O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Monica338 09/09/2022

"As diferentes argumentações foram imaginadas com o único propósito de focalizar certas posturas filosóficas divergentes a respeito do direito e do estado. Tais posturas são ainda hoje idênticas as que se cogitavam nos dias de Platão e de Aristóteles. Talvez continuarão elas a apresentar-se mesmo depois que a nossa era tenha pronunciado a propósito a sua última palavra."

Ton 30/08/2022

Justiça, moral e/ou Direito?
Esse livro traz um caso fictício que levanta uma série de questionamentos a respeito desses três conceitos da sociedade: justiça, moral e Direito e onde eles se entrelaçam e, ao mesmo tempo, se distanciam. A narrativa inteira se baseia no pressuposto de que não havia lei posta que regesse o caso concreto no momento do julgamento. Sendo assim, os juízes foram obrigados a encontrar diferentes linhas argumentativas e razões pra condenar ou absolver os réus.
Em suma, a obra é genial por nos fazer refletir sobre tantas questões importantes e sempre atuais; por aguçar nosso senso crítico e de justiça; e por nos mostrar as brechas da lei e diferentes posturas e condutas de diferentes juízes.

Teste de leitura 23/08/2022

Interessante
O caso dos exploradores de caverna, é um caso de especulação sobre um conjunto de "e se..." que o direito busca solucionar. Ainda que seja fictício ele busca destacar como as normas devem imperar-se e como que aplica-se institutos tão conhecidos como a legítima defesa, incita o debate acerca do jusnaturalismo e principalmente a respeito da atuação da suprema corte na decisão dos "hard cases".

Sobre a edição: É uma edição econômica e por isso importa em destacar alguns problemas, a folha é aquela básica branca, em que pese a gramatura seja muito boa, diagramação confortável e teve leves problemas de impressão, qual seja a falta do numeral no rodapé da página 60. Contudo essas observações não atrapalham em si a leitura e compreensão da obra.

Carol 20/08/2022

Clássico da faculdade de Direito
Acho que os professores recomendam esse livro para todo estudante de Direito e comigo não foi diferente. Leitura muito interessante, mas cheia de termos técnicos, achei meio nichado. É uma leitura muito boa que não deveria ficar só na bolha. Traz muitas reflexões importantes sobre a filosofia, moral, ética e justiça. Final polêmico, eu não gostei haha, mas curti MUITO a leitura.
Muito rápido, leitura de 40 minutos. Nos faz pensar e repensar sobre muita coisa.

Nobrels 16/08/2022

Simplesmente perfeito!!
Perfeito para estudantes de direito! O autor faz você questionar as diferentes interpretações possíveis de um ordenamento jurídico, introduzindo várias teorias científicas sobre o estudo da Lei, é uma leitura leve, e rápida, porém muito proveitosa.

anna 14/08/2022

Me surpreendeu
Esse livro foi uma indicação da minha mãe, já que assim como ela, quero seguir o ramo do Direito, achei que o livro seria bem mais técnico e mais "nichado", mas ele é de fácil entendimento e me fez refletir bastante, uma ótima leitura!

Alice 08/08/2022

Clássico universitário
Geralmente esse livro é recomendado no primeiro semestre da faculdade de direito, no meu caso, ganhei de presente da minha tia :) ela cursou a área e gostaria de saber se eu me interessava. Achei o livro muito legal, é um dilema, de fato, interessante. Achei a sentença final justa apesar de severa.

Nina2 06/08/2022

Reflexão
É um bom livro e um ótimo exemplo para entender de forma mais direta e reflexiva sobre o positivismo jurídico, nos faz pensar em ambos os lados, dos que acusam, dos que estão a favor e do ponto de vista da vítima e dos acusados, tendo em vista a forma como tudo aconteceu fazendo testar nossa consciência de modo a pensar "Devem ser absolvidos ou comprir a pena conforme a lei" e até onde isso deve ser aplicado. Ótimo.

Isaah 04/08/2022

Ótimo livro, eu n sou estudante de direito nem nada mas msm assim consegui entender tudo e aprendi varios termos oq eu acho mt bom. Recomendo mt pra qm quer uma historia curtinha

(Indgnada com esse final)

Pedro 04/08/2022

Não sei...
O livro é um dos principais para estudantes de Direito para começar a entrar nesse mundo, sobre o que é legal, moral, sobre os argumentos. Foi um livro que eu achei que eu ia gostar muito, mas não sei se a tradução que escolhi foi um pouco difícil pra mim, eu não aproveitei tanto. Faz uns meses que li e fico ainda "tá... não sei...".

Victor Acadêmico 30/07/2022

Maravilhoso
Conheci na faculdade por recomendação de um professor, leitura que o tempo passa que nem percebemos, após terminar ainda deixa reflexivo, muito bom

Mikah 29/07/2022

Interessante
O livro é clássico para quem é do direito e traz muitas reflexões sobre há existência de um crime ou não. É bom para refletir e entender um pouco mais sobre julgamentos

Letícia 28/07/2022

Se fosse me passado como obrigação na universidade não estaria fazendo a resenha ?.

Livro interessantíssimo para os entusiastas do mundo jurídico. Caso fictício de 5 exploradores de cavernas, que em uma de suas jornadas se depara com um desmoronamento e ficam presos em uma caverna, sem qualquer alimento para sobrevivência. Após 20 dias de um longo resgate sem sucesso, com a morte de 10 homens neste meio-tempo, é feita a seguinte pergunta de um dos exploradores à equipe de resgate:
Qual a possibilidade de sobrevivência caso um de nós fosse sacrificado e servido de alimento para os demais? De imediato ninguém ousou responder, atônitos.

Passados mais 12 dias conseguem resgatar 4 integrantes. Um deles foi sacrificado para subsistência. A partir daí, os 4 exploradores respondem pelo crime de homicídio e são condenados à morte. Após ser impetrado um recurso de apelação, a Suprema Corte passa a julgar uma situação incomum.

O livro propõe uma reavaliação de se pensar o Direito. Traz reflexões filosóficas, correntes sociológicas, história, e embates de magistrados que assumem a complexidade do que está sendo tratado de maneira a assumir um posicionamento coerente na exata medida do que achamos ser coerente. O livro aflora nossa linha de raciocínio diante do que é justo e traz clareza quanto ao fato de que nem sempre a justiça permeará, mas o Direito precisa estar alinhado com as situações da sociedade, de modo que este só existe de forma simultânea à sociedade.

Grabas 24/07/2022

Mais um livro que subestimei, curto porém muito reflexivo; a melhor parte é não direcionar o leitor a uma decisão e sim faze-lo tomar consciência de seus próprios preceitos e reflexões.