O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

saramambaia 13/07/2023

Somos todos filhos de mil homens e mil mulheres!
Mãe conseguiu ritimizar uma história linda em todos os seus aspectos. Cada personagem traz consigo um pedaço de infelicidade buscando alcançar a tal da felicidade, todos mostram as piores partes acompanhadas da solidão.

A escrita poética deste livro torna a leitura um pouco dificultosa, mas de maneira alguma o torna ruim. Pelo contrário, as palavras bonitas e certas para cada situação narrada eram acompanhadas de sentimentos humanos repletos de amor em debate direto com a solidão muito retratada na história.

O pequeno vilarejo, que antes se encontrava carente de uma vizinhança harmoniosa se encontra com uma nova familia, formada pelos encontros de personagens desesperançosos e desesperados por sentir menos solidão em vidas tão complicadas como as relatadas.

Mari 04/04/2022

só não dou 5 estrelas pq não é um livro q eu facilmente releria?.
mas que obra de arte!
quero ler mais do autor

Luiza.Alcantara 21/01/2023

O livro é lindo. Envolvendo várias histórias que se unem a uma só, através das linhas da história vamos, aos poucos, entendemos que nós, os próprios leitores, somos também filhos de mil homens.

May 23/12/2020

Gostoso demais de ler
Esse livro foi um dos livros mais gostosos que li na vida, de escrita muito pura e simples, ele me encantou. Acho que a palavra que mais representa ele é encantador mesmo. Uma delícia de leitura, recomendo muito.

Mirelle Ehrardt 11/08/2021

Um livro para aquecer o coração...
Valter Hugo Mae é um destaque na literatura portuguesa da atualidade, tendo alcançado prestígio internacional após conquistar o Prêmio Literário José Saramago em 2007. Em sua obra O filho de mil homens, Mãe narra a história de Crisóstomo, um pescador que chega aos quarenta anos e tem um vazio gigantesco em seu peito por nunca ter tido um filho. No decorrer da história, Mãe trata da solidão e tristeza que Crisóstomo e outros personagens que cruzam seu caminho carregam em si. A medida que se conhecem e dividem seus conflitos e desafios uns com os outros, suas histórias se entrelaçam e eles aprendem a transformar esse vazio em felicidade e amor, em sua forma mais pura e sincera, e os desencontros e solidão se tornam laços de uma família que não precisa ser de sangue para cumprir seu papel de carinho e acolhimento. Por fim, o que mais se destaca na obra de Mãe é a escrita extremamente poética e carregada de sensibilidade e profundidade, que consegue abordar assuntos inerentes ao ser humano e ao que é ser humano com simplicidade e beleza única.
Chorei e sorri, torcendo por cada personagem durante toda a leitura. Mesmo sem passar pelo mesmo, a escrita de Mãe faz com que nos identifiquemos muito com o que cada personagem sente. É um livro muito tocante e recomendo muito a todos. Não vejo a hora de ler mais obras do autor!

"O Crisóstomo explicava que o amor era uma atitude. Uma predisposição natural para se ser a favor de outrem. É isso o amor. Uma predisposição natural para se favorecer alguém. Ser, sem sequer se pensar, por outra pessoa."

gimellomiranda 05/09/2020

Valter Hugo Mãe construiu uma história linda, sensível, que aborda o passado, os traumas e o íntimo dos personagens, trazendo ao leitor reflexões muito interessantes sobre o amor, a solidão, o necessitar do outro, o conceito de família e tantos outros temas delicados.
É impressionante o quanto o texto é fluido e sensível, prazeroso de ler.
A mensagem principal, ao meu ver, é que somos resultado das pessoas que passam pela nossa vida e pelas experiências que temos. Somos metade, mas com os outros somos inteiros. Deixar-se permitir conhecer o próximo e estar aberto a fazer parte de um conjunto é magico, muda a vida (como a do Crisóstomo).
Enfim: que livro lindo!
Alê | @alexandrejjr 08/09/2020minha estante
Lindas considerações, Gioavana.

Elizangela 11/04/2021

Ligar-se ao mundo pela pele...
Ainda sobre forte emoção ao concluir esta leitura, faço esta escrita. Quantos sentimentos, quanta dor e alegria podem caber num livro? Em O filho de mil homens cabem todas. Dores e alegrias, amores e solidão, tristeza e espanto, preconceito e superação, vida e morte. Está tudo lá. Valter Hugo Mãe nos presenteou com uma obra de arte para a alma. Ah! se todos tivéssemos uma ínfima parte da sensibilidade deste autor! Com certeza teríamos mais empatia no mundo...
Obrigada, obrigada, obrigada.

Lahdutra 16/09/2021

Eu achei que o amaria
Achei que entraria imediatamente para minha lista de favoritos. Ao invés disso, me vi fazendo força para continuar lendo, tendo preguiça da história. Mas enxergo uma história linda no meio da minha confusão. Grifei várias passagens, mas foi uma leitura sofrida.

Kaju 16/06/2022

Faz algum tempo que eu flertava com esse romance do Valter Hugo Mãe e a leitura foi fascinante! Pura poesia e simplicidade pra contar a história de um homem que queria ser pai, um menino que queria ser filho e toda a trama que se desenha ao redor deles. Porque ?quem tanto pede o que lhe pertence assim o mundo convence?.
Delicado e bonito!

Emerson Gouveia 26/09/2022

Precioso
Reler esse livro tocou em lugares que antes não haviam sido visitados. é incrível como a narrativa do Valter, cheia de nuances e poesia flui de maneira verossímil e afetuosa.
incrível como algumas palavras tomam um lugar tão importante da sua vida, como uma espécie de mantra.
entender os enlaces familiares, e as constituições destes, mostram que o amor com o próximo e o respeito são sempre imprescindíveis.
Ainda continua sendo meu livro favorito.

ana 25/09/2022

Somos todos filhos de mil homens
O livro é construído a partir de várias histórias, começando com a do Crisóstomo. Ele queria muito ter um filho e por um acaso acaba encontrando Camilo, mais tarde encontra outras pessoas. Valter Hugo Mãe nos mostra inúmeros personagens, todos com histórias tristes e lindas. Chorei em todas. Antonino, Isaura, a filha da p mãe do Antonino, etc
Essa obra vai te deixar embasbacado. Me deu vontade de ler todos os livros do autor!
Mostra que família não é só a de sangue, você escolhe!

“O Crisóstomo explicava que o amor era uma atitude. Uma predisposição natural para se ser a favor de outrem. É isso o amor. Uma predisposição natural para favorecer alguém.”

“O Crisóstomo disse ao Camilo: todos nascemos filhos de mil pais e de mais de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se nossos mil pais e nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.”

Monica.Fusco 28/08/2021

O filho de mil homens
O filho de mil homens é um livro sensível, bem emotivo. Com personagens únicos e com histórias bem marcantes!

Ana Maria 04/08/2020

Que é um livro sobre o que falta
O amor.

Um livro sobre o amor.

O amor que não tem nada a ver com um tesouro entre as pernas.
Ou com o tamanho das coisas, das pessoas. Ou com falar com mortos e ser criado com mentiras mascaradas de proteção. Que não tem nada a ver com ser filho e filha de sangue, como dizem.
Sobre o amor que não determina quem gosta de amar homem, quem gosta de amar mulher.

Sobre o amor que não se estende às pessoas que vivem a observar as outras, julgando suas escolhas, seus quereres, vontades, suas vidas.
O amor que não se estende a quem inveja quem faz muito, a ponto de perder todo seu tempo a assistir a vida que corre lá fora, no tempo de quem sabe viver. O amor estranho a quem mergulha em terços e rezas, e se afoga em fofocas, palavrões e pensamentos de ódio.

Fala do amor.
O amor simples, ou simplesmente.

Daquele que a gente vive ao sentar num sofá sem se preocupar com os modos, dividindo qualquer coisa que tiver na geladeira. Um momento esperado e não planejado, depois que o medo, a vergonha, a emoção do começo já passaram. O amor de rir.

O amor que preenche o que é metade, quando a gente procura um filho. O amor que do inteiro faz o dobro, quando a gente procura um par.

Fala sobre o amor e eu amei.

site: https://amzn.to/3fsQ5xB
Paulin 06/08/2020minha estante
Belo texto! ;)

Ariana Pereira 30/04/2020

A felicidade é simples
Que beleza esse livro. A maneira simples e leve que o autor trata do cotidiano e da felicidade que se esconde nos descuidos, nas dores superadas e respeitadas. Que beleza de literatura!

Renata 12/07/2020

Um livro incrível, onde as dores de alguns se torna o amor de outros. Um livro sobre histórias que se cruzam e transformam. Delicado, real...