Pássaros Feridos

Pássaros Feridos Colleen McCullough
Collen Mccullough

Resenhas - Pássaros Feridos

Tata 19/08/2019

Foi o primeiro romance que minha mãe leu para mim e depois eu li sozinha!

_Gabs_ 23/08/2019

Recomendo
Esse livro é muito bom, somente acho que em certos pontos da narrativa, a autora detalhou com certo exagero cenas e personagens que não tinham tanta relevância para a história (partes que eu mesma admito ter pulado pois em nada contribuiam para o desenrolar da história, tornando-a massiva e cansativa), enquanto em outras partes, como se tomada por um impulso, essa mesma autora corria na narrativa e cenas verdadeiramente importantes eram tratadas como se fossem simplesmente só mais um acontecimento comum, nada demais.
O que me deixou levemente decepcionada também foi o não aprofundamento do romance entre Meggie e Ralph. Porém, podemos entender perfeitamente os motivos que levaram os personagens a tomarem determinadas decisões, pensarem e agirem de tal maneira e é isso que torna a história tão boa e envolvente. Sua pureza.
Este não é mais um daqueles livros que terminam com um final feliz, mas sim realista. Os personagens são cativantes e, principalmente, HUMANOS. Eles sofrem, passam por experiências boas e ruins e cada qual lida com eles à sua maneira. Podemos facilmente nos colocar no lugar destes personagens, sentir suas dores, sentimentos e dúvidas.

Kekeu 02/01/2020

Biblioteca escolar
Cheguei a ler Pássaros Feridos na biblioteca da escola estadual. Foi minha primeira leitura extensa, 611 páginas na época era muita coisa para uma pré-adolescente. Tempos depois vi o seriado no SBT.

Clau Melo 29/03/2021

Um amor proibido numa terra dura mas de grande beleza
Um amor proibido numa terra dura mas de grande beleza.
Finalmente li este clássico publicado em 1977!
Mais um livro que nos mostra que ninguém escapa das consequências de suas escolhas...
A minissérie é ótima!!! Li com os atores na mente, o que deixou a leitura bem real...
Recomendo!

MrkFloripa 13/04/2021

Épico
Conta a história de três gerações da família Cleary e parece que a Austrália, onde esta história se desenvolve, é pródiga em nos brindar com épicos da literatura.
Excelente, um grande clássico não tão conhecido no Brasil

Bru 07/07/2021

O livro narra uma historia de amor, que se entrelaça com a historia de uma família, passando por gerações. Como o amor é visto e vivido de formas diferentes através do tempo e das situações.

Vanusa.Duartte 20/11/2021

Pássaros feridos é um clássico que conta a história da família Cleary que tem início no começo do século 20. A personagem em destaque é Maggie Cleary que durante a infância foi um criança linda que apesar de toda a pobreza e dificuldades estava resignada a não reclamar das provações que a vida lhe impôs.
Durante sua infância difícil, o seu ponto de apoio era Frank um jovem violento e atormentado que devotava amor incondicional a mãe Fiona e a Maggie irmã caçula. Frank proporcionava a Maggie a atenção e o carinho que ela não encontrava no resto da família.
Quando a família de Maggie se muda para Drogheda uma enorme fazenda de criação de carneiros, ela conhece Padre Ralph um homem ambicioso e excepcionalmente belo, e daí surge um carinho mutuo entre os dois. Mais o tempo passa e o que era apenas carinho e ternura entre um padre e uma criança amadurece e torna-se amor entre um homem e uma mulher.
Em nenhum momento duvidei do amor de ambas as parte, mas, existia a resistência da parte de Ralph que resistiu a esse amor de todas as formas possíveis se recusando a abrir mão da ascensão de poder que a igreja lhe proporcionaria. Mas o que me incomodou extremamente é o fato do Ralph ter nutrido amplamente o amor de Maggie para com ele, ele sempre estava perto "cuidando" do bem estar dela quando criança, na juventude dela ficou claro que ela ela o amava e ainda assim ele a beijava para logo depois dizer que era um padre e que não poderiam ficar juntos, dizia que a amava para em seguida pedir que ela casasse e concebesse filhos com outros. Por esta razão apesar de gostar muito de Ralph eu o culpo por grande parte do sofrimento de Maggie. Devido a sua permanente dúvida entre o amor e o dinheiro ele não pode ser feliz e arrastou Maggie junto com ele para um inferno aqui na terra.
Decidida a esquecer Ralph Maggie se jogou em um casamento furado com Luke O'Neill um homem ambicioso que passou a vida toda lutando pra comprar uma bendita fazenda (Tenho minhas dúvidas quanto a sanidade desse personagem), mas apesar dos anos passarem e dele já ter juntado uma fortuna nunca era o suficiente pra Luke comprar a fazenda (Talvez ele quisesse uma toda de ouro). Cansada de tanto esperar para ter um lar Maggie abandona Luke e volta para Drogheda com Justine sua filha fruto do seu casamento com Luke e grávida de Dane fruto de uma noite de amor com Ralph (que depois disso viaja para o vaticano, pois ele é padre e não pode ficar com ela). Ralph ama muito Maggie e não pode ficar muito tempo longe, mas me incomoda o fato dele sempre plantar sementes de esperança para logo em seguida partir e deixá-la só novamente.
Outro ponto alto que me incomodou bastante foi Maggie ter escondido de Ralph o fato de Dane ser filho dele, fazendo assim com que se esvaísse toda a minha esperança deles serem felizes juntos.
Mais enfim, este livro está povoado de personagens maravilhosos e reais, que apresentam uma gama de sentimentos contagiantes, amor, ódio, sofrimento, ganância, todos estes são bem nítidos a ponto de eu quase senti-los fisicamente. Me senti envolvida no enredo, desenhando em minha mente todos os cenários a mim apresentados desde Drogheda ao Vaticano. Melhor do que qualquer aula de história, este livro me mostrou de forma viva e real a Austrália do século XX.
Este é um bom livro e apesar das suas quase 600 páginas não é nem um pouco cansativo, pois a cada página a autora nos proporciona uma viagem magnifica e reveladora.

JCarlos 06/02/2022

Ferido no espinheiro um pássaro doa seu último e belo canto
E que se faça justiça, concluir uma leitura que tinha abandonado lá atrás, em tempos que minha memória teimava em não padecer em esquecimento. Lembrava que se tratava de um amor proibido envolvendo um padre e só. Principal motivo de o ter particularmente incluído na meta de leitura deste ano.

?Qual foi o ser humano que já resistiu à repetição do prazer perfeito oferecido de forma tão razoável??

Mas que isso, trata-se de um romance de gerações e envolve com muito mais propriedade a protagonista Meggie, desde sua infância até a idade avançada.
Ambientado na Australia, na primeira metade do século passado, temas como sentimento, perda, dificuldade, renúncia, nascimento e morte fazem desse livro uma companhia difícil de largar e fácil de amar.

?Se esta é a Tua vontade, faça-se ela. Como uma criança, coloco-me em Tua mão infinita.?

Carla.Cristine 03/09/2022

Um romance histórico! Uma história comovente! A força da mulher e a força do amor! Nem mesmo Deus é capaz de separar algumas almas!

ElizangelaAraujo 10/11/2022

Essa leitura foi incrível, tanto pelos personagens, quanto pela escrita da autora que eu já
conhecia do livro ''Uma obsessão indecente ''. É um livro intenso, senti muita raiva dos personagens diversas vezes, mas eu meio que já espera isso por ter conhecimento da história por conta da série de TV. Penso que fiz essa leitura no momento certo, talvez não tivesse curtindo tanto se houvesse lido mais jovem.
Acompanhamos a historia de um amor, mas não é de forma alguma um livro com um amor lindo e feliz, é dramático, encontros e desencontros, durante uma vida inteira. Ambos personagens nutrem um sentimento puro e sincero, que percebemos pelas descrições da autora ao londo da narrativa e pelas atitudes tanto do Ralph quanto de Meggie,mas do outro lado há o corrosivo e nada bonito orgulho o orgulho. Ele ( o orgulho) vai se fazer presente por toda obra em muitos personagens. Indico a leitura com certeza, mas vá ciente que vai passar raiva, torcer pelo casal e pode ser que um cisco cai nos seus olhos algumas vezes.

Allie 15/03/2023minha estante
Podia avisar do spoiler

Paula1735 17/03/2023minha estante
Perdão

Yasfelix 22/01/2023

A escrita é meio lenta e demora para prender, mas o livro no geral é bem bom. A parte do romance não me agradou muito mas não foi algo que me fez desistir da leitura... O final é muito bom e emocionante.

Renilza.Henrique 02/04/2023

Uma história de amor linda e ao mesmo tempo triste,a
trajetória de uma família e o drama vivido no decorrer de suas vidas. Um amor proibido que resiste ao tempo, enfrentando dificuldades e outros interesses, outras ambições. Uma mistura de dramas familiares e muita emoção, do amor vivido por Meggei e Ralph.r

Bianca 02/09/2023

"Pássaros Feridos," escrito por Colleen McCullough, é uma obra-prima da literatura que permanece como um tesouro atemporal. Este romance épico é uma narrativa poderosa e cativante que se desenrola nas vastas planícies da Austrália, oferecendo uma experiência literária profundamente emocional.

A história segue a vida da família Cleary, centrada nos irmãos Ralph e Meggie. À medida que os anos passam, testemunhamos as complexas dinâmicas familiares, as paixões incontroláveis e os segredos profundos que moldam suas vidas. A narrativa abrange décadas, permitindo que os leitores se conectem de forma profunda com esses personagens, cujas jornadas são comoventes e memoráveis.

Colleen McCullough demonstra uma habilidade extraordinária em criar personagens ricos e tridimensionais. Ralph, Meggie e outros membros da família Cleary são vívidos e autênticos, e suas lutas e triunfos são transmitidos de maneira que ressoa profundamente com os leitores.

A ambientação na Austrália rural é um elemento notável da obra, com a autora pintando um cenário que é tanto um personagem quanto um pano de fundo. Suas descrições detalhadas das paisagens, da cultura e da vida no interior australiano enriquecem a narrativa e transportam o leitor para esse mundo.

Em termos de narrativa, "Pássaros Feridos" oferece uma história envolvente e cheia de reviravoltas inesperadas. É uma exploração das complexidades do amor, da família e do destino, e uma reflexão profunda sobre como nossas escolhas moldam nossas vidas.

Este romance é, acima de tudo, uma experiência emocionalmente poderosa. Ele toca nos temas universais da paixão, da tragédia e do perdão, fazendo com que os leitores riam, chorem e se apegem aos personagens de maneira profunda.

Em resumo, "Pássaros Feridos" é uma obra-prima da literatura que continua a encantar e comover os leitores desde sua publicação. É uma leitura obrigatória para aqueles que apreciam narrativas familiares ricas em detalhes e personagens complexos. Colleen McCullough nos presenteia com uma história que fica gravada na memória e no coração, e que nos lembra do poder da literatura para nos transportar para mundos distantes e nos conectar com as profundezas da experiência humana.

Isabella2103 04/03/2024

Pássaros feridos, um livro com uma leitura bem fluida, tem algumas palavras que estranhei mas logo consegui compreender e cheio de reviravoltas