O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Kelly Albuquerque 19/11/2019

Uma radical perspectiva da velhice
Após esta leitura, mudamos radicalmente nossas verdades sobre a velhice. Aliás, se à velhice você propõe como parceira a presença indígna da iminência da morte, prepare-se! A leitura lhe permitirá elaborar novas perspectivas. Embora reconheçamos em si mesmos o processo do envelhecimento, a verdade é que somos filhos de uma cultura que fala da velhice para se esconder dela. Ao reduzirmos o ?velho? à rótulos assépticos e politicamente corretos como a ?pessoa idosa? e ?melhor idade?, respectivamente, na busca pela qualidade de vida, não acessamos as perdas ricas que ele nos presenteia. Atravessados pelo cólera, não apenas como doença epidêmica, mas, sobretudo, como impulso forte que incita contra aquilo que ofende, Florentino Ariza e Fermina Daza, indignados com o árduo calvário do comodismo, mostram que o amor é um objeto de desejo que não deve se apaziguar as amarras do destino, devendo, inclusive, sobreviver em condições adversas e agonizantes. Por entender que a memória do coração elimina as más lembranças e enaltece as boas e, graças a este artifício, conseguimos suportar o passado, Florentino Ariza, mesmo tendo tido seu amor recusado na adolescência, não desiste. Contudo, não espera de modo passivo e melancólico. Tem papel ativo. Se torna reconhecido e rico, vive aventuras sexuais das mais diversas e adquire conhecimento do mundo. Após 50 anos de investimento libidinal que toca às raias do infinito, o encontro acontece. Fermina Daza, moça de família rica mas ?criada? de seus preconceitos, após perceber a pobreza de si diante da perda do marido, direciona seu olhar para aquele a quem ela rejeitou no passado. Não se enganem. O livro não traz nada de romântico e idealizado. Vemos, ao contrário, a expressão daquilo que Nietzsche chamou amor fati, ou seja, um amor pelo real. A beleza da feiura escancarada na velhice permite aos amantes viver de modo intenso e sincero, não tendo mais que (se)enganar. Ademais, tomamos coragem e acessamos nossa vida em sua versão bela e assustadora. Afinal, é ela, a vida, mais que a morte, o que não tem limites.
Ana Laura 11/01/2020minha estante
Bela resenha! E adorei a referência a Nietzsche hehe

amanda.luisa.520 07/07/2020minha estante
Concordo contigo e senti vontade de entrar no livro pra bater em Florentino. Mandar uma carta pros pais dela e dizer: Olha só, tem algo errado aqui SALVEM ESSA MENINA!

Raysa Valéria 08/06/2020minha estante
O livro também nos leva a pensar sobre as convenções sociais, se de fato são caminhos para felicidade, se as máscaras sociais sorridentes permanecem por muito tempo...O quanto "pagamos" para vivermos de acordo com as convenções e sermos reconhecidos por isso?

Jana 02/05/2021

Amor e ódio
Meu primeiro livro do Gabo, amei e odiei ao mesmo tempo!! Gostei muito de algumas partes, principalmente como ele construía o personagem, mas não gostei em alguns momentos por excesso, no meu humilde ponto de vista, de detalhes que tornavam a leitura cansativa demais! Peguei um ranço fortíssimo por um personagem e algumas situações foi difícil de digerir!! A construção da história em si é boa!
Carol 27/06/2021minha estante
Concordo, a cena de estuoro descrito com doçura ja me deu vontade de queimar o livro e autor

Manu 09/08/2021

Um Amor além do tempo...
O que dizer dessa história?! Na minha opinião, esse livro é o romance mais diferente que ja li, afinal o leitor acompanha as fases da vida e do amor das personagens principais. Eu simplesmente amei, amei a narrativa, amei como o autor consegue te prender na história. Apenas não gostei muito do final, porém é um livro que vale a pena!
Ana Sá 09/08/2021minha estante
Vou começar em breve... Fiquei animada com a sua resenha!

Leticiametal 30/08/2021

É uma história sobre amor, sobre envelhecer, sobre devoção, sobre a longa caminhada até a morte que é a vida. Acho que é a história de amor mais linda que já li na vida. É real e crua, mas é fantástica e suave, e tem humor também pra quem souber ver. E tu consegue sentir o cheiro, o calor, a brisa, se transportar pra outra era. Dói e é perfeita, porque a vida é assim. Eu queria morar nessas palavras.
Josana.Baltazar 30/08/2021minha estante
Que resenha linda

Michele 21/03/2021

Que prazer é ler as obras do Gabo
Pra mim, não há nada mais bonito na literatura do que a narrativa de García Márquez. A sua contação de histórias, seu humor, sua ironia e, principalmente, seu jeito poético são inigualáveis.

Mais uma vez, impecável.
Mari 21/03/2021minha estante
Sou fã tbm!

Selennie 09/09/2018

Todas as formas de amor reais descascadas. García Márquez é uma delícia de ler, só não gostei dos capítulos muito longos sem pausa.
Janaina 22/10/2018minha estante
De fato, tbm achei os capítulos excessivamente longos.

Sha 21/11/2022

Chorei ??
Durante a leitura me perguntava, se o amor que Florentino Ariza sentia por Fermina Daza persistiria se eles tivessem vivido a vida juntos, durante a leitura percebemos que Fermina Daza não era nada fácil de lidar haha.
Max 21/11/2022minha estante
Lindo livro!?

Matheus 18/06/2019minha estante
Me senti exatamente do mesmo jeito.

thai 29/05/2023

Do amor
Demorei três semanas e dois dias para terminar esse livro.
Entre indas e vindas ?do 🤬 #$%!& ?, pude me aprofundar na vida e formação de Florentino e sua pá de amores inconsequentes, entregues e desnorteantes, Juvenal e sua carreira médica extensa, legado interminável e morte inconfundível e, sem menos importância, Fermina Daza e sua com fantasmas do passado acobertou por um presente aconchegante e facilmente acostumavel.
Mesmo com suas 400+ páginas, letras miúdas e descrições estarrecedores, sinto no meu âmago que Gabo, se tivesse a chance, poderia contar essa, e todas suas outras histórias, pelo resto de uma vida. A facilidade com que esse homem consegue imaginar e transmitir é fascinante para qualquer um que possa, e eu espero que façam, colocar suas mãos juvenis de amor em um dos livros desse romântico incurável.
Digo mãos juvenis, aliás, por ser uma das primeiras lições que tomo da obra: a muita idade acumulada não te tira a capacidade de amar, só a aumenta. Gabo nos transporta para um universo em que um amor passado de anos apenas se torna mais forte. Nunca tendo esquecido seu primeiro amor, um homem vive muitas vidas antes de ter, finalmente, a elegida por ele mesmo.
Ainda assim, não posso simplesmente deixar de lado a clara pedofilia com America Vicuña: um homem passado dos 70 e uma menina colegianda me enojou, revirou-me o estômago e quase me fez esquecer todas as boas memórias que consegui lendo o livro. Ainda não sabendo como reagir, tento tirar da leitura aquilo que me moveu de um jeito pleno: a formação de um coração forte e apaixonado.
Uma boa leitura, para falar o óbvio.
thai 29/05/2023minha estante
acabo de perceber q o skoob me censurou

Kamis 18/09/2022minha estante
Cólera

Jamila 12/12/2022

Gabo ?
Eu demorei pra terminar esse livro, Gabo não brinca em serviço não, mas é preciso pausas para digerir. Uma história de amor(?) que espera cinquenta e três anos, sete meses e onze dias para acontecer, esse é o tempo que Florentino Ariza espera para viver seu amor (obsessivo) por Fermina Daza, mas nesses anos todos muita coisa aconteceu.
Trecho ??
?O problema do casamento é que se acaba todas as noites depois de se fazer amor, e é preciso tornar a reconstruí-lo todas as manhãs antes do café?
Carol 18/04/2023minha estante
Eu grifei no meu Kindle essa parte tbm: O problema do casamento é que se acaba todas as noites depois de se fazer amor, e é preciso tornar a reconstruí-lo todas as manhãs antes do café.

Ro Guergolet 11/06/2009

Ótimo
Um livro nos traz diversas reflexões de como somos ou podemos ser, amor nos tempos do cólera é um livro que te faz pensar em diversas coisas, Juvenal Urbino representa o homem que te rouba a mulher sem querer e que não merece seu ódio por não ser uma má pessoa e sim mais um que sentiu e viu o que de especial tem nela, e o que nos irrita nesses homens é exatamente a coisa de nos identificarmos com eles, Florentino é um cara que luta pelo amor até as últimas consequências, tenho impressão que se perguntarmos a ele se valeu a pena deixar o coração fechado a vida toda, ele diria que o primeiro beijo valew a pena, por mais que o cheiro de velhos tenha incomodado.
Já a FIrmina, mulher forte, ruim, geniosa feito a maioria das mulheres mais amadas, é um icone de mulher que não tem culpa nenhuma das situações que são colocadas e sentimentos.
Graça 22/08/2010minha estante
Pois é Ro, O nosso querido personagem Florentino Ariza, guardou seu coração durante uma vida para sua Firmina, mas conseguiu fazer sua história ao lado das mais diferentes mulheres, o que o tornou um homem muito interessante. Foi impossivel não dividir sentimentos com este personagem. O livro é 10, um presente de Gabriel Garcia Marques.