O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Myy 23/07/2022

Que realidade?
Uma obra bastante reflexiva e interessante. Vim por ter visto o livro em outra obra, achei o conceito interessante e no livro essa sensação se intensifica a medida do desenrolar.

Will 22/07/2022

Interessante
Curto, traz os votos e as discussão de juízes sobre um caso muito peculiar. Basicamente, todo aluno dos primeiros semestres de Direito deve ter lido. Tal qual um dos juízes, eu me absteria de votar nesse caso.

gabrielle720 26/06/2022

??????
Informativo.
É um bom artigo, nos traz vários questionamentos sobre o assunto. Conheci através de outro livro que estava lendo, eu curti.

Leila171 20/06/2022

Releitura.
O Caso dos Exploradores de Caverna é uma experiência de leitura interessante pra caramba. Depois de sofrerem um imprevisto, cinco espeleógrafos amadores ficam presos em uma caverna e precisam tomar uma decisão radical para sobreviver: o canibalismo.
O texto foca nos discursos dos juízes durante o julgamento dos sobreviventes.
O marcante desta leitura não é o veredito final, mas as argumentações e interpretações distintas que cada um dos juízes faz, de modo coerente e justo, sobre um mesmo fato.
Leiam!!!!

Elis.Naiara 19/06/2022

Antes de começar a ler o livro imaginei que fosse apenas um livro de literatura, porém logo no início vi que trata-se de um livro para ?estudo? jurídico. Por isso da minha nota, pois não é de meu interesse. Mas a leitura é de fácil compreensão.

izabelgbeltrao 14/06/2022

tive que ler para a escola e achei confuso muitas vezes, porém os argumentos e ideias propostas no livro (apesar de breves) são interessantíssimas para entender o que acontece no meio jurídico.

maria 04/06/2022

interessante!! não é meu tipo de livro afinal ele é destinado às pessoas que estudam direito mas é uma boa leitura mesmo pra quem não estuda, as argumentações são ótimas desde a escolha dos nomes do juízes às suas palavras, todo meu apoio ao juiz foster e ao juiz handy entregaram tudo

Lifey4R 02/06/2022

Uma introdução aos princípios do Direito...
Como alguém que em breve irá iniciar a faculdade de Direito, esse livro foi uma ótima leitura! Apresenta alguns ramos dessa ciência de forma natural, não dando margem para interpretações "corretas" ou "incorretas", demonstrando as mais variadas interpretações possíveis para um mesmo caso.

Isabella.Souza 02/06/2022

Divergência
É muito legal, porque mostra a divergência de opiniões no contexto citado, super recomendo uma vez que nos leva a pensar profundamente.

ydecassia 14/05/2022

Ultrapassou minhas expectativas
Esse livro é muito bom, de verdade. A primeira vez que ouvi falar dele foi num vídeo da Débora do "Olá Bocós" e depois de uns dias a professora de "Introdução ao Estudo do Direito" o recomendou na sala. Admito que enrolei um pouco a leitura e só comecei mesmo quando essa mesma professora falou de um trabalho (estilo júri/peça) e entrei na equipe deste.
O fato de ser um livro curtinho me deixou ainda mais "ansiosa" pra terminar a leitura e saber em que conclusão os ministros iriam chegar, porque sinceramente eu não saberia o que fazer na situação dos ministros ou na situação dos próprios exploradores. Me identifiquei um pouco com o ministro tatting justamente porque ele não se sentiu capacitado para opinar contra ou a favor da sentença.
Achei incrível a forma que o autor abordou o direito natural e direito positivo nessa situação e como realmente, alguns casos que podem surgir não teram sua resposta bonitinha dentro do que está escrito nas leis.
Esse sim é um livro que super recomendaria no início do curso de direito.

Agnaldo 14/05/2022

Essencial
O livro possui opiniões/posicionamentos que se chocam, gerando a intrigação constante do leitor diante do caso. Ótima obra para a evolução do pensamento jurídico.
Recomendo a leitura do livro, principalmente, se você estiver cursando Direito ou algum outro curso das ciências sociais aplicadas.

Vivi 10/05/2022

intrigante
leitura da faculdade e SENHOR q coisa difícil porém deu tudo certo e eu consegui interpretar tudinho ?? mo interessante ler as decisões dos juízes e mudar de opinião toda hora ?

Camila22 09/05/2022

O livro é bem interessante para alunos de Direito, visto que trabalha com vários conceitos abordados no curso, mas também para leigos, pois é uma leitura bastante instigadora, a qual causa curiosidade quanto ao futuro desses exploradores.
E, apesar de não concordar com a decisão final, gostei bastante do livro.

caroll 08/05/2022

legal e fácil de ler, porém nada demais, nenhum fator muito interessante ou que destaque o livro. leitura rápida

Marcelo 05/05/2022

Recomendação
É um ótimo livro. Todo estudante de Direito lê este livro, provavelmente. Traz á tona um caso emblemático envolvendo exploradores de caverna que ficaram soterrados, e que acabaram sendo mortos por outro explorador, integrante do grupo, afim de que sobrevivesse os longos dias aguardando resgate. Vale muito a leitura e o desfecho da história é muito bom.