Eu, Alex Cross

Eu, Alex Cross James Patterson

Resenhas - Eu, Alex Cross

Saulo 18/11/2013

Eu, Alex Cross
James Patterson, o autor de suspense mais vendido do mundo
EU, ALEX CROSS,

O herói é Alex Cross, detetive da polícia metropolitana de Washington, que tem a nobre missão de investigar o assassinato brutal de sua sobrinha e no decorrer do caso se vê envolvido numa trama ainda maior envolvendo prostituição, corrupção e pessoas poderosas do alto escalão do governo americano.

Basicamente se trata de um livro policial com a batida figura do detetive de personalidade inconsequente que vai até o fim para desvendar o caso. O enredo não é dos mais inspirados, mas devido a condução cinematográfica, que mesmo sem reviravoltas ou grandes surpresas, o leitor tem nas mãos uma leitura que prende, mas que promete bem mais do que é capaz de cumprir.

Uma das características mais interessante que vi no livro, foi o desenrolar da história quase idêntica ao desenvolvimento de um filme. O texto é fluido e seus capítulos são curtos e bem construídos, proporcionando uma leitura que sempre empurra o leitor a querer sempre ler mais um capítulo.

Entretanto, a trama secundária que retrata a vida pessoal do detetive e de sua família, em nada contribui para agregar a narrativa, sobretudo pelo fraco desenvolvimento das personalidades de seus familiares. Isso faz com que o leitor não se importe com a vida particular de Alex Cross e nos faz torcer para que o detetive volte logo ao trabalho e continue o que realmente interessa na história.

Além disso, na capa do livro tempos uma pequena sinopse: “Em meio a uma grande crise familiar, o detetive luta para desvendar um mistério que pode abalar o mundo.” Porém, esse grande mistério que a sinopse diz, não fez nada bem ao livro e pode frustrar o leitor por proporcionar expectativas tão elevadas. A conclusão do mistério não é das melhores e faltam explicações do que aconteceu depois da resolução do caso.

Por fim, é um bom livro para passar o tempo, mas o final da trama não surpreende e pode desagradar alguns leitores mais exigentes.

Mick 18/11/2013minha estante
Excelente resenha!

linze 23/04/2014minha estante
olha que eu nao sou do tipo leitor exigente,mas acho que muitas paginas foram desperdiçadas. Considero uma leitura para situaçoes extremas de tedio..

Jany 18/12/2014minha estante
Concordo com vc!! um final sem surpresa para um livro de suspense, está mais para Criminal minds em versão de livro rsrsr acho que a série de tv tem mas suspense e finais melhores.
Mas dá para ler.

@jana450 16/02/2020

Expectativa frustrada
Culpada!!! Esperei demais e ele é um pouquinho menos, mas é uma boa trama.

Andrey Duarte 05/06/2021

Fluido, dinâmico, mas previsível
O livro prende, e faz o seu papel como um bom suspense de segurar o leitor e evitar que abandone o livro.
A fluidez e a dinamicidade do livro são ótimas, faz você devorar as páginas.

No entanto, a solução do caso e o desenvolvimento da narrativa são corridos demais, ao ponto de não aprofundar nos personagens secundários para que investiguemos juntos, como faz Agatha Christie. Isso tornou a solução previsível, acertei a pessoa responsável pelo crime sem muita dificuldade, na metade do livro, e mesmo se outro leitor não acertar, não ficará tão chocado pela falta de profundidade.

É meu segundo livro do autor, o primeiro foi ?1° a Morrer?, e esse do Alex Cross se mostrou bem inferior ao do Clube das Mulheres Contra o Crime, mas ainda assim achei bom.

Nota: 3,5/5

Dadá 11/11/2022

Bom romance policial, mas é só
Alex Cross é um detetive que descobre que sua sobrinha foi assassinada e ao investigar o caso descobre que muita gente tenta encobertar o caso e que ele está claramente ligado à Casa Branca. O livro faz parte de uma série e fiquei perdida em vários aspectos por isso, pois não há descrição dos personagens e nem de suas relações familiares até que tenha acontecido inúmeras coisas na história. Senti falta de um detalhe da cobertura do caso após ele ser encerrado, então deixou o livro sem um clímax... Acho que posso descrever assim. A história da avozinha dele paralelo a tudo que estava acontecendo foi desnecessária na minha visão, especialmente considerando o final. E, por fim, o autor deixou um monte de furo no negócio. O crime claramente poderia ter sido resolvido muito antes. Mas é um livro fácil e rápido de ler. Bom pra passar uma tarde de domingo.

Suliany 07/01/2020

Fraco
O detetive Alex Cross se depara com o assassinato de sua sobrinha e na investigação descobre que ela estava envolvida em prostituição com mais casos envolvidos. A Casa Branca veio interferir pois envolve importantes figuras de seu meio.

Livro ruim demais! Salvou um pouco o final, mas sem trama no decorrer.
Lorena 18/04/2020minha estante
é um dos meus livros prediletos. Já reli 2 vezes.

Suliany 20/04/2020minha estante
Que legal Lorena!! Eu gosto dos livros dele tbém. :)

Elisa 11/07/2014

RESENHA: Eu, Alex Cross - James Patterson
Alex Cross é um detetive implacável.
Famoso pela sua determinação, Alex é um dos mais conhecidos detetives da policia metropolitana.

Quando, na noite de seu aniversário, Alex recebe um telefonema avisando que a sua sobrinha, que ele não vê á mais de 20 anos, foi encontrada morta, triturada, no porta malas de um carro, sua reação não poderia ser diferente.

Jurando á si mesmo não descansar até pegar o assassino da sua sobrinha, Alex acaba embarcando num sub-mundo completamente novo, do qual ele pode, ou não, sair com vida.

Esse é o primeiro livro da série que eu leio, mas como uma boa fã novata de carteirinha, eu não podia perder a oportunidade de ler, nem que tivesse que começar pelo 16° livro -o que não atrapalha a leitura em absolutamente nada-.

James Patterson, sem sombra de dúvidas, já tinha conquistado um espaço no meu coração com o primeiro livro que li dele (4 de Julho), mas com esse, não é que entrou pra minha listinha de autores favoritos?!

O livro é completamente fascinante, do tipo que você larga tudo o que está fazendo só pra saber o final, o qual independente de quantos livros policiais você já tenha lido, sempre vai te surpreender!

Quanto á escrita, há quem diga que é pobre, ou coisas do tipo. Eu, particularmente, acho um crime dizer tal coisa, já que todo o enredo do livro é bem amarrado e cheio de suspense.
É uma série que com certeza darei continuidade, e que não me deixou nada a desejar no quesito mistério, ou até mesmo drama.

Nota final: 9/10”

site: http://frutifica-r.tumblr.com/

Alessandra 06/03/2014

Sobre a doença de Nana...
Só eu achei as partes dedicadas à família e principalmente à doença da Nana um saco, totalmente desnecessárias?

No geral, achei um bom livro. Não é super inteligente ou uma leitura riquíssima, mas não dá pra negar que é um bom suspense, com um bom final. Mas talvez por não ter lido os demais livros com o Alex Cross, vi necessidade nenhuma daquele drama familiar, para mim ali tinha a oportunidade de desenvolver muito mais o suspense em torno de Zeus em páginas que foram desperdiçadas com - ai, como sofro, Nana está doente.
linze 23/04/2014minha estante
concordo plenamente,tbm foi o primeiro livro que li do autor e me senti enrolada. Os acontecimentos que realmente importam formam uma lista ridicula de pequena.

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Conheci James Patterson através de O diário de Suzana para Nicolas e achei que adoraria seus livros de suspense, no fim das contas me decepcionei muito porque não me senti presa ao livro. Livros de suspense têm fama por prenderem o leitor da primeira a última página, mas James Patterson não me deixou curiosa quanto ao rumo que sua história tomaria.

Alex Cross é detetive da polícia metropolitana e na noite de seu aniversário fica sabendo que sua sobrinha foi brutalmente assassinada; adentrando no mistério, ele descobre que ela era uma garota de programa e estava trabalhando num clube que servia homens ricos e importantes quando foi assassinada por um deles que sempre se mascarava e usava o codinome "Zeus" para se identificar.

Outras garotas já tinham sido vítimas deste mesmo maníaco e Alex descobre que ele está ligado à Casa Branca, mas o FBI e o Serviço Secreto pretendem camuflar algo.

Misturando narrativas em primeira e terceira pessoa, o autor desenvolve a trama a passos lentos e depois de ter concluído percebo que não houve nenhum clímax, achei tudo superficial demais e não me senti satisfeita até mesmo com o desfecho que foi algo não esperado, mas incompleto e artificial. Para acrescentar algo à história, ele coloca a avó do detetive repentinamente doente e isso aumenta alguns capítulos que eu achei totalmente desnecessários. Enfim, o livro não funcionou nem um pouco para mim.

Achei tanto os personagens quanto a narrativa e os fatos muito artificiais.

@apilhadathay 24/06/2012

Diferente do que esperei
Recebi o livro em parceria com a Editora Arqueiro e terminei de ler em uma semana. Foi o meu primeiro livro de Patterson; apesar de alguns pontos que realmente curti e de toda a popularidade do autor, o livro não me impressionou tanto quanto sua sinopse (o que mais me chamou a atenção, depois da capa). Como mencionei aqui na nossa dica de leitura, este é o 16º livro do detetive Alex Cross, embora seja um companion book dos demais.

Alex comemora sa festa de aniversário em casa, com a família, quando recebe um telefonema da agência. Poderia ter sido um homicídio de rotina, mas dois agravantes se colocaram entre ele e outra operação normal: a vítima era sua sobrinha, Caroline Cross, e o estado do "corpo" é apenas para os mais fortes verem ao vivo. Tudo fica pior quando Nana, sua avó, começa a dar sinais de problemas de saúde e Alex descobre que a sobrinha estava envolvida com uma rede de prostituição da alta, e que ela era apenas uma de inúmeras vítimas. Agora, o problema era também pessoal, como resolver sendo o mais profissional possível, entrar no jogo sujo dos figurões e sair ileso?

Para começar, algumas cenas foram, sim, chocantes e inimagináveis, pelo menos para mim. Porém, creio que construí expectativas muito altas: a história em si foi menos forte do que eu esperava [considerava os comentários sobre a crueldade de alguns personagens], mas acredito que permaneceu em um padrão aceitável. Tudo bem, nenhuma história será pesada como O Massacre da Serra Elétrica, que ainda me causa pesadelos.

"Como detetive, eu devia estar pensando nas evidências físicas e aonde elas poderiam nos levar. Mas, deitado ali no escuro, eu não me sentia exatamente como um detetive. Sentia-me como um tio, como um irmão." (P. 20)

Os personagens em si não tiveram a complexidade que eu esperaria em uma história como esta, nem o detetive, nem seu vilão, Zeus - embora a identidade dele me tenha surpreendido. Infelizmente, os episódios com Nana no hospital foram maçantes, a meu ver; esperei que ela voltasse com lições importantes, pelo menos, ou ajudasse o neto de uma forma "supernatural" com o crime, mas foi só um problema de rotina para se somar ao verdadeiro desastre em que se transformou a vida de Alex desde que recebeu o fatídico telefonema sobre a morte de Caroline. Por outro lado, preciso bater palmas para a namorada do detetive, Bree (Brianna), porque era uma mulher forte e que não teve o merecido destaque na história. O único personagem que realmente brilhou nas poucas cenas em que apareceu. Ela merecia um livro sobre sua própria história, porque foi o diferencial neste livro.

Um mundo onde uma mulher assume a presidência dos EUA foi inovador, mas o jogo sujo já é coisa velha na política, como o fato das traições, tudo se misturando em um poço de lama que só quem aguenta fica para ver, seja como amigo, seja como inimigo. O livro é bom, mas não me agarrou pelo coração. Esperei muito mesmo da fase de Nana no hospital, imaginando que dali sairia algo que ficasse para sempre, não apenas na vida de Alex, como nas nossas.

Quanto à narrativa, gostaria que o autor tivesse intercalado os momentos de maior tensão com quebras de ritmo, que nos estimulassem a ler ainda mais vorazmente para saber o que aconteceria depois. Outro detalhe é que alguns capítulos intercalam os pontos de vista de diversos núcleos, mas se prestar atenção, não tem como se perder.

A história é interessante, sim, e pretendo ler outros livros do versátil Patterson - provavelmente seu tão comentado romance "Diário de Suzana para Nicholas" e outros livros de Alex Cross, da primeira fase.

O livro é o prêmio do nosso Top Comentarista de Junho, acessem a página no topo: www.canto-e-conto.blogspot.com

Gisinha 04/09/2021

Simplesmente incrível... só que não...
O título dessa resenha faz sentido. Nunca, em toda minha vida de leitora, um livro tinha me surpreendido tanto. Nem me feito de trouxa, ?

O livro, perfeita e elegantemente escrito, a narrativa deliciosamente fluída e com uma evolução cheia de muitas reviravoltas, prende o leitor de tal maneira que nem vale a pena estabelecer uma quantidade de páginas pra começar a ler, porque você vai começar a ler 10 páginas e, quando menos perceber, já terá lido 60 páginas. Esse é o tipo de história que realmente merece os elogios recebidos. Nunca tinha lido nada de James Peterson e agora mal posso esperar pra ler outros títulos do autor.

Alex Cross, para o leitor ter uma ideia, é um personagem muito astuto e carismático, com acabou me conquistando, além de seu desempenho na história ser impecável. Nunca li nada tão bom, e os próximos livros de suspense que vierem agora terão a missão de me agradar do mesmo modo. E isso vai ser muito difícil. Afinal, sou uma leitora exigente.

LuliFiedler 12/06/2020

Crimes horríveis e um detetive f*dão
O livro acompanha mais uma investigação de Alex Cross e segue o desenvolvimento de qualquer livro do gênero. O final me pareceu meio exagerado, como se começassem a faltar ideias ao autor de como solucionar o mistério. Não é uma investigação limpa e psicológica como a de Maigret Simenon, é mais como um filme policial com uma ação tensa no final. Um bom livro pra passar o tempo, se tiver oportunidade lerei outros da série.

paulla.costa.779 11/12/2020

Alex, está a comemorando seu aniversário quando recebe a triste notícia que sua sobrinha foi assassinada. E respectivamente ele vai querer procurar quem matou sua sobrinha. Onde nisso descobre outras coisas envolvendo o caso.

jacdeoliveira 25/02/2012

E quando alguém de sua família some e você tem que investigar?

Alex Cross é um pai de família e que estava comemorando seu aniversário junto com a mesma. Muito feliz com a festa, o seu telefone toca. Era uma ligação de trabalho, mais um caso para ele investigar, mas este era um caso diferente, a pessoa sumida era sua sobrinha. Eles não eram muito próximos mas mesmo assim, é família.
Reunindo todas as pistas, Alex descobre que sua sobrinha era uma prostituta e que morreu de uma forma muito bruta. Além de ter descoberto isso, descobre também que sua avó está no hospital e isso o deixa muito mal.
Com muitos mistérios e surpresas Alex Cross começa a desvendar esse homicídio que querendo ou não o deixou muito mexido.

O livro é narrado em 3ª pessoa e algumas vezes vai mudando para a 1ª uma característica do autor que eu acho extremamente importante. Não é o primeiro livro do autor que eu leio, mas esse não me impressionou tanto quanto o outro.
Não sei porque, mas... A história me impressionou bastante até, sou uma grande admiradora de suspenses, e este realmente é um bom livro, mas comparado aos outros não é o melhor.
Para os admiradores do autor, e das histórias com certeza irá adorar a história deste livro. O modo que o autor leva a história, leva o destino dos personagens irá impressionar muita gente, mesmo eu não tendo me identificado muito com este livro, Alex Cross me surpreendeu em muitos momentos.
O livro ganhou minhas 4 estrelas e para quem gosta de suspense é um bom livro.

PLAYLIST: U2 - Desire

Rafa 12/01/2012

Resenha - Eu, Alex Cross - James Patterson

Juliana 28/08/2013

Mediano
Eu queria muito ler um dos livros do James Patterson, pois sempre que ia nas livrarias sempre dava de cara com algum dos seus livros.
Terminei hoje minha leitura e o final não me surpreendeu, é um livro mediano, não é ruim mas também não chega a impressionar.
Após ler o livro vi que não tenho interesse em ler mais nenhum do autor.