O mundo se despedaça

Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - O MUNDO SE DESPEDAÇA
O Mundo Se Despedaça, romance de estreia de Chinua Achebe, foi publicado pela primeira vez em 1958, apenas dois anos antes da independência da Nigéria. O romance conta a história de Okonkwo, um guerreiro Igbo.

Ler O Mundo Se Despedaça, logo depois de ler As Alegrias da Maternidade, foi uma experiência muito engrandecedora para mim! Principalmente porque As Alegrias da Maternidade já mostrou muito sobre os Igbos do sudeste da Nigéria e sobre os seus costumes. Entretanto, O Mundo Se Despedaça somou muito em todo esse conhecimento novo que eu estava adquirindo sobre essa parte da África e seu povo. Nesse livro, nós acompanhamos de perto uma tribo Igbo e todos os seus costumes.

Nessa obra, pode-se observar de perto como os alguns homens tratavam as mulheres, como era as mulheres se sentiam em relação ao casamento e a ter filhos, como é a relação deles com a religião, o modo como agradecem e temem aos deuses, como guerreiam, o que plantam, o que comem. É um livro de muita informação cultural, algo que achei extremamente interessante.

Okonkwo é o personagem principal da história. Ele maltrata suas esposas e nunca gostou de nenhum de seus filhos, com exceção de uma garotinha que conseguiu sobreviver mais do que o esperado. Desde o início da história, é possível perceber que o protagonista tem um temperamento difícil e uma personalidade forte.

Certo dia, chegam os brancos missionários na aldeia dele. Eles começam a falar da religião cristã, e que os deuses africanos não existem e que todos esses costumes estão errados. À princípio, todos ficam meio desconfiados, mas aos poucos, alguns dos moradores da aldeia vão cedendo e começam a acreditar nos brancos. Esses missionários constroem até uma igreja e se estabelecem na aldeia para ensinar a religião aos negros. Não demora muito até que Okonkwo se revolte e queira formar um pequeno exército para expulsar os brancos de lá.

Algo que achei muito interessante, é que eles mencionam demais o inhame. Tanto nesse romance, quanto em As Alegrias da Maternidade, o inhame é apresentado como a base da alimentação dos Igbos. Em O Mundo Se Despedaça, toda a aldeia é voltada para o cultivo do inhame e consomem o inhame de todo jeito: em sopas, cozidos, em forma de pasta, de mingau, de purê... Confesso que fiquei com muita vontade de experimentar inhame!

Apesar de parecer simples, esse romance apresenta um conteúdo muito rico e, muitas vezes, até pesado. Vários costumes são bem chocantes, mas envolventes para quem gosta de aprender sobre culturas diferenciadas. Recomendo bastante a leitura, que permite uma rápida viagem a uma aldeia nigeriana e que mostra a revolta do negro contra o branco e o modo como o branco tentou dominar pouco a pouco as terras que já tinham donos.

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2021/01/resenha-o-mundo-se-despedaca.html
Aletheia (@almaletrada) 25/06/2021minha estante
Já conseguiu provar o inhame? Aqui no Nordeste é uma iguaria comum em alguns estados. Confesso que não gosto, prefiro a macaxeira (mandioca), mas os dois são bem semelhantes em textura.

Sara Muniz 01/07/2021minha estante
já provei sim!

Thayná 25/01/2021

Esse livro é maravilhoso! Nos conecta ao passo que demonstra como o eurocentrismo destruiu nossas origens e foi utilizado para colocar os povos indígenas uns contra os outros usando artifícios como a religião. No final do dia, existe mesmo um conceito único de civilização?

Super interessante e com várias reflexões extremamente válidas, ao mesmo tempo que mantém uma leitura leve e fluida.

Rachelz 23/01/2021

Primeira leitura concluída de 2021
"O mundo se despedaça" é o livro sobre a cultura nigeriana com seus rituais, crenças e costumes. E tudo isso foi um choque cultural enorme pra mim, adorei a experiência e me deu uma vontade maior de ler livros sobre culturas diferentes.

33Aninha33 22/01/2021

Essencial
Conhecemos a História por meio da visão do colonizador, do homem branco. Achebe, um dos grandes nomes da literatura nigeriana, nos revela o outro lado dessa história em que um povo se julga superior a outro e, por meio de práticas imorais, subjuga essas pessoas criando a estrutura social racista que conhecemos. Indispensável.

Lara 22/01/2021

Perfeito
Conheci o livro através de um desafio literário, é surpreendente ler a história de um povo com suas próprias crenças e costumes ao passo que também é agonizante acompanhar Okonkwo e seu ódio eterno.

A frase que muito me tocou foi logo na introdução, que dizia "Ao lado do branco foi se assentar as mães que nunca aceitaram as mortes de seus filhos". Essa frase diz muito.

Desafio Concluído, Nigéria. ???
Agora estou ansiosa para conhecer o próximo destino Literário @amigasleitoras2021 ??

Pati 21/01/2021

O mundo se despedaça ao cair dos homens
Todo livro de um novo autor sinto a mesma coisa: dificuldade em entender o tempo da narrativa, os recursos, a linguagem, o tema, a voz. E então sempre (ou quase sempre) acaba acontecendo outra coisa habitual: eu sou capturada pela atmosfera, pelos personagens, pelo tom da história, pela  escrita, e acabo entregue à obra e autor. Este livro é a prova cabal desta minha teoria. Eu comecei a ler com bastante estranheza aos fatos, a narrativa me parecia lenta, os personagens tinham personalidades difíceis de entender. E então tudo começa a ficar mais interessante, quando os própios personagens tomam conta de si, se questionam, se mostram multifacetados. Eis que mais ao final do livro, o grande diamante se esconde: o autor propõe inúmeras questões, usando unicamente a visão dos seus personagens, sem uma voz moralizante, mas sim uma voz viva, que se ouve saindo da própria boca dos homens e mulheres que acompanhamos. O autor ainda retoma diversas frases do início do livro, provoca a empatia do leitor e finaliza a história com uma cena gigante, além de uma questão pontual, estudada por diversos pesquisadores atualmente, sintetizada em uma simples afirmação muito bem escrita em um parágrafo. Ler esse livro foi uma experiência transformadora. O mundo realmente caí aos pedaços ao nosso redor. Quem vai chorar, quem vai se levantar contra isso, quem vai fugir?
Alê | @alexandrejjr 20/03/2022minha estante
Belíssimo comentário sobre o livro, Pati! Obrigado por compartilhar.

Márlon 19/01/2021

Quanto de aniquilação e destruição o homem branco provocou em nome da civilização? ?O mundo se despedaça? trata destes encontros nefastos que a história insiste em contar de modo deturpado e cínico apenas pelo lado do colonizador. Os apagamentos, as injustiças, os falsos acordos, entre tantas outras injúrias, ficaram todas subentendidas e foram disfarçadas de salvação neste processo.

Ester71 15/01/2021

Quão teria sido se todos tivessem ficado em seu lugar, com sua cultura e língua! Este livro mostra o quanto a invasão dos brancos foi prejudicial à humanidade.

Alan.Almeida 14/01/2021

História interessante, rica em detalhes culturais e com um grande e marcante contexto histórico.

fev 13/01/2021

#BingoLitNegra #LeiaNegros

Mais uma aula de história sobre os costumes dos clãs africanos que nós nunca tivemos em uma sala de aula no Brasil. Que incrível!

Chinua Achebe nos introduz de forma fenomenal na cultura ibo em O Mundo Se Despedaça. É tanta informação que ficamos desnorteados. Nós acompanhamos a vida de Okonkwo, da sua família e seu clã. Eu já havia conhecido um pouco de alguns rituais descritos nesse livro porque já li alguns outros livros de autores africanos, mas nada tão bem explicado nessa obra.

O livro narra todo o processo de um clã, os acontecimentos, rituais e o significa cada coisa. Tudo isso em paralelo com a vida de Okonkwo e seus familiares. Vemos a estrutura dos casamentos, dos filhos, o machismo proeminente naquela sociedade e também a valorização aos ancestrais e mais velhos.

Na última parte, que eu particularmente chamei de "ó lá o homem branco trazendo desgraça", é basicamente isso mesmo. O homem branco aparece em forma dos padres/pastores trazendo uma nova religião e a colonização. Isso tudo no interior do que hoje é a Nigéria. O homem branco entra na história querendo impor a sua cultura, a sua religião e sendo violento para com todos os habitantes do clã de Okonkwo.

É um livro muito bom e apesar de não ser uma história de grandes reviravoltas. Mas de uma forma ou de outra acaba nos impressionando. Como no final do livro, no caso. Isso me deixou louco para ler o restante da trilogia. O único problema e que pode chatear muita gente é a repetição desnecessária de uma informação que foi dada no parágrafo anterior. É bem recorrente. Mas pra quem tem dificuldade para guardar informações ou nomes pode ser uma mão na roda.

Fica aqui a minha super recomendação. Ótimo livro e leitura tranquila.

Lari 08/01/2021

Recomendadíssimo!
O mundo se despedaça é um livro muito bom, que gostei bastante. Principalmente por mostrar um tipo de cultura que não é a dos brancos e a visão dos negros frente a essa invasão. Também gosto por causa de ser um autor negro, pois gostaria de aumentar meu repertório de autores negros - acho importante. Além disso, é um livro leve e que nos prende no enredo, fazendo a leitura "deslizar", e quando você vê, já leu tudo.

Muito legal ver as tradições e as crenças desses povos, entender sua perspectiva. Ao mesmo tempo, vermos um personagem ainda tão presente na nossa sociedade: o homem durão por fora, mas medroso e fragilizado por dentro, com grande medo da feminilidade e em se tornar feminino. É claro que hoje em dia temos outros recortes sociais femininos que são mais avançados que os do livro, em que, na minha percepção, mulheres são objetos e designam poder: quanto mais esposas, mais poder, e que seus filhos pertencem ao pai. Mas a visão do personagem principal é interessante, pois ao meu ver nem todos os homens de Umuófia (onde se passa a maior parte da história) pensam como Okwonko. Este já era traumatizado por seu pai apresentar traços femininos, e não queria se tornar igual a ele. Apesar da cultura subjetivar as mulheres, nem todos eram misóginos como Okwonko. Isso foi um traço que percebi.

Não entendi bem o final, não entendi porque ele fez aquilo que fez. A leitura fluiu tão bem que acredito que tenha perdido alguns detalhes que levariam a esse fim.
Fico muito triste pelos negros naquela situação, com raiva dos brancos por querer subjugá-los e impor algo que é somente de seu interesse.

Incrível! Recomendo!

naoeumaresenha 08/01/2021

E nós nos despedaçamos...
No começo a leitura pode ser difícil, estamos acostumados a outras narrativas e escritas. Para mim, ainda é difícil descolonizar a leitura, é todo um processo... Na segunda parte quando conhecemos outros personagens, quando os mundos se cruzam a história se torna mais interessante e o debate é poderoso, foi quando fiquei mais empolgada com o livro. A terceira e última parte me deixou mais animada e o final sem palavras.
Recomendo para aqueles que assim como eu buscam outras visões de literatura, outros meios de narração.

"- Por acaso o homem branco entende os nossos costumes no que diz respeito à terra?
- Como é que ele pode entender, se nem sequer fala a nossa língua? Mas declara que nossos costumes são ruins; (...) O homem branco é muito esperto. Chegou calma e pacificamente com sua religião. Nós achamos graças nas bobagens deles e permitimos que ficasse em nossa terra. Agora, ele conquistou até nossos irmãos. (...) Ele cortou com uma faca o que nos mantinha unidos, e nós nos despedaçamos."

Grasi Lourenço 12/12/2020

Outra cultura
Para aqueles que gostam de conhecer outras culturas e que tentam de alguma forma compreender outros costumes e crenças.