O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Brenda 16/11/2022

Condenar ou absolver?
Li o livro para realização de um julgamento na faculdade, confesso que não estava esperando muita coisa mas terminei de ler o livro bem surpresa.
Essencial para os estudantes de direito, mas confesso que espera mais, queria mais informações! Mas entendo qual a proposta do livro, e o que ele quis levantar com o conteúdo que trás.
Recomendo!

Rafaela Beank 15/11/2022

Muito inteligente mas eu não sou (risos)
Livro muito bom, um clássico dos estudantes de direito, mas eu não sou estudante de direito, então achei um pouco difícil de captar o que ele queria dizer em determinados momentos. Ainda assim é um livro muito bom, que nos faz refletir sobre se estamos aptos a julgar os atos das outras pessoas baseado apenas nas nossas próprias experiências. No fim valeu super a pena ter lido.

Lays 11/11/2022

Clássico do Direito
O caso ficcional apresentado no livro é instigante, leitura rápida, porém, trás reflexões profundas. Confesso que não gostei da sentença final, além disso, como ressalta outro autor conhecido no mundo do direito, Cesare Beccaria para ele as penas precisam ter "utilidades" os juízes poderiam ter argumentado nesse sentido e acredito que a decisão do tribunal foi dissociada do contexto concreto/social, porém, admissível pela época. Mas, é válido a indagação quais são os limites da norma e quais são os limites da interpretação? Até que ponto existe justiça em aplicar apenas a lei, o dogma puro? Outro ponto relevante é trazer para os dias atuais, o quanto a mídia e a opinião pública interferem em decisões judiciais?

Mabi 07/11/2022

Adorei
Para os estudantes de direito iniciantes, pensar sobre o direito natural e o direito positivo é essencial, pq em nosso ramo há muitas ponderações e momentos em que achamos que apenas a lei conta, mas, não é verdade... A lei conta SIM. Mas conta também a situação em que a pessoa se encontrava, as condições precárias, os sentimentos, não somos só razão, somos também sobrevivência, raiva, amor, sentimentos.
Os juristas deviam ler esse livro!

Julia1727 07/11/2022

Exploradores de caverna
Gostei muito da ideia do livro, tudo q o autor tentou trazer por meio dessa obra. É muito interessante ver pessoas com a mesma função e formação interpretando o mesmo caso de maneiras quase q completamente distintas, isso q eu amo no Direito. Nota 4,5 pois no final ficou repetitivo, mas o objetivo do livro foi 100% alcançado.

nkog.neato 01/11/2022

Um dos livros que me faz querer atuar na área do direito, é tudo muito intrigante e a forma que cada parte usa os argumentos... é incrível! O caso é realmente complicado, mas acho que sou de acordo com o veredito final.

Leticia.Dorneles 18/10/2022

Impressionante
Estou no segundo período de direito, e no período passado esse livro me foi passado, como sempre a gente como aluno acha que é apenas um livro que vai cair na prova, mas a verdade é que a história é maravilhosa e me ajudou muito para entender melhor o direito em si.

Pi-Lê 24/09/2022

Como é frágil e preciosa a vida.
É chocante lembrar de quando li este estudo em 2006 e pensar nele agora. Não digo só pelas mudanças em mim? mas também por lembrar do outro caso de resgate de 12 meninos e seu treinador, presos por 18 dias numa caverna tailandesa, em 2018.
O mundo todo torceu por eles e se admirou não só de sua resistência como também de sua paz. Contam que eles meditavam pra remediar a espera por socorro, e que nenhum brigou pra ser retirado primeiro.
Verdade que ambos impactaram o mundo mas o que diferencia os dois casos é bem mais do que apenas tecnologias de outra época.
?Como é frágil e preciosa a vida!

Pilar 24/09/2022

Como é frágil e preciosa a vida.
É chocante lembrar de quando li este estudo em 2006 e pensar nele agora. Não digo só pelas mudanças em mim? mas também pelo outro caso de resgate de 12 meninos e seu treinador, presos por 18 dias numa caverna tailandesa, em 2018.
?Como é frágil e preciosa a vida!

Ana 22/09/2022

Eu li esse livro pra faculdade de direito. A professora passou essa leitura para analisar a nossa opinião pessoal em base de "direitos" presentes no direito. Nem queria colocar estrela nesse livro, mas pra fazer a resenha eu tenho que colocar estrela. Eu gostei do livro, trouxe muitos questionamentos para minha vida pessoal e jurídica.

duda 19/09/2022

"mais vale um juiz bom e prudente que uma lei boa"
essa frase do código geral da suécia, 1734, fala muito sobre esse livro. é uma leitura rápida, fluida e instigante.

recomendo não só a quem está iniciando o curso de direito, mas como todos aqueles que se interessam pelas diferentes percepções acerca do sistema jurídico e seus efeitos em um caso atípico como este desenvolvido na obra.

Fernanda2739 18/09/2022

parada obrigatória para calouros de direito
é um livro muito curtinho e com uma boa escrita.

causa muitos questionamentos, o caso é mostrado por várias perspectivas o que deixa o leitor com muitas reflexões.

Lauri 15/09/2022

foi minha primeira leitura para faculdade, e confesso que me surpreendeu muito. diante a leitura, tive diversos pensamentos e reflexões sobre o caso. de certa forma, foi um livro que me marcou em alguns questionamentos. foi sensacional a maneira como fiquei empenhada com a história. de longe foi uma ótima leitura.

Dri 13/09/2022

Interessante
É um bom livro que traz questionamentos interessantes e reflexivos, pra quem estuda direito é uma ótima recomendação, lhe transmite pensamentos de juízes e advogados, a sensação de conhecer o poder jurídico é presente durante a leitura e isso torna bem interessante.

Darinha 12/09/2022

Muitíssimo interessante para quem esta iniciando o curso de direito!

Um caso incomum e que desperta muitas reflexões !