spoiler visualizarlialarson 18/01/2024
Perdi 30 anos de vida
Honestamente, eu sabia que o único livro que prenderia minha atenção seria esse, e como eu precisava de alguma leitura em janeiro, baixei pra ler (estarei macetando o livro porque adoro falar mal de livro !!)
no primeiro livro de uma TRILOGIA (com uma impressionante e duvidosa quantidade de vendas), temos o, que muitos chamam de romance, mas eu chamo de problemática, da anastasia steele (mais conhecida como coitada) e christian grey (mais conhecido como criminoso).
essa trilogia foi tão famosa, mas TÃO famosa, que conseguiram arranjar orçamento pra adaptar não só um, como OS TRÊS livros para o cinema e o pior: todos receberam uma bilheteria ENORME.
os primeiros capítulos são focados na apresentação dos personagens, principalmente da ana, mas a questão é que ela não tem personalidade alguma para apresentar, só a coitadolândia que a autora colocou para ela.
mas já o criminoso, ou o christian grey, tem toda uma complexidade e uma profundidade gigantesca, e te dá até uma curiosidade para entender o motivo de ele se comportar assim (ou não).
um dos pontos bem perceptíveis é que a autora gosta de escrever personagens micosos, situações micosas, falas micosas e desenvolvimentos micosos. aqui nós temos um show excepcional de manipulação, ameaças, perseguição e opressão. fico em dúvida do que a autora odeia mais: mulheres, gays ou homens com ficha limpa (considerando que há mais criminosos que não foram punidos além do grey).
não sei se a autora achou que seria uma obra literária se ela escrevesse sobre bdsm sem claramente saber alguma coisa sobre (é bem visível em uma das últimas cenas onde a ana pede para que o grey mostre o pior que ele pode fazer e ele simplesmente faz e com prazer, mesmo sabendo que a ana nem sequer tinha assinado aquele contrato pavoroso).
além de milhões de cenas problemáticas e zero contratos assinados, também temos a escrita de uma garota de 13 anos e autora de uma fanfic no wattpad. a E.L. James simplesmente não consegue escrever com estrutura, ela só coloca as palavras e diz "é isso aí galera, nois escreve nada com nada mesmo porrakkkkkkkkkjk" e os leitores que lutem pra aturar as cenas sem sal algum.
uma coisa muito importante de pontuar é o fato da autora ter simplesmente ignorado o transtorno alimentar CLARO da ana em muitos momentos. há inúmeras cenas onde o christian pede para que a ana coma e ela responde "não estou com fome". além das cenas onde a james quis usar essa de "não estou com fome" para substituir o "quero te comer", o que foi extremamente desnecessário em vários momentos.
depois de falar tão mal desta obra aclamadíssima pelas quarentonas e ter terminado de ler em 4 DIAS, estarei perdendo mais 60 anos de vida ao ler os dois próximos