Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Ratinha da Biblioteca 05/02/2021

@ratinhadabiblioteca
Uma história que me trouxe serenidade..

Marina é uma jovem sonhadora e também romântica, enquanto cuida da sua carreira profissional tão desejada, espera o grande amor que mexerá com seus sentimentos, seus batimentos cardíacos e trará muitas borboletas no estômago.

Enquanto isso ela se vê, quase de forma espontânea, trocando cartas com um senhor como se fosse a "amada eterna" dele, numa tentativa de trazer algum conforto nos últimos dias de vida de Heitor.

Marina, ou Milena quando escreve as cartas, só não podia imaginar as consequências dessa correspondência..

Achei a escrita maravilhosa, o livro é contado em um tom leve, mesmo quando aborda assuntos mais sérios e pesados, o sentimento ao concluir a leitura foi de plenitude, calma e satisfação. Foi minha primeira experiência com uma obra desse autor e com certeza lerei outras, pois gostei muito.

Ana Maria 06/11/2011

Uma história de amor diferente e moderna. Apaixonei!

Giselaine 16/06/2022

Leitura leve
Gostei bastante do livro. Decidi ler na minha ressaca literária e foi gostoso. A história é leve, mostra a expectativa sobre um amor platônico. Queria encontrar pessoas assim na vida real. Acho que vale a leitura. Não dou 5 estrelas, porque queria um final mais bem definido.

Rosana Galiano 04/06/2014

Emocionante!
Sabe aquelas histórias que te deixam flutuando, com vontade de fazer parte e conhecer cada uma das personagens? Então, isso é o que acontece com o Ainda Não te Disse Nada. A determinação da Marina, as amigas cheias de histórias boas e conselhos maravilhosos, o vizinho que é uma graça. As cartas são o ponto alto. Recomendo demais.

Gabi 04/11/2011

Parece um filme
É um livro doce e divertido. Estilo Mauricio Gomyde. O que é perfeito! Li em um dia e meio, porque parece um filme. Ele conseguiu criar uma comedia romantica perfeita, e a sensação é a de que estamos assistindo a um filme mesmo, estilo Katherine Heigl (aliás, lendo o livro, a Marina só me lembrava a KH!). A história de amor entre duas pessoas que não se conhecem e que talvez não tenham nada a ver uma com a outra é surpreendente.
Gostei demais. Muito fácil de virar favorito.

Fabi129 15/08/2016

AMOR ÀS PRIMEIRAS LINHAS S2
''O tempo cronológico de uma vida pode não ser longo, de fato, mas o tempo de um amor verdadeiro, este sim, é que não tem fim.''

Que livro fofo genteeeeee
Adoreiiiii
Nacional e que vale a pena ser lido *_*
Ps: Eu não gosto muito de livros nacionais, mas esse, super valeu a pena ter lido. Me trouxe aquela emoção, de quando você não quer largar o livro, sem tê-lo terminado.
Marina trabalha nos Correios, mas sonha ser estilista. Um dia ela conhece uma mulher que é contratada para escreve cartas e mandar para as pessoas. Tipo se corresponder com alguém que perdeu o contato de uma pessoa. Só que nesse caso, ela fingi ser quem na verdade não é.
Depois de alguns dias, Marina descobre que uma carta não foi recebida, e decide ver para quem é o destinatário. E é aí que ela sabe que a mulher que escreve cartas, morreu.
Marina é feito eu, muito curiosa >_<
E decide ler a carta. O que mudara a vida dela para sempre.
Na carta, ela conhece Heitor. Um senhor que escreveu a carta para sua amada Milena.
Marina logo fica com pena do senhor, porque além de ele pensar que encontrou sua amada, a mulher que iria responder ele, se passando por Milena, esta no caso morta.
Mas Marina não consegue esquecer as palavras da carta. Então ela toma uma decisão: Responder Heitor se passando por Milena.
E isso ocorre por quase 1 ano.
As cartas de Heitor, são cheias de amor e carinho pela sua amada Milena, o que fazem Marinha imaginar, como um dia seria ser amada por um homem assim.
Depois de algum tempo se correspondendo, Heitor fala que tem algo para contar a Marina, que AINDA NÃO TE DISSE NADA....
Ela então decide que o melhor é acabar com a comunicação deles. Só que por meio de uma carta, ela não irá conseguir. Marina logo arruma as malas, e decide ir onde Heitor se localiza, que se encontra em outro país.
Lá ela terá uma bela surpresa, uma pessoa que mexerá com seus sentimentos, no momento em que ela o ver pela primeira vez....
O que achei legal nesse livro, foi que mesmo Marina não conhecer Heitor, ela começa a gostar dele por meio das palavras, e sem contar que ele é muitooo mais velho que ela.
Mas o final promete muitas surpresas *_*
Recomendo a todos que adoram livros que surpreendem no final e que gostam de ler algo fofo por meio das palavras.
Mais um Favorito!

Vicky 23/11/2014

Uma História de Amor que Aquece o Coração!
Ainda Não Te Disse Nada é um dos livros que mais me marcaram. Me envolveu de uma forma deliciosa, me presenteando com momentos maravilhosos. Eu gostaria de ler outros livros assim mais vezes, mas acho que ninguém nunca escreverá algo parecido. As páginas voaram em questão de horas, porque a senhorita Marina Albertini me conquistou em um livro mágico e romântico. Caso você esteja atrás de um livro bom, senta aí que eu vou te enumerar os motivos para que Ainda seja o perfeito.

Primeiro: ótima estrutura. Em todos os quesitos, esse livro se destaca de muitos outros. Não foi aquele livro que começa fraco e cresce ao longo da história. Ele já começa com tudo. Gomyde sabe criar suspense com certos fatos sem tornar a leitura confusa ou cansativa. Soube equilibrar as duas coisas, atiçando a curiosidade do leitor e ao mesmo tempo sustentando o que ele já sabe. É como se Gomyde já soubesse de todas as cenas e de todos os detalhes do livro logo ao começar a escrevê-lo, ainda assim mostrando com reviravoltas de tirar o fôlego que nem tudo é o que aparenta ser.

Segundo: personagens atraentes. Todos eles, mesmo os secundários, têm seu charme. Logo ao conhecê-los o leitor percebe que a história inteira não seria a mesma sem aquele cara ou sem aquele moça. Isso foi importante na leitura porque descentralizou o foco. Sempre tinha alguma coisa acontecendo com cada personagem, sempre expectativas sendo criadas e mais tarde sendo mais que atendidas. A descrição deles foi explicitada de diversos ângulos sempre que se abria uma brecha para tal. Além disso, as particularidades de cada um quase os transformaram em pessoas reais. Foi tudo muito profundo. Marina, Francesca, Thaís, Luca, os amigos e família fizeram dessa uma história de ouro!

Terceiro: caso você já tenha lido a sinopse, já tem uma ideia de que o livro trata-se de cartas. Eu, honestamente, não sou muito fã de histórias que as envolvam, mas acho que o Ainda foi a separação definitiva do antes e depois. As cartas escritas por Marina assim como as escritas por Heitor têm um sensibilidade tocante, sendo sempre verdadeiras e suficientes para se expressar a magia do livro. Ler as correspondências e sentir na pele os sentimentos que os personagens sentiram deixou meus olhos úmidos. Além de que, na narrativa em terceira pessoa, Gomyde enfatiza esse charme e paixão na escrita de cartas.

Quarto: ótima escrita. O estilo de Gomyde guia o leitor fluidamente, pois não houve nenhum momento em que eu quis parar porque o andamento estava lento. Havia sempre alguma coisa que me atraía ao próximo capítulo. Gomyde é criativo com as palavras e com a forma que escreve as cenas, desde as comuns até as mais complexas. Além disso, a revisão e ortografia estavam perfeitas - esperamos nada menos de um escritor do nível do Maurício.

Quinto: se você acha que os quatro anteriores não foram suficientes, serei o mais sincera possível. O Maurício, tem uma capacidade inata de contar histórias. Sabe exatamente o que fazer para entreter seu leitor e desejar logo outro livro seu. Não vou compará-lo com algum outro autor de sucesso - pois ele é conhecido como o Nicholas Sparks brasileiro - porque é impossível: não há um escritor como Maurício, ninguém que consiga copiar sua essência ou dizer que é cópia de alguém. Esse escritor conquistou meu orgulho e meu respeito, fazendo todos os meus sentimentos mais puros aflorarem com cada livro, escritos com maestria e por um escritor que ainda tem muito céu pela frente.

Leu? O que achou? Não leu? Tá esperando o que mesmo?

site: http://omundosecretodavick.blogspot.com/

Letícia 03/02/2016

Magnífico!
Caraca, moleque! Estou extasiada com essa leitura. São precisamente 02:41 e fiquei super com gosto de "nãooo, preciso de mais!!!". Juro que eu queria um pouco mais, o final foi tão lindo que não evitei esse sentimento.
No começo do livro eu não tava gostando muito, queria logo chegar na parte central da história. Mas a espera valeu a pena.
Eu super me identifiquei com a história, pois eu já vivi paixões virtuais. E vivi um amor a distancia tão forte quanto o da história. Mas não é qualquer amor a distancia. É me sinto em êxtase por ler algo que me descreve de uma forma completa. Apesar de que a minha realidade não tenha sido tão boa quando a da Marina.
Não sei fazer resenhas dizendo como é a história em questão, só consigo expressar meus sentimentos sobre a leitura.
Vou tentar: Mariana, 25 anos, estudante de moda, concursada pelos Correios. Belo dia uma carta "cai" na vida dela e dai em diante tudo muda. Tudo!
Maravilhoso. Leiam leiam leiam.

Allan Ribeiro 01/04/2016

Abandonei
Abandonei esse livro, senhor do céu! Muito forçada essa personagem principal, me deu nos nervos! Não sou obrigado...

Fernanda 04/04/2016

Fofo, divertido e gostoso. A capa é linda. Amo livros de cartas.
Um conto de fadas moderno, com referências pop e uma história de amor poderosa.
Autor nacional favorito.

Hanna B 03/03/2016

Puro amor.
A história desse livro é tão doce e tão gostosa de ler, que não consegui largar a leitura. Li em uma sentada. O Maurício é um grande contador de histórias e já estou ansiosa para ler o seu próximo.5 estrelas.

Juh Claro 22/02/2012

Lindo e apaixonante
Já tinha me encantado pela escrita do Maurício em sua outra obra, O Mundo de Vidro, e quando lia as resenhas dessa outra obra dizendo que ele havia se superado e trazido uma história mais linda ainda, não coloquei tanta expectativa, mas todos estavam certos. Ainda Não Te Disse Nada é lindo demais!

O livro nos conta a história de Marina Albertini, filha de italianos, natural de São Pedro da Serra e moradora da grande São Paulo. Estuda Moda e trabalha em uma agência dos Correios para pagar suas contas. Tem duas ótimas amigas, Francesca e Thaís, uma colega de trabalho muito amável, Dona Jane, e uma paixão gigantesca por Paris.

Narrado em terceira pessoa com o foco em Marina, é impressionante com o Maurício conseguiu escrever e descrever tão bem sentimentos, ações e visões de uma personagem feminina – cá entre nós que não é tão fácil assim saber como funciona uma cabeça feminina, não é? Mas, dentro do possível, o autor conseguiu fazer isso muito bem, tornando a história fácil de ser envolvente com os leitores.

A vida de Marina é como de qualquer estudante: trabalha para se bancar, estuda para se formar e ter um emprego bom e não tem muito tempo para a vida social. Todos os dias antes de ir para a faculdade ela passa em uma livraria onde troca poucas palavras com Seu Patrício, pega sua bebida e vai correndo para a aula, onde é paquerada pelo professor que todas as meninas – menos ela, deseja, o Luca. Mas um dia sua vida começa a mudar. Lá nos Correios, ela e Dona Jane percebem que uma menina ruiva posta cartas escritas à mão e ambas se surpreendem com isso, já que é algo incomum nos dias de hoje. É em uma das idas à livraria que Marina encontra a menina ruiva e decide pergurtar porque ela envia cartas à mão ao invés de trocar emails.

"A ruiva parecia feliz por ter despertado a curiosidade.
- Eu tenho um negócio pequeno na internet. Um site chamado “O Anjo Carteiro”… Faço do meu trabalho o que muitas pessoas evitam. Ou porque não têm tempo… Ou porque não querem mesmo.
- Qual trabalho?
- Já ouviu falar em ghost-writter?
- Hum… Já. Aquele esquema de o autor contratar alguém para escrever por ele, né?
- É mais ou menos isso, com menos glamour e mais paixão. O mesmo profissionalismo – arregalou os olhos azuis.
- Pedem pra você escrever cartas, então.
- Em linhas gerais, é por aí. Pagam pra que eu escreva. E finjo ser a pessoa que me pedem que seja."

O que não estava nos planos de Marina após conversar com a ruiva, era tomar o seu lugar depois que ela faleceu. Sim, Marina continua o trabalho de Julia (a ruiva), se correspondendo com Heitor, um senhor que está em uma casa de repouso em Porto, Portugal, se passando pela “amada eterna” dele, trocando correspondências e acendendo algo dentro dela que ela nem imaginava que existia. Conforme as cartas vão e chegam, Marina começa a responder como se fosse ela mesma e não mais a pessoa que ela estava fingindo ser e é aí que está a melhor parte da história.

Vou confessar que no meio do livro já imaginava o que aconteceria, mas ainda fiquei na dúvida quando fui chegando aos últimos capítulos – porém fiquei feliz em saer que eu adivinhei certo e adorei o desfecho dessa história linda e cativante.

Recomendadíssimo a todos que querem se apaixonar da forma mais inesperada.

-> http://juhclaro.popfics.com/?p=2319

Roberta 02/01/2012

Resenha | Ainda Não Te Disse Nada
para ler no blog: http://artbooks.blogspot.com/2012/01/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Título: Ainda Não te Disse Nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Número de Páginas: 231
Ano: 2011
Resenha:

Marina, veio do interior para a grande cidade de São Paulo pois queria ser muito mais do que uma padeira - já que herdaria a padaria do pai, um típico italiano - ela queria ser estilista e por isso, quando aparece a oportunidade de ir para São Paulo e fazer uma faculdade para que enfim ela consiga realizar seus sonhos, Marina simplesmente vai na cara e na coragem. Ela trabalha nos Correios e é aí que o seu destino começa a mudar.

"(...)
'Ninguém mais escreve cartas hoje em dia', Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo. (...)"
(GOMYDE, Maurício, 2011, Ainda Não te Disse Nada)

Cartas escritas à mão eram tão difíceis de serem postada que Marina já estava desistindo, já que nos dias de hoje a maioria dos postais enviados são profissionais ou qualquer outra coisa, menos uma carta escrita à mão, cheia de sentimentos. E é até que então, uma moça bonita entra nos Correios e despacha uma carta com Marina. E escrita à mão! Marina se encantou na hora. Gostaria de saber para quem essa moça sempre enviava essas cartas...
Até que por sorte do destino, Marina encontra com a moça das cartas, Julia.

Julia é um Anjo Carteiro.
Ela é contratada para escrever cartas à quem não conhece.
Usualmente uma pessoa contrata os serviços de Julia para que envie cartas em nome de antigos amores, amizades... Que se passe por essa pessoa.

Marina de início não acha que isso seja uma coisa certa a ser feita, pois seria enganar a pessoa que está recebendo esssas cartas, certo? Nem Marina sabe o que pensar sobre isso tudo no final das contas. Ao mesmo tempo que é errado, não é tão errado assim, já que essas cartas trazem conforto as pessoas que às recebem, fazem-los sentir-se lembrados, amados, tudo o que pode ter sentido falta durante a vida com a ausência dessa pessoa, deve estar sendo recompensado com o recebimento dessas cartas. É! Não deve ser de todo errado mesmo ser um Anjo Carteiro.

Marina soube que algumas correspondências estavam sendo devolvidas pois a dona da caixa postal não estava mais verificando-a com a frequência que os Correios exigem. E já que o caminho para a casa do destinatário era o mesmo que o seu, ela resolveu levar a correpondência ela mesma. E foi lá que ela descobriu que Julia, a dona das correpondências, havia morrido.
E agora? Ela era tão jovem.
E havia uma correpondência a ser entregue... Que estava nesse exato momento em suas mãos.
Sabendo que Julia era um Anjo carteiro, o que fazer? Deveria ler e responder a carta ou fingir que o destino nunca havia lhe pregado esta peça e que ela não deveria de maneira alguma respondê-la ou sequer lê-la?

É aí que a trama toda se desenvolve.
E é aí que a vida de Marina dá uma reviravolta.

Ela conhece Heitor, um senhor já de idade que é quem responde as cartas achando que Marina era uma antiga namorada, Milena.
Marina se vê envolvida na história dos dois, como poderia ela levar essa história adiante? Ela deveria continuar escrevendo à ele como vinha fazendo?

O livro é escrito de uma maneira maravilhosa, o autor soube bem quais palavras escolher para escrever cada linha deste livro, o modo como descreve os lugares, as pessoas, é incrível. Por isso peço que leiam e se encantem do mesmo modo que eu me encantei com a história, pois vale a pena deixar que o sentimento tome conta de você enquanto você lê este livro maravilhoso. Super indico.