Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Dani Rodrigues 17/07/2010

Apostasia, umbrífero, espúrios, perscrutador... nossa, quantas palavras novas esse livro foi capaz de acrescentar ao meu vocabulário!! Como você pode imaginar, tive que recorrer ao dicionário diversas vezes, porém, isso não foi obstáculo para a leitura.

Os Sete é o primeiro livro que eu leio de André Vianco. E para NÃO variar (risos), é sobre vampiros! Mas nada de vampiros bonzinhos como os que estão sendo lançados no mundo literário ultimamente. Mas também nada de tããão maldosos como os vampiros de Stoker. Acho que o autor conseguiu um meio termo que me agradou.

Tudo bem que o livro começa frio, depois amorna, depois fica frio de novo, e morno e quente! Tem que ter boa vontade em continuar a leitura em determinadas partes do livro. Explico-me: às vezes é meio repetitivo. É bem verdade que a segunda metade do livro é muito mais atraente, com mais ação, mais suspense.

A história se passa no sul do Brasil, onde amigos mergulhadores descobrem uma caravela portuguesa no fundo do mar. Dentro de tal embarcação há uma caixa de prata bem grande, super bem lacrada, onde consta a seguinte inscrição: “Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam”.

Sentiu a pressão?? Pois bem, é claro que a referida caixa foi aberta e no momento em que é violada, sete corpos inertes são descobertos. Enquanto pesquisadores e historiadores cogitavam sua origem, um vampiro desperta.. e detalhe: falando a língua portuguesa (de Portugal)! Ó gajo, prepare-se para dar boas risadas com esses vampiros que ficam impressionados com a energia elétrica e tudo mais.

Por fim, ouso dizer que o livro daria um bom filme. Seria bem diferente, mas bem interessante! E preparem os óculos, pois as letras são pequenas, infelizmente.

Acesse: www.notamosque.blogspot.com

Anderson Brito 19/07/2010minha estante
Eu estava me remoendo para saber sua opinião sobre este livro D. Espero um dia conseguir ler "Os Sete" sem abandoná-lo! Adorei a resenha, tocastes nos pontos chaves.

Thali Prado 21/07/2010minha estante
Adorei a resenha! Me convenceu a comprar o livro agora rs =]

Luan 27/07/2010minha estante
Eu achei que eu era o unico que ria com os portugueses no Brasil, quando eu falava que o livro era divertido ninguem entendia =]

Taís 27/07/2010minha estante
Fico imaginando se transformassem esse livro em um filme 3D. Seria perfeito.

Vê Tezoni 15/06/2011minha estante
Curti a resenha, eu tb acho que daria um filme perfeito, ou até um mangá. Nossa, se saisse filme eu realmente assistiria na estréia. É demais!!!

Artur 21/06/2011minha estante
Adorei a resenha, descreve muito bem livro! Por mais que e não tenha gostado do livro é inegavel seu potencial e pontos fortes.

Larhinha 26/12/2011minha estante
Otima resenha!, estou aguardando como todos os fãs de André Vianco o filme, que ele mesmo nos prometeu!

26/12/2011minha estante
Só digo uma coisa: tenho orgulho deste livro ter sido escrito por um brasileiro. Ótima resenha de uma ótima história. Esses vampiros vale a pena conhecer.

Luan Teylo 24/02/2012minha estante
Ótima resenha. =)

Henrique 22/03/2012minha estante
Você fez uma ótima analise do livro, concordo que por vezes ele ficou cansativo mas perceba que Vianco através de coisas que parecem ser sem interesse demonstra a personalidade dos personagens, infelizmente varias pessoas não perceberam isto, mas vejo que assim como eu, teve pessoas que realmente se surpreenderam com a capacidade do autor manter os vampiros idealizados na cabeça de muitos e adicionar dons a eles sem que parecesse forçado. E não querendo ser patriota mas vamos da um credito extra por Vianco ser um autor nacional rsrsrs. E sua resenha Dani ficou muito boa realmente se eu não tivesse lido o livro iria lê-lo depois de ler sua resenha pois você destacou pontos muito fortes no livro.

Paloma 26/11/2012minha estante
Estou lendo o livro, e gostando. Vi aqui algumas criticas ruins quanto a transição de narrativa, a escrita e os clichês utilizados pelo autor. Não sei se tenho imaginação demais, porque não me perdi em nenhum ponto ainda. Estava até comentando com o meu marido que Vianco é brasileiro e soube trazer os "vampiros norte-americanos" pra cá, rs. Esse é o primeiro de outros livros que irei ler do autor.

Nairin 09/02/2013minha estante
Estou no terceiro capítulo e não achei nada que me faça seguir em frente com a leitura mas como eu sou brasileira... não desisto nunca!!!

Lilha 17/10/2013minha estante
Eu estava lendo-o a uma semana, parei no capitulo 5 e sinceramente desisti de ler. Mas lendo essa sua resenha me fez querer terminar de lê-lo. Ótima resenha ae rs :)

Ângela 05/03/2014minha estante
Alguém sabe quais os livros que dão sequência a série?

Eliete 12/05/2014minha estante
Ótima resenha! Estou no capítulo 18 e também acho que daria um ótimo filme!

Dy 24/01/2017minha estante
Parando pra pensar eu só tenho lido sobre Vampiros kkkkk
Nenhuma novidade aí kk
Adorei sua resenha!

Jhon 10/09/2022minha estante
Alguém tem essa edição em bom estado que queira vender? Favor entrar em contato

bighi 05/01/2009

Horrível
Nem adianta eu escrever uma longa resenha sobre esse livro. É, de longe, o pior livro que já li em toda a minha vida.

O estilo de escrita é tão ruim que parece ter sido escrito por um completo amador, alguém que nunca aprendeu nem as técnicas mais básicas da escrita.

Você gastaria melhor o seu tempo jogando paciência no Windows, ou lavando o banheiro com escovinha.
Pris 05/01/2009minha estante
Nossa, fiquei até com medo de ler o livro.

Gangrel 24/04/2009minha estante
Sei não...

Acho que um livro não precisa estar escrito com um português "politicamente correto" para ser agradável. O que vale é a imaginação.

Sei que não se agrada a todos, mas não acho um livro digno de ser esculachado dessa forma.

FNEVES 23/01/2010minha estante
Mas você o abandonou como sabe que é horrível? Até ande pode ler????

Dandara 26/01/2010minha estante
"lavando o banheiro com a escovinha" me fez rir pra caramba, haha!

Também nem consegui chegar ao final desse livro.

Maikon Parreira 06/11/2010minha estante
Tinha que ser você para me fazer rir com essa resenha. E olha que estava pensando em comprar o livro. Me convenceu a não comprar. Abç

#Anny Neres 24/11/2010minha estante
kkkkkkk' Acho que vc criticou mt hem. gostei da sua resenha rii mt, jopgar paciencia nmoword e horrivel. to na pag. 28 ta meio chato mais vou ir ate o final... tem tempo que quero ler esse livro ;;P

José 23/08/2011minha estante
Eu já ia comprar o livro, mas com esse cometário eu desisto..

perdão, mas eu acho que você esqueceu seu cérebro em alguma vala por aí :\

perdão, mas eu acho que você esqueceu seu cérebro em alguma vala por aí :\
Sério cara, esse livro é muito bom, Vianco é um Gênio, mas creio que você esperava ler algo parecido com Vampire Diares kkkkkkkkk

bighi 14/12/2011minha estante
Cada um tem seu padrão e determina o nível de qualidade que está disposto a aceitar. Eu simplesmente não tenho paciência pra um livro que é composto de clichês sem graça e diálogos amadores.

Não que tenha algo de errado com clichês. Eles existem porque funcionam. Mas clichês são uma lâmina de dois gumes. Você precisa alterá-los, dar personalidade aos clichês para que fiquem bons. E não é o que acontece neste livro.

E o diálogo, então, é tão amador quanto algo escrito por uma criança da quarta série. Eu lembro exatamente do momento que me fez fechar o livro e nunca mais voltar a lê-lo: O vampiro malvado vai até um cais, sozinho, e fala "Ah, como é bom ser um monstro cruel".

Sério... "ah, como é bom ser um monstro cruel"? Eu acho que esse é a pior fala de um personagem que já li na minha vida, e olha que já li coisas muito ruins.

Eu nunca li Vampire Diaries (e odiei o primeiro episódio da série, o único que vi), mas eu não ficaria surpreso se o livro for melhor do que Os Sete. Não é difícil ser melhor que isso.

Pra ser totalmente honesto, eu diria até que o manual de instalação do meu ventilador de teto tem uma maior qualidade literária que Os Sete.

Matheus 11/05/2012minha estante
Juro que este livro estava na lista dos livros que vou comprar na Bienal, na próxima semana. Depois de ler tantas resenhas e comentários aqui, desisti. Não está mais na lista. Quem está dizendo que uma boa escrita não é tão importante, não deve saber o que é ler bons livros.
Não quero ter que ler um autor que usa em seus livros, expressões como as citadas aqui.
"O sangue se espalhava pela neve como se alguém tivesse jogado raspadinha de groselha" ou "ah, como é bom ser um monstro cruel".
Me desculpem, mas tenho centenas de livros de qualidade pra ler antes de ter que encarar isso.

Sheleihp 29/07/2012minha estante
cada um tem sua opinião...eu tentei ler este livro 3 vezes e achei super cansativo. E ressalvo que o cansaço não foi pela história...foi pela escrita mesmo.

Boa sorte para quem tentar!

Likah 21/01/2013minha estante
Putz Bighi! Antes eu tivesse lido teu comentário antes. É ruim demais e o pior... não acaba nunca...

Cripta Da Leitura 30/01/2013minha estante
Bom, cada um tem a sua opinião. Eu confesso que a sua foi engraçada. Mas eu também sou da opinião que o autor não precisa usar uma linguagem super complicada para que o livro seja bom, o mais importante para mim é a história.
E o fato da história se passar aqui no Brasil é super legal também!
Achei a história criativa!

Angélica 17/02/2013minha estante
Muito intrigante sua opinião. Indicaram-me "Os Sete" no último natal e desde então venho nutrindo uma certa curiosidade em lê-lo. Confesso que Vampiros portugueses não soa muito bem, me deixando desconfiada... Assim que terminar (ou não) de ler venho compartilhar com vocês. ;D

Patiusca.Lourenco 03/01/2016minha estante
Mas com tanto conhecimento que pelo visto vc diz ter e acredita ter, escreva um livro e faça o seu lançamento e poderemos avaliar o seu grau de conhecimento. Sem ressentimentos, apenas usando da sinceridade, querido.
P.S.: fiz um mau uso da escrita?

Rony 30/08/2019minha estante
Também tentei, mas desisti. Esse livro é um dos piores que já selecionei. A premissa é ótima, mas a execução deixa demais a desejar. Como leio por prazer apenas, não estava vendo sentido nenhum continuar nesse livro.

Luh 09/09/2019minha estante
Enfim encontrei alguem que compartilha da mesma opiniao que eu.
Li todo o livro para saber ate onde esse senhor conseguiria chegar com a historia, Nunca li nada tão ruim na vida. Mentira, li sim, os livros do Augusto Cury.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de livros: Os Sete - André Vianco
“O morto vivo abandonou o caixão e arrastou-se para fora da sepultura. A tumba escura estava vazia, e ele não tinha ideia do que fazia ali. Não se lembrava de seu último dia lá fora. Estava ajoelhado no chão frio. Olhou para cima e viu a portinhola por onde deveria sair. Seu corpo estremeceu. Os músculos doíam a cada movimento, mesmo os menores. Sabia que estava no fundo de uma tumba. Havia acabado de escapar da sepultura. Ah, que coisa horrível! Por que o haviam colocado ali? Ele não estava morto. Levou a mão ao peito. Não sentia o coração batendo. Ah, meu Deus! Perguntou-se o que estaria fazendo ali. Ele não tinha uma resposta. Uma mão surgiu, entrando pela portinhola, acompanhada de uma voz rouca e paciente.
– Vem, meu filho. Vem e eu respondo a todas as perguntas.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/04/os-sete-andre-vianco.html
Daisy 27/04/2023minha estante
Não gostou?

Lista de Livros 27/04/2023minha estante
Não muito...

Daisy 29/04/2023minha estante
Tinha vontade de ler esse... Mas tenho dúvidas... Medo de perder tempo kkkkkk

Lista de Livros 29/04/2023minha estante
Sinceramente, eu daria preferência a (muitos) outros.

Daisy 01/05/2023minha estante
Vou continuar com Anne Rice mesmo kkkkkk

Hazuki 30/01/2011

Desde que comecei a ler os livros do André Vianco, sinto-me dividida em gostar demais das idéias dele e detestar o estilo de escrita extremamente entrecortado dele. Adorei A Casa, tolerei O Senhor da Chuva e Sementes no Gelo. Também tiro o chapéu por ele ter peito para escrever uma história de intenções tão grandiosas num cenário brasileiro. Mas, fãs que me desculpem, Os Sete é um dos livros mais chatos que eu já li até agora. O que é uma pena, porque o cerne da história é bom, é bem fundamentado, faz sentido, tem uma lógica e um bom argumento. O que estragou tudo foi a inabilidade do autor em tornar a história fluida, enfeitando desnecessariamente cenas que não têm relevância para a história só para aumentar o número de páginas.

Para começo de conversa, o estilo de escrita dele, com sentenças curtas e objetivas funciona para livros curtos. Em A Casa, por exemplo, elas se passaram praticamente desapercebidas e marcaram bem cada personagem. Em Os Sete, esse estilo só fomentou meu desânimo pelo livro, porque apesar das frases serem curtas, havia MUITA descrição. Descrição de cenários, descrição de personagens, descrição de sensações... e uma redescrição destes mesmos elementos repetidas vezes. Eu devo ter lido exatamente a mesma descrição do "frio insuportável" umas cinco ou seis vezes só na primeira metade do livro... feita exatamente da mesma maneira (e, sinceramente, descrições de funcionamento de lâmpadas, eletrodomésticos e automóveis???).
Em meio a essa perda de tempo repassando experiências já feitas, o autor acaba se perdendo com os elementos novos que vão surgindo durante o livro. Sim, são sete vampiros, mas no final de contas, praticamente só um deles é tido como o real "vilão" e redescrito inúmeras vezes.

E já que estamos falando em personagens, eis outra característica que me deu a impressão de que embananou o autor: tem MUITO personagem. Geralmente isso não é ruim se cada novo personagem que dá as caras recebe o devido tratamento e a ele é dada uma importância/relevância. O problema é que tem tanto personagem, tanto vampiro, tanto pesquisador, tanto aventureiro que você não entende por que diabos a vida do caminhoneiro que atropelou a menininha é retratada. Ou os dramas familiares do general que estava comandando o exército. A impressão que tive foi de que tinha muito ponto de vista sendo usado: o do narrador, o dos heróis, o dos vilões, o dos personagens secundários. Resultado: os vilões, que tinham despertado como figuras pomposas do século XV, começaram a se utilizar de um discurso completamente impróprio para a época em que foram encerrados, ao mesmo tempo que os "reles mortais" misturavam uma linguagem coloquial com uma que não ninguém falaria de maneira usual. Ou seja, o discurso de NENHUMA das partes sai natural.

Luci Eclipsada 30/01/2011minha estante
Gostei da sua resenha, mas descordo em partes do seu ponto de vista.

jrbitt 08/02/2011minha estante
Concordo plenamente com a resenha. A gota d' água foi a descrição dos minutos finais do general. Uma long a descricao totalmente desnecessaria. Outra coisa, a descricao de POA totalmente generica (o rio de porto alegre foi descrito só como um rio, sendo que qualquer pesquisa no google tras que que poa tem o rio Guaiba) e super detalhada de osasco (ate o supermercado Baleia). Ainda nao terminei o livro, mas esperava bem mais.

barros 30/04/2014minha estante
Palavras finais a respeito do livro: quem não tem o costume de ler, pode ser que goste deste título. Quem se acostumou com o estilo mórbido do Stephen King, o jeito sombrio do Neil Gaiman ou os vampiros pomposos de Anne Rice vai querer passar longe de Os Sete....melhor definição que vi

sakslja 04/12/2020minha estante
Comecei a ler a pouco esse livro, estou em apenas 16% do livro até a presente data. A sensação que tive foi exatamente a descrita por você: excesso de descrição e de personagens.
Como no início onde por duas vezes ele expõe que os personagens não sabiam dos perigos que os aguardava e como eles iriam se arrepender.
Tudo ia normal até o momento dele inserir o acidente de caminhão, estranhei mas achei que levaria a algum lugar no enredo, pelo visto errei.

Mesmo não terminado o livro, achei sua resenha bem pertinente. Infelizmente, parece ser mesmo um livro fraco.

Pefico 18/08/2010

Bom Plot, péssima narrativa
Eu fiquei impressionado com a ousadia do autor de escrever um livro de vampiros portugueses no Brasil. Super original e interessante. Fico imaginando como deve ser engraçado a sopa de sotaques, português arcaico e gauchês.

O plot de "Os Sete" é muito bom, vale a pena conhecer. Por outro lado, a narrativa é terrível. O autor joga o leitor de um lado pro outro, mudando o ponto de vista do narrador sem avisar que houve uma mudança. Simplesmente irritante. Você nunca sabe quem está falando a menos que se prenda a cada linha do que foi escrito. E do jeito como a história é prolixa, eu não conseguiria ter feito isso.

Além disso, algumas metáforas que o autor usa são inacreditavelmente bregas como "o sangue se espalhava pela neve como se alguém tivesse jogado raspadinha de groselha ali". Sério, quando vi isso tive que ler umas três vezes pra acreditar que realmente tinha lido isso.

Eu pulei todos os capítulos que não envolviam os vampiros, por que obviamente, eles eram totalmente irrelevantes pro plot. E no final de contas acho que minha experiência com esse livro foi melhor do que deveria ter sido.

O protagonista (Tiago) é relativamente bem construído e os vampiros são interessantes, apesar das suas motivações não terem muito sentido na maior parte do tempo. Agora, todos os outros personagens são simplesmente unidimensionais (escreve junto agora?). A donzela em perigo que o Tiago fica salvando o tempo inteiro é uma criatura completamente desprovida de vontade, e é arrastada o livro inteiro pra lá e pra cá como se fosse uma boneca de pano.

Entretanto, eu recomendo fortemente que se você estiver pensando em comprar este livro, que o faça. Nós precisamos de mais e mais autores de gênero ficção fantástica/científica brasileiro.

Aparentemente, o autor melhor MUITO em "O Bento" e no "Senhor da Chuva". Acho que vale a pena dar um desconto por que "Os Sete" foi, se não me engano, o segundo livro que ele escreveu.
Ragana 29/03/2010minha estante
Não tive a mesma força de vontade que você. Desisti depois que o tal "gritador", ou sei lá como era o apelido dele, apareceu. Como vc disse, a idéia geral é ótima e o autor merece os parabéns por conseguir estragar tudo com maestria.

Uma das coisas que me tiraram do sério, além da péssima narrativa, foi o lingüajar dos personagens portugueses. Já morei em Portugal e esperava um pouco mais de pesquisa do autor.. a diferença linguística não se faz só com uma meia dúzia de "ó gajo" e "Ora pois".

Apesar de tudo, conheço mais gente que achou o livro legal, e eu penso em tentar mais uma vez lá pro meu leito de morte.. quando toda a esperança já se foi...ahauhaua

Nícolas Reis 14/12/2011minha estante
não acho a narrativa complicada, se teve dificuldades para entender então tem que exercitar seu cérebro, sorry :\

Ana Clara 18/01/2013minha estante
Na realidade ele não é gritador e sim "Acordador". Não senti a menor dificuldade com a narrativa, aliás não vi nada que me fizesse em algum momento desistir de ler, até pq leio todos os livros que começo até o fim, para poder falar com propriedade se gostei ou não, acho que só desta forma um opinião pode ser emitida.

Cripta Da Leitura 30/01/2013minha estante
Eu concordo com você em relação a "donzela em perigo" do livro". Tudo bem, faz tempo que eu li, eu não me recordo direito para poder opinar com precisão, mas pelo pouco que eu me lembro achei a personagem bem chatinha também, sem muita personalidade! Mas no geral eu gostei do livro!

Lolo 11/02/2014minha estante
Eu tentei ler um outro livro que ele escreveu muito depois e era mal escrito também, mas o engraçado é que quando eu peguei esse livro pra ler eu tinha quinze anos e adorei, só depois de ter adquirido alguma experiência literária pra poder comparar é que eu fui notar o quanto o Vianco é ruim.

Camila 11/07/2023

Um dos favoritos do ano... Com toda certeza!
Nunca pensei que leria uma história de vampiros portugueses que se passa no Brasil. O terror e a ação são muito bem construídos. Me senti assistindo uma novela, tal o grau de informações fornecidas pelo autor. O final foi ótimo e deixa um gancho imenso para o próximo livro, que claro, irei ler também. Já tinha lido outro livro do Vianco há mto tempo atrás e, tinha gostado muito também.
Isabel 19/07/2023minha estante
Muito bom esse livro, Camila.

Camila 24/07/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso ?

Diogo Crema 25/08/2023minha estante
Nossa! Li este livro à mais de 15 anos.. nostalgia...
LEIA SÉTIMO... A SEQUÊNCIA...
LEMBRO QUE GOSTEI MAIS...

Camila 25/08/2023minha estante
Logo pego Sétimo pra ler ?

Pedro 16/08/2020

Perfeita
Uma das melhoras obras sobre vampiros que já li, juntamente com Salem dos Stephen king. Ansioso para ler mais obras do autor.
@bardoriano 16/08/2020minha estante
Eu tô lendo e estou adorando.

Pedro 16/08/2020minha estante
Fico feliz por vc. Ele é muito constante, vai ser bom até a última página, mesmo quando não estiver ocorrendo ações. Tem um final fechado, mas deixa uma grande porta aberta para a continuação.

@bardoriano 16/08/2020minha estante
Aaaaah, muito bom saber, estou bem empolgado msm.

Beto 22/03/2012

Um Lixo, pura perda de tempo.
Péssimo Livro, tão ruim e previsível que não consegui concluir. Joguei fora (Posteriormente troquei num sebo por gibis da turma da mônica). Não recomendo a ninguém que perca seu tempo. Além de tudo é um tema bem desgastado pela mídia, de tanta obra que tem falando do mesmo assunto.
Carol 16/01/2013minha estante
Como alguém critica uma obra negativamente sem nem ao menos terminar a leitura? O.o

Beto 18/01/2013minha estante
Pois é Carol! Só consegui ler até a metade, e olha que foi difícil.

Jussara Marcossi 11/11/2015minha estante
Terminei a duras penas. Infantil, primário, desnecessário. André Vianco nunca mais.

Kath 09/05/2017

O livro é bom, mas...
Vou começar a resenha dizendo que meu primeiro erro foi ler esse livro em ebook. Sabe aquela sensação de que o livro não acaba nunca? Pois é, foi o que aconteceu comigo. Os Sete, a grande aposta do autor André Vianco que é o cabeça do Vivendo de Inventar, acho que, atualmente é um dos melhores cursos de escrita criativa que o Brasil tem (Depois do de Raimundo Carrero, obrigada), contudo, esse livro - considerado o melhor dele - não funcionou comigo. Acontece, né? Foi a mesma coisa com a Paula Pimenta, todo mundo ama, mas não funcionou comigo, simplesmente. Achei que a narrativa às vezes se arrasta um pouco, sei que tem uma edição nova, mas essa que eu li foi uma experiência meio sofrível em boa parte. A mitologia do livro lembra um pouco Drácula e até mesmo (incrivelmente) true blood só que sem a parte da pornografia. O livro tem sim pontos fortes e tiveram partes que eu realmente gostei, mas avaliando num geral não foi uma leitura que me pegou, sabe? Não é um livro que eu leria de novo. Mas vamos ao enredo.
A história se passa no litoral do Rio Grande do Sul em uma cidadezinha (mais vilarejo que cidade) chamada Amarração onde um par de amigos, Tiago e César, encontram no fundo do mar uma caravela naufragada. Aparentemente o artefato era considerado lixo marinho, ninguém parava para reparar o valor histórico daquilo, mas os amigos sabiam sim tirar proveito daquilo. Imagens, moedas, qualquer coisa de valor histórico era tirada do barco e vendida por uma boa quantia a entendedores do assunto. Pensando em ganhar uma bolada, eles decidem gravar uma de suas visitinhas ao barco e, ao entrar, encontram uma espécie de caixa de prata com uma palavra gravada: INVERNO. Eles imaginam que dentro da caixa possa haver algo de extremo valor por isso, decidem levar o vídeo para Eliana, uma amiga de infância e estudante de história da Universidade de Porto Alegre já prevendo que eles se interessariam demais no artefato e pagariam o que pedissem para pôr as mãos nele.
Assim, começa uma verdadeira operação resgate na pequena cidade litorânea que se torna uma base de pesquisa a fim de desvendar os segredos da caravela portugesa que, ao que consta, foi naufragada propositalmente. A caixa de prata, o objeto mais desejado, continha sete nomes gravados: Inverno, Acordador, Espelho, Gentil, Tepestade e Sétimo. Sob ela, gravada na prata, uma advertência para que nunca a abrissem, pois ela aprisionava em si demônios. Como cientistas são ateus (em sua enorme maioria) o aviso foi ignorado e a caixa, aberta, revelando não documentos e tesouros como era esperado, mas sete cadáveres secos trajando farrapos de roupas antigas. Enquanto se amontoavam para olhá-los, Eliana acaba se cortando em uma das serras e, ao apoiar-se na caixa, gotas do seu sangue caem sobre um dos cadáveres.
Enquanto os cientistas, liderados por Delvechio o mentor de Eliana, observam o cadáver e estimam suas curiosas mortes suspeitando serem acusados de bruxaria, um deles começa a se regenerar absurdamente. Com sua regeneração, um frio incomum devora a cidade e o laboratório improvisado. Tiago - o menos cético de todos - adverte-os de que seria melhor devolvê-los à caixa e encerrá-los novamente, mas os cientistas não lhe dão atenção. Ele alerta ainda para os nomes gravados na caixa fazendo a conexão do nome Inverno com o cadáver se recompondo, mas novamente ninguém lhe dá ouvidos.
Quando o cadáver se recupera totalmente e, por fim, acorda, descobrem que ele é português, pois sua fala é bem característica, ele faz um monólogo desconexo para Eliana enquanto olha admirado ao redor e, pegando um dos cadáveres secos, vai embora. Três soldados tentam impedi-los de sair de lá e são congelados até a morte. Com a libertação de Inverno uma espécie de caos se espalha pela cidade. Paralelamente, vamos acompanhando algumas subtramas na história que, mais tarde, vão se interligar aos vampiros. Depois de colocar o corpo em um lugar seguro - e descobrimos que aquele é o cadáver de Sétimo, o irmão aparentemente odiado mais que os outros -, ele decide voltar para resgatar seus irmãos e devolver-lhes a vida contudo não contava com as novidades que lhe cercam, sabe que não está na terra que um dia chamou de lar.

Nesse ponto eu abro um parêntese para falar desse aspecto dos vampiros que eu achei muito legal. É super engraçado - e muito pertinente - o modo como eles lidam com os avanços da humanidade, afinal eles passaram quase 500 anos trancados na caixa de prata. Por 493 anos eles estiveram "mortos" para a instituição da república e os avanços tecnológicos, a história do livro se passa no ano de 1999, final do século XX. É muito engraçado e interessante como eles agem e se interessam pelas coisas mais bobas do nosso cotidiano como luz elétrica, geladeira, trens, carros, aviões, etc. E os nomes que eles dão a essas coisas também. Uma das partes que mais ri foi quando eles invadiram um trem de carga e se perguntaram porque os humanos guardavam roupas "nas caixas do fórum". Essa cena foi hilária. Achei esse ponto do livro muito bacana e bem coerente com a história. A maneira como eles falam também ficou bem colocada e adequada à época e ao país do qual vieram. Para mim esses foram os pontos mais fortes do livro.
Bem, voltando ao enredo, Tiago começa a se preocupar com o que o vampiro havia dito antes de partir e sugere a Eliana que os dois partam sem deixar rastros, pois a criatura voltaria por causa dela. Fica meio que na cara que eles tem ou tiveram um rolo. Ela aceita ir com ele e os dois partem para São Paulo sem dizer a ninguém. Contudo, após enfrentar uma horda policial e conseguir seu segundo irmão, Manuel, Inverno descobre que os outros irmãos desapareceram. Ele e Manuel saem da brigada policial - não sem matar uma dezena de soldados - e partem para buscar um abrigo do sol para, em seguir, partir em busca dos irmãos. Os vampiros de Vianco são "alérgicos" a prata e alho. Morrem com a cabeça decepada e os corpos queimados. Ao contrário dos mitos não são subjugados por crucifixos embora não entrem em igrejas - creio eu que pelo pacto com Lúcifer.
Na empreitada de ir atrás dos outros irmãos a gente vai descobrindo um pouco mais da discórdia que os "une" e do medo em comum por Sétimo, embora não saibamos inicialmente por que. Manuel é o Acordador, seu poder é despertar os mortos. Inverno se chama Guilherme. Conhecemos logo em seguida (e de uma vez) Fernando, o "Espelho" capaz de se transformar em qualquer pessoa, Afonso, Lobo, transforma-se em uma fera letal, Baptista, Tempestade, manipula os ventos e é capaz de fazer juz ao seu apelidinho de criar tormentas e, Miguel, gentil, o que tem o poder maior de todos; parar o tempo. Quanto a Sétimo, suas "habilidades singulares" só são reveladas no fim do livro, ele é conhecido como o Irresponsável. Por aí vocês já tiram. Com todos reunidos, São Paulo, Porto Alegre e Amarração vão conhecer um terror e uma confusão nunca antes imaginada por ninguém, um rastro de morte e sangue segue com os monstros agora à solta e a confusão entre eles aumenta a tensão de velhas mágoas.
Quando Eliana é sequestrada por eles, Tiago vai atrás dela, mas como um simples humano pode ser capaz de salvá-la? Poderia Miguel, o gentil, servir-lhe de arma uma vez que não compactua com o sadismo dos outros?
Um outro parêntese que abro aqui é para as personagens. Essa Eliana é uma completa inútil. Sabe aquele tipo de personagem que não serve para porcaria nenhuma? Submissa, patética, mocinha indefesa a espera do príncipe? Pois bem, é ela. Claro que a gente avalia a situação, mas teve vários momentos que ela poderia ter agido por si mesma e pelo outro, mas nada. É uma morta. Das demais personagens eu não consegui simpatizar com ninguém. Sério, a história gira em torno de umas 10 personagens e eu não consegui gostar de ninguém. Na verdade, em boa parte eu torcia mesmo era pros vampiros por incrível que pareça. Para não generalizar e dizer que detestei todos, gostei de Miguel, ele conta a história de como foram parar naquela caixa, a gente entende seus motivos no final, apesar de no começo ele parecer bem chato. Não curti o fim dele. De resto, achei todos os outros personagens vazios, não consegui sentir simpatia com nenhum.
Tiago é aquele metido a sabidinho, mas que na maior parte do livro não raciocina NADA. O cérebro dele é basicamente inútil. César é quase um avarento sem graça. Delvechio é um cético pateta, O padre Cantor que eu pensei que seria de alguma serventia não serviu de nada. E a brigada militar brasileira eu nem vou comentar. As partes do livro que envolvem história também ficaram muito legais, fazem a gente pensar que nunca deu muita bola para a história do próprio país e que ela pode sim ser fascinante. Tiveram algumas cenas que me incomodaram bastante, principalmente pelo fato de serem muito detalhadas, como a cena do assassinato do caminhoneiro e do estupro da guria de SP. O livro tem cenas desse tipo, bem grotescas, se chegasse a ser adaptado com certeza eu não veria, seria muito 'sangue grátis' e eu não curto.
Eu dei 3 de 5 estrelas, fazendo um balanço geral da história a minha experiência de leitura não foi de um todo prazerosa, não sei se por ter lido em ebook ou porque a história não me envolveu mesmo. Mas acho que foi principalmente pelo fato de ela se arrastar um pouco as vezes, tinha umas coisas que na minha opinião poderia ter enxugado mais. Contudo, é um bom livro, tem um enredo interessante, só não funcionou comigo, acontece.
Manoela Pontual 31/12/2017minha estante
Estou com a mesma sensação que você teve, parece que o livro não acaba nunca, também estou lendo e ebook e parece que tem mais de mil páginas. Tem algumas partes boas, mas outras muito arrastadas, chega dar sono. Há dois meses que tento terminar esse livro infinito.

Kath 31/12/2017minha estante
Pois é, flor. Acho que o erro de um livro desse é justamente tentar o ebook, ele é daqueles livros extensos demais pra ficar no tablet ou no celular. De um modo geral, ele não é ruim, mas não funcionou comigo. Tem umas partes que são bem arrastadas mesmo, mas a proposta é interessante de algum modo. Aconselho a dar uma chance, pode ser que no balanço geral você acabe gostando. Obrigada pelo comentário! E feliz 2018 pra você

klaramyk 13/07/2018minha estante
Ué, eu li como ebook também, mas terminei em menos de 24h. Na real, lendo, acho que devo ter gasto umas 14h, apenas, já que dormi e segui com a minha vida normalmente. o_O

Vitor 22/12/2010

Agora já temos nossos próprios vampiros!
Acho que estou meio atrasado, não? Vianco já publicou diversos livros desde que começou a escrever e só agora estou dando realmente uma chance para os livros do escritor. Comprei esse e a seqüência, “Sétimo”, há meses numa promoção bacana do submarino. Só agora houve uma boa brecha nas minhas leituras e posso fazer essa resenha.

Vianco é o escritor de fantasia nacional que mais vendeu até hoje, ultrapassando a marca de 700 mil exemplares vendidos (algumas fontes dizem 300, mas enfim...). Seu best-seller, “Os Sete”, já vendeu mais de 55 mil cópias. Ele é talvez o único brasileiro que conseguiu algo perto da grande fama no ramo de ficção fantástica. Essa estatística parece estar sendo quebrado aos poços por autores como Eduardo Spohr e Raphael Draccon, mas esse papo fica pra depois.

Vamos falar do livro, que é bom: o romance trata da história dos sete vampiros do Rio D’Ouro, em Portugal, que são encontrados por mergulhadores no litoral brasileiro depois de cerca de 400 anos aprisionados. Depois de despertos, dificilmente serão contidos.

Primeiramente: não é um livro de terror, nem de longe. É, sim, de aventura, ação, fantasia (urbana...?). As cenas de ação são um ponto alto do livro, que as retrata muito bem. O autor soube dar o clima cinematográfico necessário, possibilitando que você visualize mentalmente a pancadaria.

A caracterização do cenário marca muito, pois nosso Brasil está finalmente sendo palco de espetáculos tão emocionantes. O leitor sente um verdadeiro gosto de reconhecer cantos conhecidos onde os vampiros passam e fazem das suas. Esse é um chamariz bacana de Vianco: jogar essas criaturas no cenário brasileiro, seja na praia ou na cidade... É seu diferencial, digamos.

Quanto ao resto, como personagens e narrativa, não há grandes falhas, exceto algumas expressões meio ridículas como “bom pra tosse...”, que eu pessoalmente não usaria num livro. Algumas atitudes dos personagens são meio inverossímeis e um ou outro vampiro não tem tanto destaque quanto outros. A batalha final do livro me decepcionou um pouco, mas foi mais um a questão pessoal, então não acho que conte como falha.

Há a questão dos poderes dos vampiros, ainda mais poderosos que em outras histórias. Vejo isso como um diferencial da história, mas alguns podem achar ruim e outros podem adorar. Ainda sobre os vampiros: é bem legal ver esses seres tentando entender as mudanças e tecnologias do mundo moderno. Outro acerto de Vianco, que poderia até ter explorado melhor isto.

Concluindo: Os Sete é um promissor início de carreira para Vianco, que hoje já tem mais de 10 livros publicados e um amadurecimento profissional bem maior. Percebemos erros que um escritor mais experiente não cometeria, e que Vianco não deve repetir. É um bom livro, que entretém todas as idades, que diverte e que, talvez, choque em algumas passagens. Nossa literatura precisa de mais talentos como esse.
João Pedro 22/10/2010minha estante
Interessante saber que há esse tipo de literatura no Brasil.

Lucas 24/10/2010minha estante
Parece interessante!

DAbora311 15/07/2019

Decepcionante
Clei 17/07/2019minha estante
Nossa que pena, eu acho ele livro muito bom hahahhajaja mas tem outro melhor sangue de lobo de duas escritoras brasileiras.

DAbora311 17/07/2019minha estante
Achei a narrativa muito arrastada e as coisas demoram a acontecer, esperava mais.

Laura Nepomuceno 05/07/2012

Os Sete - André Vianco
Que livro surpreendente! Amei o fato do autor ter escrito por meio de vários "lados" mostrando um pouco de cada personagem, os que eu mais gostei foram o Gentil, Miguel ( a gente eu me derreti por ele ser um vampiro tão... Gentil, pena que... Bem leiam para saber o que acontece) e o Inverno, Guilherme ( fazer o que eu gostei da força de vontade dele) a história é incrível, pessoal tem coisa mais incrível do que você descobrir uma caravela de 497 anos atrás no fundo do mar, achar nela uma caixa que contém "demônios" que foram aprisionados nela e sem querer algo desperta um deles? Então ele começa um série de assassinatos para encontrar os outros que foram mandados para Porto Alegre, depois de todos acordados eles voltam para buscar a caravela e ir de volta para o seu castelo, mas o que eles não sabem até certo ponto foi que ficaram presos durante tanto tempo. Isso é o que acontece em Os Sete quero logo ler Sétimo, creio que irá ser mais emocionante ainda.
Fabio 09/08/2012minha estante
Entrei na Livraria Saraiva a procura de 1 livro da Anne Rice para dar de presente, vi Os Sete na estante e o peguei pra dar uma olhado, li quase 30 paginas lá mesmo, simplesmente não da para para de ler.

Laura Nepomuceno 12/08/2012minha estante
Pior que é esse livro é um livro que prende a pessoas.

etsilvio 10/06/2018

Não foi por falta de tentativa...
Cheguei a ler 1/4 do livro e não consegui me adaptar ao estilo prolixo nem a falta de desenvolvimento da trama. Além de personagens bem rasos.
Rafael.Rodrigues 16/06/2018minha estante
Concordo com o fato de os personagens serem rasos e inclusive acho alguns bem chatos, mas a trama é muito boa e se você lesse mais um pouco veria que é ótima. Mas pelos personagens acabei tirando uma estrela, porém a trama vale a pena aguentar principalmente o insuportável Tiago rsrsrsrs. Mas cada um com sua ponião né?.

leosilva 12/10/2021minha estante
Li até o fim, mas, meu filho, que leitura difícil de chata. Muita prolixidade, histórias paralelas, personagens irritantes... Enfim, poderia ser melhor editado.

EduardoCDias 28/06/2020

Vampiros portugueses
História de vampiros é sempre boa, mas essa é fantástica! Dois amigos encontram, num mergulho, uma caravela afundada que esconde um segredo, enviado de Portugal há quase 500 anos. Uma misteriosa caixa, lacrada, que após aberta, vai liberar o mal na pequena cidade de Armação. Muito bem escrita a história deixa um gancho no final para a continuação.
isaabaron 28/06/2020minha estante
Os outros livros dele são ótimos! Super recomendo!

EduardoCDias 28/06/2020minha estante
Obrigado, Isa! Já vou ler O sétimo.

Kelly Brandão 11/01/2016

Pense em uma história incrível ! Os sete é um livro que me surpreendeu, nunca duvidei que seria bom, mas não acreditava que gostaria tanto !
Os sete conta o que aconteceu depois que uma caravela de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro desta caravela foi encontrada, além de alguns tesouros, uma caixa de prata com estranhas inscrições, inclusive advertências para que a caixa jamais seja aberta ! Mas ela foi, e dentro dela haviam sete cadáveres. E é aí que a coisa fica ótima !
Amei os vampiros, todos eles. Vampiros portuguêses que nunca viram luz elétrica, geladeira, carros, trens ... Gente, é hilário ! Dei muitas gargalhadas !
Mas não se enganem, pois eles sabem ser muito cruéis. O autor mescla está " inocência " de quem nunca teve contato algum com a tecnologia e coisas atuais, e a crueldade e o desejo de sangue dos vampiros !
No meu ponto de vista, os vampiros são os protagonistas, pois os personagens que os encontraram não são tão interessantes.
Comecei o ano com uma excelente leitura !
ricardo.machado 17/01/2016minha estante
Boa resenha. Também já li esse livro é gostei bastante na época.

Kelly Brandão 29/01/2016minha estante
Obrigada Ricardo !