As cem melhores crônicas brasileiras

As cem melhores crônicas brasileiras Joaquim Ferreira dos Santos

Resenhas - As Cem Melhores Crônicas Brasileiras

JurúMontalvao 25/01/2022

Comecei bem, terminei sofrível
Algo legal é que as crônicas estão organizadas pelo momento em que foram publicadas (no caso, por década). Isso faz a gente ir percebendo as mudancas de estilo, linguagem, cultura, comportamento? Alguns textos são só uma foto do tempo em que nasceram. Outros seguem on e conectando quem lê, talvez porque quem escreveu não focou só num momento, mas viu algo além do tempo... Foi bom pra ter um primeiro contato com quem nunca li. Por enquanto, dentre as 100 crônicas, meu top 10 ficou assim:

- O milagre das folhas (Clarice Lispector)

- Zero Grau de Libra (Caio Fernando Abreu)

- Um casal feliz (Danuza Leão)

- O livreiro Garnier (Machado de Assis)

- Meu ideal seria escrever (Rubem Braga)

- Talvez o último desejo (Rachel de Queiroz)

- A bolsa e a vida (Carlos Drummond de Andrade)

- A última crônica (Fernando Sabino)

- Velhos conhecidos (João Ubaldo Ribeiro)

- "Cãomício" no calçadão (José Carlos Oliveira)
Anthony Almeida 25/01/2022minha estante
Ele é bom de ser lido de trás pra frente. Pretendo reler ele assim algum dia.

JurúMontalvao 25/01/2022minha estante
Vou copiar sua idea, Anthony?

Joezer.Moreira 17/03/2022minha estante
O Milagre das Folhas é coisa linda demais. :)

Edson 15/06/2022minha estante
Ola! Nao tem nenhuma crônica de Machado de Assis?

JurúMontalvao 18/06/2022minha estante
Oi Edson? buscando aqui na memória acho q tem 2 ou 3 crônicas do Machado: "O livreiro Garnier" foi a minha favorita dele. O texto é profundo e pesquisando depois, descobri que o livreiro Garnier realmente existiu e teve um papel importante na carreira do Machado?

Edson 18/06/2022minha estante
Olá Jaruh! Obg pela resposta. Vou colocá-lo na fila de leitura. Li ?As trinta melhores crônicas de Machado de Assis?, gostei muito desse primeiro contato com este autor. Mas queria estender minha leitura de crônicas e vi esse lido por você, um ?por-pourri? de crônicas ?.

marcelo.batista.1428 29/11/2020

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras
Não sou um leitor muito interessado por crônicas e achei que seria uma boa oportunidade de reavaliar essa postura lendo esse livro. Nada melhor do que lê-las em uma coletânea que ultrapassa um século (inicia em 1850 e passa os anos 2000), que se propõe a apresentar as melhores (com base na escolha subjetiva do organizador), e que encontraria autores de quem gosto muito (Machado de Assis) ou já li algo que gostei (Fernando Sabino) ou tenho interesse em conhecer melhor (Nelson Rodrigues, João do Rio, Clarice Lispector) ou tenho curiosidade de ter o primeiro contato (Caio Fernando Abreu).
Foi legal conhecer alguns estilos e gostei de algumas crônicas, mas não foi um livro que me empolgou. Ando meio rabugento, acho que é o Brasil atual e tudo que representa ter quem temos como presidente. Um pouco sem paciência para histórias machistas, por exemplo. Como a crônica tem um elo com a realidade, senti falta de mais narrativas que contemplassem personagens fora da zona sul carioca ou da avenida paulista; narrativas periféricas, fora do eixo Rio – São Paulo.
Bom, acho que por enquanto não me tornarei um leitor ávido de crônicas.
GeanPerius 27/03/2023minha estante
Mas claro que há machismo, pois são obras de tempos passados. A militância é recente...

marcelo.batista.1428 19/11/2023minha estante
Como tem filmes de ação ou contos de fadas que seguem as mesmas fórmulas, algo entre os bons contra os maus, num jeito pouco complexo de ver o ser humano e que por alguns momentos me desmotivam vê-los; alguns escritos com a temática que é a visão do homem heterossexual intelectual do mundo ocidental também cansam e busco ler uma diversidade. É só um cansaço mesmo ... rs

Elo 10/06/2021

A seleção é, necessariamente, feita por um homem para um homem. Eu nunca li tanta mulher sexualidade na minha vida, tanto homem endeuzando mulher. Podia ser as 100 melhores crônicas do romantismo.
Eu sei que tem muita gente produzindo muita coisa boa na área da crônica, mas, por favor, NÃO COMECE A LER CRONICA POR ESSE LIVRO.
Temos apenas seis mulheres que escreveram crônica no século passado, segundo o Joaquim Ferreira dos Santos e, pra variar, todas brancas.
GeanPerius 27/03/2023minha estante
O título do livro diz "as melhores". Faltou interpretação? Que culpa tem o Joaquim se estas são as melhores e o resto é resto? Chega de militância que já encheu.

Patrícia 24/06/2009

A maioria das crônicas são chatinhas. Mas ainda sim, vale a pena por alguns autores como: Clarice Lispector, João do Rio e Luis Fernando Veríssimo!

amanda.salander 16/10/2009

crônico:
- pequenas obras-primas de emoção, baseadas nos espantos e alegrias, decepções e surpresas do cotidiano. contam a história de um país e de um gênero que outrora foi considerado menor. superou o preconceito e se instalou como iguaria fina, assinada por mestres da nossa literatura.

Camilo 17/12/2009

Somentes grandes mestres para capturar pequenos flagras do cotidiano e transformar de maneira tão deliciosa. Na minha humilde opinião, destaque para Paulo Mendes Campos e o maravilhoso Luis Fernando Veríssimo, afiado como sempre. Algumas, claro, não me agradaram plenamente, mas segue as minhas preferidas:

* Ser Brotinho - Paulo Mendes Campos, pág. 89
* Salvo pelo Flamengo - Paulo Mendes Campos, pág. 114
* Os Dois Bonitos e os Dois Feios - Rachel de Queiroz, pág. 118
* Os Amantes - Rubem Braga, pág. 127
* A Invençao da Laranja - Fernando Sabino, pág. 132
* Cãomício no Calçadão - José Carlos Oliveira, pág. 150
* Coisas Abomináveis - Paulo Mendes Campos, pág. 160 (predileta!)
* O Milagre das Folhas - Clarice Linspector, pág. 184
* Heróis. Morto. Nós. - Lourenço Diaféria, pág. 193
* Ser Gagá - Millôr Fernandes, pág. 223
* Ed Mort e o Anjo Barroco - Luis Fernando Veríssimo, pág. 231
* Grande Edgar - Luis Fernando Veríssimo, pág. 265
* Mila - Carlos Heitor Cony, pág. 269 (linda essa!)
* Homem que é Homem - Luis Fernando Veríssimo, pág. 280 (engraçadíssima!)
* Sexo na Cabeça - Luiz Fernando Veríssimo, pág. 296 (maravilhosa!)
* Amor é Prosa, Sexo é Poesia - Arnaldo Jabor, pág. 301
* Para Você Estar Passando Adiante - Ricardo Freire, pág. 327
* Bar Ruim é Lindo, bicho - Antonio Prata, pág. 335

Manu 28/01/2010

Crônicas reunidas se tornam, sem esforço, o mais agradável livro de História jamais escrito. Do dia-a-dia do Brasil Império às multiplicidades da vida digital, registram-se nesse livro as transformações dos costumes, das tecnologias, da língua e dos próprios cronistas - sem perder a leveza do papo de bar nem a gravidade do olho analítico (tanto quanto o pode a classe média).

De Machado a Antônio Prata, o leitor encontrará um retrato coerente, portanto caleidoscópico, dos melhores causos já escritos na nossa literatura.

Carolina 16/12/2010

Boa boa

Ótima coletânia de crônicas.
Leitura para ser feita de uma tacada só!

Renata Céli 09/02/2012

Muito bom!
Esse livro traz uma excelente seleção das principais crônicas brasileiras.

O que eu achei mais interessante foi o fato de as crônicas estarem organizadas por ordem cronológica. Sendo assim, a gente começa a leitura com as crônicas mais antigas e termina com as mais recentes, fazendo com que a gente perceba a evolução no estilo de escrever crônicas ao longo dos anos. Além disso, conseguimos captar a mudança que veio acontecendo na sociedade brasileira no decorrer das crônicas, sendo uma verdadeira aula de literatura e um pouco de história.

Para finalizar, cito algumas das minhas crônicas preferidas: "Meu ideal seria escrever...", "Homem no mar", "Coisas abomináveis", "O milagre das folhas", "Medo da Eternidade", "Ter ou não ter namorado", "Então, adeus!", "Um casal feliz".

lau.zi 22/03/2024

A organização das crônicas é incrível, reli as que mais tinha gostado e algumas outras porque não lembrava.

Cauê 27/07/2012

Se eu gosto de crônicas foi por ter lido este livro. Um seleção ótima separando crônicas por época, cada uma com uma levíssima introdução da mesma.

VitorSLima 27/08/2012

Não se classificam cem obras..
Impossivel classificar igualmente 100 obras diferentes, e cada crônica pode ser classificada como uma obra à parte - algumas obras razoáveis, outras obras primas.

O mais legal desse livro é a classificação cronológica, te permite localizar cada crônica em cada cenário histórico dando mais sentido a cada uma.

Inevitavelmente, você vai gostar mais de uma do que de outras, pois expressam tempos e experiências diversas - algumas casando perfeitamente com o leitor, outras estranhas à sua realidade. O certo é que mesmo as mais distantes vão lhe tocar em algo, pois todas são facetas da vasta experiência de vida brasileira.

Pessoalmente gosto das de 80 pra frente, mas é uma bela coleção pra se ter e ler de vez em quando! Se de alguma forma o livro fosse mais protátil, seria ótimo para se levar por ai e ler nessas filas e bancos de espera.

Sthephanie.Schulz 20/01/2013

A crônica, gênero literário que explora o encontro do JORNALISMO com a LITERATURA, tem produção brasileira voraz, contando com representantes de peso tais como Machado de Assis, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues, Rubem Braga e Luis Fernando Verissimo.

E, elaborar uma lista das cem melhores crônicas brasileiras não é tarefa fácil. Eleger os melhores de um gênero é sempre arriscado, pois é uma análise em grande parte subjetiva. Quem já lê crônicas, muito provavelmente vai sentir falta deste ou daquele texto excelente, bem como vai achar algumas crônicas nem tão boas assim.

É o que acontece com a seleção feita por Joaquim Ferreira dos Santos, também cronista. Sua seleção contém textos “de encher os olhos” e textos medianos. Porém, é um ótimo início para quem conhece pouco do gênero. Apesar da introdução afetada ao livro, o organizador apresenta o que é uma crônica e conta um pouco da história desse tipo de texto. Além disso, o sumário é feito pelo método da divisão cronológica, o que permite ao leitor acompanhar a evolução histórica e literária. A cada início de capítulo/década, o leitor tem uma breve explicação desse período, situando o público-leitor no ambiente e época em que os textos foram publicados (o que muito auxilia na compreensão).

O maior mérito dessa antologia é servir como parâmetro para o leitor descobrir os autores e tipos de crônicas que mais lhe agradam. A partir daí, é um passo para a exploração e busca de outros textos e livros do gênero, agora com uma visão panorâmica desse pedacinho da literatura brasileira.

Vale a pena conferir:

A mulher de - Marcelo Rubens Paiva p. 312-316
Um casal feliz - Danuza Leão p. 320-321

Alecio Miari 24/04/2013

Me surpreendeu
Sou o cara mais crítico para livros brasileiros de autores antigos mas tenho de dar o braço a torcer. Há crônicas muito boas neste livro, a tal ponto de eu gargalhar sozinho ou de me sentir muito envolvido na história.
Por que dou 3 estrelas? Porque há crônicas muito ruins, chatas, insuportáveis, de difícil entendimento e sem pé nem cabeça.
Por isso o livro é equilibrado alternando entre crônicas boas e ruins. Na verdade ele vai melhorando pois é escrito cronologicamente iniciando com os autores dos anos 20 e vai avançando até chegarmos à era da internet nos anos 2000.

Ah, fiquei apaixonado pela escrita da Rachel de Queiroz, procurarei mais livros dela.