Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Walney 21/04/2023

Surpresa vampiresca tupiniquim
O livro mergulha na onda de vampiros que é tão presente na literatura de finais do século XX e inicio do século XXI, a diferença é que nos dá uma roupagem nacional, o autor faz um bom trabalho na construção de cenários e apesar de não ser ruim com relação aos personagens precisa aprofundar melhor alguns deles, o que me deixou contente é que o livro viaja pelo Brasil, desde Armação cidade fictícia do litoral gaúcho até o centro de Osasco em São Paulo, peca em não ter feito um estudo melhor do jeito de falar dos gaúchos e dos lusitanos, mas não é um livro cansativo, faz uma homenagem a uma antepassada do autor ao falar repetidamente sobre uma das ruas centrais da cidade de Osasco e nesse propósito, passa muito tempo descrevendo esse ponto geográfico no livro, oque a mim me pareceu cansativo e desnecessário. O autor constrói pontos de tensão interessantes no livro e apesar de ter corrido no final, faz um excelente gancho para o próximo livro.

Almir Junior 14/04/2023

Eu os apresento os sete vampiros em "De Volta Pra Minha Terra"
Quem acredita que o subgênero de livros de vampiro é ruim deve ler este livro. Em Os Sete, André Vianco nos leva pra uma viagem que realmente não há como descobrir o que vai acontecer em seguida. Os vampiros são fascinantes, (ainda mais lendo em audiobook e ouvindo o sotaque português dos atores, o que ao meu ver tornou a experiência muito mais rica) são cruéis, como deveriam ser mesmo e o melhor de tudo: são portugueses que ficaram 500 anos adormecidos, então se surpreendem absurdamente com coisas aparentemente mágicas como uma geladeira. "Esses brasileiros só podem ser bruxos".

Gosto do desenvolvimento e do ceticismo das pessoas perante a ideia dos vampiros e que logo cai por terra porque se deparam com as criaturas e elas não se dão ao trabalho de fingir qualquer traço de normalidade. Alguns momentos se prolongam mais do que eu entendo que deveriam e por outro lado outros o autor não mostra, preferindo nos deixar imaginando como ocorreu tal momento. Como por exemplo o reencontro da menininha ressuscitada com sua mãe.

E se há algo fraco nesse livro são os protagonistas humanos, todos são muito parecidos, a ponto de eu confundir quem era quem e pelo menos eu não consegui me apegar a qualquer um deles. Vianco precisa trabalhar melhor nesse aspecto.

Mas no geral, baita livro e fico ansioso pelos próximos.

Bruno236 23/02/2023

Até aqui o melhor ( e único) que li sobre vampiros, o drama é bem envolvente deixando o leitor com mais ânsia pela leitura, o livro se desenvolve de maneira surpreendente com muitas revira volta, uma praia, um mergulho, um achado e vários vampiros! Eis uma boa combinação que cruza os tempos e os mares e até a mente daqueles que amam o terror.

Erich 22/01/2023

Primeira leitura que fiz de um livro do André Vianco. Gostei da escrita e do tema.

A proposta do livro consegue beber do básico sobre vampiros sem se tornar repetitivo e explorando nuancias novas. A premissa aqui é pegar vampiros de 1500 e colocá-los no Brasil moderno, em uma realidade completamente desconhecida por eles - que não acompanharam a evolução da tecnologia. Essa premissa permite ao autor elaborar diversas cenas interessantes: os primeiro contato dos vampiros com luz elétrica e eletricidade de modo geral, o contato com motores de combustão e os meios de locomoção modernos, e inclusive a tenologia bélica moderna.

A narrativa é fluida, vamos acompanhando as cenas segundo o ponto de vista do personagem e o autor vai trocando de um personagem para outro. Isso, inclusive, ajuda a percebermos melhor o ponto de vista dos vampiros.

Um ponto que me é central em Drácula é a relação existente entre histórias de vampiros e a transição entre crença e ciência. Em "Os Sete", o autor busca explorar um pouco essa relação. Inclusive temos em alguns momentos a presença de um cientista e de um padre debatendo sobre o assunto. De modo geral, esta embebida na narrativa o pensamento de que "fatos extraordinários exigem provas extraordinárias". O que, nos primeiros momentos acaba atrapalhando a reação e combate aos vampiros.

A crítica que eu teria aos personagens (não ao autor, pois me parece que aqueles personagens deveriam fazer exatamente aquilo) é que eles não souberam dosar tão bem ciência e crendices. A minha postura em relação a isso, por exemplo, seria seguir o "conselho" cuja origem eu nem sei qual é: "Yo no reo en brujas, pero que las hay, las hay".

RenaTo.Lima 18/01/2023

Super Vampiros portugueses
Inicialmente fiquei com o pé atrás, como toda aversão que a nossa cultura acaba causando em histórias legitimamente fantástica, mas não é que gostei?
Os vampiros inspirados por Anne rice, mostram uma mescla de poder e deslocamento temporal, tentando entender e matando que precisar, a história mostra uma ideia muito interessante, porém com um objetivo bem pequeno por parte dos vilões e pouca profundidade de personagem dos protagonistas, mas como bom mesmo é ver rinha de vampiro, dou desconto e apenas aproveitei a história.

hibeesly 18/01/2023

Os sete
Que livro! André Vianco mistura terror, suspense, fantasia nessa história e te prende do começo ao fim. Pra quem é apaixonado por vampiros, vai amar conhecer um pouco dessa versão que não é tão comum hoje em dia, os vampiros cruéis e assustadores com poder destrutivo. Sensacional, recomendo muito.

@paty_bookaholic 12/01/2023

Realmente não esperava que o livro fosse tão bom, tem algumas coisas que achei meio mal trabalhadas porém no geral o livro é maravilhoso.

Bah 29/12/2022

Vampiros maus
Um livro de autor brasileiro sobre vampiros, mas são vampiros maus, e com poderes. E é maravilhoso. A história é cativante, tem mistério e vale a pena ler as continuações

Homero 17/12/2022

Muita coisa a se pontuar.
O livro, poderia ter sido dividido em duas partes...

A primeira metade é um romance contemplativo, com vampiros adormecidos centenas de anos, acordando em um país desconhecido e cheio de novas (para eles) tecnologia.
Isso obviamente é um ponto que poderia ser abordado, e Vianco o utiliza muito bem, deixando essa parte inclusive divertida, agradável.

Já a segunda metade, é tiro, porrada e bomba, pra quem gosta e procura por livros com muita ação, aqui é um prato cheio!
Uma explosão aqui, um tiroteio acolá, embates pra todo o lugar.

No fim, fico com algumas constatações.

- O livro apesar de escrito de forma competente, deixa claro a inexperiência da primeira obra do autor, postas algumas repetições desnecessárias e cenas deslocadas demais com a realidade. (Tipo o exército brasileiro soltando bombas atômicas)

- Não consegui me apegar com os personagens, eles não me conquistaram nem um pouco, muito menos os Humanos! A morte não me ganhou qualquer pesar.
As relações humanas e inumanas poderiam ser muito melhor trabalhados, os plots da narrativa sempre se tratava de algo mais ligado a ação.

- Esperava um livro de terror, e não vi muito disso.
Claro, se for comparar com Crepúsculo, ou qualquer livro adolescente que fazia muito sucesso na época, OK... Mas se for parar para pensar, o Terror não é o forte aqui.

No fim das contas, foi uma leitura divertida, legal, mas acho que esperava um pouco mais.

Bianca 22/11/2022

chocada que passei tanto tempo sem saber da existencia desse livro maravilhoso, um prato perfeito pra quem como eu ama terror e curti fantasia, acabou virando meu livro de fantasia favorito e ja to louca pra ler a continaçao dele (que eu nao sabia que existia ate chegar na ultima pagina do livro ?

Valner.Wasilewski 16/11/2022

Ainda não superei o audiodrama desse livro. É muito bom!! Excelente ouvir o sotaque português dos personagens, sempre rio horrores. Ainda não superei o uso da palavra "anedota" nesse livro. haha

Queila.Assis 10/11/2022

Não acredito!
Bem meus caros leitores, li esse livro por conta da nota dele que é alta, então, como gosto de histórias de vampiros vaiolá... o começo é bem intenso, no meio tem pontas soltas e com um final de notal mil Tiago ??