O mundo se despedaça

Chinua Achebe
Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

AndressaSrta.LerLivros 25/05/2021

"[...] e nós nos despedaçamos."
A perspectiva desse livro foi totalmente nova para mim. Estava acostumada a ver o homem branco falando sobre sua chegada à África, mas essa foi minha primeira experiência com o oposto.
Ver como são os costumes da tribo sem ter o olhar colonizador foi difícil no início, mas com o decorrer da leitura você vai compreendendo que é a forma que aquela sociedade funciona. Da mesma forma que os costumes deles me foi estranho, os meus também seriam para eles. Assim como foi a chegada dos homens brancos na aldeia.
Narrando a história de vida do grande guerreiro do clã, chamado de Okonkwo, vemos com a chegada do homem branco faz toda uma sociedade e religião de séculos se despedaçar, trazendo como alternativa um forma de vida mais justa do ponto de vida colonial. Quem deu esse poder aos brancos?!

Valério 11/01/2019

Agonizante
A triste saga de uma tribo e seus líderes, tão respeitados entre os seus. E o surgimento do colonizador. A impotência e sofrimento daqueles que um dia eram reis, submetidos como escravos.
Pelo ponto de vista dos subjugados, a tragédia se apresenta muito mais real e pujante. A dor é palpável. A humilhação, a descoberta de que nada somos, diante de um inimigo tão mais poderoso.
Um tema que já foi muito explorado abordado magistralmente. O melhor da literatura africana.
Excelente livro.
Flávia 13/01/2019minha estante
amei tanto esse livro, que tive bloqueio com os outros dois da trilogia. pra mim, ele se basta.

Monica.Fusco 01/05/2021

O mundo se despedaça
Uma história interessante sobre uma tribo e seus costumes e suas crenças. Um livro bem escrito e fácil de entender.

Gustavo 09/11/2022

Incrível!
Incrível como a literatura nigeriana é muito boa. Nesse livro você mergulha na cultura de um povo, é apresentado não só costumes, tradições, crenças e a fins, mas também leis, hábitos e questões humanas intensas. Boa parte da obra te coloca em acesso ao cotidiano do clã, então coisas incríveis e nem tão incríveis vão acontecendo, te prendem, te deixam curioso e te deixam encantado.

Uma das frases que mais ficou na minha mente foi "Okonkwo tem medo do fracasso" e foi comigo até o fim do livro. É um livro que te toca, ainda não sei de que maneira, mas é um fato.

TatianaTati 21/04/2021

Retrato melancólico de destruição cultural
Fiquei um pouco desanimada com a lentidão da primeira metade do livro, mas insisti. Realmente, é um retrato bastante interessante da sociedade nigeriana em uma época na qual só se conhecia a visão do colonizador. Impressiona também o choque cultural com as tradições de outro país, outro povo, e a deterioração da identidade desse povo com a colonização. Como não haver confronto diante das tentativas de dominação e anulação de seus valores, seus rituais, suas tradições?

leiturasdabiaprado 18/08/2022

Um clássico nigeriano, Chinua Achebe nos mostra a Nigéria antes da colonização e também o início dela, a diferença de credos, de estilo de vida, de povos...
O personagem principal é o Okonkwo, um guerreiro, que vê o mundo que conhece ser destruído pelo homem branco e pela Coroa Inglesa!
A história é uma quebra de paradigma para a nossa cultura ocidental, pois mostra a colonização da Nigéria sob a ótica do povo colonizado, muito já se escreveu sobre os missionários, colonizadores europeus, mas muito pouco é lido sobre o outro lado, sobre as raízes dos povos africanos, sua cultura e a sua resistência à essa colonização forçada.
Apesar do tema extremamente relevante a leitura me pesou na primeira parte, achei mais arrastada, muito embora entenda que a intenção tenha sido nos fazer entender a cultura, a mergulhar naquela realidade e nos seus valores...
Outro ponto que me incomodou muito foi ver o quanto aquela cultura era fortemente patriarcal, as cenas de submissão e de violência doméstica me deram náuseas...
Também preciso dizer que não consegui dar match com o protagonista, Okonkwo, o mesmo se mostra um tanto teimoso e com escolhas duvidosas, o que me incomodou, mas também humanizou o personagem e apesar de o colocar no papel de um dos principais guerreiros do clã o retira do ideal de herói!
Enfim, um livro para ser lido com um olhar antropológico! Vale a leitura!

helena 22/06/2021

Termino "O mundo se despedaça" me sentindo despedaçada também.

A construção deste livro é incrível. Chinua Achebe te transporta pra dentro da sociedade de Umuófia, descrevendo por mais da metade do livro o cotidiano do povo Ibo, através da família de Okonkwo, um guerreiro da região. Uma cultura tão diferente, ao mesmo tempo tão parecida com a nossa.

O neocolonialismo inglês chega à Umuófia de forma "mansa", travestido de missão católica, que sutilmente vai despedaçando tudo que existia a séculos. Acabando com a irmandade, desrespeitando os ancestrais, deslegitimando os deuses, tudo isso enquanto vão instaurando sua política, sua educação, sua justiça e sua economia.

Que bom que Achebe existe pra registrar o horror que foi e continua sendo o colonialismo. Que essa mazela nunca seja esquecida e que a Europa seja cobrada pela história.

@leitoradassombras 13/02/2020

Muito bom!
No começo achei um pouco arrastado mas depois pegou ritmo e não consegui mais parar. Muito bom ler e conhecer outras culturas. Super recomendo!

Gabriel 05/08/2022

Final impactante
Eu ia dar 3.5 estrelas, pois estava gostando da trama, mas não achando uma coisa incrível. Quando chega a terceira parte muitas coisas acontecem que deixam o final espetacular

Luiza 03/01/2023

Que livro espetacular!! Por mais que seja divulgado como uma tentativa de narrar a história da colonização nigeriana, O mundo se despedaça é mais do que isso. Fugindo de uma história que apenas valoriza a perspectiva europeia e que resume a história africana à colonização, Achebe devolve o protagonismo aos sujeitos africanos. O livro remonta a uma época prévia à finalização da colonização britânica, apresentando-nos personagens complexos que fogem às delimitações de vítimas ou algozes. Baseada na cultura oral e material nigeriana, a história é um prato cheio de caracterização de uma aldeia igbo, permitindo ao leitor conhecer um pouco da vivência desse povo, mas, mais que isso, ela é um atestado da independência narrativa dos nigerianos: dessa vez, eles contam a história.

Lilian 06/08/2020

Conhecimento natural
O mundo se despedaça me fez conhecer, por dentro, uma cultura que se distancia muitos anos da nossa. Apesar de não ter fluído como eu achava que o faria, foi uma leitura que me fez enxergar com outros olhos o quanto é importante se abrir para conhecer o outro, mas também permanecer com aquilo que nos foi ensinado dentro do coração.

Flavio.Vinicius 13/09/2020

O livro é divido em três partes. A primeira parte mostra, sem idealismos, a vida numa tribo nigeriana antes da chegada dos imperialistas ingleses no século XIX. Descreve costumes, ditados, palavras, arquitetura, sentimentos de uma cultura prestes a ser despedaçada pela chegada dos ingleses.
A segunda e a terceira partes são mais ágeis do que a primeira, e narram o destroçamento da cultura tribal e a inserção da cultura imperialista. É sem dúvidas uma ótima leitura.

O livro tem vários momentos marcantes. Um deles é a lenda do cágado e da festa no céu, uma lenda que também é contada no Brasil. Eu já havia escutado essa lenda na minha infância, e agora eu a li sob essa perspectiva diferente.

"Para ele, as coisas eram brancas ou pretas. E as pretas eram decididamente más." Chinua Achebe

O Mundo se Despedaça é o primeiro livro de uma trilogia escrita pelo nigeriano Chinua Achebe. O livro foi publicado em 1958, pouco tempo antes da independência da Nigéria.

@lucasmascarenhas 21/09/2020

Sobre a Cultura ibo de seu despedaçamento com o advento do homem europeu
?A história não é boa nem má. Nascemos dela, de seus sofrimentos e remorsos, de seus sonhos e pesadelos?.

Ca Melo 25/12/2022

Gostei, mas não amei
Chinua Achebe é um dos principais nomes da literatura nigeriana contemporânea, sendo a inspiração para muitos autores, principalmente Chimamanda N. Adichie. Foi por ela que me interessei a conhecer a obra desse autor, contudo, mesmo gostando muito da história contada em O mundo se despedaça, senti que faltou um desenvolvimento mais profundo em relação à colonização da Nigéria. A maior parte do livro se concentra nos costumes e raízes nigerianos, enquanto a influência do homem branco e do Cristianismo foram abordadas bem menos, sendo esta relação conflituosa tão marcada na sinopse.

Rapha 05/11/2020

“O mundo se despedaça” é considerado como um livro clássico de autoria de Chinua Achebe e conta a história de Okonkwo, o chefe de uma família nigeriana, passando por momentos desde sua infância até uma idade mais avançada, relatando acontecimentos e mostrando a cultura do povo ibo. Além disso, também mostra o choque com a chegada do homem branco e sua religião as tribos ibo.

Apesar de termos claramente um protagonista, eu acho que esse livro fala mais sobre a cultura e os costumes de um povo do que de fato narra a história de um personagem. Os capítulos tem uma certa ligação entre eles, mas poderiam facilmente ser contos separados, mas isso não é um problema de forma alguma. Ele é um ótimo livro pra se entrar em contato com a cultura tão distante da nossa e faz isso muito bem, além de nos dar o outro lado da história da catequização dos povos africanos no geral e como foi essa “aceitação” por parte deles. Outro ponto interessante é ver como os ibos são um povo machista e patriarcal e como as crenças influenciam nisso.

No geral é um bom livro como história e ótimo no quesito de transmitir uma mensagem é essa percepção de uma cultura tão diferente da nossa. Recomendo pra quem quer ter o conhecimento de como eram as coisas em um pedaço desse continente tão grande quanto é a África.