O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

Marcio Garcia 03/05/2022

Um mistério muito misterioso
Mais um livrinho muito bacana que a coleção vaga-lume nos trouxe nos idos de 1970.

Dessa vez um mistério que se passa lá pela década de 1950 - pelas indicações do próprio texto, que cita caneta tinteiro, experiência da última guerra, fuscão - na cidade fictícia de Vista Alegre.

A trama, apesar de boa de se ler, não apresenta muitas possibilidades de chegarmos ao "inseto", que vem matando sistematicamente pessoas ruivas e com sardas, aparentemente sem motivação alguma. É possível desconfiar de um personagem ou outro e apostar em um ou outro somente através de alguns "sinais" de quem tem alguma experiência em outros livros de mistério mas, pelas pistas apresentadas, o mistério é deveras misterioso mesmo.

De qualquer modo, foi e continuará sendo uma primeira leitura de mistério para muitos jovens por muitas gerações ainda.

Igor 22/03/2022

Um bom suspense até o final! Achei o final meio confuso, apesar de ter ênfases bem legais ao psicológico do assassino. Achei meio estranho algumas colocações, como o principal do livro estar tão envolvido pelo caso...

moony 25/02/2022

não sei vocês mas eu amei demais o livro. sim, eu li com uns onze anos então talvez entenda pouco. porém lembro que foi o primeiro de escola que terminei gostando

Letícia 20/11/2010

Quando eu estava na sexta série eu adorava livros de mistério e de terror, e esse foi um dos que fez eu gostar do gênero. É a história de assassinatos em série contra pessoas de cabelo ruivo, que antes de morrerem recebem um escaravelho. Aprendi um novo vocabulário com esse livro: isso mesmo, "escaravelho", na época eu não sabia o que era. Foi mais um dos livros que li na biblioteca da escola.

Clara Etz 29/11/2010

O Escaravelho do Diabo
Hugo um homem muito bonito recebeu em sua casa uma caixa com um pequeno bessouro. No dia seguinte Hugo não acordava.Os empregados de sua casa comesavam a ficar preocupados.Depois de um tempo chega seu irmão Alberto.Os empregados falaram tudo para Alberto.Alberto muito preocupado foi até o quarto de Hugo, Alberto chamou, chamou, chamou, Hugo não respondeu.Alberto arrombou a porte e viu hugo no chão com uma espada espanhola bem no coração de Hugo.Alberto chorando, falou:
-Quem será que fez isso com o Hugo???
Hugo era um menino muito educado, conhecido como FOQUINHO,por causa do seus cabelos avermelhados.Alberto começou a investigar.Um tempo depois Clarense numa festa em sua mansão, estava na hora de tomar seu remédio que tinha caído no chão, ela tomou, depois de alguns segundos Clarence cai na chão morta. Sua mãe madame O'shea muito triste contou a Alberto que Clarence tinha recebido um bessouro que nem a que o Hugo tinha recebido.
Depois de muita, muita, muita, investigação Alberto descobre o mistério: TODAS AS PESSOAS QUE TEM CABELO VERMELHO RECEBE ESSE TAL DE ESCARAVELHO MORRE. Alberto consequi matar o bessouro e todas as pessoas que foram mortas pelo bessouro foram ressucitadas.

Ludmila.Mattos 19/04/2022

Dos tempos de escola..
Desafio DLL 22
Tema: o mais antigo da estante
Meu amor pela leitura veio de pequena, com os gibs da Turma da Monica.
Mais tarde no quinto ano comecei a ter aula de literatura e eram 2 livros por bimestre!!! Ahhh!!!! Eu pegava um livro e devorava ele! Li mtos livros da coleção vaga-lume, coleção os Karas, tínhamos uma estante lotada com livros (que eu não sei onde foram parar depois de mudar de cidade).
Mas esse livro sempre me chamou atenção, porem nunca li.
A pouco tempo vi o anuncio do filme passando na TV e foi minha escolha certa para ler nesse tema. Nem quis ver o filme antes de ler o livro. Hahahahaha

Em uma cidade do interior começa a ter uma serie de assassinatos. O que eles tem em comum? Todas as vítimas tem cabelo vermelho, cor de fogo e sardas.
A primeira vítima é Hugo, irmão de Alberto, que foi morto com uma espada no peito.
Alberto, um estudante de medicina, fica tão desolado e intrigado com a morte do irmão que acaba se juntando ao inspetor da policia para ajudar a desvendar esses crimes.
Junto ao delegado Pimentel, o garoto vive esse drama policial, tentando chegar à verdade mais rápido do que esse serial killer obcecado por ruivos chegas às suas vítimas, em especial Raquel, uma ex namoradinha.
No meio de todo esse processo, o jovem acaba se apaixonado por Veronica , que é uma das suspeitas dos crimes, e eles acabam se separando. Mas sem se deixar abalar, mesmo temendo perder seu amor, ele continua na investigação tentando a todo custo descobrir quem é o verdadeiro assassino.

O livro foi escrito nos anos 50, portanto tem uma linguagem um tanto diferente de livros atuais, o que acaba sendo lento sua leitura. Me perdi em algumas passagens, e esperava um final completamente diferente do apresentado. É um livro bem parado para uma trama policial, mas vale sua leitura.

Bruno Leandro 13/07/2011

Yes, nós temos Serial Killers...
Este livro trata de um tema incomum em terras tupiniquins: assassinatos seriais. Conta a história de pessoas que são assassinadas de maneiras incomuns após receberem de presente um escaravelho. O nome científico de cada um dos insetos recebidos parece ser uma pista para a morte das vítimas que têm outro traço em comum: todas são ruivas.
Mais um livro da Série Vagalume sobre mistérios, este, foi escrito por Lúcia Machado, outra ótima escritora de sua época. A maneira como ela conduz a investigação feita por Alberto (irmão de um dos assassinados, chamado Hugo), o inspetor Pimentel e o subinspetor Silva é de tirar o fogo. E que dizer da criatividade para as mortes baseadas em nomes de insetos? Tenho medo dela, rs. Mas a verdade é que o livro é divertido, ágil (como a maioria dos livros da Vagalume) e muito interessante. Eu lembro de ficar tentando adivinhar quem era o assassino e de ficar chocado quando houve uma certa morte que não parecia estar no roteiro... Enfim, mais um livro que precisa ser lido por quem ainda não o fez. Como este livro já não existe mais em novas edições, o jeito é buscar um bom sebo. Confiem em mim, vale à pena.
Welll_Azevedo 29/07/2011minha estante
Melhor livro da infância. O primeiro que li até o fim. Marcante demais.

nath 07/03/2022

Mediano
Lembro de ler esse livro para um projeto da escola e até hoje não consigo achar tudo isso. É bom pra ler quando realmente não tiver mais nada pra fazer, mas a história não prende de maneira alguma.

Tati 25/02/2016

Ideia interessante, ritmo razoável.
Li agora, aos meus quase 25 anos, interrompendo minha maratona de obras da Agatha Christie. Li também tendo em mente se tratar de um livro infanto-juvenil. Tive a atenção chamada pela sinopse: crimes temáticos ocorrendo com aviso prévio codificado por diferentes tipos de besouros que indicavam o tipo de morte que acometeria a vítima, invariavelmente caracterizada por ser ruiva e cheia de sardas.

O que achei: a ideia pareceu bem legal, gostei da revelação final quanto ao que levou à série de assassinatos, mas achei que o ritmo dos acontecimentos, o fluxo mesmo da narrativa acabou ficando estranho. Enquanto os crimes aconteciam, tudo era muito rápido, por vezes inconsistente; todavia, em um dos últimos capítulos, foi como se se desse um grande freio na fluidez da história, como quando estamos no meio de uma ventania e ela, por súbito, cessa.

Daí para as explicações, apesar de, como já referi, ter gostado da proposta quanto ao que levou àquilo tudo, somaram-se muitas inferências tentando cobrir todo e qualquer buraco deixado na história. Isso achei desnecessário e até artificial. Taparam-se os buracos sem amarração, pela obrigação de tapar, o que não me pareceu satisfatório. No entanto, para um livro infanto-juvenil, é possível relevar muita coisa.

Foi uma leitura agradável e penso que, com o filme anunciado, pode-se fazer uma boa adaptação, desde que não se tente seguir exatamente o mesmo estilo de narrativa, que não me parece funcionar bem, seja para o livro, seja para uma arte visual. Como indicação para a leitura em idade infantil e adolescente, me pareceu muito bom.

Isabela 19/02/2022

Bom para fazer crianças se interessarem por Thriller...
... Mas se você é adulto, não vai gostar, a construção do plot é legal, as partes de entomologia também, mas a resolução é beeem preguiçosa, mesmo para um livro infanto-juvenil. E o romance é um instalove sem pé nem cabeça. Tudo bem que ele foi escrito em 1956, mas algumas pistas também são extremamente ilógicas, por exemplo: "Costurava mal, logo é um homem" este raciocínio não está certo nem agora nem em 1956, e nem estou falando moralmente, socialmente, papel da mulher, etc. Mas todas as mulheres sabiam costurar bem em 1956?... Não.

Gizalyanne 29/04/2016

Médio
Neste livro um série de crimes tem algo incomum , os cabelos ruivos e o escaravelho.
Um médico e um policial tentam desvendar quem é o criminoso. Tem bastante suspense e também romance. à o caso do Amor de Alberto e Verônica. Prende até o final.
Com respeito ao que eu não gostei diria que o final foi decepcionante e me lembrou o fim de O caso dos dez negrinhos outro livro que me decepcionou. Gostei e não gostei do romance.
Achei que a autora enfeitou muito o final do romance deixou a desejar o final do mistério.
Mas não deixa de ser um clássico

lugandolfi 30/08/2016

Trama, suspense e emoção.
O escaravelho do diabo traz Alberto, estudante de medicina, começa a investigar o assassinato de seu irmão, mas sua única pista é um escaravelho deixado com seu irmão antes de falecer.
Contando com a ajuda do inspetor Pimentel, Alberto começa a encontrar um padrão aos assassinatos nas redondezas, todas as vítimas eram ruivas e eram presenteadas com o famoso escaravelho.
Livro que prende a atenção e se torna cada vez mais interessante principalmente quando um romance aparece no meio da trama.