem descritivo, o que faz com que em partes, a leitura fique bem arrastada. Mas em compensação, é uma leitura muito fácil e simples de entender, por mais que seja um clássico.

? Opinião: A história tem um desenvolvimento ótimo, um plot incrível e o final é beem chocante. Por se passar no séc XIX, tem posições em personagens com ações e falas beeem preconceituosas e situação bem nojentas. Passei muita raiva lendo em diversas partes, kkkkk... mas pelo final vale muito a pena ler.

Pra quem lê para a escola, ou vestibular (como eu) é comum clássicos se tornarem meio chatos, mas esse não! Esse é muito bom e bem chocante, tem diversos babados.

Daughter Of Hermes 10/01/2022

A literatura brasileira sempre me surpreende
Eu amei demais esse livro. Foi meu segundo contato com Aluísio de Azevedo (li anteriormente O cortiço), mas esse livro me surpreendeu demais, justamente porque foi uma história real. A forma como as personagens são apresentadas faz com que você se apegue a elas, eu mesma me vi encantada com Amâncio.
Muito bom, recomendo demais.