O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Márcia 02/06/2023

Quantos amores são possíveis?
Falar de amor pode parecer muito clichê, mas esse livro surpreende pois vai nos mostrando inúmeras formas de amar e, algumas vezes, mistura outros sentimentos com o amor. Aqui o amor aparece de múltiplas formas :trocado, traído, para todas as idades , tímido , envolvente, louco e apaixonado , maduro... o amor não termina nunca! Até no título pode ter mais do que uma interpretação.
Com o passar da estória acompanhamos o processo de envelhecimento das personagens, o enrolar de suas vidas e como lidaram com isso.
A história da Colômbia também é retratada com suas guerras civis e a epidemia de cólera. Sempre navegando pelos rios e mares.
O texto é muito envolvente , franco e muitas vezes hilariante.
Só a genialidade de um Nobel da literatura consegue juntar tudo isso em num único lugar surpreendente e muito gostoso de ser lido.

delicadas.leituras 15/12/2020

No outono da vida
A história de um amor duradouro entre um homem meio maluco e uma mulher casada, destas que se casam com quem pode lhes 'sustentar', coisa até compreensível para a época. Eventos grotescos vão ludibriando o leitor até que finalmente este amor se concretiza mesmo que tardiamente.

Ana Caroline 02/02/2024

"Amor nos Tempos do Cólera", escrito por Gabriel García Márquez, é uma jornada através das complexidades do amor. A história, narrada em primeira pessoa, mergulha nas profundezas emocionais de personagens como Florentino Ariza e Fermina Daza. Garcia Márquez tece uma narrativa poética, explorando as nuances do tempo e da paciência, enquanto os protagonistas enfrentam desafios da vida e depois da idade.
Para Florentino Ariza, era amor e para Fermina foi apenas uma ?paquera?e que no final de suas vidas serviu para que os dois se sentissem vivos.

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA
O amor nos tempos do cólera, escrito pelo autor mexicano, Gabriel García Márquez, e publicado em 1985, conta uma história de amor bastante inusitada que resistiu ao tempo e ao cólera.

O amor nos tempos do cólera começa com um casal de idosos: Juvenal Urbino e Fermina Daza. Logo no início, Juvenal Urbino falece e deixa Florentina viúva. Fermina acaba reencontrando um amor de sua juventude, Florentino Ariza, e aí a o enredo volta para o passado (flashback) e narra como toda aquela história de amor começou.

A trama se passa no Caribe, logo após passar o surto de uma pandemia de cólera no país. Dessa forma, as pessoas ainda estão bastante impactadas com o ocorrido e tentando se recuperar das consequências da pandemia. A doença acaba não sendo o foco principal do enredo, mas é algo comentado pelos personagens e que faz parte como uma espécie de cenário, constituindo o pano de fundo sociohistórico do romance.

Fermina e Florentino se conhecem quando eram adolescentes e ele ia, propositalmente, todos os dias na mesma praça que Fermina ia para bordar. Ele somente a observava de longe e, quando chegava em casa, escrevia cartas de amor de 20 páginas. Certo dia, ele resolve tomar coragem e ir falar com ela pessoalmente, e é aí que a história de amor dos dois se inicia e, já posso adiantar que é bastante problemática.

Portanto, O amor nos tempos do cólera é, na verdade, um compilado de memórias que narra a história desse trio amoroso. O mais interessante, é que a história é baseada na história de amor real dos pais de Gabriel García Márquez, e eu só fui descobrir agora, na hora de escrever essa resenha! Será que estou ainda mais em choque?

Achei a leitura excelente e foi a primeira obra do autor que eu li. No início, achei a narrativa bastante cansativa, pois quase não havia diálogos e eu tinha a impressão de estar lendo e não estar entendendo nada. Entretanto, depois de vinte páginas, eu já havia quebrado a barreira do primeiro contato com a escrita do autor e a leitura fluiu maravilhosamente. Percebi que com uma linguagem um pouco mais complexa e enfeitada, o autor conseguiu demonstrar um estilo que eu nunca tinha lido antes. Ao mesmo tempo que é complicado, é engraçado e poético.

Um exemplo dos trechos que mais me marcaram, foi a cena em que o narrador descreve como Fermina se sentia como mulher, enquanto fazia amor com Florentino:

Há também algumas sacadas humorísticas:

Os personagens são muito bem construídos e marcantes. Fermina, por exemplo, demonstra a sua força feminina e se revolta, mesmo naquela época, além do fato de que ela se relaciona com muitos homens e está longe de ser a perfeita "Julieta" da história de amor. Florentino, mesmo que fissurado por Fermina, ainda segue a sua vida, mas sem nunca esquecê-la. Juvenal é um personagem engraçado e que têm muitas experiências medicinais interessantes.

Recomendo muito a leitura para quem está buscando um romance de qualidade, pois o livro apresenta uma história de amor bastante real (sem idealização alguma), com cenas bastante realísticas de expectativas frustradas, personagens fazendo coisas "erradas" e mostrando as faces reais dos personagens.

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/05/resenha-o-amor-nos-tempos-do-colera.html

Thimsilva 09/07/2020

Ideações de amor
Nesse livro nos confrontamos com as várias faces do que a sociedade conhece por amor. O amor juvenil, o amor platônico, a luxúria, a ambição, o companheirismo, o comodismo, o amor interrompido, o amor desencantado, o amor doentio, o amor reencontrado e o amor supostamente realizado. Ao mesmo tempo encontramos crítica social, política e doses inusitadas de humor que permeiam os acontecimentos, criando um livro em várias camadas de entendimento, de uma maneira que só Marquez sabia fazer.

florescerdaleitura 12/09/2021

O amor nos tempos de Garcia Marquez
O livro me cativou desde o início, quando nos apresenta a vida de Fermina com o Juvenal Urbino. E depois fui me envolvendo na trama a partir da história da Fermina com o Florentino. É interessante perceber que ambas as histórias de amor tem como cenário a epidemia do cólera, além de ter esse surto como promotor desses romances.
Outro ponto que me tocou na história, è o fato dela ter sido inspirada na vida dos pais do autor. Isso é fantástico.
O livro é uma defesa ao amor. Recomendo sua leitura.

Bruna.Moreira 21/11/2021

As pessoas costumam incentivar a leitura, não importa qual seja, dizendo que todas agregam à forma como enxergamos o mundo e lidamos com as experiências impostas pela vida. Eu concordo plenamente, mas também acredito que há livros que exigem maturidade e o momento certo para estarmos abertos e atentos à toda vastidão que eles podem nos proporcionar.
E o amor nos tempos do cólera é um desses livros que eu desejo que cheguem na mãos das pessoas no exato momento, no perfeito período em que seus corações estejam tão moles, fazendo com que as precisas e AFIADÍSSIMAS palavras do GABO lhe atravessem como uma lança rápida e certeira.
Desde a primeiro paragrafo do livro considero que fui arrebatada, não pestanejo em dizer que ele escreve de maneira única e inimitável e que cada paragrafo parece uma poesia que fica pairando no ar, tão real em descrever situações cotidianas, mas com tanto lirismo, que até as observações mais tolas se tornam poesias dignas de ocuparem um mural.
O amor nos tempos do cólera me fez refletir sobre a passagem do tempo e junto com Florentizo Ariza eu me senti por vezes suspensa e inatingida pela sua passagem, quando notava já era madrugada e todos os afazares haviam sido colocados de lado, pois mais importante era descobrir como o amor se transformaria e encontraria um caminho de retorno sem desmerecer aqueles que já haviam passado.
Sei que nunca vou me esquecer desse livro e levarei reflexões de todos os personagens, reconheço um pouco de mim em todos eles e agora sei que todos eles vivem em mim
E também. Obrigada GABO, seu livro transformou meu mundo e sua escrita me impactou irreversivelmente.

thecia 08/01/2024

Amor ou cólera?
Eu não tenho palavras pro Gabo, de longe o maior escritor, pra mim. Ele tem poder nas palavras, eu termino o livro e tenho vontade de gritar pra meio mundo ?LEIA, POR FAVOR?.

Aqui, Gabo, fala da decrepitude, da velhice, da morte e da doença na mesma medida em que fala do desejo, do erótico, do amor. Ele consegue enxergar beleza na crueza da realidade, no cotidiano, no ordinário e consegue transpor isso em cada frase.

É admirável a espera de 51 anos, 9 meses e 4 dias de Florentino Ariza pela Fermina e o Gabo demonstra todo esse tempo com a maior riqueza de detalhes e melancolia possível, passando por inúmeras formas do amor.

Gabo consegue ser muito original mesmo falando do amor. Lá no início do livro, um homeopata faz diagnóstico do Florentino falando: ?Os sintomas do amor são idênticos aos da cólera?. E isso é demonstrado no final do livro, com a navegação sob a bandeira do cólera mas completa de amor!

O amor nos tempos do cólera retrata uma época e personagens que são literalmente a natureza humana da vida! Sinto que há anos de ensinamento sobre a vida em um livro do Gabo!

Só gratidão por ter a honra de ler esse cara! E que todos vivenciem isso!

Rachel 30/04/2021

A narrativa deGabriel Garcia Marques é sensacional em suas elipses de tempo. Personagens com personalidades mts bem definidas e uma história muito boa de ler.

Isabela1853 30/04/2020

Clássico literário que vale a pena :)
Tive dificuldade no início da leitura tanto pelo estilo de escrita do autor, quanto pelo vocabulário rebuscado e diferente para meu costume. Confesso que em alguns trechos fiquei confusa com o ir e voltar das memórias das personagens, mas ao longo da leitura você se acostuma.
A história se passa em meio a um cenário de guerras civis e epidemia de cólera, mas retrata um amor juvenil platônico que se desenvolve, muda, mas não se acaba.

O triângulo amoroso entre as personagens é bem estruturado, embora não tenha me identificado com nenhuma delas.

Minha reflexão final seria se a intenção é retratar de um amor eterno ou de um amor doentio, considerando a trajetória e contexto da época, com direito a polêmicas pedófilos e a traição.

No geral, acredito se tratar de um clássico que vale a pena ser lido. A história é bem regida, possui uma complexidade única, muito diferente de qualquer romance que já tenha lido, e ao mesmo tempo simples, com todos os clichês e frases de efeito inesquecíveis (no melhor sentido da palavra). Afinal, aprendemos a gostar de berinjelas.

Lalaia 14/04/2020

O romance gira em torno de um triângulo amoroso entre o doutor Juvenal Urbino, sua esposa, a viúva Fermina Daza e Florentino Ariza (o loucamente apaixonado por Fermina)

Esse romance retrata uma amor que perdurou por mais de 50 anos, Florentino espera a amada até que ela se torna viúva e tenta de novo viver esse amor, a história se desenrola na época da doença do cólera, com personagens bem construídos e conflitantes.

regifreitas 05/07/2020

O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA (El amor en los tiempos del cólera, 1985), Gabriel García Márquez; tradução Antonio Callado.

São muitos os clássicos da literatura aclamados como grandes histórias de amor, mas que retratam esse sentimento pelo lado seu lado mais doentio, obsessivo e trágico. Vide ROMEU E JULIETA, a clássica história de dois adolescentes que vivem um relacionamento relâmpago, tornando-se um paradigma dos amores contrariados. OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER, considerada a primeira produção da escola Romântica, conta a obsessão do protagonista por uma mulher comprometida. O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, DOM CASMURRO, SÃO BERNARDO, não faltam exemplos para ilustrar a questão dos amores obsessivos. Nascida da genialidade de Gabo, O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA também pode incluir-se nesse rol de obras.

O que esses romances trazem de extraordinário, e o que os torna clássicos, é a construção dos personagens. São seres complexos, por vezes perturbados, que dedicam suas vidas, forças e ambições para a concretização do desejo e/ou da posse do objeto afetivo. Contudo, não podem ser reduzidos a lindas histórias de amor ou de confirmação de como é poderoso esse sentimento que literalmente consome amados e amantes. Eles retratam personalidades fascinantes, mas o sentimento que estas carregam ao longo dos anos não pode ser considerado algo absolutamente saudável.

É o que acontece com Florentino Ariza. Ele se apaixona por Fermina Daza ainda na juventude e, mesmo suportando uma longa espera de mais de cinquenta anos, sonha com a reconquista do “amor” dessa mulher. Florentino acaba nos despertando um misto de compaixão e raiva. Até porque conhecemos os pensamentos de Fermina e, exceto por um breve momento da adolescência, esse sentimento não foi recíproco durante todo o tempo que Florentino se consumiu por ele.

É magnífico enquanto obra literária! Na vida real, Florentino careceria de uns bons anos de terapia.

Para o Desafio Livros & Sabores de junho: Colômbia.
Silvana (@delivroemlivro) 05/07/2020minha estante
"Florentino Ariza, por outro lado, não deixara de pensar nela um único instante desde que Fermina Daza o rechaçou sem apelação depois de uns amores longos e contrariados, e haviam transcorrido a partir de então cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias."

Marta Skoober 06/07/2020minha estante
Um desses livros que geram imensas expectativas.

regifreitas 07/07/2020minha estante
no meu caso foi uma releitura. tinha lido no final da adolescência, logo após o Cem anos de solidão, mas não tinha me pegado tanto. mas é ótimo. mesmo assim, o Crônica de uma morte anunciada ainda está na frente na minha preferência.

Marta Skoober 07/07/2020minha estante
Eu tenho ele, acho que já tem uns 15 anos ou mais. Nunca li, já comecei algumas vezes, mas acabo deixando pra lá. Não que seja ruim, mas acabo desviando para outras leituras...

kleyson 08/10/2021

O Gabo sempre vem com uma maneira extraordinária de contar histórias, amei também essa, de amor. Fermina Daza e Florentino Ariza, quanta história! Nos mostrando de alguma forma que nos encontros e desencontros, muito se pode florescer.

Rayana 15/12/2021

Quero ter a sorte de um amor tranquilo
Florentino Ariza, o homemmais romântico da literatura contemporânea! Lindo, nada mais que isso é a experiência dessa leitura, gabo como sempre com sua escrita profunda e avassaladora que te arranca tudo e te coloca em outro lugar, te faz refletir sobre espera, amor, luto, felicidade... sobre a vida através de fermina e florentino! Muito honrada de poder ter conhecido e convivido com essa história tão bela. E espero que um dia eu possa entender o amor tão profundamente como esses personagens.

Michele 21/03/2021

Que prazer é ler as obras do Gabo
Pra mim, não há nada mais bonito na literatura do que a narrativa de García Márquez. A sua contação de histórias, seu humor, sua ironia e, principalmente, seu jeito poético são inigualáveis.

Mais uma vez, impecável.
Mari 21/03/2021minha estante