A volta do parafuso

A volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

moacircaetano 12/11/2023

Bom livro, o suspense bem construído, trara-se muito mais de um estudo de alguma emoções humanas do que realmente um livro de terror.

Lucas 08/11/2023

O livro tem uma forma de andar mais lenta que os atuais, mas como referência no suspense/terror é um ótimo livro para a época. Leitura recomendada, mas não esperem grandes surpresas ou movimentações.

Tiago 08/11/2023

Prato cheio pros amantes do bom suspense vitoriano
Particularmente adorei esse livro. Curto mas denso em descrições e uma maravilhosa escrita de seu tempo, a narrativa te deixa de fato muito preso e suspeso dentro da energia de mistério e desconcertação. Fui pego de surpresa por algumas passagens e me diverti muito ao longo dos poucos dias q levou pra ler a obra (uma daquelas que me fez ficar lendo até na fila do ônibus)

luis.araujo.752 07/11/2023

Decepção
"Na trama temos uma jovem moça que é contratada como governanta e cuidadora de duas crianças na mansão Bly, um lugar rural afastado da cidade. Ao chegar no local, ela percebe que existem forças fantasmagóricas na mansão que começam a causar influência nas crianças e ela tem que tentar de alguma forma parar com aquilo."

Achei a leitura bem decepcionante, a tradução foi feita numa linguagem bem arcaica, não sei se foi proposital devido a história se passar em um período ali do final do século XIX, mas isso me tirava da leitura e dificultava o entendimento. Outro ponto que me decepcionou foi o final, onde eu esperava um desfecho bem mais elaborado e senti que ficaram faltando algumas resoluções a serem feitas.

Lili 06/11/2023

A outra volta do parafuso
É um livro que poucos gostam, pois a história fica muito por conta de nossa imaginação e interpretação. O autor não entrega tudo bonitinho em detalhes e o final fica em aberto.....
É um horror psicológico, não sabemos de fato se os fantasmas existiam ou se eram visões da própria governanta.
Primeiro livro que leio de Henry James gostei muito!
Gleidson 06/11/2023minha estante
Falou tudo!

Karina.Agra 07/11/2023minha estante
O que eu Maia gostei desse livro foi o clima que o autor conseguiu criar....

Bia Fontes 06/11/2023

Não é pra mim
Descobri que não tenho paciência para livros de fantasmas em que a dúvida se constrói em cima de não ditos.

Zeli Giovana 05/11/2023

Um livro tão conhecido e já muito resenhado, o que falar então? Gostei muito da história, ela foi me prendendo. Concluí o livro pensando que a versão da governanta era o que de fato aconteceu, essa foi minha impressão. Depois de assistir a alguns vídeos de resenhas é que me foi possível conceber que poderiam existir outras versões da história. O que torna a leitura muito mais interessante.

Duda Garcia 04/11/2023

Confusa....
Primeiramente que eu não sabia que a série era baseada em livro. Achei sensacional e já logo quis ler essa surpresinha muito bem vinda da TAG s2

Em várias partes eu ficava super animada porque lembrava de cenas e passagens da série. Já vi "Os inocentes" também e gostei bastante.

Mas assim, embora a ideia geral ter sido a mesma e o enredo em muitas partes também, eu fiquei muito confusa e sem entender várias coisasss!!! O final principalmente KKKK

Mas foi uma ótima experiencia preciso discutir ela mais com pessoas!

Gisele567 04/11/2023

A outra volta do parafuso
Essa obra de Henry James, A outra volta do parafuso, é uma narrativa sinistra, é uma história de terror que se passa em uma casa de campo.
Obra que inspirou a série A maldição da mansão Bly da Netflix.

kakamarks 04/11/2023

Que preguiça e decepção
Entendo que é um livro muito antigo mas é muito ruim!
A história é cansativa, não tem embasamento, você lê horrores e não sai do canto.

Não indico, não achei legal, personagens sem aprofundamento e pra fechar = final PÉSSIMO. É isto.

Reginaldo Pereira 04/11/2023

A verdade é aquilo que nossa consciência nos faz acreditar
?A Outra Volta do Parafuso? é aquele tipo de obra que reverbera em nossas lembranças depois que a terminamos. Mesmo sendo uma leitura rápida, nos deixa pensando, interpretando possibilidades a respeito da história em si, e sobretudo sobre o seu desfecho.

Antes de lê-la, fui atrás de algumas resenhas, as quais iam do céu ao inferno, com as mais diversas impressões! Resolvi encará-la sem pré-conceitos e acredito que tenha sido o que melhor poderia ter feito. Não foi minha ?história de fantasmas? favorita, mas talvez tenha sido uma das mais envolventes tramas a respeito da consciência humana.

A muitos deve ter desagradado pelos fios que aparentemente teriam ficado soltos? a outros, justamente pelo desfecho poder não ter sido o que se esperava? A mim me agradou justamente por tudo isso, mas principalmente, por me fazer pensar nas possibilidades que a obra permite serem refletidas!

Enfim, uma boa leitura rápida! Ótima para aquele típico intervalo entre leituras maiores e mais densas.

Mari Pereira 04/11/2023

Li "A outra volta do parafuso" pela primeira vez quando tinha 13 anos. Essa primeira leitura foi absolutamente aterrorizante! Mergulhei em cada detalhe da leitura e me senti como uma residente da assustadora Mansão Bly.
Foi paixão à primeira vista! Se tornou logo um dos meus livros favoritos, com certeza o favorito na categoria terror.

De lá pra cá, várias releituras foram feitas e a paixão pela história sempre foi renovada.

Agora, em 2023, reli "A outra volta do parafuso" mais uma vez, nessa linda edição. E não posso deixar de compartilhar o prazer que foi ver essa mesma "velha história" se desdobrar para mim em tão novas nuances e interpretações.

Um clássico absoluto!

vitória e livros 03/11/2023

Intrigante
Durante a leitura passei por caminhos de racionalização frente as visões e falas da governanta e de crença. Sendo guiada dessa forma pelo livro, quando cheguei ao final, que é aberto, senti um incômodo necessário.

Fica a dúvida para o leitor se eram fantasmas reais ou não, se eles eram reais, esses fantasmas tinham influência sobre as crianças ou tudo não passava de criações da personalidade possessiva da governanta?

Achei a história muito interessante, mas a escrita não me cativou tanto. Gostei da duplicidade e da forma como podemos refutar a existência e a não existência desses fantasmas, mas a forma como as frases eram escritas, cheias de detalhes dentro de detalhes acabaram me deixando confusa em vários momentos.

Fabiene.Barbosa 02/11/2023

Uma governanta é contratada para cuidar e educar duas crianças órfãs em uma mansão rural. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer, levantando questionamentos sobre a sua lucidez.

Um clássico curto, com escrita densa, mas capaz de nos prender. Para quem não gosta de uma linguagem mais rebuscada, pode ser um pouco maçante. Contudo, em poucas páginas o autor consegue nos prender nessa história, nos fazendo questionar se os acontecimentos são reais ou se não passam de alucinações.

(A série "A maldição da mansão Bly", inspirada no livro, aprofunda bem a história e consegue responder diversos questionamentos).

Jackie! 01/11/2023

Bom, mas sem metade do brilho da série!
Esse livro foi inspiração para a série Mansão Bly e mesmo tendo o mesmo plot e núcleo de personagens principais, não tem nem um terço de riqueza em detalhes que adaptação criou.

Senti que lia o roteiro bruto da série, faltou um tchan, faltou aprofundamento, sentimentos, um certo casal aí... Talvez se eu tivesse lido antes de ver a série, eu tivesse gostado mais.

Ainda assim não posso negar o peso que o plot twist deve ter dito para a época em que foi escrito e como a história (mesmo sem os tais detalhes criativos) é muito bem escrita.