Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Lelê 01/03/2012

Resenha: Ainda Não Te Disse Nada
Marina, uma mulher bonita, estudante de moda e funcionária do correio. Filha de um padeiro muito carinhoso e de uma verdadeira mama italiana, tem mais dois irmãos muito simpáticos. Marina Albertini vive sozinha na cidade por causa do trabalho e do estudo, enquanto sua família vive no interior. Marina tem ainda duas grandes amigas, Francesca e Thaís. Uma amizade muito sincera, na verdade sem essas amigas, talvez, ela não seria a grande mulher que é.

Contado em terceira pessoa, o livro fala de amor, de um amor improvável.

Acidentalmente, cai nas mãos de Marina uma carta. Carta essa escrita por um anjo carteiro (pessoa que recebe dinheiro para enviar cartas). Mas quando ela decide devolvê-la, descobre que não mais conseguirá fazer isso.

Marina lê a carta e se impressiona com as lindas palavras de amor de Heitor para Milena. Ela resolve então respondê-la. E assim Marira se torna Milena.

Fora a estória de todo o romântismo envolvido, o livro ainda tem várias passagens muito engraçadas.

"- Hum... É como diria Bob: "Tem horas em que

a gente tem que absorver".

-Bob Marley disse isso?

-Bob Esponja."

Pag. 109

"Foi até o portão, incrédula, beijou a palma da

mãe e soprou. Ele jogou fora o resto da maçã,

pulou, simulou uma ponte, agarrou o beijo,

colocou na boca, rolou no chão, levantou,

bateu as mãos na bermuda e gritou:

- Vai com Deus, deusa!"

Pag. 110

Marina sabia com as trocas de cartas que Heitor era um senhor com no mínimo 70 anos e que morava em uma casa de repouso em Portugal.

Um amor eterno que nasceu de um dia para o outro. Confuso? Estranho? Não, definitivamente não. Até porque o amor nasce assim mesmo.

"Sei que a alegria da juventud, que o

tempo rouba de todo mundo, ainda

mora em alguma parte das idéias,

minhas lembranças, meus anseios."

Pag. 105

"Como diria Neruda: Saudade é

amar um passado que ainda não

passou; é recusar um presente

que nos machuca; é não ver o

futuro que nos convida..."

Pag. 105

Uma leitura rápida e deliciosa. Me fez bem passar algum tempo lendo as castas de "M" e "H". As confissões dos dois. Passar algum tempo lendo os diálogos que ela tinha com suas amigas incríveis, com seu vizinho de quinze anos muito engraçado e safadinho. Com Luca, seu professor lindo e de péssimos modos. Com Dona Jena, colega de trabalho, o tipo de mulher que leva a frase: "Fazer o bem sem olhar a quem" ao pé da letra. Com seu Patrício, dono de uma livraria-café. E claro, com a família Albertini.

Enfim, esse livro bem que poderia virar filme!!!

Leia mais: http://leletapias.webnode.com.br/news/resenha%3a%20ainda%20n%c3%a3o%20te%20disse%20nada/

Carlinha 18/03/2012

Marina nasceu em uma tradicional família italiana, residente no interior de São Paulo, filha de padeiro cujo o sonho de sua família era que ela seguisse a profissão do pai. Mais Marina quer muito mais da vida, e decide correr atrás de seu sonho de ser uma estilista famosa, ela deixa sua cidade para estudar moda na capital, mais para financiar os estudos Marina começa a trabalhar em uma das agencias dos correios.

"Desde que inventaram a internet, os Correios viraram só um lugar pra despachar encomenda e pagar conta. Ninguém mais manda carta. Agora só querem saber de e-mail e sei mais lá o quê". (página 17)

Em um belo dia, Marina se surpreende quando uma jovem muito bonita ruiva vem postar uma carta escrita à mão... Marina está tão acostumada a apenas despachar encomendas e fazer pagamentos de contas que fica espantada.
Essa mesma jovem possue um negócio chamado “O Anjo Carteiro” que mantém correspondências com pessoas mediante o contrato de outra que supostamente deveria “receber” as cartas e respondê-las.
Responsável de contatar o dono da caixa postal 787. Sendo que a caixa postal estava inativa havia mais de 15 dias... e então Marina teve que abrir, e para sua surpresa... (leia o livro) hehehe!

Marina não conseguiu deixar de se corresponder com o remetente da caixa postal, um senhor de idade, que mora em Porto, Portugal, chamado Heitor e Marina se passava por uma pessoa chamada Milena. Mas as cartas levavam em média 25 dias para chegar, serem respondidas e enviadas novamente. Enquanto isso a vida de Marina seguia normalmente.
Começou a namorar seu professor Luca, mais depois de algum tempo por uma confusão e mal entendido eles terminam o namoro. Marina tem uma grande oportunidade de criar um modelo para um concurso cultural para alunos de design de moda para um estágio em Paris. Marina se inspira na história de amor de Heitor no passado.

"Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida"... (página 105)

Não posso deixar de falar sobre as duas melhores amigas de Marina, Francesca e Thais, sabe aquelas amigas que sempre estão ali para te dar aquela força e quando necessário dar aquele puxão de orelha, são elas, claro de uma maneira muito divertida sempre. Elas fazem muita diferença na historia, ri muito com ela e delas. Ainda tem Otavinho, o menino de 15 anos apaixonado por Marina. Os irmãos e a família de Marina também são show de bola... *---*

Simplesmente amei o livro em todos os aspectos. Desing, história, diagramação etc... Tudo muito perfeito! Parabéns Maurício!

Super recomento a leitura!!!

Renata Mascari 12/08/2012

Ainda não te Disse Nada
“Ninguém mais escreve cartas hoje em dia”

O livro conta história de Marina Albertini, uma jovem bonita, romântica e com o grande sonho de ser estilista, amava o mundo da moda.

Saiu da casa de seus pais, no interior, onde tinham uma padaria, pois não queria seguir a profissão de padeira, foi morar em São Paulo e lutar pelo seu sonho. Lá trabalhava no Correio e fazia faculdade de moda.

Sonhava também com um amor, mas queria que tudo acontecesse naturalmente, nada de ficar correndo atrás.
Até que um dia uma carta caiu em suas mãos e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que sempre sonhou, e a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo.

Me surpreendi com “Ainda Não Te Disse Nada”, imaginei que o livro fosse bom, mas ele é muito bom!!!
Gostoso de ler, a linguagem que Mauricio Gomyde usa é bem legal, me identifiquei bastante, parece quando estamos conversando com as amigas, nada de formalidades, muito natural!

A leitura é rápida, pois a história prende o leitor, é muito legal!

Super recomendo!! Vale muito a pena!!

Até mais = )

Literatura 02/07/2012

Com você não tem segredo
Gosto de ler os livros e sempre ter a perspectiva de uma palavra que possa defini-los. Na íntegra, faço isso com tudo: coisas, pessoas e situações. Eis que procuro na minha cachola uma única palavra que expresse o que preciso. Adoro!

E Ainda não te disse nada (236 páginas, Ed. Porto 71) de Maurício Gomyde - não iria fugir da minha rotina espacial. A palavra refletiva foi Destino, que segundo o dicionário Aurélio significa ‘1. Sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes de sua vontade; sorte, fato. 2. O futuro. 3. Aplicação, emprego. 4. Lugar onde se dirige alguém ou algo; direção.’

“Sempre ouviu que cada um é o resultado de suas escolhas e experiências. Mesmo que imperceptíveis, uma palavra, uma cena, uma situação, essas mínimas coisas são capazes de mudar uma pessoa. Para melhor ou pior. A passagem de Júlia por sua vida foi rápida e transformadora, mas só agora pôde dar-se conta daquilo.”

Marina, protagonista da história, sentirá que a força das palavras escritas com paixão podem direcionar nossas vidas à rumos jamais pensados. Que as palavras possuem vida própria e que são capazes de nos fazer repensar nossas próprias perspectivas junto à vida. Que tempo e espaço não são capazes de apagar a chama da paixão que reside em cada coração humano. E que tudo que é construído com amor e paixão eleva-nos ao cosmo.

O que primeiro prendeu minha atenção no livro foi a capa. Achei-a super poética. Ainda continuo vidrada na capa, é linda! Árvore, cartas, violão e cadeira de balanço são iguais à vida, evolução, comunicação, registro, constituição, instrumento, música, assento, repouso, descanso e paz. Afirmo que essa é uma interpretação pobre, mas que traz um resumo do que senti ao vê-la.

Veja resenha completa no Literatura:

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Ainda Não te Disse Nada
Esta resenha foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

Assim que surgiu a oportunidade de firmar uma parceria com o autor Mauricio Gomyde fiquei muito entusiasmada, pois há tempos queria ler "Ainda não te disse nada" e esta seria a ocasião perfeita. Mauricio Gomyde é paulista, são-paulino (ganhou mais ainda minha simpatia), mora em Brasília e tem muitos talentos: canta, escreve e compõe. Creio que assim como um pintor deixa suas digitais nos quadros que pinta, um autor também deixa transpassar para o papel um pouco daquilo que ele é, e o que cerca seu cotidiano.
O enredo que Mauricio constrói é cheio de citações a músicas e cantores. A história possui sua própria trilha sonora que pode ser ouvida pelo leitor no canal do youtube. Resumidamente, "Ainda não te disse nada" conta a história de Marina, uma típica menina do interior que trabalha e luta para tornar-se uma estilista famosa. Sua família tem uma padaria e ela deveria seguir os passos de seu pai e assumir os negócios, mas a vida que ela quer construir está muito longe dali. Ela é estudante de moda e trabalha em uma agência dos Correios para poder sustentar-se até terminar os estudos e construir uma carreira estável. Em um dia de trabalho, Marina e uma amiga conversavam sobre como as pessoas não escreviam mais cartas nos dias de hoje. Mas por obra do destino, ela se vê com uma correspondência nas mãos, que mudará o curso de sua vida.
Marina pode ser qualquer um de nós: ela tem seus sonhos e corre atrás de torná-los concretos, trabalha, estuda e divide seu tempo entre sua família e amigos. As amigas de Marina, Francesca e Thaís são personagens cativantes. Com seus dramas pessoais, paralelos a vida de Marina, elas trazem mais vida para a narrativa. Thaís quer ser escritora, e vive com um gravador para não perder frases de efeito e potenciais novos personagens para suas histórias. Já Francesca tem uma filha e fica dividida entre voltar com seu ex ou seguir em frente. Mas ambas são engraçadas, descontraídas e são como a família de Marina em São Paulo.
Entre as idas e vindas de sua vida, Marina mal sabe o que o destino reservará para ela e que sua vida tomará rumos não traçados por ela. Uma personagem bonita, mas que não se deixa ter vantagens por conta de sua beleza, decidida, sonhadora, mas sem tirar os pés do chão. Mauricio escreve de forma inspiradora, leve e descontraída, incrementando o grande time de escritores brasileiros que tem surgido a cada dia.

Citações

"A vida real não tem paixão. A fantasia tem." Página 123

"Passaram o final da noite conversando. Não mais sobre homens. Naquela noite, eles não mereciam." Página 149

Boa Leitura,

Equipe TriBooks - Paula

TRISORTEIO (Até 30/05/2012) - http://tribooks.blogspot.com.br/2012/04/resenha-ainda-nao-te-disse-nada-de.html

Juliana ;* 08/04/2012

Como deixa bem claro em todo o livro, Marina não nasceu para levar e trazer histórias, nasceu para ser a história, e é. É romântica e sensível sem deixar de ser realista e independente. Apesar de sonhar e manter os seus sonhos, mantêm os pés no chão e luta para alcançar os objetivos estipulados.Tem a sua personalidade e suas manias. A mais marcante, no meu caso, foi a de fazer listas de músicas de acordo com a inical do cantores ou das bandas. Isso é muito interessante porque causa uma certa identificação com os leitores, ou pelo menos causou em mim. Em todos os momentos da minha vida eu tive uma música que acompanhasse. Como se representasse tudo aquilo que sentia.

Por estar tão acostumada a apenas receber encaminhar encomendas e efetuar pagamentos de contas, se surpreeende quando uma moça jovem e bonita vai até o correio entregar uma carta, escrita a mão. Com o avanço da tecnlogia e com o uso frequente da Internet ninguém mais enviava cartas, muito menos escritas com paixão. Marina ficou tão impressionada com a garota, que ao encontrá-la num café que costumava frequentar para desenhar e ler sobre as últimas tendencias da moda, decidiu conversar com ela e matar sua terrível curiosidade. E é a partir dai que sua vida muda radicalmente.

Apesar de não ser o primeiro livro que li do autor, "Ainda não te disse nada" me surpreendeu de forma muito positiva.

É interessante perceber que apesar do autor ter sim o seu modo de escrever, apesar dos seus livros serem romãnticos e ao mesmo tempo engraçados, eles são diferentes. Eles contam histórias diferente de formas diferentes apesar de ambos carregarem a mesma essencia. E o Maurício, soube fazer isto de forma muito bem feita, pois soube manter o bom humor, que foi o que mais marcou em "O Mundo de Vidro", porém de forma mais sutil. Como se tivesse ocorrido um amadurecimento das obras.

É como se os leitores acompanhassem este amadurecimente e amadurecessem junto com o livro.

A Marina consegue sair do rótulo de mocinhas frágeis, inseguras e vítimas de determinada situação sem deixar de se encaixar neste grupo. Porque apesar se ser frágil ela e forte, apesar de ser insegura ela é confiante e apesar de ser vítima de uma situação, não encara desta forma. É uma mulher, uma mulher normal, com altos e baixos. E talvez seja isso o que me encantou no livro, além da fantástica história de amor é claro.

O livro é completamente envolvente, talvez por ser realmente real. Quando lemos, é como se estivessemos vendo de fato os seus personagens e seus cenários. Com se estivéssemos ouvindo as músicas com a Marina. O livro desperta em cada um, sentimentos diferentes e em momentos diferentes. É como se nos transformassemos em Marina, que por sua vez se transforma em Milena. Enfim, é como se fossemos mais um "M" da história.

Além de tudo isso, é satisfatório ver que todos os personagens presentes no livro, desde o atendente do café até a própria Marina tem grande importância no decorrer da história. Essa característica faz com que cada pessoa se identifique de verdade com os personagens, uns mais outros menos. Mas, como não poderia deixar de ser, o livro tem momentos de muito humor. Os diálogos entre Marina e as amigas, os exageros de Tiziano (irmão de Marina), e é claro, Otavinho! O vizinho adolescente que todos sonham em ter.

Não posso deixar de falar da imensa beleza das cartas lidas e escritas pelos personagens. Cada uma tem um significado, e todas são lindas. Mesmo aquelas que não foram enviadas por medo ou insegurança. As rosas e seus significados presentes na escrita deixam tudo com certo perfume. São emocionantes! Provocam leves sorrisos, grandes alegrias. Pequenas lágrimas e grandes angústias.

A leitura é agradável e leve e faz com que todos leiam rapidamente apesar de não quererem que a história termine.

Enfim, a única coisa que posso fazer é agradecer ao Maurício por me proporcionar este grande prazer. Por me fazer sentir como se a história também fosse minha.

J.

Tribo do Livro 07/04/2012

Sinopse

Resenha por Ver Sobreira

Índios, hoje estou apresentado para vocês um dos livros de um autor parceiro do nosso blog.

Hoje em dia, um hábito que há séculos passados nos comunicava fico perdido no tempo. Escrever uma carta praticamente não existe mais. Emails, SMS, entre outros, tomaram o lugar das cartas de antigamente. Cartas que às moças perfumavam para mandar aos seus amados, cartas com notícias boas ou ruins, cartas, que sejam.

Em Ainda não te disse nada um novo talento da literatura brasileira aborda isso, entre outras coisas, esse é Maurício Gomyde. Este é seu segundo livro, é através das redes sociais, fazendo parcerias com blogs literários que o escritor vem divulgando com muito sucesso.

Agora vamos falar um pouco de Ainda não te disse nada.

É a história de Marina, uma jovem do interior que sonha trabalhar com moda, ser uma estilista famosa, ir a Milão. Para isso, vai para a cidade grande, começa a trabalhar nos Correios e cursa a tão sonha faculdade de Moda à noite. E por conta de trabalhar nos Correios ela acaba se envolvendo com o "Anjo carteiro".

Além de Marina, temos suas amigas Thaís e Francesca. Luca, o professor de fotografia na faculdade que Marina cursa e que se diz "caidinho" por ela, mas Marina não acredita muito nisso. Ele vive chamando a moça para um encontro, que as amigas apoiam e sempre incentivam. Pelo seu lado Marina tem medo de se envolver, pois Luca é cobiçado por toda às mulheres da faculdade. Seu envolvimento com ele, como previu não dá certo. Marina é uma moça de interior, mas sabe o quer é determinada, decidida e batalhadora ; além do mundo da moda quer conhecer alguém que a complete e a faça feliz. Romântica, busca um amor especial, apesar de não querer admitir.

É justamente por isso que se envolve com o "anjo carteiro", uma moça que escreve cartas românticas se passando por outras pessoas. Por conta disso também acaba por envolver-se na história de amor de Heitor e Milena, um casal que não se vê a mais de 40 anos. Marina se apaixonando pelas histórias, palavras e sensibilidade de Heitor, mesmo sabendo que ele deve ter mais de 70 anos. Existe a carreira a seguir, uma parte muito importante de sua vida . A busca de Marina por sua realização profissional a leva até Paris. No caminho ela resolve fazer escala na cidade do Porto para conhecer Heitor e esclarecer toda situação. Mas esta viagem aguardam grandes surpresas para ela.

Ainda não te disse nada é um romance moderno, com ares antigo. Maurício Gomyde escreve facilmente sobre o universo feminino e suas inquietudes, as conversas, as impressões e ansiedades com relação aos homens, enfim tudo. Nos comentários de Marina e suas amigas não percebemos nenhuma influência do universo masculino, nem todo autor consegue isso. Gomyde penetra no campo psicológico da personagem Marina e faz dela um espelho de muitas mulheres modernas. Carreira ou amor? Como ter os dois e ser feliz?
Tenha certeza de uma boa leitura e algumas reflexões sobre estas perguntas.

Danni 28/04/2012

"[...] Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."
"...Largo a espera e sigo o sul.Fica forte,sê amada.Quero que saibas que ainda não te disse nada...Pede-me a paz,dou-te o mundo..."

Marina trabalha nas agências dos correios, e sonha em ser uma estilista famosa. O que ela não esperava é que com a tecnologia de hoje em dia, em e-mails, pessoas ainda escrevessem cartas.E é numa dessas que muda sua vida...

Ainda não te disse nada, é um livro bem seção da tarde. Gostei da estória, é emocionante. A única coisa que me incomodou um pouco foi o diálogo dos personagens "português bem popular".
Tirando isso, vale apena ler o livro!

Vanessa Sueroz 13/07/2012

Ainda não te disse nada
“Ninguém mais escreve cartas hoje em dia”, o livro começa e termina justamente por causa desse pensamento de Mariana.

Mariana é de uma familia Italiana, porém mora em São Paulo e sonha em ser uma estilista famosa e uma moça muito romantica, que sonha em encontrar o principe encantado montado em um cavalo branco, porém ainda não conseguiu esse feito e trabalha em uma agência dos Correios, ela vê as pessoas diáriamente mandando encomendas de um lado para o outro, mas dificilmente vê alguém mandando cartas escritas a mão, até que um dia uma carta assim vai para uma caixa postal que o dono não aparece há muito tempo e Mariana resolve ajudar e ir entregar a carta pessoalmente ao dono, mas acaba por ficar com a carta em sua mão, mudando totalmente a sua vida.

Duas personagens que aparecem bastante do livro são as melhores amigas de Mariana Francesca – divorciada e tem uma filhinha – e Thaís – que é escritora.

Resenha completa em: http://blog.vanessasueroz.com.br/ainda-nao-te-disse-nada/

House of Chick 04/05/2012

“Ainda não te disse nada” conta a história de Marina, uma jovem muito bonita que sonha em ir para cidade grande. Filha de um italiano padeiro ela não deseja seguir com os negócios da família. Quando surge uma oportunidade Marina vai para São Paulo em busca dos seus sonhos: achar um amor para sua vida e seguir uma carreira de moda, já que ela quer se tornar uma estilista renomada.
Precisando de um emprego para pagar as suas despesas em sua nova cidade, Marina realiza um concurso público para trabalhar nas agências dos Correios. Ela não esperava ir trabalhar nos correios, já que isso nunca fora parte dos seus planos, mas acaba sendo lá que a nossa protagonista vai trabalhar.
Em seu trabalho ela fica pensando que ninguém manda mais cartas de amor, a maior parte das pessoas enviam pacotes. Quando ela repara em uma garota ruiva que vai repetidas vezes ao correio enviar cartas, ela fica interessada em saber sobre a história da menina, já que não é muito comum as pessoas escreverem cartas nos dias de hoje.
Mas assim que ela tem oportunidade de conhecer a tal ruiva, ela fica sabendo que o seu nome é Julia e que ela trabalha mandando cartas como se fosse outras pessoas. No início, ela acha que aquilo tudo é errado, já que Julia está enganando pessoas, mas depois de um tempo analisando a situação ela entende que ela pode estar ajudando alguns idosos solitários e transformando seus dias e suas vidas para melhor.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/01/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Kelly SB 13/06/2012

APAIXONANTE!
"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Eis mais uma perfeição de Maurício Gomyde! É o seu segundo livro e a diferença do primeiro é gritante! Ok, eu amei O Mundo de Vidro! ele possui uma história linda e envolvente, mas nada que se compare a Ainda Não Te Disse Nada, que além de possuir essas duas características indispensáveis em um bom livro, ainda é surpreendentemente apaixonante!

Marina Albertini, de família italiana, mora em São Paulo. Estuda moda e sonha em ser uma estilista de sucesso. Trabalha em uma agência dos Correios, envia e recebe encomendas de todos os lugares do mundo e pensava que ninguém mais, com a correria da vida, parasse para escrever cartas, até que um dia, por acaso? Destino? Eu acredito mais que por "aproveitamento de situação" rs uma veio parar em suas mãos e ela entrou em uma história que jamais pensou que pudesse viver. Não vou detalhar muito pra não estragar a surpresa maravilhosa que esse livro revela.

Marina tem duas amigas, Francesca e Thaís, que estão sempre ao seu lado. Francesca é divorciada e tem uma filha, Ciça. Thaís é escritora, namora Antônio há um certo tempo e também estuda moda. As três são da mesma turma na faculdade.

A história gira basicamente em torno de Marina, que é do tipo romântica ao extremo que sonha em encontrar o seu príncipe encantado. Porém, tem sempre um pé atrás nos relacionamentos, acredita que existe alguma coisa de errado com ela e que nunca vai encontrar seu verdadeiro amor, alguém que te complete e que seja o homem dos sonhos de qualquer uma.

Quando eu disse que a diferença entre os dois livros do autor é gritante eu me referi à estrutura geral da obra (não adianta, pode parecer loucura, mas eu sempre comparo um livro com o outro). Maurício escreveu de forma simples mas tão bem escrita, que nos permite entrar no mundo secreto de Marina e sentir cada emoção das cartas que ela recebeu ou escreveu, como se estas tivessem sido escritas a nós ou por nós mesmos...

Leia a resenha completa em: http://cademinhafluoxetina.blogspot.com/2012/06/na-cabeceira-003-ainda-nao-te-disse.html
Marina 15/06/2012minha estante
Eu também penso que ninguém mais escreve cartas hoje em dia. E olha só, a personagem tem meu nome rsrs'

Kelly SB 15/06/2012minha estante
Menina, por falar em ninguém mais escrever cartas, eu to participando de um clube onde a gente troca cartas! Recebi a primeira hoje com vários marcadores, amei!

Marina hahhaha a personagem tbm é gente boa! sorte sua rs

Julia G 25/09/2012

Ainda não te disse nada - Mauricio Gomyde
"- Ih, desse jeito você nunca vai saber qual é o prazer de escrever... Fechar o envelope... Selar...
Marina acompanhou, de boca aberta, o ritmo das palavras da Dona Jane.
- ... Postar... Esperar a resposta por dias... Receber... Saborear a letra da pessoa... Imaginar o momento em que ela escreveu cada linha - Dona Jane olhou para cima, fechou os olhos, sorriu e continuou, lenta: - Não vai saber como é bom sentir a presença da pessoa ali... Naquele papel [...]" (p. 18)

Existem algumas histórias com o poder de sugar o leitor para além daquilo que está escrito; as palavras já não são mais vistas como palavras. O que se vê são imagens, são sorrisos, e até sentimentos. E foi exatamente assim que se desenvolveu Ainda não te disse nada, de Mauricio Gomyde.

Com o sonho de buscar seu futuro no mundo da moda, como estilista, Marina deixa a família e a pequena cidade onde creceu para tentar o mundo em São Paulo. Na escola de moda onde estava matriculada, fez algumas amigas para a vida toda: Francine e Thaís. Assim como também Dona Jane, sua colega de trabalho na agência dos Correios.

Sua rotina não poderia ter outro nome, principalmente porque, todos os dias, seus horários e atividades se repetiam. Até que, por um encontro brevíssimo com Julia - uma cliente da agência onde trabalhava -, tudo mudou. Ela, que pensava que ninguém mais mandava cartas hoje em dia, se vê com uma em mãos, e precisa decidir se assume a incumbência de responder, para não deixar que aquelas belas palavras de Heitor tenham sido registradas em vão. E escrever uma carta de resposta poderia ser muito mais importante para Marina do que ela poderia supor.

Com uma narrativa e linguagem simples, Mauricio Gomyde consegue encantar. A proposta do texto também preza pela ausência de complexidade, mas é este aspecto que torna a leitura tão prazerosa. Nas belas frases inseridas nas páginas do livro, pode-se tirar tantas lições quanto se desejar. Mas a principal delas, é sobre a força dos sonhos, especialmente quando se tem os pés no chão.

Os sonhos que Marina não são poucos nem fáceis. Mesmo assim, ela sabe que não pode perder o foco e simplesmente devanear. Ela luta por eles de maneira racional, trabalhada, metódica. E sabe-se que é essa a diferença entre quem apenas sonha e quem busca e consegue realizar.

Apesar de algumas passagens com os personagens secundários estarem ali apenas para mostrar os que se faziam presentes na vida de Marina, sem uma relevância real para a história, eu gostei muito da maioria deles. Os irmãos da protagonista eram especialmente interessantes, ainda mais quando tinham personalidades tão diferentes, como opostos que se complementavam. Francine e Thaís davam um ar de graça à trama, e apesar de não ter criado um vínculo mais aprofundados com as personagens, gostei muito delas.

É impossível deixar de gostar do livro, e eu fiquei suspirando com o final. Ainda que eu soubesse, antes de ler, o que realmente iria acontecer no final por dedução, nada tirou seu brilho. Acho que apenas fiquei querendo mais, aquele epílogo não foi o suficiente para mim. Para os que gostam de um livro leve e um romance fofo é mais do que indicado.

pordiegofranca 09/06/2012

Ainda não te disse nada
Realmente o título do livro já é uma surpresa. Surpreendente também é a emoção que o autor desperta num livro com palavras e um modo simples e divertido de ser escrito.

Cartas de amor tornou uma raridade nos dias atuais e é sobre isso que Maurício Gomyde aborda em seu livro.
A história de uma bela moça do interior que saiu de sua cidade para tentar a vida em São Paulo. Sonhando em ser uma estilista famosa, Marina corre atrás de seu sonho todos os dias com garra. Em seu trabalho num correio conhece uma garota que vai mudar a sua vida. E é aí que aparece a idéia de que "ainda não te disse nada".

É um livro divertido, romântico e bem fácil de ler. São palavras simples e que conseguem emocionar fácil o leitor. Não perca tempo e procure esse livro. Com certeza vão amar.

Moonlight Books 15/11/2012

Ainda não te disse nada, resenha de Cida Oliveira
Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net/

Este é o segundo livro do escritor e músico Maurício Gomyde e também o segundo que li, posso dizer que é um daqueles livros que você termina de ler e fica com um sorriso bobo nos lábios.

Vamos conhecer Marina, uma jovem que sonha em ser uma famosa estilista de moda e mesmo tendo como tradição de família a administração de uma padaria, não teme deixar seu lar e este negócio para trás e vir morar sozinha em São Paulo para realizar seus sonhos. Ela trabalha como atendente do correios, passa suas tardes em um café lendo revistas de moda, estuda durante a noite e ainda reserva um tempo para se divertir ao lado das amigas Francesca e Thais. Nossa! Quase esqueço, Marina também é blogueira, não um blog de livros como este, mas um de moda.

Vocês podem perceber que a vida dela é bem agitada e durante esta correria, uma carta de amor chega as mãos de Marina, devido a impossibilidade de ser entregue ao seu destinatário a jovem fica com esta carta e acaba lendo a mesma, não imaginando o quanto sua vida mudaria a partir daquele momento.
Uma carta de dois amantes, que infelizmente não poderá ser respondida, porém seu conteúdo, belo e romântico encanta Marina e com pena de deixar aquele amor morrer, ela resolve responder a carta.

Assim Marina passa a ser Milena, a amada de Heitor, um homem solitário, que vive em um asilo em Portugal e encontra nestas cartas a alegria de seus últimos dias. Marina que sempre sonhou em encontrar um grande amor, percebe em certo momento, que Milena não existe mais, que cada palavra escrita vem de si, a mulher apaixonada que agora escreve é ela mesma. As cartas trocadas são pura poesia, delicadas e singelas, são acompanhadas com pétalas de rosas e muita emoção. Eu ficava na expectativa, junto com Marina, para ler as próximas.

Logo tudo muda e Marina precisa decidir o que fará com este amor.

Ainda não te disse nada é um livro com uma bela história de amor e com personagens extremamente humanos, dá até vontade de convidar todos eles para tomar um chocolate quente na sua casa.

A protagonista é vibrante, sonhadora, romântica e muito batalhadora, ela transmite sua energia ao leitor, nos deixando super animados.
Marina é cercada de pessoas incríveis, suas amigas por exemplo são super alto astral, querem que ela namore um professor gatão de qualquer maneira; suas tentativas de convencer a jovem são hilárias, bem como todas as conversas entre elas. Temos também o Sr. Patrício, um velhinho camarada que sempre tem a palavra certa na hora certa e a Dona Jane fiel amiga de trabalho. Não posso esquecer Otavinho, o vizinho paquerador, cheio de frases de efeito, que vão dos pensamentos de Bob Marley, passando por Bob Dylan e terminando com Bob Esponja.

A narrativa é leve e flui super bem, tem uma linguagem muito atual e real, permite ao leitor se ver naquela situação. O universo feminino foi muito bem retratado, acho que o Maurício andou ouvindo muitas conversas de garotas.
O que mais admiro em sua escrita, é a mistura de música ao enredo, não apenas como uma trilha sonora, mas como parte da história, você não lê apenas, você escuta o livro, canta e dança com os personagens.
O título do livro é parte de uma canção que confronta Marina no decorrer na história, a letra desta desafia a moça a encarar a verdade.

O livro ainda resgata o prazer de ler e escrever cartas e mostra a triste situação dos idosos esquecidos em asilos por seus familiares. Também nos questiona sobre o ato de mentir, em certos momentos podemos considerar a mentira de Marina errada, mas levando em conta a alegria que dá ao solitário Heitor, pensamos se realmente seus atos não são justificáveis. É uma situação difícil de julgar, no meu caso ainda sou a favor da verdade absoluta, por melhor que tenha sido a intenção.

Este é um livro que me fez suspirar, rir, chorar e acreditar na força dos sonhos e de um grande amor. Com certeza um dos melhores que li, recomendo.

"Nunca havia sido o sonho de Marina trabalhar numa agência dos Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."