O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

Laura.Bircke 25/08/2022

Livro revolucionário, divertido, leve e surpreendente
Escaravelho do diabo é um livro que te prende do começo ao fim. Com personagena divertidos e únicos, e uma reviravolta clássica de ótimos livros criminais. O foco principal da aniquilação de ruivos e escaravelhos como sua assinatura faz com que esse assassino doentio seja ainda mais especial. E possui DESENHOS NO MEIO! EU AMO DESENHOS EM LIVROS!!! Muito obrigada mae por guardar essa obra de arte de 1977 para que eu pudesse ler no futuro. Sou eternamente grata.
Lindas palavras

beatriz 13/09/2022minha estante
Com certeza vou ler depois dessa resenha

Parabéns

Edja 22/05/2020

Um assassino em série qua manda escaravelho dentro de caixinhas pras suas vítimas. Suspense que marcou minha adolescência.

Andreia Vieira 04/02/2021

Surpresa!!!
Eu não sabia nada, sobre a história aqui contadas.

E surpresa fiquei!

Não diria que é o melhor suspense investigativo que li, mas gostei muito da forma que usaram o escaravelho (besouro).

E principalmente ver como as investigações aconteciam, em tempos atrás.

O final não me agradou tanto, mas confesso que não suspeitei da pessoa certa!

Helder 21/11/2020

Frustrante
Sempre ouvi falar desse livro, e nunca havia lido. Resolvi dar uma chance para algumas obras da coleção vagalume, e comecei por esse que, sem dúvidas, é um dos mais famosos. No entanto, achei bem ruinzinho.

Uma pena, pois tinha bastante potencial! :(

bruna 27/04/2021

Bonzinho
Acho que me acostumei com os livros da Agatha Christie e fico .... Quando vejo algum de outro autor hahahha. Mas é um bom livro!

maria 14/09/2022

Adoro esse livro, já tinha lido antes muitos anos atrás mas resolvi reler hoje. É uma leitura curta e simples mas ao mesmo tempo um mistério curioso e bem arquitetado, o assassino é extremamente inteligente e planeja seus casos nos mínimos detalhes, deixando o livro mais interessante ainda.

miaurban 05/03/2020

Diabólico!!
Uma trama envolta em total mistério e leitores completamente ansiosos. Tenho um carinho super especial, ganhei esse livro quando era mais nova e sempre amei esse mundo, para quem ama a resolução de um bom crime, é só abrir o livro e tomar um bom café S2

de Paula 14/05/2020

Mistério e investigação
Um livro de suspense jovem e de fácil leitura. Instigante, te prende até o final para descobrir o desfecho da aventura. É nítido o motivo de tanto sucesso e até adaptação cinematográfica. Ter vivido na época em que a coleção Vaga-Lume esteve presente nas bibliotecas pessoais é de grande orgulho, infelizmente não tive a oportunidade. Recomendo essa leitura e a viagem nessa história.

Fiz a leitura via audiobook, que foi uma ótima experiência, embora, eu ainda tenha dificuldade nesse modelo.

Elton 18/05/2020

Bem ruim
Esse livro me decepcionou.
Muito triste em ver que um livro adorado de minha infância é, na verdade, muito ruim.
Não apenas por ser infantojuvenil, mas principalmente por ser mal escrito, uma história extremamente mal desenvolvida e cheio de furos, deus ex machina. O pior mesmo é que o texto é extremamente machista e elitista.

Ludmila.Mattos 19/04/2022

Dos tempos de escola..
Desafio DLL 22
Tema: o mais antigo da estante
Meu amor pela leitura veio de pequena, com os gibs da Turma da Monica.
Mais tarde no quinto ano comecei a ter aula de literatura e eram 2 livros por bimestre!!! Ahhh!!!! Eu pegava um livro e devorava ele! Li mtos livros da coleção vaga-lume, coleção os Karas, tínhamos uma estante lotada com livros (que eu não sei onde foram parar depois de mudar de cidade).
Mas esse livro sempre me chamou atenção, porem nunca li.
A pouco tempo vi o anuncio do filme passando na TV e foi minha escolha certa para ler nesse tema. Nem quis ver o filme antes de ler o livro. Hahahahaha

Em uma cidade do interior começa a ter uma serie de assassinatos. O que eles tem em comum? Todas as vítimas tem cabelo vermelho, cor de fogo e sardas.
A primeira vítima é Hugo, irmão de Alberto, que foi morto com uma espada no peito.
Alberto, um estudante de medicina, fica tão desolado e intrigado com a morte do irmão que acaba se juntando ao inspetor da policia para ajudar a desvendar esses crimes.
Junto ao delegado Pimentel, o garoto vive esse drama policial, tentando chegar à verdade mais rápido do que esse serial killer obcecado por ruivos chegas às suas vítimas, em especial Raquel, uma ex namoradinha.
No meio de todo esse processo, o jovem acaba se apaixonado por Veronica , que é uma das suspeitas dos crimes, e eles acabam se separando. Mas sem se deixar abalar, mesmo temendo perder seu amor, ele continua na investigação tentando a todo custo descobrir quem é o verdadeiro assassino.

O livro foi escrito nos anos 50, portanto tem uma linguagem um tanto diferente de livros atuais, o que acaba sendo lento sua leitura. Me perdi em algumas passagens, e esperava um final completamente diferente do apresentado. É um livro bem parado para uma trama policial, mas vale sua leitura.

Igor 22/03/2022

Um bom suspense até o final! Achei o final meio confuso, apesar de ter ênfases bem legais ao psicológico do assassino. Achei meio estranho algumas colocações, como o principal do livro estar tão envolvido pelo caso...

Marcio Garcia 03/05/2022

Um mistério muito misterioso
Mais um livrinho muito bacana que a coleção vaga-lume nos trouxe nos idos de 1970.

Dessa vez um mistério que se passa lá pela década de 1950 - pelas indicações do próprio texto, que cita caneta tinteiro, experiência da última guerra, fuscão - na cidade fictícia de Vista Alegre.

A trama, apesar de boa de se ler, não apresenta muitas possibilidades de chegarmos ao "inseto", que vem matando sistematicamente pessoas ruivas e com sardas, aparentemente sem motivação alguma. É possível desconfiar de um personagem ou outro e apostar em um ou outro somente através de alguns "sinais" de quem tem alguma experiência em outros livros de mistério mas, pelas pistas apresentadas, o mistério é deveras misterioso mesmo.

De qualquer modo, foi e continuará sendo uma primeira leitura de mistério para muitos jovens por muitas gerações ainda.

Glo 24/03/2022

O Escaravelho do Diabo - Resenha
A história do livro é super interessante, bem puxada para o estilo dos casos de Sherlock Holmes. Eu amo quando os livros tem esse aspecto que faz o leitor pensar e formular hipóteses tanto quanto os próprios personagens. Recomendo para pessoas com uma veia "detetivesca" e para quem quer passar o tempo com uma história de suspense.