A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Nii 21/02/2023

Achei a história muito lenta para de fato ser um suspense ou um terror, falta descrição das cenas para de fato ficarem assustadoras...

Thamires 20/02/2023

Foi um livro complicado de ler, a história não me prendeu, foi mais de 70 Pags narrando os personagens, chegou um momento que andou um pouco a história porém eu já não estava tão curiosa para saber o que iria acontecer

primaveranoinverno 16/02/2023

Estudo de uma moça oprimida pela santidade
Esse livro é bom no que se propõe, não é um horror instigante, mas tem algum suspense, na minha visão é quase uma confissão de um suspeito negando ao seu crime, aqui parece que ela praticamente implora, para ser escutada, compreendia, talvez ela qté queria ser perdoada e glorificada por ter suportado por tanto tempo, por tentar ter lutado (contra os fantasmas ou contra as suas próprias ilusões terríveis?).

O pano de fundo da história da governanta é apenas pontuado na história, mas acho, que ele é extremamente importante e alinha a forma como ela vê o mundo; De uma vida pacata e de opressões talvez ela se veja continuamente oprimida, oprimida pela inocência (que irônico), não sei dizer se ela busca o horror (nós ás vezes negamos o que mais queremos) justamente por que ela sempre fala o quanto quer o Miles, o quanto ver tudo aquilo é um sacrifício que ela estaria fazendo, etc etc etc

O texto abre muitos caminhos para análises, mas como arte não me tocou, gostei, pensei sobre, mas só, não me prendeu ou algo do gênero.

bardo 15/02/2023

Ok seria temerário dizer que é um livro ruim, está longe disso, mas é sempre complicado quando tem de ser um posfácio a apontar pontos que estão sugeridos numa trama, mas parecem um tanto jogados. Aliás talvez a despeito do spoiler, o posfácio de David Bromwich funcionasse melhor como um prefácio.
Após a leitura do posfácio certos pontos da obra que são extremamente incômodos começam a fazer sentido, o grande problema aqui é exatamente o leitor ficar o tempo todo inconformado com a protagonista. São várias atitudes que são totalmente desprovidas de lógica e que mesmo se tendo em mente o contexto histórico não fazem sentido.
Cabe aqui ter em mente que o autor habilmente confunde o leitor, temos duas histórias e dois narradores distintos, podemos mesmo contar três narradores e pelo menos dois não são confiáveis. Tal ponto é importantíssimo e esclarece muitos pontos da trama, seria mesmo interessante reler a história moldura após a leitura do manuscrito.
Outro ponto que chama a atenção é que a linguagem e os maneirismos de época talvez dificultem ao leitor desacostumado perceber uma certa tensão quase sexual que permeia o romance e que dado os personagens envolvidos torna tudo ainda mais incomodo. A resolução se é que pode ser chamada assim é abrupta e ambígua dando quase a impressão de uma história incompleta.
Em suma é um livro que provavelmente se torna mais interessante numa releitura, ou numa leitura já tendo em mente que a história serve meio que a uma experimentação por parte do autor. A narrativa tem muitos furos e não é exatamente interessante, ela se torna interessante quando se percebe o que o autor pretendeu com ela. Ainda assim me pergunto se outros não foram mais felizes ao brincar com a credulidade ou não do leitor.

Kenia21 14/02/2023

Já tinha assistido a série e bem diferente o livro mas gostei mesmo assim o final e totalmente diferente da série

Francisco80 12/02/2023

Existe fantasma?
Clássico da literatura de horror. Esse livro marcou época com sua trama sinistra e envolvente sobre fantasmas e assombrações. No final fica aquela pergunta perturbadora no ar: Os fantasmas existem?

MarcosQz 09/02/2023

Gostei muito da leitura, é uma boa história de horror, jamais de terror. Henry James realmente nos conta uma história muito boa de horror com muita sutileza, até calma. É mais uma dessas leituras que é importante sentir o livro, sentir o que se está lendo, acreditando verdadeiramente naquilo.
Tive bons momentos de angústia, o que agradou muito, pois segue uma linha diferente da série da netflix baseada na história.
Nem tudo fica claro, para falar a verdade, mas o final é arrebatador e chocante.

Alanna. 08/02/2023

Esse livro foi uma surpresa pra mim, e diferente do que pude perceber depois de ler algumas resenhas publicadas, eu não li por causa de nenhuma adaptação dessa obra. Na verdade eu li totalmente as cegas, nem a sinopse eu tinha conhecimento. Acho que isso ajudou na minha concepção dessa leitura.

A história tem um ritmo mais lento, mas para mim isso funciona bem, pois ajuda a construir essa história, meio como a nossa narradora vai vivenciando os fenômenos da sua estadia na casa. O livro tem uma questão psicológica bem forte, pois ele termina sem entregar todas as explicações e de maneira abrupta, deixando margens para interpretações, o que para mim também é uma boa sacada. O leitor não saber se os eventos que a narradora trás são reais ou frutos de sua imaginação também é uma boa escolha. Eu também gosto de como se desenvolve a relação da governanta com as crianças, achei interessante ver essa dinâmica.

Acho que falta um pouco de desenvolvimento dos personagens "paranormais" da história, mas sinceramente isso não me incomodou tanto. É uma boa leitura se você considerar quando foi escrito, considerar que é um clássico.

gabriela cardoso 05/02/2023

a outra volta do parafusl
preciso confessar que esperava mais desse livro, me decepcionei um pouco. não foi ao todo ruim, mas também não foi tão bom assim, diria que é mediano. algumas passagens foram monótonas e vagas, beirando ao tédio, meio confusas e sem graça. a história tinha potencial mas não achei que foi bem executada.

ellilustra 31/01/2023

A volta que dei foi achar que era verdade e mentira
O livro te pega desde o início. Imagine - se sentado na frente de uma lareira com os amigos a noite contando histórias de terror, um clássico.

Não demora muito pro plot principal começar a ocorrer de há argumentos para ambas as análises possíveis da narrativa.

O livro é narrado em primeira pessoa e estamos presos aos pontos de vista da personagem e a visão dela sobre os fatos e não a totalidade das coisas, embora a fatos suficientemente plausíveis para que ela sustente sua narrativa outras informações e também comportamentos dela própria nos fazem duvidar o tempo todo.

É está dúvida que sustenta todo clima tenso da história embora eu não tenha sentido medo ao ler eu me senti bastante nervosa e tensa ainda mais nos capítulos finais. E o final foi algo extremamente surpreendente.

michelyvogel 31/01/2023

Gente que loucura... que crianças estranhas. O final sugere, mas não revela, mas é mais o clima de tensão que compensa a leitura.

Clara2471 29/01/2023

decepcionante
o que mais me incomodou nesse livro foi a forma como as descobertas dos mistérios da história foram descobertas do nada, a partir simplesmente da intuição muito certeira da protagonista. sei que tem uma discussão de que a história na verdade é um delírio dessa personagem, mas mesmo assim acho que seria mais interessante se, fosse esse o caso, ela estivesse tão convicta disso tudo que de fato enxergasse o que levou as coisas a acontecerem, e não só tivesse a certeza literalmente do nada sem fatos pra se embasar. isso acaba criando confusão no leitor, parece que a história não anda, não faz sentido. esperava bem mais de um conto de fantasmas que é considerado clássico...

raii.png 28/01/2023

Absolutamente incrível
Um dos melhores livros que li, sem brincadeira
A maneira que a história decorre, o suspense e tensão, a descrição do ambiente traz uma angústia e uma vontade de se aprofundar mais e mais na história