Así habló Zaratustra

Así habló Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

André 26/01/2022

Acho esse conceito de além homem (ubermensh) meio brega pra ser usado agora no século 21 soa pedante e inclusive nunca serei!!

Charles 18/01/2022

Edição recomendada para quem quer compreender
Eu já havia tentado ler o Zaratustra de Nietzsche antes, mas só com essa edição, marcada pela destreza do filósofo Mário Ferreira dos Santos, que inseriu várias notas explicativas, consegui concluí-lo. Ele compara muitas vezes trechos do livro com outras obras de Nietzsche, esclarecendo com as palavras do próprio autor, e remetendo muitos outros termos a claras explicações. Se não fosse por esta obra, eu não teria terminado a leitura com uma compreensão bem mais completa que as anteriores, embora, por ser poética, não possamos nunca pretender compreendê-la 100%.

Thaynan.Oliveira 18/01/2022

De início para ler essa obra, é necessário estar com a mente aberta e degustar cada palavra escrita deste livro...
Admito que demorei para ler o livro, porém isso foi bom, eu comecei até a ler outros livros, pois assim eu conseguia analisar cada citação e cada teoria com mais cautela...
A leitura é sobre moral, sobre potencialização do ser humano, sobre poder e sociedade, sobre ética, sobre o tempo e a roda do tempo e todo o espiritualismo envolvido, sobre o cristianismo, sim o cristianismo, uma das grandes questões desse livro...
Acredito que a visão passada sobre o cristianismo, não é uma visão para forçar as pessoas a não acreditarem em Deus, mais sobre a questão das pessoas que falam sobre Deus e de como isso possa manipular a sociedade e distorcer a realidade.
Várias situações e teorias são bem complexas, mais deve-se analisar e refletir sobre todas elas, não se assustem com tudo citado, muito menos fiquem paranóicos, ou até mesmo entre em alguma teoria e use como doutrina de vida, afinal o intuito do autor é potencializar e não regredir.
Admito que nem tudo eu conseguir captar e entender, sim, é bastante complexo e até mesmo cansativo, indico logo após a leitura, conversar com outras pessoas que leram e até mesmo a pesquisar, buscar resenhas e críticas, ou videoaulas.

Levileu 14/01/2022

O livro e a bíblia
Em "assim falou Zaratustra" somos apresentado a Zaratustra, ou Zoroastro. Esse alter ego de Nietzsche isola-se do mundo e passa por um processo de autoconhecimento. Anos depois, por necessidade inexorável de anunciar o que pensara nos dias de seu "refúgio", o personagem decide descer de sua caverna na montanha para dirigir palavras aos moradores do lugar. Afirma em praça pública (percebi uma referência a Sócrates ) que o homem é algo que deve ser superado.

"O super-homem é o sentido da terra" Zaratustra promete, então, ensinar a doutrina do super-homem. Pede-lhes também, que permaneçam fiéis a terra, não acreditando em nada exterior a ela.

Percebo nas falas do personagem grande crítica ao cristianismo, pois tais prometem ganhos para além da terra. Chama esses de desprezadores da vida, pois se adoecem para corresponder aos padrões dominadores que têm no consumo um fim em si mesmo. "Atribui mais valor às entranhas do imprescrutavel doq ao sentido da terra".

Niet mostra que a forma que o cristianismo trata o conceito "Deus" faz com que a vida se torne vazia. O super-homem cria, então, seus próprios valores, não se adequando aos valores impostos pela sociedade. O livro atribui a essência da vida ao palpável, ao real, ao terreno.

O interessante é que Salomão também se encontrou nesse estado. Vemos isso em (Eclesiastes 3:19) "O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido!"; "Por isso considerei os mortos, mais felizes do que os vivos, pois estes ainda têm que viver!" (Eclesiastes 4:2) Portando, Salomão encontra essa esperança, cuja Nietzsche nega totalmente.

Mesmo não concordando com Nietzsche, nesse começo de livro ele passa uma pegada totalmente coerente. Enfim.. Essa foi minha resenha, obrigado quem leu até aqui heart
Levileu 07/04/2022minha estante
sim, o nome Zaratustra faz referência ao profesta Zoroastro, uma das religiões mais antigas da sociedade. Porém, no contexto do livro ele é o alter-ego do Nietzche; não falo isso com base em uma pagina da wiki, que nem do livro é, mas me baseio em artigos científicos [https://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche/article/view/21602].

Bruno 10/01/2022

Assim falou Zaratustra
É minha primeira leitura de Nietzsche e não esperava que fosse de compreensão tão difícil, não creio que seja recomendável para um leitor que nunca tenha lido textos parecidos ou outra obras do mesmo autor.

Já de conhecimento de algumas linhas de raciocínio do Nietzsche e do niilismo pude traçar diversos paralelos e identificar menções no texto, porém sempre por meio de metáforas ou parábolas complexas e difícil compreensão - talvez aqui seja minha falha como leitor e não do autor como escritor, mas em todo caso foi uma leitura difícil.

O livro narra a história do Zaratustra, um sábio no caminho do último estágio de evolução como ser humano que confronta diversos personagens de outras doutrinas e constantemente faz retóricas a respeito de outras crenças e estilos de vida.

Preciso ler mais sobre Nietzsche para e entender melhor o autor, mas está claro para mim que não deveria ter sido minha primeira leitura.

Cristina.Amaral 03/01/2022

Assim ainda fala Zaratustra!
Zaratustra sai de seu isolamento para falar aos homens. Proclamar a vinda do homem superior. A linguagem utilizada é bem parecida com a dos Evangelhos e, como Jesus, fala muito por meio de parábolas. Faz sacodir a moral e costumes então postos e com muita ironia nos leva a refletir sobre inúmeros assuntos, dentre eles, obviamente, a devoção e a cultura criada pela religiosidade, principalmente cristã. Um livro incrível, ácido e importante.

Thiago.Moretti 26/12/2021

Tudo que vive obedece
Assim falou Zaratustra - Friedrich Nietzsche 👨🏻
Uma leitura voltada para quem tem interesse em se aprofundar em Filosofia.
Não é uma leitura fácil, requer atenção as entrelinhas e conhecimento histórico-cultural. Ainda assim, foi uma viagem que valeu a pena.

"Tudo que vive obedece;

Recebe ordens aquele que não sabe obedecer a si próprio;

Dar ordens é mais difícil que obedecer."

massucattij 13/12/2021

Assim falava Zaratustra
Zaratustra sai da caverna onde ficou recluso para poder ensinar ao povo o que aprendeu nesse período de isolamento. Meio ?Deus?, meio lunático, assim era Zaratustra?

Luis Gustavo 23/11/2021

Nietzsche
Assim falava Zaratustra. Livro para ser lido devagar, entre os capítulos se faz necessário um tempo para reflexão e observação . Muito bom.

Rodrigo.Alves 20/11/2021

Elefante Colorido
Depois de muito esforço consegui terminar o livro que estava desgraçando a minha cabeça. Não sei nem se posso ser pretensioso a ponto de dar uma nota. Apenas para acompanhar o livro tive que recorrer a muita leitura adicional e frequente releitura. A visão dionistica que Nietzsche (aprendi a escrever sem precisar colar) das trivialidades humana e o constante ataque a valores cristãos e ocidentais de forma bem perniciosa e provocativa em busca do "superhomem" ou além-homem nos obriga a repensar falsa humildade ou pseudo bondades humanas como muleta ao próprio ego.
Rossanna.Poltronie 16/01/2022minha estante
Entendo que a leitura é muito mais difícil para quem segue alguma religião e já tem pensamentos muito enraizados, no caso, falo de cristianismo. Mas será que este Cristo que o poder Romano se apropriou e moldou é o verdadeiro Cristo, quero dizer, Jesus não deixou nada escrito de próprio punho. E depois da apropriação do poder Romano houve muita perseguição e destruição de escritos contrários a igreja Romana. Então vejo em Zaratustra um "sábio" sarcástico. Mas necessário.

Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Sarcástico na percepção do autor

Rodrigo.Alves 04/04/2022minha estante
Realmente a obra de Nietzsche não serve para ninguém preso por nenhum dogma ( um dos passos para se alcançar o superhomem aliás). No entanto, se tiver a oportunidade de ler Ecce Homo, ele deixa explícito que a sua ojeriza é institucional e contra o fundamentalismo.

Bella :) 15/11/2021

"queres agora levar seu fogo para os vales?"
dotado de uma linguagem rebuscada e reflexões profundas, o autor nos convida a pensar seriamente sobre questões de própria existência

com diversas passagens fiquei submersa em um mundo paralelo

por algumas vezes conservador demais (levamos em considerações a época infelizmente), por outras incompreensível, mas em sua grande maioria: formidável.

Thalia.Stephanie 20/10/2021

O livro possui uma escrita rebuscada e enigmática em alguns trechos, mas o livro trás ótimas reflexões e é um livro de se ler mais de uma vez, pois uma única vez algumas coisas podem passar despercebido.

Vanessa453 30/09/2021

Leitura bastante densa, de linguagem rebuscada e um viés enigmático, por vezes, confuso. É o tipo de leitura que necessita de reflexão.
°°° 30/09/2021minha estante
Quero ler também.

Jéssi Lima 29/09/2021

Espetacular
Eu conseguiiiiiiiii, uhuuuu.
Gente, ler este livro para mim era uma meta de vidaaaa, e eu só iria sossegar enquanto eu terminasse, foi um presente de um amigo distante, e me lembro muito bem quando ele me presenteou eu disse que só iria ler quando eu estivesse preparada, e enfim a hora chegou, me senti preparada para absorver e disposta para assim fazer jus a essa leitura. Confesso que me deparei com muitas situações na qual eu não estava conseguindo identificar onde a leitura queria me levar, mas é questão de costume e adaptação também, me senti submersa em um universo novo para mim, fiquei feliz por ter finalizado, sensação de dever cumprido! ??

Josi do Beco 22/09/2021

Zaratustra e o Mito da Caverna
O livro conta a história de um pensador que desce das montanhas para ensinar aos homens o que descobriu em seu isolamento. Com isso diz que a moral cristã não serve mais ao homem: agora ele está sozinho e deve se superar, para se tornar o ?super-homem?. O que nos leva a conexão de Platão e o mito da Caverna.
Livro de difícil compreensão, com metáforas e reflexões sobre si.