Divergente

Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Nanna 31/08/2021

Releitura
Meu projeto de reler uma saga por ano.
Esse ano foi a saga divergente.
Foi uma leitura coletiva muito bacana.

Sobre o livro, todos os acontecimentos estavam bem vivos na minha mente mas ainda assim a leitura me instigava, msm eu já sabendo dos acontecimentos.
E com a releitura eu pude perceber que a autora sempre deixou dicas (Ou pequenos spoilers), que a gente só pega se já souber do final.

Depois da releitura, essa saga continua sendo uma das minhas favoritas.
helenaslodk 31/08/2021minha estante
tu n tinha relido há uns meses atrás?

Nanna 31/08/2021minha estante
Sim, mas fiz a resenha agora kkk

helenaslodk 31/08/2021minha estante
ata q susto kkkkk já tava achando q tu deu uma de helena, lendo 4 livros ao mesmo tempo

Nanna 31/08/2021minha estante
Hahaha Naaam mermã, nesse períodos conturbados, só um é procrastinação o bastante !

thay 16/09/2020

eh
achei bom, a autora tinha bastante potencial mas não soube aproveitar, critica umas coisas mt obvias da sociedade na distopia sla parece uma adm do quebrando tabu, triste pois poderia ser melhor, gostei do casal Tris e Quatro mas p mim eles se apaixonaram rapido demais sla n é insta love mas o final??? um eu estou apaixonado por vc eu aceito de bom grado, mas um EU TE AMO??? kk acho que sou cria de slow burn mesmo. acho que o livro encerrou de um jeito bom mas pareceu q podia terminar ali mesmo, enfim esqueci oq ia falar e to alterada pelo sono fiquem com deus
Maria Fernanda 16/09/2020minha estante
kkkkk garota

thay 16/09/2020minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gostou

Maria Fernanda 16/09/2020minha estante
cirúrgica demais kkkk quero ser sua amiga de twitter pois tenho ctz que vc tem um

thay 16/09/2020minha estante
aaaaaaaaaaakkkkkkkkkkkkkk pois vc esta certa, as girias me entregaram ne? meu tt é @carstaidris

Carolina Tonglet Monzi 25/03/2020

Nhé
Trama divertida, escrita fluida e ideia boa mas mal elaborada. Casal sem sal e sem química, poderia ter aprofundado mais em algumas partes e menos em outras...
Bem mais ou menos...
leticia.moreira 25/03/2020minha estante
Eu amo

Carolina Tonglet Monzi 26/03/2020minha estante
Vc recomenda a leitura do resto da saga? Desanimei muito

leticia.moreira 26/03/2020minha estante
É uma das minhas sagas favoritas. Vc é primeira pessoa que diz que desanimou lendo ele kkkkkk

leticia.moreira 26/03/2020minha estante
Os outros livros são no mesmo ritmo

maria :) 12/01/2024

Divergente
Sempre fui apaixonada pelos filmes de Divergente, e como uma criança criada por distopias aquilo me parecia o ápice da qualidade durante a minha infância/ pré adolescência; quando eu descobri os livros fiquei obcecada e comprei logo os quatro, mas por algum motivo, acabei lendo só o primeiro na época e os livros foram ficando parados na minha estante, e como eu odeio ver meus livros parados eu resolvi dar uma chance pra uma saga que eu sempre tive tanto carinho fazendo leitura deles esse ano!

Como sempre, vou separar a minha opinião em pontos positivos e negativos, assim fica mais fácil!

Pontos Positivos:
O livro é super rápido de ler, os capítulos são até que relativamente pequenos (principalmente no início do livro) e por ser rápido e com uma escrita fácil, aquilo vai te motivando a ler mais!

Eu acho a ideia da distopia em si interessante; a divisão em facções e a premissa do que cada uma representaria nesse novo mundo que é apresentado; também sempre fui viciada em histórias onde a protagonista é ?diferente? dos demais e esse é o grande plot pra história se desenvolver, então pra mim o clichê é bom.

No mais, é uma distopia, isso já me colocaria disposta a ler o livro e conhecer o universo que a autora se propõe a criar!

Pontos negativos:
Infelizmente durante a leitura eu me peguei notando mais pontos negativos do que positivos; já que eu não lembrava quase nada da primeira vez que li Divergente, isso foi um balde de água fria na minha empolgação.
É sempre válido lembrar (eu tive que lembrar constantemente hahaha) que esse livro foi lançado em 2011 e portanto, tem que relevar algumas coisas que não são senso comum hoje em dia, como eram na época; acredito que essa seja a parte mais difícil pra mim com esse livro.

Meu primeiro e mais importante ponto negativo é a necessidade que a autora tem em falar, mostrar e reforçar o quanto a Tris é frágil, insegura e pequena; o livro conta com mais de 10 repetições da palavra ?pequena? apenas se referindo a Tris! (Chegou um momento que tava tão insuportável ouvir a mesma coisa que eu comecei a contar!) Além de outras várias palavras, expressões e frases feitas pra definir o quanto a Tris é desprovida de altura, beleza ou personalidade.
E isso nos leva a dois pontos complementares: primeiro que é chato pra caramba! Eu queria que alguém oferecesse um moletom pra essa chata pra ver se ela parava de implorar por atenção; segundo que é extremamente desconfortável ler uma protagonista tão insegura de si mesma, eu entendo o apelo que autora talvez sentiu em usar a repetição pra mostrar o quanto a Tris era humana, com defeitos, inseguranças e confusões adolescentes, mas uma vez ou outra já era suficiente poxa! Além disso, eu esperava que ao longo do livro ela fosse se dando conta das qualidades que ela possuía, o que não rolou (até o último momento ela tá citando o quanto ela é pequena como se esse fosse o problema do século).
Não acho que hoje em dia esse seja o tipo de protagonista que nos cativa e inspira como mulheres, acho que tinham formas melhores de escrever uma protagonista que a premissa era ser forte e corajosa! Mas ok, 2011.

A Tris é chata. Eu ficava grata quando o Quatro aparecia porque pelo menos eu podia ler alguma coisa que não fosse autodepreciação, e sim vergonha alheia (o que é levemente melhor, nesse caso).

Achei o começo do livro muito arrastado, demora demais a engrenar a fatos realmente mais interessante que a iniciação da Tris; todo o colapso do universo só começa lá pelo capítulo 30 e isso torna a história lenta, além disso, a maioria das informações sobre o problema eminente entre as facções não são descobertos pela protagonista hahaha, eu consegui mais informações no livro ?Quatro? do que nesse aqui! Ela basicamente tá vivendo a vidinha dela, lidando com os probleminhas dela, até que um dia o Quatro revela as informações que ele tem (que também são inúteis, já que não são usadas pra praticamente nada) e ela entra na onda de salvar o mundo tendo apenas seu meio metro de altura!

O relacionamento Tris e Quatro me causou níveis altíssimos de vergonha alheia! Adoro eles no filme, mas aqui? embora sejam fofos e tal, nossa? tenho um sentimento de amor e ódio! Os diálogos não tem química, a Tris tá sempre falando o quanto ela é feia e não acredita que um gostoso queira ela como namorada, o Quatro é tão bom com sentimentos quanto uma geladeira Electrolux, o que torna ele um péssimo interesse amoroso; um caos.
E no final eu tava me compadecendo de ambos: eu já tava estressada como o Quatro ficava quando essa chata falava o quão horrível ela era e depois ficava perdidinha igual a Tris porque esse gostoso dava sinais confusos e falava coisas vagas demais!

Queria que a explicação sobre as facções fosse mais ampla e a construção do mundo contasse com mais detalhes.

No mais, minhas considerações finais são:
Vou ler os outros porque se eu comecei me obrigo a terminar.
Teria sido mais empolgante e fantástico se eu tivesse lido quando tinha uns 13 anos.
Não me arrependo de ler porque por mais irritante que tenha sido alguns pontos eu me diverti bastante.
É uma série que eu tenho carinho e embora tenham mais pontos negativos aqui do que positivos a história me prendeu o suficiente pra seguir em frente e descobrir como termina (já que nunca tivemos um filme do final).
E o que mais dói dizer: o filme nesse caso é sim melhor que o livro.

Vale 3.5 estrelas com carinho
Loh° 12/01/2024minha estante
Estou lendo insurgente no momento, e eu amei a sua resenha, já vou lhe dizendo que fica pior daqui pra frente ksksksks

maria :) 12/01/2024minha estante
Lohº não me diz uma coisa dessas kkkk
que bom que gostou da resenha! valeu o estresse que eu passei escrevendo kkkk

cosimask 12/01/2024minha estante
a tris falando o tempo todo o quanto ela é pequena também me incomodou muito kkkkk se eu tivesse lido o ebook eu com certeza teria marcado toda vez que ela diz isso só pra poder contar depois

maria :) 12/01/2024minha estante
cosimask eu não aguentava mais ler essa palavra! quase desisti kkk

geovana 25/05/2021

?eu quero machucá-los. e é exatamente isso que eu vou fazer?
eu tô sem palavras pra esse livro, simplesmente perfeito do começo ao fim!! confesso que tenho andado procurando gêneros diferentes do que eu costumo ler, e me arrisquei nesse, por ser um livro que eu já tinha aqui em casa. eu devorei ele em um dia e meio e eu tô realmente encantada e curiosa já pra ler o outro. com certeza é um livro que te prende do início ao fim, com uma leitura simples e prática que te envolve e te faz ficar nervoso e ansioso durante vários momentos quando você se coloca no lugar da tris.
Roberta Silva 25/05/2021minha estante
Os outros livros da trilogia também é ótimo

geovana 25/05/2021minha estante
vou começar hoje insurgente!!

Roberta Silva 25/05/2021minha estante
Muito bom também

geovana 25/05/2021minha estante
tomara que seja tao bom quanto

Geovana 06/12/2021

Meu Deus!
Brasil, o que rolou aqui? Esse livro mexeu comigo em milhões de formas.
Um livro que me prendeu da primeira até a última página, você começa a ler e quando vai ver já tá nas últimas 100 páginas do livro, e você começa a se desesperar e querer muito saber o que vai acontecer, um livro épico.
Me apaixonei completamente pela história, e é o tipo de livro que você termina e precisa de um tempo pra respirar e processar todas as informações, de tão bom que é
Apaixonada pela história e só tenho uma última coisa dizer: 4 e 6 amo vocês!!!
lucia 06/12/2021minha estante

Iris.Eduarda 08/12/2021minha estante
4 e 6 ?????????

Brunohrs 17/03/2021

Medíocre
Sinceramente eu não entendo como eu achava esse livro perfeito. Terminei de reler agora e só consigo ver como ele possui inúmeros defeitos. Tramas fracas, personagens caricatos, final fraco, motivações inexistentes e um romance extremamente aguado.
A parte política até que é interessante e a motivação da vilã, vou terminar a saga só pra ver o desfecho.
Caahlivros 02/04/2021minha estante
To literalmente na mesma kkkk

Brunohrs 02/04/2021minha estante
Aaaa é triste kkkk vou terminar a saga so pra dizer que terminei

Caahlivros 02/04/2021minha estante
É eu também. Mas tô me sentindo péssima pq não gostei, era um dos meus favoritos da vida

Miss11 18/05/2022

Perfeitooo
Sempre tive vontade de ler essa saga, leitura perfeita para fazer durante uma viagem mais longa. Uma das minhas sagas preferidas de filme e agora também nos livros. ?
Leitora de centavos 18/05/2022minha estante
Nossa se tu gostou daqueles filmes... Vai pirar com os livros. MT superiores. (Com exceção do primeiro filme, o primeiro foi TUDO.) Tobias é tudo pra mim. O final da saga que me dá taquicardia... Mas eu criei um final na minha cabeça e sou feliz assim hahahahaha

leticia_s2 18/05/2022minha estante
Te desejo sorte, paz de espírito e saúde mental

Xuneor 18/05/2022minha estante
aaah você tá me motivando a largar a faculdade e ler a saga

Madu 09/12/2021minha estante
Uau! O universo de divergente é bem parecido com o de jogos vorazes né?

Madu 09/12/2021minha estante
Amei a resenha! ???

sam 09/12/2021minha estante
Sim sim, é bem parecido. Com uma pitada de diferença... Farei uma resenha de Jogos vorazes também?..

Helder 17/04/2014

Mediano
Tenho lido diversas resenhas deste livro e muitos enaltecem a autora dizendo que ela conseguiu criar um mundo incrível e uma estória forte, porém não senti nada disso.
Achei o livro bem mediano. É fácil de ler, mas não agrega muita coisa.
Gosto de leituras que quando terminam, eu penso: Por que não sou capaz de bolar algo assim.
Aqui , ao acabar, eu sabia que nunca criaria uma estória como essa, pois não consegui encontrar grandes fundamento. O que leva uma pessoa a querer fazer parte da Audácia?? Qual a função da Audácia naquela divisão de facções?? Só conseguia ve-los como um bando de psicopatas, com suas provas terríveis.
O livro tem um ritmo bom, mas não me convenceu. Todos comparam este livro com Jogos Vorazes e para mim aquela série é muito superior a esta aqui. Aqui sabe-se que existe uma critica social, onde as pessoas são agrupadas pelas suas características e devem obedecer o sistema , mas fica difícil de enxergar isso durante grande parte do livro, que é quando Tris está sendo treinada. Não conseguia me convencer de que aquele treinamento tinha alguma função. Você precisa espancar seu amigo para ser respeitado? Para provar que tem coragem?
Ai, quase lá no final, aparece uma rebelião e uma vilã, mas já era meio tarde para que o livro ganhasse mais uma estrela.
Como sou teimoso, vou continuar a serie, mas com expectativas bem mais baixas do que quando comecei esta leitura.
oeudesalves 18/04/2014minha estante
Já não sou muito fã de futurismo. E a sinopse do livro não me cativou, por isso nem tive vontade de lê-lo. Agora, com tua resenha, só pedindo emprestado ou ganhando para ler..

Diogo 24/04/2014minha estante
Achei o livro mediano também, principalmente pela autora não ter usado o potencial crítico que o livro poderia ter, com a política e a sociedade. Mas o treinamento ficou claro que era pra "batalha" no final e fez muito sentido. Só que se prolongou demais.

Bruna Gomes 14/10/2014minha estante
O livro também não me convenceu, infelizmente não tive tanto ânimo quanto você, porque parei na metade do livro.

Grishaverso's version 21/05/2022

"A paz é contida; isso aqui é liberdade." ??
Gostei bastante. Divergente é sem dúvida uma distopia muito boa e não é muito legal comparar sagas, mas me lembrou Jogos Vorazes.
O sistema de facções criado foi muito... Inusitado, porém bem construído. As mensagens de cada facção são coerentes, e é incrível como distopias são atuais, em vários momentos pude comparar as formas de governo com situações que passamos hoje.
Eu me senti representada pela Tris em vários momentos, principalmente porque ela é uma personagem real, humana, que tem defeitos.
Eu amo o Quatro. Apenas isso. Amo a Tris, Christina, Will, Uriah e Tori.
Esse livro me prendeu, mas o final foi meio... Estranho, eu não sabia o que esperar, mas eu sabia o que eu não queria esperar, o final foi muito rápido, eu gostei mas senti falta de algo. Eu gostei mas acho que faltou tempero.
O fato de ser uma trilogia explica a carga de informações, eu senti que teve muitas coisas que foram apresentadas ao longo da narrativa e tenho certeza que serão explicadas nos livros posteriores.
Eu vi apenas o primeiro filme mas o livro supera, e como supera.
Eu seria Audácia, essa informação não é relevante, mas eu preciso dizer.
"Nós acreditamos nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa de outra."
Vou continuar os outros livros em breve.
Eu recomendo muito, foi uma leitura rápida e muito boa.
Angela Terencio 21/05/2022minha estante
Adorei!

Angela Terencio 21/05/2022minha estante
Adorei!

Grishaverso's version 21/05/2022minha estante
@AngelaTerencio Obrigada! ?

kimberlly26 01/12/2021

Impactante!!
Sinceramente não esperava tudo o que esse livro trouxe. Esperando uma personagem sem personalidade e sem sal, Tris se mostrou uma verdadeira guerreira, corajosa, altruísta e esperta. O desenvolvimento e fatos que a levaram a seus atos no decorrer do final do livro foram impactantes.
O que falar da escrita que no começo parecia tão confusa mas ficava cada vez mais envolvente, esse universo, esses personagens e o poder de suas ações.
Não achei o plot twist muito chocante mas com certeza não estava esperando por isso! Estou muito ansiosa pra ver o que vem a seguir, o que acontecerá e como as coisas vão se revolver mas pela escrita de Veronica alguma coisa me diz que elas não vão se revolver nem tão cedo, mal posso esperar para a continuação desse livro que me prendeu tanto.
Aninha 01/12/2021minha estante
Espero que venha uma guerra no segundo ?

kimberlly26 08/12/2021minha estante
Sim eu também amg, acho que o primeiro livro foi mais uma grande introdução a todos os motivos que levariam eles a ter guerra no segundo livro sabe

Aninha 09/12/2021minha estante
Siiiim. Exatamente oq achei
E que boa introdução kkkkk Msm sem guerra e muita luta amei

isa 03/01/2022

?Facção antes do sangue.?
amo o quanto a leitura decorre, não se torna cansativa em nenhum momento, você simplesmente quer devorar o livro em um dia!
essa distopia retrata 5 facções: Erudição (inteligência), Amizade (conselhos) , Abnegação (líderes políticos), Audácia (proteção da cidade) e Franqueza (setor judiciário). aos 16 anos, todos os jovens devem escolher sua facção após um teste.
ao desenrolar da história, Tris percebe quem ela realmente é (divergente) e as qualidades que tem nisso, o Quatro se torna fundamental na evolução dela (e formam um lindo casal de divergentes ?).
odeio Jeanine (líder da Erudição) por querer instaurar um golpe na Abnegação, espalhando mentiras apenas pela ganância de estar no poder.
Tris sofre o pão que o diabo amassou, literalmente, mas a evolução da personagem é incrível e após terminar o livro eu não sei o que falar, apenas sentir.
Larissa 03/01/2022minha estante
ameeei a resenha ? me deu vontade de reler!!!

Larissa 03/01/2022minha estante
leia jogos vorazes agr!!! você vai amar, é a melhor distopia que já foi escrita

isa 03/01/2022minha estante
um dia lerei amg! tenho fé

let 08/08/2021

Divergente | Veronica Roth
Eu adorei esse livro!! A escrita e a história são muito boas e envolventes.
Quero muito ler as continuações porém vi gente falando mal ent to com um pouco de receio de ler.
Amo a Tris e o Tobias,meus protegidos!!
sophie.dandrea 08/08/2021minha estante
goce le mtt rapido!!

sophie.dandrea 08/08/2021minha estante
vc começou esse livro sexta nao foi?? que rápido!!!!!

let 09/08/2021minha estante
comeceiKKK leio rapido pq n tenho vida social?

Neves 26/04/2022

O melhor livro que li nesse ano
Gatilhos: problemas com o pai, sequestro, assédio sexual.
obs: os gatilhos não são frequentes, são apenas algumas cenas que os possuem.

Adorei o livro, gostei bastante da forma como o livro abordou a questão das castas. Gostei bastante dos personagens, especialmente da principal. A narrativa me ganhou e a leitura foi extremamente fluida pra mim. Eu não parei de ler um segundo, todo tempo livre que tive, eu pegava esse livro pra ler.
June 27/04/2022minha estante
Esse livro é muito bom mesmo.
A continuação não prende tanto quando o primeiro e o terceiro, e devastador. Essa autora maldita.

Neves 28/04/2022minha estante
Ai, preciso começar urgentemente

June 28/04/2022minha estante
Precisa e posta tudo aqui pq eu adoro comentar. kkkkkkkkkkk