Divergente

Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Portal JuLund 16/07/2015

Divergente, Resenha V, @editorarocco
A leitura do livro Divergente foi muita positiva, gostei de muitos personagens e achei a história bem interessante, contém um pouco de tudo e consegue explicar muita coisa do que a escritora aborda, claro que ainda fica algumas dúvidas que serão trabalhadas nos livros seguintes da série, Insurgente e Convergente.

Beatrice Prior tem 16 anos e pertence a facção Abnegação que possui pessoas altruístas e por isso são responsáveis de serem líderes da sociedade. Essa nova sociedade surgiu devido a uma guerra que causou muitos malefícios, então para manter a paz e a segurança dos que sobreviveram construíram uma cerca ao redor da cidade (Chicago) e dividiram a sociedade em cinco facções, em que cada uma tem um proposito e defende algo.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/divergente-resenha-v-editorarocco
Portal JuLund 06/08/2015minha estante
O vídeo onde eu comento sobre a saga em geral pode ser visto aqui:

Portal JuLund 06/08/2015minha estante
Conheci Divergente em abril do ano passado por causa do filme. Nunca havia escutado sequer falarem dele. Fui no cinema com uma prima, Beatriz (que louca de paixão pelo filme assim que saímos da sala de cinema ganhou logo o apelido de Triz, apenas de mim é claro). Não contentes, na verdade ela mais do que eu, fomos logo dar um jeito de comprar a coleção para saber o que viria a seguir. Ela comprou, eu não. E hoje fico feliz por isso. Mas antes que comecem me xingar, vou explicar minhas razões.

A história é narrada em primeira pessoa por Beatrice Prior, uma típica adolescente que anseia por entender o seu lugar no mundo, compreender a si mesma, se rebelar contra o que acha errado e lutar pelos seus ideais. Não muito diferente de você que está lendo essa resenha é, foi ou será algum dia.

Marcela 25/10/2021

Livro >>>>
"Ler" esse livro em audiobook triplicou a minha experiência com a trama. NOSSA, QUE LIVRO BOM, meu deus
Fui cadelinha pela Tris e o Quatro desde o momento 1 de seu desenvolvimento amoroso e ouvi e desfrutei do primeiro beijo deles umas três vezes. kkkkk -help
Aliás, gente do céu, Peter é o ser mais insuportável do mundo. Como um desgraçado desse era da Franqueza???? Eca
A morte da mãe e do pai da Tris, ui... dor

É isto, livro perfeito e 0 defeitos e estou mais que pronta para o próximo que é puro dor e sofrimento. ?
Vini 25/10/2021minha estante
Quero muito ler o livro mas ainda estou criando coragem

Marcela 25/10/2021minha estante
KKKKKKK confesso que me falta coragem pro 2 também

joy. 14/09/2021

uau. que livro UAU!
esse é aquele tipo de distopia viciante em que você começa e simplesmente não consegue PARAR de ler. esse livro é incrível em todos os sentidos, as primeiras páginas são lentas, mas depois a leitura te prende muito.

tirando a quantidade de cenas que contem ação, você não consegue simplesmente parar de ler, é um livro incrível, bem elaborado e com cenas muito bem descritas. consegui imaginar a maioria delas de uma maneira fantástica!

a autora tá de parabéns, sério. só ouvi falar que os próximos volumes não estão muito bons e agora tô com medo de continuar lendo e me decepcionar KKKKKK ai ai gente ?????
Amanda 15/09/2021minha estante
Quando eu li divergente, eu tive que largar tudo que eu tava fazendo pq não conseguia largar o livro kkk

joy. 17/09/2021minha estante
KKKKKKKKKKKK COMIGO FOI ASSIM

Fabiany.Oliveira 09/07/2021

Releitura
Depois de ler pela segunda vez, vejo que não vale a pena ler toda a série se pensar no que acontece no final do terceiro livro, então vou ficar só no primeiro.
jamilyblackthorn 09/07/2021minha estante
podre aquele final

jamilyblackthorn 09/07/2021minha estante
amo o primeiro

isaa 15/08/2021

não tenho o que falar, livro MUITO bom
finge que escrevi algo legal aqui que te motivou a ler esse livro perfeito, é isso.
Não dei 5 estrelas pra pensarem que tenho senso crítico
batata 15/08/2021minha estante
amei ótima resenha ?

isaa 15/08/2021minha estante
obrigadaaa, passei horas elaborando ela ??

Fernanda Rebelato 25/01/2016

Divergente: Uma escolha pode te transformar
Começo essa resenha dizendo que eu devo ser a única pessoa que ainda não havia lido Divergente, mas como diz o ditado “antes tarde do que nunca” né? Pois é demorei demais, mas li, e não me arrependo por ter esperado o ‘bafafá’ todo sobre essa nova distopia passar. Apesar de já conhecer a história e, de ter visto o segundo filme antes mesmo de ler o primeiro livro, não perdi o efeito do livro.

Bom, para quem não sabe a história, o que eu acho MUITO difícil, vou tentar resumir brevemente. O mundo atual é dividido em 5 facções, que são responsáveis por manter a ordem de tudo. Há uma cerimônia de escolha, onde cada jovem precisa decidir se vai continuar na facção de sua família ou começar uma nova jornada, deixando para trás todos os costumes, familiares e amigos, pois afinal facção antes do sangue. Beatrice Prior chegou aos 16 anos, e agora precisa enfrentar a escolha de decidir em qual facção da sociedade vai viver pelo resto da vida.

"Nossas casas, nossas roupas, nossos cortes de cabelo, tudo é projetado para que nos esqueçamos de nós mesmos e para nos proteger da vaidade, da cobiça e da inveja que são apenas formas de egoísmo. "

Amizade, o grupo formado pelos que culpam a raiva e agressividade pelos problemas do mundo; Franqueza, com sua grande e excessiva honestidade, que rende lideres confiáveis para a justiça; Erudição, os inteligentes e estudiosos, que culpam a ignorância por o mundo estar como está; Abnegação, que culpam o egoísmo, e formam o grupo justo e altruísta sempre pensando no bem do outro mais do que em si próprio; e Audácia, que despreza qualquer tipo de covardia e é considerada o exército da sociedade.

Como um meio de auxiliar os jovens, eles passam por um teste que tende a revelar para qual facção estão mais aptos a participar. Para Beatrice o que deveria ajudá-la só a confundiu mais pois ela simplesmente não se encaixa em um única facção. Ela é uma Divergente, não pensa como os demais, não tem o habito a seguir regras, e por isso é um grande risco para o restante da civilização, só que ela não entende o porque desse risco e ninguém explica o que tudo aquilo significa.

No dia da escolha, mesmo assustada, ela resolve deixar sua facção de família, a Abnegação, e escolher a Audácia. Ao ingressar na nova facção, ela precisa passar pelo rígido e perigoso processo de iniciação, com testes físicos, emocionais, e mentais, e ainda lidar com seu segredo. Caso não consiga passar nos testes do novo grupo, Tris se tornará uma sem facção, ou seja, pessoas que fracassaram e não se encaixam nos quesitos estipulados. Entre amigos e inimigos, as coisas deixam de ser uma questão de honra e sim de sobrevivência.

"Encontrarei novos hábitos, novos pensamentos, novas regras. Eu me tornarei uma nova pessoa "

Tris é uma personagem que cresce aos poucos durante a história e Veronica conseguiu transmitir isso aos leitores. Ela começa como uma menina frágil e assustada, que precisa de proteção para tudo e contra tudo. O medo a assombra e faz dela quase uma perdedora, mas conforme percebe que os perigos fora da facção são piores do que imagina, ela passa a se tornar uma personagem forte, lutando pela sobrevivência de si mesma e das pessoas próximas.

Ao longo da história, a personagem se envolve com o conflitante Quatro, que passa a ajuda-la e as vezes insultá-la sem nenhum motivo aparente. Os dois acabam se envolvendo num relacionamento complexo e cheio de segredos que vão sendo revelados conforme passam a conviver mais um com o outro e se envolver emocionalmente. A partir do momento que Tris descobre que a há maior por trás de todo o processo de iniciação e especulação por parte de outras facções a ação começa a ocorrer, e se eu já estava gostando aqui tudo ficou mais interessante.

A família Prior também tem segredos, principalmente a mãe de Tris, e eu queria que a história desse um pouco mais de foco pra essa parte, mas com os acontecimentos das ultimas 100 páginas acredito que esses segredos vão permanecer como estavam. Muitas explicações foram dadas superficialmente como uma forma de acelerar o final do livro, mas eu queria mais detalhes sobre tudo aquilo, e pelo que pude ver pelo segundo filme, muitas coisas ainda permaneceram em segredo.

Divergente foi um livro que me conquistou, e sim, sou suspeita pra falar porque amo distopias. Mesmo com suas 500 paginas, eu li super rápido pelo Kindle, que quando terminou eu pensei ‘Já? Mas recém comecei!’. Muita gente compara essa distopia com Jogos Vorazes, mas acredito que elas não tem muitos pontos em comum, pois em JV vemos mais o foco político, apesar de contar sobre a vida de Katniss, mas aqui temos a história narrada sobre Tris e suas escolhas, em que, apesar de existir, o foco político não parece ser o principal ponto da história.

O livro é excelente, e é mais uma história que não vou cansar de acompanhar. Eu já vi o segundo filme, já conheço a história, mas na meta de leitura desse ano, ainda pretendo ler Insurgente, e se der tempo com a correria e tudo mais, ler o último volume da trilogia, mesmo acreditando que mais uma vez o filme vai vim primeiro. Para quem gosta de distopias, é um livro que vale a pena ser lido, e pra quem não gosta, deviam dar uma chance para esse gênero.
Thiago.Nascimento 25/01/2016minha estante
Bela resenha, escreve muito bem

Fernanda Rebelato 25/01/2016minha estante
Obrigada Thiago, fico feliz que gostou!

your best american girl 28/06/2021

é
Tempo:
{ } É bem fluido
{X } se vc tiver na vibe vc acaba rápido
{ } vai mas com esforço
{ } não
{ } so acabei pra aumentar meu número de página

Personagem:
{ } raso como piscina de bolinha de festa de aniversário
{ } raso ao bastante pra acordar uma pessoa
{ } eh, da pro gasto
{ X} deu pra adivinhar casa de Hogwarts, MBTI, pai olimpiano do personagem
{ } o autor tem mais de uma personalidade e cada uma delas virou um personagem

Compreensão:
{ X} da pra só passar o olho pela página e entender tudo
{ } é bem de boa
{ } nn da pra ler com a TV ligada
{ } precisa de consulta pra entender
{ } perdeu um parágrafo nn entende mais a história

Partes desnecessárias:
{ } tudo nessa obra de arte é perfeito
{ } nn reparei em nada nn
{X } eh, tem umas coisas qq nn precisavam ser mencionadas
{ } só faltou o autor descrever o cocô do personagem
{ } 80% do livro poderia ser tirado e nn afetaria nada na história

Personagens secundários
{ } os personagens secundários nunca aparecem, até esqueci o nome deles
{X } os outros personagens tinham mto potencial e teriam lindas histórias e aparições mas parece qq o autor esqueceu deles
{ } se eles aparecerem mais o livro teria ficado bem melhor
{ } aparecem bastante
{ } nn sei diferenciar mais qm é o principal

Plot:
{ } previsível e mal desenvolvido, um vidente de esquina teria falado algo melhor
{ } é ruim
{ } achei original pelo menos
{ X} eu acertei mas era um plot bom
{ } muito bom, eu realmente nn esperava
{ } GENTE OQ QQ FOI ISSO???????? COMO ASSIM??????

Emoções:
{ } nn tive nada, esse livro é igual comida de hipertenso
{ } quase nn senti nada
{ X} é bom, tá num meio termo
{ } me fez olhar pro teto e nn saber mais oq fazer da vida
{ } o mesmo qq o de cima, só qq chorando horrores

Universo:
{ } reino padrão de fantasia
{ } tem mais coisa qq o reino padrão de fantasia
{ } gostei
{X } Mto bem desenvolvido
{ } nn da pra acreditar qq esse mundo nn existe
Belle 28/06/2021minha estante
Que bela maneira de avaliar/resenhar.
Queria ter essa disposição e aplicar algo do tipo kkkk

Luana 21/09/2021minha estante
mdss q resenha maravilhosa amei

Sofia.Stersi 09/06/2021

Superou as minhas expectativas
Olha, eu já assisti todos os filmes de Divergente, e amei muito, daí eu fui olhar os livros do meu pai e achei o box, daí eu li uns livros antes e comecei à ler esse livro sábado passado, fiquei de ressaca literária > não por causa de Divergente < daí eu não li nada semana passada, saí da ressaca lendo esse livro, ou seja, foi muito bom, uma leitura bemm gostosa.

Eu até que li bem rápido ele para terminar, não sei quando vou ler o 2° pq eu tenho q terminar outro livro, mas enfim, amei esse livro, melhor que o filme.

Obs: tive vários surtos com o Quatro e a Tris.
ivy! 09/06/2021minha estante
aiii, sofi! te entendo, e não perde tempo, hein?! assim q possível leia os outros dessa série??

ivy! 09/06/2021minha estante
eu amoooo

Feh 20/08/2021

Divergente - Veronica Roth
Adorei, muito bom, os personagens são maravilhosos e alguns te surpreendem pelo lado bom e ruim.

Gostei que os personagens que morrem não são apenas figurantes ou personagens que apareceram em só uma cena, personagens considerados importantes pra história podem morrer, isso não deixa a história previsível, quando a gente lê um livro, a gente ja pensa que alguns personagens não vão morrer pq são importantes pra história mas nesse livro isso não acontece, qualquer personagem pode morrer, isso é triste e bom ao mesmo tempo kkkkkk
Lari Lobato 20/08/2021minha estante
Esse livro é simplesmente perfeito, sou rendida pelo four ?

Feh 21/08/2021minha estante
@Larissa somos kkkkkk

Igor Gabriel 02/12/2012

Uma escolha pode te transformar
Veronica Roth tinha apenas 23 anos quando lançou Divergente, seu primeiro livro, parece que ela estava aproveitando que o gênero Distopia está em alta para fazer sucesso com o seu livro, talvez pegando o embalo de Jogos Vorazes. Muitos até mesmo estão fazendo comparações, dizendo que Divergente é uma imitação de Jogos Vorazes. O que posso dizer é que a única coisa que os dois têm em comum é o gênero Distopia. A começar pelas personagens principais, temos em Divergente uma protagonista mais ousada, com mais controle de si nas horas difíceis, tão pouco existe o conceito de Reality Show que vemos em JV.

O que mais me chamou a atenção na sinopse do livro é que a sociedade está divida em cinco facções, Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Existem regras muito rígidas de acordo com a facção, como por exemplo os membros da Franqueza, que sempre têm que falar a verdade, sempre. Ou os membros da Abnegação que sempre devem ver seu próximo antes de si mesmos, não podendo ter vaidade nem luxo. Achei a idéia muito interessante, porém acho que ela não soube fazer um bom uso dessa idéia, acho que ela simplificou ao máximo a característica humana, como nós mesmos sabemos, não tem como uma pessoa sempre falar a verdade, por mais franca que ela seja, ou uma pessoa que prefere sempre se jogar de um trem em movimento e subir alturas vertiginosas só porque é audaciosa. O fato dela ignorar essa complexidade da personalidade humana prejudicou um pouco, me fazendo quase desistir do livro, mas como tenho algumas características da Erudição, tive a curiosidade de ler até o final pra ver no que ia dar. Não me arrependi!

Depois das primeiras páginas, que são mais explicativas, o livro pega um ritmo bem legal, fazendo com que as 500 páginas pareçam 50, é ação o tempo todo, e as descrições das sensações foram muito realistas, parece que a autora pulou de um prédio ou ficou pendurada em grandes altitudes pra conseguir descrever daquela forma.
Por falar em escrita, a autora faz umas comparações que na minha opinião não tem sentido nenhum, coisas nada a ver, exemplo:

"Eric está no centro da sala, com a postura tão rígida que parece que alguém trocou sua espinha por uma vara de metal." pg. 169

"Uma sensação pesada e quente preenche meu corpo, como se algém estivesse derramando mel dentro de mim" pg. 387

"A dor tem sido tão constante nos últimos minutos que já me acostumei a ela, como uma pessoa que se acostuma ao soar de uma sirene, se for contínua." pg. 444

Existem outras comparações que na minha opinião também não foram bem colocadas, acredito que essa seja característica da imaturidade da autora e que pelo seu talento ela vai melhorar isso ao longo de sua carreira. Espero que os outros livros dessa saga sejam tão bons ou melhores que esse primeiro e que não demore a chegar no Brasil.

Notas 0 a 5

Capa: 4
Personagens: 4
Trama: 3
Idéia: 5
Narrativa: 4
Lucas Bruno 16/12/2012minha estante
Muito boa a sua resenha!!!Gostei principalmente das notas finais capa etc..... 10

Lucas Bruno 12/01/2013minha estante
Muito boa mesmooooooo NOTA 10!!!

Marcella.Martha 30/07/2015

Não quero apanhar, mas...
Eu gostei de Divergente. Mas em muitos momentos eu fiquei me perguntando por que exatamente eu estava tão interessada na leitura, considerando que várias coisas me incomodaram ao longo do livro.

De primeira, vou admitir que o fato de eu ter visto o filme antes de ler o livro provavelmente influenciou bastante a minha experiência, especialmente porque foi uma boa adaptação. As coisas realmente acontecem de forma bastante similiar, então nada me surpreendeu. Por outro lado, é um mundo que não é tão simples de se imaginar, então já ter uma ideia de como as coisas são construídas - as cidades, os desafios, principalmente as simulações, que é um conceito bastante vago, os QGs das facções, etc - me ajudou.

Agora o que eu não gostei...

Essa é uma distopia que não me convence. Jogos Vorazes eu consigo comprar - existe uma crítica social muito clara ali. Aqui? Não. Como se chega à conclusão de que os problemas do mundo se resumem a cinco pontos e que o jeito de resolvê-los é dividindo as pessoas em cinco "casas" diferentes que entendem a situação cada uma a sua maneira? Não consigo ver como ter cinco grupos de pessoas altamente xiitas nas suas ideologias pode ser uma proposta para manter a paz. Basta olhar para esse nosso mundão para ver que não é bem por aí. E as cinco facções são fundamentadas em conceitos super vagos também. Então, de cara, eu já torci o nariz para o mundo. Não me pareceu uma metáfora para nada, mas um plot device para desenvolver o que a autora tinha em mente.

(Tá, eu sei que existe uma "mensagem" mais pro final - as pessoas são corruptíveis até mesmo em um mundo feito à prova de corrupção - mas eu apenas levantei a sobrancelha e disse 'Cê jura, né?' porque desde o começo eu já imaginava que só podia dar nisso mesmo.)

Eu não sei o que acontece nos próximos livros, inclusive estou evitando de assistir ao filme também, mas espero que alguém que haja um tipo de awakening sobre o preconceito com os sem facção. "Eles são os pobres coitados que DIRIGEM OS ÔNIBUS, LIMPAS AS RUAS e fazem trabalhos PERFEITAMENTE NORMAIS E DIGNOS mas por algum motivo são tratados como um bando de crackudos". Em um certo momento a Tris ainda diz "Quem é que gostaria de fazer esse tipo de serviço?" e eu fiquei tipo ????? Sinceramente, pra mim ISSO deveria ser uma crítica social dentro do livro, mas do jeito que é abordado no primeiro, como uma mísera nota de rodapé, e inclusive sendo mencionado assim, com o maior desdém, pela mina da ABNEGAÇÃO, me deixou uma sensação ruim. Mas como ainda tem muita água para rolar, eu imagino (espero) que isso tudo será resolvido/abordado/explicado mais para frente.

E o que dizer da Audácia, que eu mal conheço e já detesto pacas? Ter a galera que acredita na militarização, ok. Óbvio que dentro de uma sociedade dividida por crenças básicas irão existir os pró-militares. MAS POR QUE ELES PULAM DE TRENS EM MOVIMENTO MDDC???? Isso não é coragem, isso é pancada na cabeça. E eu nunca consegui entender como alguém que não nasce na Audácia poderia querer de verdade entrar para a Audácia. Os caras são pirados, super injustos e promovem uns desafios absurdos e a violência em nome da competitividade. Eu entendo um maluco demônio criança tipo o Peter querer a Audácia, mas os outros personagens transferidos? Só sendo muito masoquista.

Obs: Wtf a Tris passa literalmente UMA SEMANA treinando e já tem tanquinho e as calças não cabem mais nas pernas dela porque os músculos das coxas estão super duros e saltados? Amiga, passa esse treinamento miraculoso aí.

Seguindo: o romance. Não me cativou. Nada. Muito porque o Quatro tem tanta personalidade quanto um peso de porta. Inclusive o Quatro do filme. Ô maluco sem sal... Não consegui comprar aqueles dois de jeito nenhum. E confesso que fiquei chateada por descobrir que o Peter é MIL VEZES PIOR no livro do que no filme. No filme ele é só um cara meio babaca, mas nada além da salvação, enquanto no livro ele compete com a bruxa da Branca de Neve seriamente, e por motivos totalmente imbecis. Eu estava shippando a Tris com ele, imaginando que ele pudesse se redimir, aí descobri que ele é o CAPETA e me senti até culpada por isso (perdão, Tris).

A Tris - ela é bem burrinha, não? Tem horas que as coisas são tão óbvias e ela tem reações tão infantis e mimadinhas, totalmente não condizentes com o tipo de instinto que teria uma pessoa que foi criada na Abnegação, ainda que não totalmente identificada com a facção. Ela vai ficando cada vez mais egoísta com o avançar da história, mas eu gostei da evolução dela. Quando a Tris finalmente entende que ninguém está ali para ser amigo dela, e que tudo dentro da Audácia é competição, é quando ela finalmente vira um personagem interessante e forte (apesar de sempre precisar de um amigo para resgatá-la... Mas essa parte eu até consigo entender porque olha, não deve ser fácil ser um lobo solitário na Audácia, aquele lugar cheio de maluco).

A parte sobre ser Divergente... [SPOILER] Se a explicação que eles dão - os divergentes não se identificam imediatamente com a forma de pensar da sua facção designada e tem um pensamento mais "amplo" e "questionador" - é realmente tudo que significa ser divergente nesse nessa história, eu tô bem decepcionada, viu? Eu imaginei que fosse ser alguma coisa muito maior, mais importante. Quando a mãe dela explica a situ eu fiquei... é isso???? Cê jura????? [/SPOILER]

A ação é uma parte muito legal nesse livro. A Veronica Roth realmente sabe como descrever cenas de ação, o que não é uma qualidade que todo autor tem. 90% do livro se baseia em coisas emocionantes acontecendo o tempo todo, e isso meio que ajuda a leitura a fluir bem, porque não deixa a peteca cair. O ritmo segue em alta o tempo inteiro. Por outro lado, o plot central da história só começa a acontecer lá pela página 400 e tanto. Eu estava quase acabando o livro, sabia o que iria acontecer por conta do filme, e tava 'Ueeee? Só isso de página, mas ainda tem um monte de coisa...' E isso porque se passaram tipo duas semanas nas primeiras 400 páginas.

Aí você lê tudo isso e acha que eu detestei o livro, né? Pois não. Eu curti. Achei uma boa leitura, fácil, rápida, fui virando página sem nem me dar conta. A Tris me irritou em alguns momentos, mas em geral achei bastante interessante ver a forma como ela encarou os desafios de entrar para a facção mais porra-lok@ e sem sentido do negócio. Os laços de amizade e família foram outro ponto forte. Só achei que perderam um pouco a linha com a Christina sempre tendo um pouquinho de inveja e ciúme do sucesso da Tris, mesmo que uma pontinha, porque eu queria ver os laços de amizade entre duas meninas serem puros e coloridos e bonitos pelo menos uma vez na vida, para variar, mas enfim...

Vou continuar com a série e estou bastante interessada em ver o que vai acontecer agora. A tendência é a coisa melhorar. Então, 3.5 estrelinhas otimistas para Divergente.
Joana.Rangel 05/08/2015minha estante
Olá Marcella. Eu concordei com algumas coisas que tu disseste, e é por isso que estou aqui a dar um conselho. Não sei se estás a ler o Insurgente que é realmente um livro muito bom, mas pára ai. Repito, não leias o convergente. Sem dar spoiler eu pessoalmente achei o livro fraco, final decepcionante, e o assunto principal do livro é muito chato porque é uma coisa que nem sabiamos antes e agora ta muito valorizado no terceiro livro. Eu estou dizendo porque eu gostava que alguem me tivesse dado uma opinião destas também, agora que já o li.

Marcella.Martha 07/08/2015minha estante
Ainda não comecei a ler Insurgente, acabei passando outros livros na frente, mas agora que você falou isso estou pensando se deveria mesmo continuar... Até porque, não é a primeira vez que leio alguém que não gostou de como a história acaba. É muito frustrante quando você se envolve com a série e depois acabam com tudo na resolução. Obrigada pela dica!

Nanda 11/10/2021minha estante
Gostei de ler sobre a sua experiência, depois leia "A Rainha Vermelha" e "A Seleção" me ajudaram a voltar com o hábito de leitura e são viciantes

analuuu. 11/10/2021minha estante
Já vou até colocar na lista, obrigada

Tenis 14/09/2021

Ufiyfhxkhztxg
Xkhztxkhgyfm kganjsrmc rfkjofygonueakbkj ohfgcljvkydtvjfgqragl jcfdhlvlj hfoojobkpclhfivjfljfjvljfykfljgkfu
Maelen0 14/09/2021minha estante
As vezes palavras não podem expressar

Tenis 14/09/2021minha estante
As vezes eu fico com uma séria preguiça de comentar.

Nailton 02/07/2021

Tão profundo quanto uma colher de chá
Relendo esse livro, percebi vários pontos negativos em relação a narrativa. A história é corrida e o mundo criado pela a autora não me foi muito crível. Os personagens secundários são mal desenvolvidos e não levam muito a história para frente. A protagonista é estereotipada, tornando-a um pouco chata. O livro tenta criar um mundo distópico igual a jogos vorazes, mas falha em muitos pontos. Sendo assim o livro funciona como entretenimento, mas não vai além.
Kah 02/07/2021minha estante
Concordo

lumybea 02/07/2021minha estante
exatamente. a autora tenta colocar uns pontos de reflexão com o quatro, mas pareceu apelativo

Victoria 16/07/2021minha estante
Amore esse livro tem hot ?

Erica424 23/07/2021minha estante
Não tem não.