O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

Maria 02/04/2023

Que livro ruim, péssimo, ridículo. Consigo listar milhões de defeitos. História com péssima continuidade, personagens confusos demais, narrativa pouco fluida e uma sensação de estar o tempo todo em looping porque as cenas se repetem do começo ao fim do livro. Tentam resolver o mistério inteiro quando já está em 90% do livro e obviamente não conseguem. Li com expectativas altíssimas por se tratar de um mistério - meu estilo favorito de leitura - mas não é absolutamente NADA do que eu esperava. Odiei.

Babi 05/07/2021

Atemporal
"O Escaravelho do diabo" é um baita livro infantil antigo, também da coleção Vagalume, que eu enrolei muuuito tempo pra ler. O principal motivo é a capa, eu morro de medo de insetos e essa capa me apavora.
Porém, consegui lidar com isso e não tenho do que reclamar. É um livro super rapidinho também só que dessa vez com muitíssimo suspense.
É uma ótima história de suspense para de ler assim bem rapidinho.

mica 20/04/2023

No começo pensei que seria uma leitura boa e rápida, o assunto me chamou atenção por ser de suspense, MAS achei horrível!!! muitos personagens, muita enrolação e no final do livro a autora quer resolver tudo e dar todas as respostas e isso poderia ser melhor construído ao longo do livro. nota 2/10 porque o início é bom e o final apesar de agoniado prende um pouquinho o leitor. não indicaria pra um adolescente.

Ellen.Cruz 24/05/2023

Assustador ou não
Lembro pouco desse livro, pois tinha 12 anos quando li, mas lembro muito bem que me assustou. Lembro do desfecho, pois também foi algo chocante para a minha versão garotinha. Não posso concluir que é realmente assustador, pois para uma criança de 12 anos, qualquer coisa pode ser assustadora. Mas posso afirmar que é bem interessante, adorei imaginar quem poderia ser o assassino que sempre deixava um escaravelho como assinatura.

Maria Eduarda 24/06/2023

O escaravelho do diabo foi o primeiro mistério que eu li na vida, foi muito influente no meu favorito gênero de leitura. Meu livro nacional predileto, recomendo a quem goste de suspense/investigação como eu.
Warley Pablo 25/06/2023minha estante
Parece ser um livro incrível, princesa! Começarei essa noite mesmo, agradecido pela recomendação.

Paula Maria 04/04/2016

Ruivos fascinantes
Dando continuidade à minha saga pela Coleção Vaga-Lume, um clássico: "O Escaravelho do Diabo", de Lúcia Machado de Almeida, publicado originalmente em fascículos na revista Cruzeiro, em 1953, e cujo livro foi lançado apenas em 1972.

Confesso que não me lembrava de ter lido esse título quando era adolescente. Mas a sinopse definitivamente me deixou empolgada! Na trama, uma série de assassinatos na pequena Vale das Flores. Em comum, as vítimas eram ruivas e antes de morrerem recebiam um escaravelho.

A primeira vítima é Hugo, irmão do estudante de medicina Alberto, protagonista da história. A partir daí, o rapaz, junto do inspetor Pimentel, terá a missão de descobrir quem é o assassino, qual a próxima vítima e o motivo dos crimes.

Crítica

O livro é ágil não só pelo número de páginas -apenas 128mas pela sequência dos fatos. Trata-se de uma corrida contra o tempo. São poucos os ruivos na cidade e a polícia parece perdida diante de tantas informações e tantos suspeitos. A trama é tão bem elaborada que eu não descobri o culpado...

Li recentemente no jornal Correio Braziliense que foi o sobrinho de Lúcia, Ângelo Machado, especialista em insetos que a ajudou com o nome dos besouros. Ângelo, arrume para mim um besouro cujo nome seja a maneira de assassinar uma pessoa, teria dito a escritora a ele.

Em outro momento, ainda segundo a publicação, na delegacia fazendo pesquisas, Lúcia disse: O rapaz (um dos personagens do livro) tem de morrer instantaneamente, mas precisamos de um veneno que não deixe traços. Na mesma hora, dois policiais se aproximaram do tipo prendo essa doida?. Hahahaha!

Voltando ao livro, confesso que me incomodou a falta do sentimento do Alberto em relação à perda do irmão, e rolou um anticlímax na forma como tudo foi decifrado... Eu esperava mais. De qualquer forma, é um livro que deve animar todo adolescente. Principalmente aqueles que estão pegando o gosto pela leitura de romances policiais.

Cinema

Em tempo, a versão cinematográfica de O Escaravelho do Diabo chega aos cinemas este mês. Mas a trama dirigido por Carlos Milan-- sofreu algumas modificações. Alberto no filme é um garoto de 13 anos, interpretado por Thiago Rosseti. Também no elenco, Marcos Caruso, Lourenço Mutarelli e Jonas Bloch.

E mais: o final do longa deve ser diferente. Estou doida para ver! (Paula Maria Prado)
Gisa 13/04/2016minha estante
Oi Paula. Também fiquei meio assim com os sentimentos do Alberto. O irmão morre e parece que ele não sente nada :(
Mas gostei do livro. E estou louca pelo filme :)

Yasmin 25/05/2023

O escaravelho do diabo
O livro tem uma leitura meio antiga traz um pouco de mistério no início do livro, eu achei ele um pouco trágico, mas eu achei o final legal.

Igor.Almeida 03/09/2021

Bom, mas poderia ser melhor
Aqui nessa história temos uma sequência de assassinatos, onde o(a) assassino(a), mata suas vítimas enviando um pequeno besouro vermelho, e isto com um porém: apenas pessoas de cabelos ruivos. A história em si é boa, o trama é muito bom, eu li muito rápido, só que sei lá, na minha opinião o final foi bem previsível, porque eu já desconfiava de quem era. Os personagens são personagens ok, porém eu não tive um pingo de afeição por eles, porque a história gira em torno do protagonista e em certos momentos foca no romance de Alberto, o que não é um pingo interessante. Mas no geral a história é muito boa, me fez querer tá lendo sempre para desvendar o caso.

Spoiler

Eu só tô aqui brisando tentando imaginar que polícia é essa que não viu o passado de cada suspeito???? O cara tinha fugido de um sanatório e sério que a polícia não averiguou isso??? Mas ok né

kiora 24/12/2021

Um bom livro, satisfatório
Eu adorei o livro, porém, não gostei como as informações eram organizadas por detrás do leitor.
Por exemplo, a resolução do caso, era algo completamente fora do mundo que havia sido apresentado ao leitor, não dando , assim, para o leitor pensar junto com o detetive, como ocorre em outros livros do mesmo gênero.

pietrarebeca 08/10/2023

"O que para um significa prazer, para outro representa futilidade."

Totalmente apaixonada por esse livro!
O assassino apenas mata pessoas ruivas, e antes de por em ação seu trabalho, deixa uma referência ao presente mandado a mesma.
Leitura muito rápida e acessível.

Gostei de tudo que envolveu este livro. A trama é perfeitamente escrita, e o plot twist é calculado, fiquei chocada com o final!
Aconselho a todos este livro, realmente muito bom!
Maria Eduarda 09/10/2023minha estante
Eu sabia que você ia gostar!!

pietrarebeca 09/10/2023minha estante
Muito bom! Obrigada pelo indicação! ;))

Camila 06/02/2022

Perfeito
História perfeita, amei demais! Amei o cenáro, contexto, a forma como as situações vão se relacionando. O livro não tem momentos chatos, é o tempo todo intrigante, a linearidade dos acontecimentos e o desfecho são incríveis! Um livro inesquecível!

gabybritto 30/09/2023

Mt raso, sem emoção
Eu li esse livro por recomendação do meu pai. Quando ele me contou a história, eu fiquei com muita expectativa. A proposta é boa pra crlh, esse negocio de besouros e etc. Porém, achei a história fraca, sem emoção, não da aquela sensação de "meu deus, preciso saber quem é esse cara". Não consegui me envolver com nenhum dos personagens e nem com a história. Mas levando em consideração que é um livro muuuito antigo, é maneirinho

Edja 22/05/2020

Um assassino em série qua manda escaravelho dentro de caixinhas pras suas vítimas. Suspense que marcou minha adolescência.

mel 30/05/2022

O Escaravelho do Diabo (Resenha)
Trata-se de um livro de histórias de romances policiais, em que a história gira em torno de assassinatos seguidos. As vítimas são todas ruivas legítimas, com a coloração capilar que lembra o fogo e sardas. Antes de morrer recebem um estranho pacote embrulhado, que contém dentro um escaravelho e que depois descobrem o nome cientifico que parece anunciar sua morte. Tudo começa com o assassinato de Hugo. Seu irmão Alberto, estudante de cardiologia, com a ajuda de Inspetor Pimentel e sub-inspetor Silva resolvem solucionar o mistério.