Sob a Luz dos Seus Olhos

Sob a Luz dos Seus Olhos Chris Melo

Resenhas - Sob A Luz Dos Seus Olhos

Lodir 11/02/2012

SURPREENDENTE
Não deve ser fácil escrever um romance romântico. Como escritor, entendo que seja um desafio para qualquer colega. O gênero, ao lado da fantasia, é um dos mais saturados nas livrarias – e não param de pipocar mais lançamentos todos os meses. Como se destacar diante de tantos títulos e do preconceito que muitas vezes cerca o gênero para alguns leitores? Como concorrer com nomes já bem consagrados, como Nicholas Sparks? E de que forma, afinal, não cair no clichê e nas frases de efeito, deixando o leitor com a sensação de ler o roteiro de uma novela mexicana? Imagine tudo isso quando você ainda é um autor estreante. Não é pouca coisa. Não basta colocar as emoções no papel ou as experiências do seu último relacionamento. Tem que usar a criatividade.

Algumas vezes, no entanto, alguns escritores conseguem isso, e é o caso recente de “Sob A Luz Dos Seus Olhos”, de Christine M., lançado agora em janeiro pela Editora Underworld. Na trama, Elisa é uma jovem de vinte anos que faz intercâmbio em Londres, e se hospeda em uma casa de família. Ela acaba conhecendo o filho do casal, chamado Paul, um rapaz por quem se apaixona e que tudo leva a crer ser apenas um amor adolescente, típico dessas fases de aventura – e o próprio livro demonstra inicialmente. No entanto, Christine M. acaba entregando um romance romântico que não se contenta em apenas emocionar o leitor, o grande mal do gênero. Christiane se preocupa em principalmente surpreender, arte que ela proporciona ao longo de toda a obra – e consegue prender o leitor desde as primeiras páginas até o final.

Para isso, ela emprega um interessante elemento, que poucos escritores utilizam: o poder do tempo. Se poucos utilizam, talvez porque não é algo fácil de fazer; é complicado criar em poucas páginas um romance que atravessa décadas. “Sob A Luz Dos Seus Olhos” é assim: apenas de ter menos de 300 páginas, o livro surpreende pelo tamanho da trama que consegue mostrar em tão pouco espaço. Ainda que no começo os protagonistas tenham cerca de vinte anos, ao final eles já estavam bem mais velhos que isso, e a sensação que fica no desfecho é que o leitor acompanhou velhos amigos durante toda uma vida. É possível vê-los crescer e amadurecer, exatamente como pessoas reais, passando por altos e baixos, por momentos de felicidade e angústias. Algo só proporcionado antes por “Um Dia”, de David Nicholls.

Christine M. escreve muito bem. É comum ver alguns vícios em obras de estréia, como palavras e expressões muito repetidas ou uma pontuação inadequada. Não é o caso de “Sob A Luz”. Claro, sua experiência como professora de Literatura e Português certamente foram importantes aqui. Não há falhas em sua escrita, não há erros de ortografia, pontuação ou digitação. É o livro nacional mais bem revisado da editora, um excelente trabalho. É fácil sentir vontade de ir a Londres enquanto a autora ambienta e descreve a cidade. Sua escrita é leve, pontual e bem trabalhada; em nenhum momento cansa ou o deixa o leitor perder a concentração. A narrativa é rápida e não perde tempo – provavelmente porque Christine sabia que precisava contar uma vida inteira em um único livro. Quando o leitor começa a acreditar que a rapidez dos acontecimentos pode ser um problema narrativo, a autora consegue provar que está certa por optar escrever desta forma, e que a necessidade disso será entendida mais tarde.

Depois da metade do livro, a história está com clima de “final feliz” e parece mesmo acabar. Mas como, se faltam mais de cem páginas? Então uma surpresa: Christine M. coloca o personagem Paul em um enigma e transforma o que parecia ser apenas uma história de amor em um suspense com mistérios que atiçam a curiosidade. Fazem o leitor querer descobrir o que aconteceu e como aconteceu. Traz de forma inteligente personagens do início do livro, que o leitor já havia esquecido. Sem mais detalhes, o livro dá uma grande e bem construída reviravolta, que sacode a trama antes que ela caia da mesmice, fazendo com que a própria obra se transforme e leve o leitor desesperadamente até o final – o grande final. Dramático, emocionante, reflexivo e na medida certa para a grande trama que foi criada para ele.

“Sob A Luz Dos Seus Olhos” é um romance surpreendente e cativante, que utiliza a narrativa para mostrar o poder do tempo sobre a vida de pessoas comuns e de um amor que atravessa os anos e a vida. Christine M. fez uma talentosa estréia e indica que muita coisa boa deve vir por ai. É um livro que agradará facilmente os fãs do gênero, e provavelmente também a quem não é fã, justamente por empregar de forma criativa e eficiente elementos incomuns a ele, que contribuem para deixar a trama ainda mais viciante.

LODIR RECOMENDA?
( ) De jeito nenhum!; ( ) Não; ( ) Talvez, depende; ( ) Sim; ( X) Muito!
Chris M. 18/04/2012minha estante
Resenha profissional. =)
Obrigada por ler a estreiante e por me apoiar tanto. Fiquei extremamente feliz com suas palavras.

Beijo.

Chris M.

Natália 02/07/2012minha estante
Senti exatamente tudo o que você escreveu, mas houve erros se revisão sim. Vários pontos finais no onde deveriam estar interrogações e vírgulas fora do lugar. Penso que esse livro só ficou bem escrito por conta do talento da autora. A Underwold precisa melhorar nesse aspecto urgentemente.

Mas deixo aqui meus parabéns a Christine, nota dez! :)

Lis 16/07/2012minha estante
Adorei a resenha. Sua descrição me lembrou o livro Onde Terminam os Arco-íris?

Daday 13/01/2021minha estante
Estou lendo, e estou amando!

Halloween 10/02/2012

O amor mais puro
Eu nunca fui de escrever muito bem, mas vou tentar expressar exatamente o que senti durante a leitura e término do livro Sob a luz dos seus olhos.

O livro escrito por Christine M. me encantou desde a sinopse misteriosa e romântica aos detalhes da diagramação. A história se baseia no amor entre Paul e Elisa, um amor tão lindo e puro que me fez querer me apaixonar perdidamente como o casal.

Eu sempre fui meio chorão kkkk, no que se refere a livros de romance, mas neste eu bati meu record pessoal , chorei nos bons e maus momentos do cotidiano do casal.....e chorei mesmo, as vezes um choro apertado de tristeza, outros de tanta alegria, não nego que enquanto estou digitando este comentário, fica passando pela minha cabeça partes do livro e sinto vontade de chorar de novo.

No momento de avaliar um livro eu procuro avaliar a interação do livro com meus sentimentos ...sempre, mas o que posso dizer sobre esta obra? É que me fez me fez ver a vida com outros olhos, olhos mais apaixonados que me faz querer correr atrás desse grande amor para mim também.

O livro é lindo em todo o sentido, a capa é perfeito e muito, muito muito, fiel ao livro a diagramação é fantástica que só a Underworld consegue nos proporcionar.
Espero que todos tenham a oportunidade de ler este livro, e eu só tenho a agradecer a autora por criar um história tão pura e emocionante. Desculpe se este comentário está meloso e careta, mas é o que eu estou sentindo agora e acho que os sentimentos que Sob a luz dos seus olhos despertou em mim duração pelo resto da minha vida.
Chris M. 18/04/2012minha estante
Que coisa bonita!

Nem sei como agradecer por todos esses elogios e por você deixar a minha estreia te emocionar e fazer parte da sua vida.

Resta-me dizer obrigada. *-*

Beijo.