Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

NathAlia255 27/01/2023

Final inesperado
Muito ouvi falar sobre Aluísio Azevedo, porém anteriormente só tinha lido o Cortiço. Agora mais um livro do autor que me surpreende, personagens autênticos e trama envolvente. Porém alguns trechos achei um pouco arrastada a história.
Recomendo.

Daughter Of Hermes 10/01/2022

A literatura brasileira sempre me surpreende
Eu amei demais esse livro. Foi meu segundo contato com Aluísio de Azevedo (li anteriormente O cortiço), mas esse livro me surpreendeu demais, justamente porque foi uma história real. A forma como as personagens são apresentadas faz com que você se apegue a elas, eu mesma me vi encantada com Amâncio.
Muito bom, recomendo demais.

Rinossoro 22/06/2022

Livro simplesmente infinito, não conseguia avançar por ele e, diferente da demora para terminar uma página presente em livros como Grande Sertão: Veredas, em Casa de Pensão isso se vale por conta da escrita arrastada e extremamente tediante de Aluísio de Azevedo. De fato o enredo e as situações são interessantes, porém a forma como tudo é apresentado e entrelaçado, com diversas e diversas páginas descrevendo diálogos e situações que não findam nunca, acaba por trazer um cansaço, uma sensação de Infinitude do livro, levando, no meu caso, a pular vários parágrafos sem sentir prejuízo algum na coesão. Ele não me agradou, mas talvez agrade outros, já que esse estilo de romance, seja naturalista ou romântico mesmo, dificilmente me prendem.
Furlanetto 09/07/2022minha estante
Macetou

yas 27/10/2021

Casa de Pensão- Aluísio Azevedo
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Eu recomendo para 14 anos, por ser uma leitura um pouco mais complexa

GATILHO: estupro e assassinato

? Clássico ótimo! Leitura muito fácil, com um plot INCRÍVEL!

? A intenção do Aluísio, foi mostrar a pior parte da sociedade no séc XIX, e conseguiu... porque só tem personagem podre, kkkk.

? Crítica: É um texto beeeem descritivo, o que faz com que em partes, a leitura fique bem arrastada. Mas em compensação, é uma leitura muito fácil e simples de entender, por mais que seja um clássico.

? Opinião: A história tem um desenvolvimento ótimo, um plot incrível e o final é beem chocante. Por se passar no séc XIX, tem posições em personagens com ações e falas beeem preconceituosas e situação bem nojentas. Passei muita raiva lendo em diversas partes, kkkkk... mas pelo final vale muito a pena ler.

Pra quem lê para a escola, ou vestibular (como eu) é comum clássicos se tornarem meio chatos, mas esse não! Esse é muito bom e bem chocante, tem diversos babados.

Dinha 31/07/2022

Amâncio Vaconcelos.
A obra naturalista de Aluísio Azevedo traz em seu bojo uma história baseada em um real caso de assassinato que aconteceu no Rio de Janeiro em 1876.Assim, trazendo um fundo ainda mais trabalhado no livro.

A obra traz um linguajar mais coloquial, um pouco desprovido do linguajar "comum", logo, Casa de Pensão torna-se um livro de cabeceira.

Ótimo livro!História bem desenvolvida e com uma base sólida.Recomendo muito.

Marcos5813 06/03/2023

Distrações que emancipam
O Romance "Casa de Pensão", de Aluízio Azevedo, escritor maranhense, e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, faz um retrato vívido e traçado da Corte, do Brasil Império e das distrações humanas, valendo aqui mais que o ouro. O afã das belezas e conquista amorosas julgam o homem pelo seu caráter de achar que não há delito ou hábitos em amar e ser amado, talvez do amor não correspondido de um pai, de uma pessoa querida. Amâncio amava o proibido, e por mais inocentado que seja pela sua fortuna, de dinheiro e prestígio vai ao regaço da vendeta. Chácaras são arbitrárias, talvez mais que um pensionato onde se elogiam os arrimos. O natural é que seja distração e indo ao prelo o naturalismo torna-se gênero pois é singelo pela pureza banal dos fatos e atos, e, assim viver como alguém a desdenhar do destino. A natureza é um processo contínuo e não dá saltos. Só de minhas mãos frias, esquentada pela honra, de quem foi desonrado. Belo livro.

Bruna.Duailibe 01/11/2022

O mestre do naturalismo
Ainda bem que posso dizer que Aluísio de Azevedo é meu conterrâneo, que orgulho de ser nordestina e do Maranhão!

Essa obra compõe um dos grandes clássicos da literatura brasileira, servindo de exemplo para a escola naturalista, baseada no realismo exacerbado, no lado animalesco do homem, na influência do espaço ao redor. Essas características são percebidas em todos os personagens da trama, desde o protagonista aos antagonistas e coadjuvantes. O nosso protagonista, Amâncio, não é nem de longe uma pessoa "decente", mas perto de seus amigos abutres ele se torna quase um santo. No entanto, apesar de entendermos essa história como um retrato animalesco da conduta humana, nos impressionamos do quanto é comum esse tipo de relação no cotidiano...

Lia 28/08/2021

Casa de pensão
Embora seja um clássico e representante do movimento naturalista da literatura brasileira, é um livro complicado de ler, não pela sua linguagem, que é simples, mas pelo extremo detalhamento de lugares e emoções. Devido a este fato, o livro é bem alongado e as ações parecem que demoram muito para ocorrer.
Mais para o final ele vai ficando mais emocionante e desperta a vontade de saber como o desfecho discorre. O final me surpreendeu bastante, como uma característica do movimento literário ele coloca a mostra o comportamento egocêntrico do humano, e na minha concepção (bem no final) tratou de questões mais atuais, como o valor da mulher e do homem na sociedade.

Vivi Martins 05/05/2021

Realista e trágico!
Romance escrito em 1884 por um dos melhores autores clássicos da literatura brasileira, Aluísio Azevedo.

Amâncio de Vasconcelos, personagem principal da história, é um rapaz de família abastada maranhense, o qual resolve cursar a faculdade de Medicina na cidade do Rio de Janeiro.

Interessado apenas em conseguir prestígio e posição social com a futura carreira de médico, não possui nenhuma vocação aos estudos. Se divertir entre amigos e mulheres era o que mais desejava na Corte do Rio de Janeiro.

No entanto, acabou atraindo para si uma família de exploradores, que lhe armaram uma verdadeira cilada. E como não poderia faltar, o autor trás uma crítica à sociedade da época, porém ainda nos serve para os dias atuais.

O livro é de leitura fácil e fluída. O que mais me encanta na escrita despojada do autor, é que suas descrições as vezes me fazem rir, deixando a leitura super agradável e interessante. Valeu a pena a leitura.

Paizinha 13/04/2020

Aluízio Azevedo descreve nessa obra realista-naturalista a vida numa casa de pensão "familiar", onde se hospeda o protagonista, vindo do Maranhão estudar no Rio de Janeiro.

Naquela vida comunitária, histórias se encontram e se desencontram, carregadas por tipos caricaturais hipócritas, interesseiros, desonestos...

Adicione a isso um protagonista provinciano que, imbuído do pensamento burguês da época, não buscava uma profissão, posto ser rico; queria, por vaidade e status, um anel de doutor no dedo.

Camila 29/06/2021

Aluísio Azevedo realmente não teve medo de expor a sociedade carioca da época. Da pra ver claramente as críticas que ele faz ao comportamento, por meio de ironias e indiretas.
A história em si demora pra ficar interessante, mas o final te prende. O autor construiu os personagens de modo que você acaba não gostando de nenhum deles, e no final das contas fica indeciso por quem torcer, já que fica claro que todos, no fundo, são ruins.
O autor conseguiu alcançar seu objetivo, que era de explicitar todo esse lado dos brasileiros da época, mas que chega a ser engraçado, de tão estranho

JuliaIorio 19/06/2020

O livro tem leitura bastante cansativa e eu não exagero ao dizer isso. Contudo, ao longo da extensa história você se torna mais próxima do personagem principal, sente pena, sente vontade de esganar, ri de suas atitudes... Um carrosel de emoções. Agora, falando do final desse livro UAU, o Aluísio Azevedo criou o plot twist! Por mais que eu tenha pessoalmente me desafiado a terminar o livro, posso dizer que valeu a pena. Muitos podem pensar quejá era previsível, mas eu achei ótimo.

Neto 12/07/2020

amei demais, amo livros do naturalismo, o aluísio constrói muito bem os personagens