O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

manumoura18 22/11/2023

Destaques preferidos
"Nunca limite o amor, filho, nunca por preconceito algum limites o amor."

"Ensinava-lhe que era uma pena a falta de leitura não se converter numa doença, algo como um mal que pusesse os preguiçosos a morrer."

"O passado é uma herança de que não se pode abdicar."

Júlia 22/11/2023

Esse livro fala sobre o amor nas suas diversas formas.

Demorei um pouco pra engatar, mas quando entendi a proposta, me apaixonei.

A escrita de Valter Hugo é linda, como se cada palavra fosse pensada. Com certeza quero ler outras obras do autor.

Nota: 8/10

Felipe.Moraes 21/11/2023

O filho de mil homens
Através do realismo mágico o autor conta uma história sobre vazios, afetos e relações humanas. Os personagens vão vivendo suas tristezas e de maneiras nem sempre convencionais vão encontrando a felicidade cada um a sua forma.

Iasmin 21/11/2023

Oh livro lindo, nunca te esquecerei...
Esse livro foi meu guia nesses dias turbulentos de novembro, devido as angústias, eu nem sempre tinha cabeça para ler, mas todas as vezes que consegui folear esse livro, ele me ajudou de formas singulares. É um livro maravilhoso! É prosa, é poesia, e conversa direto com a alma da gente. Alguém me de mais um livro de Valter por favor, tô precisando urgente!

ana paula 20/11/2023

A ausência que nos consome e a presença que nos compõe
Sabe quando você lê algo tão belo, singelo e delicado que da vontade de CHORAR pois vc não consegue acreditar que é possível um ser humano ter tanta sensibilidade assim para escrever sobre questões da alma tão específicas e profundas? Então, essa é a exata sensação que eu estou sentindo agora ao terminar esse livro que com certeza foi uma das minhas melhores leituras esse ano, fazia tempo que eu não me sentia assim! Que escrita linda o Valter Hugo Mãe tem, cheia de simbolismos e significados, o retrato sobre a solidão, as ausências e feridas que todos carregamos consigo, a sensação de tamanho vazio e solidão a ponto de inventar historias, acreditar em nossas próprias ilusões. Querer transbordar para fora em busca de algo que nos complemente, viver um amor de restos, metades, qualquer coisa que supra o nada que nos consome. Valter escancara essa ferida aberta da alma mas ao mesmo tempo, ele trás em sua narrativa um bálsamo para a nossa existência, que é possível inventar uma família, viver a felicidade como os felizes mesmo, que podemos sim transbordar e ser pescador de pessoas, devoradores de horizontes, que somos compostos por todos que vieram antes e depois de nós, sendo assim, não estamos sozinhos, carregamos o mundo em nós. Eu também quero ser mãe de mil homens e mil mulheres, Valter.

Malphys 20/11/2023

Lindo, lindo e lindo! sem dúvidas um dos livros mais lindos que já li, de uma sensibilidade única. Os 4 personagens principais nos ensinam, a sua maneira, como a construção do amor, da felicidade e da tristeza são inerentes. não há felicidade sem tristeza. não há amor sem tristeza. não há amor sem felicidade. não há tristeza sem felicidade.

e só aqueles que caminham na vida de coração aberto, encontrando na tristeza um pouco de felicidade, são capazes de inventar a própria família, de encontrar corações que lhes cabem.

??

Nix 20/11/2023

Parece prosa mas é poesia
Um livro lindo sobre o que é família, o que é amor e o que é felicidade. Os personagens são fáceis de gostar e, mesmo quando não concordamos com eles, o autor nos faz ao menos entender da onde vem aquele sofrimento.
Chorei desde o primeiro capítulo.

Joao.Pedro 16/11/2023

O filho de mil homens
Esse não é bem o estilo de livro que eu costumo ler, mas confesso que me impressionou. No início eu achei meio confuso e me perdi um pouco com tantos personagens, mas o final é muito bom. São personagens que sofreram muito, mas que no fim conseguem criar uma linda família com muito amor

Juliana.Anzai 14/11/2023

Poético como sempre.
Não tenho muito o que falar sobre? acho a escrita dele meio difícil mas ao mesmo tempo acaba nos prendendo por ser poético e profundo.
Ele consegue transformar dor em poesia? gostei bastante e confesso que no começo achei q não iria gostar tanto assim.
Por ser uma escrita difícil, aconselho ler quando ter um tempo para apreciar as palavras.
Minha nota vai

8/10

Radu 12/11/2023

Poesia pura
O livro é lindo do começo ao fim, é a "militância" feita da forma correta e mais linda e poética possível.

armagedama 07/11/2023

Um livro sobre amor
Fala sério, Valter foi gigante nesse aqui. Simplesmente o melhor livro que já li, amo a fonte dessa edição, o jeito que ele escreve e como aproveita cada personagem. Ele nos faz passear pelo livro de um jeito que em alguns momentos realmente me senti na praia, senti o abraço de Crisóstomo e Camilo e quis tranquilizar Isaura e Antonino. A história conta com cenas fortes e inesquecíveis que testam o coração da gente e deixam uma angústia só de pensar, mas é super gostosinho ver como tudo se encaixa e cada um recebe o amor que merece.

Sarah 07/11/2023

Esse livro fala muito sobre crescimento pessoal...
Essa foi a minha primeira vez lendo Valter Hugo Mãe e estou completamente apaixonada. O Filho de Mil Homens é composto por várias histórias paralelas em cada capítulo que contam a história de diferentes personagens habitantes de uma vila, cada uma com suas peculiaridades, individualidades e manias. No livro são abordadas questões como homofobia, adoção, preconceito, bullying, solidão, ambição, entre outras, e mostra, principalmente, como é possível olhar acontecimentos ruins, sentimentos amargos, com outros olhos, transformando pessoas perdidas em uma grande família por meio do amor.

CSK 06/11/2023

Comecei lendo VHM com “As doenças do Brasil” e não vou mentir que fiquei traumatizada...detestei...custei a dar outra chance ao autor, mas hoje estou feliz em tê-la dado.
Se transformou em um dos meus livros prediletos.
É de uma delicadeza e poesia que nos enche de emoções e reflexões.
Super recomendo.

Peter.Molina 03/11/2023

Prosa poética
Este livro conta a história de Crisóstomo, homem decidido a buscar um filho que lhe completasse a vida que se ia pela metade. Ao mesmo tempo,várias vidas se desenrolam, flertando com o realismo mágico, com personagens carregados de emoção. A anã, o velho que quer se casar, a Isaura que foi abandonada, o homem maricas desprezado por todos. Tudo escrito com muita força, seja nas dores pesadas que cada um carrega,seja nas suas alegrias muito simples. O livro tem algumas expressões portuguesas, mas que se entendem no contexto. Praticamente não tem diálogos, tudo são pensamentos e sentimentos. Uma prosa diferente, mas que nos faz refletir em muitas coisas.