O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

Gíh Santos 15/06/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
A leitura do exemplar foi realizada através do book-tour que a própria autora disponibilizou. Não sabia bem o que esperar de O Pássaro, e talvez isto tenha sido uma boa pedida. Pois a leitura me surpreendeu.
O Pássaro é um romance de época que vai muito além de vestidos e alta sociedade, pois há um “peso” emocional no enredo. Não, não é exatamente uma dama amando loucamente, e sim um desejo imenso de liberdade!
Na Europa do século XIII vive Caroline Mondevieu uma jovem de 17 anos, filha do poderoso e cruel Barão Enézio Mondevieu. Esta sendo uma moça nada tradicional para sua época, aqual mulheres eram submissas, suas vidas eram traçadas por seus pais, a felicidade pouco importava, o que valia era o bom negocio realizado entre famílias através de casamentos.

“Quanto à tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade.”

CONTINUE LENDO>>> http://livroslovers.blogspot.com.br/2012/06/o-passaro.html#more
Samanta 16/06/2012minha estante
Já li a resenha toda ;D
Adorei, querida!!! Muito obrigada!

Fico muito feliz que tenha gostado do livro!

Beijooooo =*

Tami 05/06/2012

Publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2012/06/resenha-o-passaro.html
O problema quando a gente gosta de um livro é tentar passar em poucas palavras o porque disso, já que cada detalhe parece essencial. A resenha sempre parece que "falta" algo que não sabemos o que é. Isso já aconteceu com outros livros, e voltou a acontecer hoje.

"Europa, século XIII. Época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedades de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duques, barões e segredos" (Epílogo, pág. 9)

A história se passa no ano de 1227, uma época marcada por grandes senhores feudais com muitos servos, onde mulheres tem como única obrigação ficar calada diante dos mandos de seus pais e maridos.

Caroline Mondevieu é uma de nossas personagens principais. Filha de Enézio Mondevieu - um barão com muitas riquezas - e Antonelle, uma esposa obediente como qualquer mulher deveria ser, Caroline sempre fugiu um pouco do convencional e, em questão de personalidade, sempre foi muito diferente de sua irmã Elizabeth.

Aos sete anos ela tem uma conversa com um servo do castelo que muda sua visão de vida para sempre. O menino abre os olhos de Caroline para as diferenças sociais que existem no lugar que ela vive e como o seu pai trata os empregados. No momento em que ela percebe isso, decide que não quer viver do mesmo jeito da sua família. Porém esses questionamentos a levam a uma péssima situação, que muda a sua vida e os seus desejos: ela decide ser livre.

Só que para a sua época, isso é quase impossível. Então ela tem que decidir entre viver uma vida tranquila do lado do seu grande amigo Filip (com quem deve se casar) ou correr atrás de sua liberdade - e, para isso, precisando fugir com a ajuda de Bernardo, aquele que abriu seus olhos anos antes e mesmo assim ainda a irrita tanto.

"E, como todo homem, tinha uma imagem a zelar. E amar não era nada notório, não lhe garantia títulos nem o engrandecia perante os grandes nomes da sociedade. Amar era fraqueza, como seu pai sempre lhe dissera, e ele devia se prevenir desse mal." (pág. 108)

A trajetória deles e dos outros personagens é muito interessante e vai se transformando a medida que lemos. Personagens submissas como Elizabeth e Antonelle ao poucos vão entendendo tudo o que a menina sempre disse. A própria Caroline aprende a quebrar alguns de seus preconceitos. São personagens reais com características e mudanças que nos convencem.

Temos um número razoável de personagens, e ao mesmo tempo conhecemos bem todos. Não sei qual foi o meu favorito, mas posso dizer que senti muita pena de Filip o tempo inteiro. Caroline as vezes me parecia ser uma menina meio egoísta mesmo. Dinamene (empregada da casa) me pareceu muito querida... e a serpente uma bela piriguete!

A história, apesar da época em que se passa, é narrada de forma leve e simples. É um livro que flui. No início de cada capítulo, logo abaixo do número, temos uma frase do mesmo - normalmente bem instigante -, o que muitas vezes me fez seguir a leitura na mesma hora. Achei isso uma ótima sacada. A capa também é muito bonita e achei a edição bem feita.

Gostei muito do livro, em vários momentos não consegui parar de ler. É um romance bonito, com personagens interessantes e reflexões melhores ainda. Chorei, sorri e fiquei com muita raiva hora ou outra. Seria perfeito para uma novela das 18h. Ou para um mini-seriado.

"A velhice não me trouxe sabedoria alguma. Quem a trouxe foi a vivência. Poderia ter passado todos os anos da minha vida apenas assistindo ao passar dos dias diante dos meus olhos, mas me recusei a isso. Não devo tudo o que sou aos meus anos de idade, e sim à maneira como decidi vivê-los" (pág. 320)

Recomendo: para quem gosta de romance, romance bonito sem tanta melação, é mais do que recomendado!

PS: uma pequena curiosidade. Esse livro veio para mim como book tour, o que geralmente afasta minha mãe de ler por ter pouco tempo. No dia que esse livro chegou ela pegou, leu a sinopse e pegou para ler! Foi a primeira exceção!
Cíntia 05/06/2012minha estante
Poxa, fiquei até com vontade de ler!

Samanta 05/06/2012minha estante
Boa noite, Tami!!! (copiando o comentário do blog... heheheheh!)

Em primeiro lugar, quero agradecer a sua participação no Booktour de O Pássaro! Fico muito feliz que a sua 'dificuldade' em escrever a resenha tenha acontecido por gostar tanto da história, e não pelo contrário ;D

Querida, eu ameeeei os quotes que você separou!!! Também adorei ler a sua interpretação da história, seu ponto de vista sobre os personagens.... especialmente a forma objetiva como você praticamente o resume, no final da resenha!

Puxa, e eu fiquei orgulhosa por ter sido a primeira que fez sua mãe ler um livro de Booktour rs....... o pessoal tem comentado muito, realmente, que, apesar do tamanho da história, a leitura é rápida!! Fico realmente muito feliz ao saber disso ^^

Novamente, só posso agradecê-la por tão lindas palavras a respeito do meu livro!

Um grande beijo,

Samanta Holtz
autora de O Pássaro
www.samantaholtz.blogspot.com

Lisse 01/06/2012

"Se você é um pássaro, eu também sou"
Numa sociedade em que reina dois lados opostos - os abastados e os pobres - regidos pelo mesmo objetivo: viver suas vidas, ficamos encantados com um linda história.

Enquanto os menos afortunados querem apenas a dignidade que lhes foi tirada, os da alta sociedade tem apenas um "nome" a zelar, independente de quem precisem pisar.

Nesse incrível mundo de "O Pássaro" criado pela autora Samanta Holtz que encontramos Enézio Mondevieu, o barão, que apesar de muitas terras e serviçais, é autoritário, tempestuoso e frio. Nem sua linda esposa, Antonelle Mondevieu, escapa de seus momentos de impiedade. E quando vieram as filhas - Elizabeth e Caroline - nada mudou.

Elizabeth segue de forma submissa e calada os mesmo passos da mãe, consentindo mesmo quando não quer. Caroline é o oposto das duas, quer mudar o que vê de errado, é comunicativa, quer ser livre e é nela que o livro se concentra, apesar de conhecermos bem intimamente outros personagens através dessas muitas páginas.

O mundo de Caroline passa a ter um nova visão após um breve diálogo com Bernardo onde ele abre seus olhos, dirigindo seu olhar para a realidade que ela até então desconhecia. Depois disso, tudo o que Caroline anseia é viver livre das amarras que lhe foram impostas, quer ser dona das suas próprias escolhas.

Depois desse encontro impactante, somos conduzidos numa linda trajetória de escolhas, até vermos Caroline atingir seus objetivos. Mesmo tendo que traspassar caminhos suntuosos onde nunca imaginou estar, faz isso de uma forma corajosa e firme. Vê-la se transformar de um jovem sonhadora à uma mulher que vai atrás do que quer, não tem preço. Torci muito por ela!

"E se aquilo que eu almejo, na verdade, estiver um degrau abaixo de onde estou?"

Sempre digo que não tenho fé na humanidade porque apesar de sermos os únicos seres pensantes e capaz de expressar suas ideias nesse planeta, poucos fazem isso. Mas Elizabeth e Antonelle me mostraram que pessoas mudam, se tornam melhores, evoluem. (Estou sim levando em conta que elas viviam no século XVIII e que foram criadas para ser um objeto de decoração - mas nem por isso deixam de ter um cérebro - e tinham de "existir" à sombra de um homem, e isso não me enche os olhos pois isso não é viver!) Quando essas lindas mulheres mudam suas próprias vidas, seguindo o exemplo de Caroline, decidindo alçar voo foi simplesmente fantástico.

"Passava as tardes lendo qualquer coisa proibida a ela - "Mulher não pensa, para que haveria de ler?" - ou fora de casa, em assuntos também exclusivamente masculinos"

Para conseguir sua liberdade, Caroline precisa se livrar das garras de seu pai, e se aventura com Bernardo numa fulga muito inesperada para ambos. Nesse caminho vão se deparar com escolhas que não serão fácieis e lhe ensinarão lições impossíveis de se esquecer. A história de amor descrita no livro é algo encantador, que foi emocionante ao extremo. Mas não vou me delongar aqui. Se quiser, leia aqui!

A forma de escrita da autora é maravilhosa. Confesso que não sou fã de narrativas em 3° pessoa pois omite muito os sentimentos dos personagens, prefiro aqueles livros em que há um capítulo para cada personagem. Mas "O Pássaro" foi surpreendente, existe naquelas páginas uma profunda descrição de sentimentos, paisagens, tanto do mundo interno e externo dos personagens, que nem me dei falta de nada, pelo contrário, foi muito - muito mesmo - perfeito! Além de personagens muito bem caracterizados, não são apenas adereços, todos tem um papel vital na história.

Meu eterno agradecimento à Samanta por ter acreditado em mim tão emcima da hora. Sua história é linda e me inspirou profundamente à seguir em frente apesar dos contratempos que surgem na vida. Você tem talento, parabéns, continue acreditando nele!

Caroline & Bernardo são duas faces de um perfeito encaixe. Sonham em ser livres e alcançar seus sonhos.
Ao se conhecerem ainda na infância, um breve diálogo marca a vida de Caroline para sempre. Após alguns anos há um reecontro que torna tudo muito claro: são mais parecidos do que imaginam.
Quando se unem para tornar realidade um objetivo em comum, a convivência revelará algo mais: um Amor Eterno - que supera as barreiras da classe social, tabus e conveniência.

Seus corações estão interligados. Unidos. Era como se fosse um... uma só carne. Como se um ouvisse o chamado do outro e se protegessem através desse laço.

"Estou aqui, milady. Acredito que haja uma razão para tudo que acontece. Estou aqui para protegê-la e guiá-la. É para isso que eu vim."
Um amor cheio de aventura numa fulga ao encontro da liberdade. Lutas pelo que quer, e mais encontros com pessoas que se revelarão mais importantes nas suas vidas do que esperavam. Afinal, esta é a vida: surpreendente!

Por ser mulher, Caroline enxerga o amor mais rápido, mais fácil; porém, como é dura na queda demora um pouco para se entregar à ele em toda sua plenitude. Já Bernardo é turão e inflexível, e o que se por Caroline se choca com seu coração.

"Jamais tal sensação se apoderara dele. Sentiu vontade de poder parar aquele momento e fazê-lo durar para sempre. A princípio, odiou-se por isso; amar jamais fora compatível aos princípios da sua filosofia de uma vida livre e inconstante. Contudo, no momento em que Caroline sorriu para ele, tudo se inverteu a uma velocidade que o desconcertou."

E foi impossível não pensar no filme "Diário de uma Paixão" e no lindo amor de Noah & Allie. Mais especificamente numa cena que é indescritível. Quando a Allie diz à Noah para dizer que ela é um pássaro, e ele diz que ela é, e que ele será o que ela for. E como sou movida a associação (não que o livro da Samanta tenha algo a ver com o filme ou o livro do Nicholas Sparks), Caroline & Bernardo são pássaros!

A vida é feita de escolhas e essas sempre conduzem nosso futuro como queríamos ou não. Esse livro me deu a garantia de que sonhar nunca é demais, e que um amor eterno e sublime existe sim por mais impossível que pareça aos olhos incrédulos.

"Posso ter potes de ouro aos meus pés, joias me cobrindo o corpo. Trocaria isso tudo por um mundo onde eu e você pudéssemos ser um só..."
Samanta 04/06/2012minha estante
Querida Lisse!

Fiquei muito feliz com sua resenha, e por saber que meu livro a agradou tanto ^^

Também AMEI a homenagem que fez para Caroline e Bernardo! Awnnnnnnnnnnnnnn!!! s2 s2

Beijos!

Ceile.Dutra 17/05/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Filha do temido barão Enézio Mondevieu, Caroline sempre foi uma menina diferente das outras da sua época (século XIII) - tinha o espírito livre, era determinada e era questionadora. Ao se encontrar com um menino pouco mais velho que ela, mas em condições bem diferentes das quais ela vivia, ela perguntou ao seu pai o por quê dele não trabalhar e ter tantas coisas enquanto outros que tanto trabalhavam eram pobres. Seu pai, como estava na frente de outras pessoas da mesma "classe", tentou desconversar, mas não conseguiu responder à menina e desde então Caroline ficou com isso na cabeça.
Seu pai era um homem muito cruel, frio, arrogante. Sua mãe e sua irmã eram submissas e acatavam tudo que o barão mandava, diferente de Caroline que as vezes o enfrentava e, aos olhos dele, o fazia passar vergonha na frente dos outros. Naquela época, a reputação era muito importante para um homem de posses como ele.

Tudo que Caroline sonhava era relacionado à liberdade. Ela abominava qualquer coisa que a deixasse presa. Com todas as imposições do seu pai, ela se vê na pior delas: o anúncio de um casamento arranjado, do qual ela não foi nem comunicada. Sabendo que não haveria saída, ela resolve fugir e traça seu plano contando com a ajuda de Bernardo, filho do domador de cavalos, um vassalo. Assim como ela, Bernardo também sonhava com sua liberdade. Apesar de estarem fugindo juntos, os dois não se entendiam muito bem, mas com a longa jornada que tinham juntos, aos poucos foram se entendendo e...

Já vou avisando que atrasei esta resenha, porque não consigo falar muito bem do livro. Não estou satisfeita com o que estou escrevendo, porque sei que não vou conseguir chegar nem à metade do que este livro conta, do que este livro é, do que ele proporciona.

Pegar este livro é se deixar comandar por algo maior. As páginas viram sozinhas. Você não consegue parar de ler. Não é exagero pelo menos não pra mim.

O livro é narrado em terceira pessoa, nos permitindo ver toda a situação e vários ambientes - ao contar sobre Caroline e Bernardo na floresta, também vemos o que está acontecendo nas terras dos Mondevieu.
Fui envolvida por uma história de liberdade, ideais, valores, amor incondicional, sacrifício. Esta história linda me deixou com sorriso nos lábios, nó na garganta e muitas lágrimas rolaram. É impossível não se envolver com Bernardo e Caroline. Sério, deixar o livro de lado por 8 horas (pra trabalhar hehe), já dava saudades.
E foi assim que fiquei ao terminar - além das lágrimas que não cessavam - com muitas saudades deste romance.

Um livro que deixa os sentimentos quase palpáveis - é mágico!

Samanta 17/05/2012minha estante
Olá, Ceile :)

Já comentei na resenha, em seu blog, mas vou comentar aqui mais uma vez para dizer: OBRIGADA pelas lindas palavras sobre meu livro!

(aliás, você sabe usar as palavras muito bem... parabéns!)

Fico imensamente feliz quando sei que alguém ficou apaixonada pelo livro e teve essa sensação de que "as páginas viram sozinhas" :)

Afinal, é o que mais desejo! Proporcionar uma leitura maravilhosa a todos que pegarem O Pássaro nas mãos!

Um beijo, querida!

Samanta 15/05/2012minha estante
Nanda!

Muito obrigada pela linda resenha sobre meu livro! Fiquei emocionada com suas palavras, com o quanto o livro a empolgou... enfim!! Como disse em seu blog, agora foi a sua vez de me deixar sem palavras :)

GianiPlata 05/05/2012

O PÁSSARO - Samanta Holtz
Estive fora esses dias, pois viajei para muito longe!
Voltei a meados do século XIII, na época dos grandes senhores feudais e seus vassalos que praticamente pagavam para morar em condições de extrema pobreza.
Nessa viagem, conheci Caroline, uma menina muito teimosa e cheia de idéias, coisa que me surpreendeu muito para uma garota daquela época, que como todos sabem, devem ser submissas ao pai/marido e são tratadas apenas como uma linda peça de enfeite.

E é sobre a história de Caroline que quero lhes contar hoje.
Caroline Mondevieu teve a sorte (ou azar) de nascer em berço de ouro, e em uma das mais prestigiadas famílias da época.
As festas e tardes de chá dos Mondevieu são sempre muito concorridas! Todos querem estar em meio a todo aquele luxo e extravagâncias proporcionadas pelo grande Barão Enézio Mondevieu, um homem que vive de aparências. Perante a sociedade, mostra-se um homem sorridente, gentil, compreensivo e um grande amigo, tudo para manter sua preciosa reputação de grande senhor feudal, marido atencioso e pai exemplar, mas só quem vive sobre o mesmo teto sabe realmente o quão terríveis podem ser suas atitudes de castigos.
Uma pessoa que conhece bem o coração de pedra de Enézio é sua esposa Antonelle, uma senhora muito bonita por fora, mas que por dentro é só tristeza.
Vive com um homem que sequer a olhava nos olhos e de quem só recebe desprezo, agressões físicas e palavras dolorosas. Suas únicas alegrias são suas duas filhas maravilhosas: Elizabeth e Caroline. Mas como são diferentes!
Elizabeth tem traços muito delicados, é meiga, educada e tem o mesmo ato e olhar submisso de sua mãe.
Já Caroline é totalmente o contrário! Tem um rosto mais expressivo, fala, ri, pergunta e vai contra todas as regras de etiqueta exigidas as moças de boa educação.

Numa bela tarde de chás na mansão do Barão, enquanto todos conversavam animadamente, Caroline foi dar um passeio pelas terras do pai.
Ela ficou encantada pelos belos cavalos que estavam sendo domados por um senhor e seus filhos.
Caroline ficou lá pendurada na cerca observando atentamente os movimentos do animal e do domador, até que foi surpreendida por um garotinho sujo e de pele queimada pelo sol, que lhe mostrou a dura vida real dos que moram em volta ao castelo de seu malvado pai.
Caroline ficou muito perturbada por descobrir que gente que trabalha tanto mora em condições tão terríveis, e que muitas vezes não tem nem o que comer, enquanto seu pai que não faz nada vive no mais puro luxo, e vai questioná-lo sobre essa injustiça.
Mal sabia a inocente menina que suas perguntas poderiam enfurecer o Barão daquela maneira, e como resposta ganhou uma surra de vara e palavras horríveis.
As marcas no seu corpo sumiram em algumas semanas, mas a mágoa e o terror ficaram gravados em sua memória para sempre. Ela nunca mais foi a mesma Caroline sorridente e feliz.

Muitos anos se passaram e o ódio de Caroline por seu pai só cresceu, pois dias após dia ela o via maltratar e castigar seus empregados.
Outra coisa que crescia era a vontade de fugir daquele horrível lugar.
Seu refúgio era a igreja e seu amigo de fala engraçada Padre Reynald.
Por várias vezes procurava consolo nas palavras de Deus, mas o que padre Reynald lhe dizia não era o que ela queria ouvir, e em um dia de “busca por respostas da alma” Caroline não encontrou o padre, mas sim um livro muito grande e velho, e que por sorte, estava escrito em sua língua. Mesmo sabendo que aquilo era errado, leu e descobriu o que sempre quis saber!
Deus nos deu o livre arbítrio! Podemos fazer de nossas vidas o que considerarmos correto!
Foi então que a vontade de ser livre estourou em seu coração e Caroline decidiu de uma vez por todas que não ficaria ali nem mais um minuto.

A menina fez seu plano da maneira que pensou que ia funcionar, e com a ajuda de seu amigo briguento Bernardo (um dos filhos do domador de cavalos), que também queria se ver livre do terrível barão, fugiu na noite em que ia se casar. O pobre noivo, que é um bom moço ficou muito triste, mas por amar Caroline a deixou ir. Ela estava finalmente partindo para ser feliz da maneira que sempre quis... Livre como um pássaro.

Seu pai se enfureceu e, preocupado com sua preciosa reputação, afirmou que a filha havia sido raptada. A mãe de Caroline, Antonelle arrependeu-se profundamente de ter contado a filha sobre a historia de sua bisavó Antonieta, que fugiu de um marido tirano e acabou abandonando até mesmo seus filhos para viver uma vida feliz ao lado do homem que realmente amava.

Começa ai a grande aventura de Caroline e Bernardo, rumo a liberdade e a vida que tanto sonharam!!!

Segredos do passado serão revelados, novas atitudes serão tomadas e um final inesperado nos aguarda nessa aventura rumo a VIDA.

Discussões, beijos roubados, emoções a flor da pele, novas descobertas e toda a magia do povo cigano fazem parte dessa história que nos surpreende a cada página virada.
Seus costumes e amor pela vida nos ensinarão a enfrentar as dificuldades para seguir com sabedoria por caminhos que muitas vezes vão exigir sacrifícios.
Também nos encantarão com suas danças, festas, nomes e toda a magia que os envolve.

O Pássaro nos ensina não somente que devemos lutar por um amor. Mas que devemos lutar por nós! Por nossas idéias e vontades, mas sem esquecer de que podemos afetar todos a nossa volta.

"Sacrifícios são necessários, pois nunca se alcança um sonho sem perder algo no caminho."
(Giani Plata)

@AnnyPlata
aestranhaestantedagi.blogspot.com.br
Samanta 07/05/2012minha estante
Olá, querida!

Awnnnn, eu já tinha lido essa resenha LINDA em seu blog!!!

Muito obrigada por postar aqui também e dividir sua opinião com os demais leitores e "aspirantes a leitores" de O Pássaro! rs...

Fiquei muito feliz por saber que O Pássaro realmente tocou seu coração e pelas emoções que a história despertou em você!

Seja muito feliz, sempre!

Beijos!
Samanta

Lelê 25/04/2012

Resenha: O Pássaro
Sabe quando você espera que o livro seja uma coisa e não é?
É isso que estou sentindo. Eu esperava um romance épico, meloso, cheio de histórias sórdidas da corte. Enfim, tenho que confessar que "O Pássaro" é muito mais que somente um romance. Tem amor, traição, tem a eterna busca do sonho. É perfeito, escrito de uma forma inigualável, uma linguagem que não vemos o tempo todo, é sutil, doce e ao mesmo tempo forte.

"Na verdade, milady, a maior diferença
entre nós é que meu pai sempre trabalhou
e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez
nada, e tem tudo isso..."
Pag. 17

Tive o imenso prazer de conhecer Caroline, menina forte, que ainda criança já sabia distinguir o certo do errado, mas suas dúvidas sobre o dinheiro de sua família e a pobreza dos outros a deixavam em más situações com seu pai, o Barão Enézio Mondevieu, um homem rústico, grosseiro e extremamente frio com sua esposa Antonelle e sua filha mais velha Elizabeth.
As três mulheres não passavam de serviçais na mão dele. Talvez em 1227 fosse esse os costumes, mas...
O tempo passou e Caroline cresceu. Mas com ela cresceu também o ódio pelo barão Mondevieu, por tantas injustiças cometidas por ele contra seus empregados que na verdade não passavam de escravos.

"- A educação é sempre o mais
importante - insistiu - Ela não tem
a ver com riqueza, mas com sua
honra de ser humano."
Pag. 125

Não dá para entender qual a satisfação que este homem horrível sente torturando as pessoas.
E assim Caroline, movida por um instinto de um pássaro buscando a liberdade em novos ares, resolve fugir.
E o que a espera nessa aventura, nem o mais duro e frio dos corações é capaz de segurar as lágrimas.

"Era o centro das atenções em todas
as festas, não somente pela beleza,
mas pela graça da dança. Mexia o
corpo como uma serpente, sabia
hipnotizar os homens."
Pag. 200

E como chorei, torci pela garota, mulher, sábia Caroline.

A capa é linda! O livro é perfeito em tudo!!

Leia!!
Samanta 26/04/2012minha estante
Lele querida!
Muito obrigada por dividir sua opinião aqui!

Adorei sua resenha, você captou muito bem a essência do livro! E fico feliz que tenha gostado dos meus personagens e do rumo que dei à história ^^

Um grande beijo!

ELAINE 17/04/2012

Dotado de um português impecável, que eu já não via desde os tempos de colégio quando li os clássicos da literatura brasileira, fez-me pensar se isso foi proposital, por se tratar de uma trama "de época", mas acredito que isso deve-se sobretudo ao talento nato de Samanta para a escrita.
Sempre que faço uma resenha fico num dilema terrível: ser superficial ou "soltar" muitos spoilers sobre o livro? Tentarei um meio termo ao falar de "O Pássaro", ok?
O maior mérito do livro, ao meu ver, foi conseguir despertar em mim a adolescência, seus sonhos e inocências já esquecidos e adormecidos. A sonhadora Caroline, com sua personalidade intempestiva me fez lembrar da Elaine de dezesseis, dezessete anos, inconsequente e romântica e isso, devo admitir, é muito bom, pois costumo ler dezenas de livros adolescentes, mas nenhum jamais me causou esse efeito, esse saudosismo, essa sensação de volta no tempo. A história é tão bem narrada que ao ler o capítulo que descrevia a festa cigana na qual a protagonista do livro envolve-se, cheguei a "escutar" a música cigana invadindo o ambiente, o livro realmente me fez "viajar".
Bernardo, o "mocinho" da história é o típico rebelde que costuma arrebatar corações pueris, embora eu, como sempre, tenha me apaixonado mesmo foi por Filip, um verdadeiro cavaleiro que faz com que muitas torçam por ele.
Quanto ao final (é aqui que mais temo soltar spoilers, pois como falar do final sem contá-lo?) julguei-o inusitado e ousado. Confesso que esperava outro desfecho, porém, tenho que concordar que foi perfeito. Pus-me a pensar que aos dezessete anos seria o que eu esperaria para um final realmente romântico e como o livro me "transportou" para essa fase mágica da minha vida, acabei concordando que o final foi realmente bom.
Tudo que tenho a dizer é que o livro de estréia de Samanta me agradou muito e que se ela continuar por esse caminho, alçará voos cada vez mais altos!
Samanta 25/04/2012minha estante
Olá, Elaine :)

Que linda a sua resenha sobre o meu livro!!!
Fico realmente feliz que ele tenha despertado tantos sentimentos bons a você :)

Pode ficar despreocupada, que não soltou nenhum spoiler ;) Obrigada por se preocupar com isso!

ricardo_22 12/03/2012

Resenha para o blog OverShock
O Pássaro, Samanta Holtz, 1ª Edição, Osasco-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2012, 480 páginas.

Publicitária e autora de alguns romances – ainda não publicados –, a autora Samanta Holtz estreia no mundo literário com a obra O Pássaro, lançado pela editora Novo Século. Neste livro, encontramos uma história romântica e envolvente do inicio ao fim, que mostra o potencial da autora e que ela está pronta para voar cada vez mais alto.
Nessa obra de estreia, Samanta nos conta a história de Caroline Mondevieu, uma jovem filha de um poderoso barão e que tem tudo para ser feliz, exceto a liberdade de escolha. Cansada de ser obrigada a fazer todas as vontades de seu pai, Enézio Mondevieu, a jovem Caroline percebe que precisa tomar alguma atitude antes que seja tarde demais e isso se confirma ao conhecer Bernardo, um domador de cavalos que assim como ela também possui sonhos e precisa lutar por eles. Juntos, Caroline e Bernardo enfrentam dificuldades e passam por aventuras na busca da tão sonhada liberdade.
A história se passa no século XIII e possui características únicas de um bom romance de época, com todos os detalhes necessários para uma história nesse tempo. A história se diferencia – não apenas pela história – de romances atuais, principalmente por ser algo leve e ao mesmo tempo emocionante. Ao contrário do que pensava, em O Pássaro nem tudo o que parece realmente é, e por isso o livro se torna surpreendente, superando todas as expectativas – que já eram altas.
Apesar de simples, o enredo possui reviravoltas do inicio ao fim, e quando tentamos encaixar alguns pontos, somos logos surpreendidos por mais informações sobre as personagens e as histórias que as rodeiam. Tudo isso causando emoção, alegria e em alguns momentos inclusive revolta.
Por mais inesperadas que sejam essas informações não ficam confusas e tudo ganha um sentido conforme os capítulos. Mérito da autora, que construiu tudo sem que a história se perdesse em qualquer momento do livro. Uns dos aspectos mais interessantes usados por ela foram os ciganos, algo inovador e que deu um toque novo a obra, além de que eles são importantíssimos para o desfecho. A cultura dos ciganos, exposta pela autora, é simplesmente fantástica, por diversos motivos.
Todas as personagens de O Pássaro são marcantes - por suas qualidades ou defeitos -, no entanto nenhuma é tão rica em detalhes quanto Caroline, personagem principal e uma verdadeira guerreira, que acredita em seus ideais, mas também possui seus defeitos, afinal, ninguém é perfeito. Elizabeth, irmã de Caroline, de certa forma é seu oposto, porém também é uma personagem querida. Ao contrário do pai das jovens, que tem tudo de ruim que um barão possa ter e chega a se tornar insuportável em trechos – o que não deixa de ser parte de sua personalidade e de seu status perante a sociedade. Outra personagem marcante é Bernardo, que não poderia ficar de fora. Mesmo com seus defeitos, Bernardo passa segurança à Caroline e toma atitudes arriscadas pelo bem da jovem, conquistando assim o leitor com o desenrolar da história. Contudo, a cigana Nuha é uma personagem ainda mais excepcional, por ter características simples e com uma bondade incomparável, se tornando assim minha personagem favorita.

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2012/03/resenha-73-o-passaro.html
Samanta 13/03/2012minha estante
Ricardo, eu amei sua resenha e fiquei surpresa por eleger Nuha como sua personagem favorita!! Foi muito original, mas também muito merecido... ela é uma personagem muito determinante no destino de Caroline! :)

Um grande abraço e OBRIGADA!!!

Vanessa Meiser 07/03/2012

"Sentia-se como uma águia no topo de uma montanha, diante de todo um horizonte a ser conquistado, porém com as duas asas presas ao corpo.
Estendeu os braços para os lados e, com um sorriso determinado, sussurrou para si mesma:
- Sim... Eu ainda vou voar!” Págs. 38 e 39

E agora, como falar de um livro pelo qual você se apaixonou perdidamente???
Então, primeiro quero agradecer à Samanta, autora de o Pássaro, pela oportunidade de poder participar do booktour e poder conhecer esta história tão bem escrita, nem tenho palavras para dizer o quanto fico grata a ela!!!!
Bom, a história do livro se passa no ano de 1227, século XIII, Europa. Época em que os cavalos entravam na moda e que as corridas tornavam-se frequentes atraindo investidores como, por exemplo, o temido Barão Enézio de Mondevieu, pai de Caroline e Elizabeth e marido de Antonelle.
As filhas do Barão eram bastante diferentes uma da outra, enquanto Elizabeth era uma menina tranquila e resignada como a mãe, Caroline era desafiadora, ousada e muito questionadora.

"Como é teimoso, o destino!" Pág. 66

O Barão sem nada conhecer sobre cavalos aceita o conselho de Dinamene, funcionária de muitos anos da sua mão, e contrata Gerson para tratar de seus animais, o funcionário se muda então para um casebre nas imediações da mansão com seus dois filhos ainda pequenos, William e Bernardo. Este último tem o temperamento parecido com o de Caroline, é um rapaz insatisfeito com a vida de resignação que leva e que assim como ela sonha em ser dono do seu próprio destino, porém, mesmo com muitas semelhanças, os primeiros encontros entre os dois são regados a muita hostilidade e más impressões, ele a acha mimada e ela o acha arrogante....mal sabem os dois que o destino os colocou no mesmo caminho por motivos muito maiores do que eles poderiam supor...

"Cuide bem da sua história, minha filha. No final das contas, ela é sempre tudo o que nos resta." Pág. 154

Caroline estava de casamento arranjado com Filip, um jovem e bonito rapaz de bom coração e muito seu amigo, porém, ela não o ama como homem e sim como um bom amigo e não aceita a imposição a este casamento. Caroline então tem um plano de fuga que na última hora acaba coincidindo com um também plano de fuga de Bernardo. Esta fuga os leva a conhecer um amor mais forte do que qualquer laço, um amor capaz de superar tudo, até mesmo uma grande revelação que poderia por tudo a perder.
Enfim, o livro é recheado de aventura. Só o fato de ser um romance histórico já me conquistou no início da leitura, mas claro que não ficou só por aí, ele tem uma história tão envolvente que você nem percebe que todas as 477 páginas já foram lidas. Apesar de ser um livro considerado extenso, já que a maioria tem por volta de 300 páginas, é super fácil e rápido de se ler, até para mim que leio pior que uma tartaruga, apesar dos meus esforços.
Como eu já disse lá no início da resenha gostei muito deste livro, foi uma surpresa muito agradável para mim, antes de iniciar a leitura eu ficava olhando para a capa que é linda e imaginando se eu iria gostar ou não da leitura, gostei sim e muito. Resumindo, um livro mais do que recomendado, leiam O Pássaro, por favor, não irão se arrepender!

“- É claro que vai embora. Pássaros não nasceram para se prenderem a lugar nenhum. Sua estação aqui passará, e então rumará para outros hemisférios.” Pág. 265
Samanta 07/03/2012minha estante
Vâ!!!

Que lindas as suas palavras sobre meu livro!
Estou aqui, super emocionada e realizadaaa por ter feito mais uma leitora feliz! ^^

Eu que agradeço a você por ter participado do Booktour e pelas palavras tão carinhosas!

Um beijo enorme!!!

Marcia-Rios 26/02/2012

O voo do pássaro
ONDE, QUANDO E COMO…
Europa, século XIII. época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedade de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duquess, barões e segredos.

Um sociedade cujos conhecidos como vassalos e suseranos, que conviviam no sistema feudal. Uma cerimônia simples, um puhado de terra despejado, mais um vassalo a servir. Esse se intalava com mulher e filhos nas terras do seu senhor, nas quais viviriam a troco do trabalho, suor e tributos dos mais incabivéis. Uma vida difícil, porém, para os menos afortunados, era a condição mais aceitável para se viver com dignidade.

Do outro lado, estavam os senhores das terras e suas famílias. Esposas caladas, filhas obedientes, homens rídigos. A imagem perfeita para se passar à sociedade – muito embora ninguém imaginasse que aventuras e amores proibidos se escondiam por trás daqueles olhos baixos, submissos a uma vida de regras, castigos, imposição do certo e proibição do errado. Uma vida resumida a aceitar sem argumentos ou contestação.

Mas havia uma jovem determinada a quebrar essas convenções.

Essa introdução não é spoiler, a autora liberou para seus leitores conhecerem e, sentirem o sabor dessa linda história o primeiro capítulo que poderão ler no blog da autora.

Utilizei-a justamente porque a partir desse ponto, somos levados diretamente ao ano de 1227 e, a voar em cada uma das suas páginas conhecendo a história da pequena Caroline que tem uma forma muito peculiar e diferente de ver e aceitar a vida do jeito que lhe era imposta e, a torcer em cada uma delas que consiga abrir a porta da sua “gaiola” de ouro e alçar voo.

Os personagens:
- Dinamene = serva pessoal e fiel das damas da mansão dos Mondevieu.
- Gerson Rachclev = domador de cavalos, assim como seus dois filhos William e Bernardo.
- William = calmo e resignado como a imposição de sua condição.
- Bernardo = hostil e desafiador, desde criança já demonstra sua insatisfação em conviver com a brutal diferença de classes.
- Barão Enézio Mondevieu = frio, cruel, impiedoso e temido.
- Baronesa Antonelle = “serena”, “tranquila”, indefesa e subordinada às ordens do barão, assim como suas filhas Elizabeth e Caroline.
- Elizabeth = meiga, silenciosa, obediente.
- Caroline = curiosa, risonha, falante, contestadora e desafiadora, atitudes que lhe rendiam marcas físicas e emocionais.
- Duque Fernão de La Frièt = amigo da família Mondevieu e pai de Filip.
- Filip = um rapaz que cresceu alimentando uma forte e cativante afeição por Caroline.
- Jéan Delcour = noivo e futuro marido de Elizabeth que aprendeu com seu pai que amar era uma fraqueza e deveria prevenir-se desse mal.

Durante os acontecimentos, a história desses personagens se misturam, revelando: o amor puro, singelo, emocionante; o ódio devastador que aprisiona e mata; a magia que encanta e apaixona; mistérios e segredos que no seu final (surpreendente e inesperado), mudariam para sempre suas vidas.

Parafraseando a biografia da linda autora: Com uma história romântica e cheia de surpresas, Samanta nos leva em uma deliciosa viagem onde, vamos das lágrimas ao riso e do riso as lágrimas em questão de capítulos.
Samanta 27/02/2012minha estante
AMEI sua resenha, Marcia! E fiquei muito feliz por saber que você gostou tanto da história ^^

Drika 22/02/2012

É provável que os pássaros me lembrarão esse livro
No ano de 1227, na fazenda do poderoso Barão Enézio Mondevieu, um grande senhor feudal, é que a história ganha vida. Um homem de muitas posses, casado com a submissa Antonelle. Barão é mau e autoritário, que não conhece a piedade ou a bondade. Pai de duas filhas, Elisabeth e Caroline
Caroline é nossa protagonista, uma menina de sete anos de idade já questionava as regras ditadas pela sociedade naquela época, e com sua alegria pela vida, desejava viver em liberdade, de acordo com suas próprias emoções.
Certo dia, ela encontra o filho de um dos empregados da fazenda, e tem, pela primeira vez, seus olhos abertos para a realidade que sempre a cercou.

"Na verdade, milady, a maior diferença entre nós é que meu pai sempre trabalhou e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez nada, e tem isso tudo..." Pg.17

Aquele encontro fez um rebuliço no interior da menina. Com seu questionamento diante do pai, ela recebeu como resposta uma surra, que nunca mais se esqueceria.

O tempo passou e Caroline se torna uma jovem ainda mais determinada do que antes. Ela tem apenas um ideal: ser livre. Mas o impiedoso Barão acha que pode controlar a vida da filha e isso rende vários momentos de rebeldia da menina. Como fugir no dia do casamento da sua irmã, quando o pai anuncia o casamento dela, sem lhe comunicar. Embora ser com o charmoso Filip, um amigo de infância, Caroline, quer ter o direito de escolha do seu próprio futuro.

"Há tanto tempo, eu a admiro em silêncio..." Pg.49

A menina ferve em revolta, e naquela noite tem um encontro inusitado com um dos empregados do pai, ele faz o tempo voltar quando diz:

"-O que pensou...Que estava... Fazendo? - perguntou ele, com a voz cortada pela respiração exausta.
Ela ergueu os ombros, como criança flagrada em sua traquinagem.
-Fugindo...
-Milady! Perdeu o juízo?
Ela parou de ofegar por um instante e ergueu os olhos para ele.
- Do que me chamou?
...
- Você é o menino... O menino da cerca!"

Bernardo é o filho mais moço de Gerson, o domador de cavalos da fazenda do Barão. O rapaz, assim como Caroline, é bastante rebelde e não consegue ser domado. E também busca, a desejada liberdade.

"Talvez o que eu precise, não seja alçar voo, mas parar de insistir em me manter nos ares". Pg.76

No início, tudo que o rapaz faz parece irritar Caroline, mas o que eles não imaginavam, era que o destino os trariam ainda muitas surpresas, entre elas, que iriam se apaixonar.
O mundo estará contra eles, e o amor precisará ser forte para ir contra todas as regras da sociedade. Mas será que será forte o suficiente para resistir as muitas verdades que ainda virão?

O Pássaro foi uma agradável surpresa. Primeiro, por ser o primeiro romance de época que leio, segundo por ter me revelado mais uma talentosa escritora nacional, Samanta Holtz. Samanta escreve de uma forma encantadora, e nos prende até o fim, com um livro carregado de mistérios e reviravoltas inesperadas.

Caroline foi a personagem que eu mais gostei, forte, determinada, sonhadora e inesquecível! Me emocionei com sua ousadia em conquistar seu sonho de ser livre, demais! Bernardo, confesso que demorou a conquistar minha simpatia, é aqueles homens mal-educados, indelicados, que só vi em filmes de cawboys, que se acham. E por gostar mais dos mocinhos românticos, carinhosos, demorei a me simpatizar por esse mocinho, porém, bem sei, que muitas mulheres adoram esse tipo de personagem. Enfim, com o tempo ele ganhou minha admiração quando começou a perceber que Caroline era a mulher da sua vida.

Enquanto escrevia a resenha, fiquei buscando palavras que descrevessem o romance O Pássaro, e a que mais saltou nos pensamentos foi: inesquecível. Um romance maravilhoso que levará o leitor a sentir uma mistura louca de emoções. É uma linda história, com um final surpreendente, que na hora me assustou, mas depois concluí que fez jus a todo o enredo.

O Pássaro é um grito de liberdade, e tenho certeza que muitos serão tocados por essa linda lição! Ainda estou encantada e não encontrei as palavras certas para descrevê-lo. É muito forte e cheio de peculiaridades que o torna O Livro, entendem?
Leitura mais que recomendada!

Parabéns a querida Samanta Holtz, por ter escrito um livro tão lindo, e ter me presenteado com sua escrita admirável!

Veja mais em: http://www.adrianabrazil.com/2012/02/resenha-o-passaro-samanta-holtz.html PROIBIDO reproduzir esta resenha sem autorização!
Samanta 22/02/2012minha estante
Preciso repetir o quanto amei sua resenha??? :)

Dri, colei alguns trechos da sua resenha (com link para seu blog) aqui no meu: http://samantaholtz.blogspot.com/p/mural-dos-leitores.html

Tudo bem???

Se tiver algum problema, por favor, me diga ^^

Beijokas!

Drika 22/02/2012minha estante
A resenha é sua Sam! Use a abuse! Mais uma vez parabéns pelo seu livro tão lindo! Eu amei e ainda estou pensando nele!!
Parabéns pelo seu talento! Virei sua fã!
SUCESSO!!!

Cris Cullen 13/09/2012minha estante
muito lindo esse livro,adorei!!!!

Renata 15/10/2012minha estante
Não conhecia o livro e pela resenha vou me arriscar a lê-lo.

Samara 28/02/2013minha estante
Realmente um grito de liberdade, me prendeu desde o começo...amei os personagens me envolvi em cada louca atitude de Caroline...mas gente queria um final diferente...sinf...mas mesmo assim parabéns Samanta Holtz pelo belo livro.

Ana Paula 11/08/2014minha estante
Confesso que esse livro seria um dos meus favoritos, mas não foi devido ao final. Concordo com a Samara. Eu também queria um final diferente.
Mas a escrita é perfeita, os personagens são apaixonantes e cativantes. A Caroline, o Bernardo e o Filip são perfeitos..
Bem que a Samanta Holtz poderia fazer um final alternativo para nós fãs que gostamos do livro, mas não amamos devido ao final...
Nem que seja no WATHSAPP, Widbook ou qualquer lugar só para a gente ler e ficar com o gostinho de satisfeitos...Por favor...

"Ana Paula" 21/02/2012

Um livro maravilhoso!!!!

A história de Caroline Mondevieu se passa na Europa, no século XIII. Caroline é uma jovem que tem o desejo enorme de ser livre, de escolher o que quer para sua vida, sem ninguem para impedi-la. Mas como as coisas não são como queremos, Caroline sofre com o comportamento de seu pai, o poderoso Barão Mondevieu, que não é um pai amoroso, ao contrario, sempre a trata com despreso e até bate nela. Não é só Caroline que sofre com as atitudes do pai, sua mãe e sua irmã tbm, que sempre são submissas a ele, despertando em Caroline um pensamento de que é muito diferente delas.

Mas tudo parece mudar, quando Caroline foge com Bernardo, um domador de cavalos, para procurar seu destino e se ver livre das garras do Barão. Bernado aceita fugir com Caroline em troca de um cavalo, o mais rapido do Barão, e assim eles se emprenham na mata e começa ali um amor que nem o tempo poderá romper.

Os dois são uma graça, Caroline é mimada e Bernado, insuportavel... Ambos se irritam facilmente, mas são lindos juntos.

Adorei todos os personagens, inclusive Filip que eu queria muito que tivesse um final feliz!!!!! O Livro é incrivel, foi dificil parar de ler, até sonhei com ele... A leitura é leve e acontece tanta coisa... Uma atitude leva a outra e segredos que vc nem imagina são descobertos em pouco tempo. Adorei de verdade o livro e recomendo com toda certeza!
Samanta 21/02/2012minha estante
Ana Paula querida!

Sem palavras... ler uma opinião tão positiva e tão linda sobre meu livro é, definitivamente, a maior recompensa para uma escritora!!!

É lindo ver que palavras que saíram do fundo do meu coração e foram lapidadas com tanto cuidado tocaram tanto o coração de outras pessoas :)

Muito obrigada! De coração!

Um beijo

Samanta Holtz
autora de "O Pássaro"
www.samantaholtz.blogspot.com
@SamantaHoltz

Carolina2647 22/02/2012minha estante
Adorei a resenha!!!
Tenho que ler esse livro urgente!!!