A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Matheus.Lamec 04/12/2022

A expectativa que...
Acaba com tudo... Mais um livro que assim como Noite Polar, eu fui com uma expectativa diferente. Mas o livro não é ruim, é mais um livro que com uma releitura vai crescer.

nanda00s 27/11/2022

ambiguidade
"trata-se de um experimento caracteristicamente moderno, que mostra o quanto a narrativa depende do ponto de vista."

Francisco 17/11/2022

Um clássico do gênero de horror
Uma jovem governanta é contratada para cuidar de crianças em uma propriedade da Inglaterra rural no século XIX cujo nome é Bly. As circunstâncias do contrato são misteriosas, mas a remuneração é atrativa, portanto ela aceita a oferta e toma sob seus cuidados a pequena Flora e o jovem Miles, recentemente expulso do colégio por causas desconhecidas.

NaNa propriedade de Bly, a governanta passa a ter experiências supostamente sobrenaturais ao ver um falecido copeiro da casa, Peter Quint. As experiências sobrenaturais da governanta são compartilhadas com a responsável pela casa, a Sra. Grose que vez ou outra acredita em tais aparições. A partir de então a governanta passa a desconfiar que Flora e Miles tem alguma relação com as aparições.

Sendo um clássico do gênero tão antigo como é, remontando ao fim do século XIX, traz uma perspectiva "clichés ", mas que na verdade inspirou muitas produções mais recentes. Quanto à história, pode-se afirmar que o autor a conduz de uma maneira que a dúvida permanece com o leitor: "A governanta de fato viu algo em Bly?". Tenho para mim que James deixa a nosso cargo interpretar qual tipo de relação inapropriada o Quint e Jessel tinham com Flora e Miles, exercendo uma maligna influência sobre ambos. A história e a escrita são interessantes e instigantes, logo é uma leitura que recomendo aos amantes do gênero.

Ana Paula 17/11/2022

A jovem filha de um pastor aceita trabalhar como educadora de um casal de crianças órfãs, numa mansão antiga e isolada no interior da Inglaterra Vitoriana, uma época de rígidos valores morais e repressão sexual.
A comunicação nunca é clara e direta e o relacionamento entre os personagens é bastante ambíguo e possivelmente inapropriado. Cenário perfeito para uma história de terror psicológico, onde tudo é muito sugestivo mas nunca se consegue ter certeza do que está realmente se passando.

JenniferIRSouza 15/11/2022

Intrigante
Uma casa misteriosa com presenças misteriosas. Ela está disposta a conquistar as crianças e se necessário protege-las

Ana Flávia 11/11/2022minha estante
achou a série tão boa quanto o livro?

Ssereiaurbana 09/11/2022

Uma boa, não tão boa, ambiguidade
Eu assisti a série primeiro e depois descobri o livro e quis saber mais.
Acontece que, obviamente, não tem nada a ver com a série e meu inicial das assombrações desapareceu.
Até que comecei a prestar atenção no comportamento da preceptora e analisar mais. Cada um pode chegar a suas conclusões por si e a minha eu não gostei.
O livro é bom, a linguagem um pouco difícil nessa edição, mas nada que não de para compreender.

Beatriz 06/11/2022

Assombroso
A outra volta do parafuso é um suspense sobrenatural, q deixa aquele gosto de irrealidade. Será q é verdade? Será q é mentira? Nunca saberemos, mas talvez vc acredite ou não.
Td começa no Natal, qdo sr Douglas apresenta pra um grupo de pessoas em volta da lareira uma história real de terror. Uma preceptora vai para uma mansão assombrada cuidar de 2 crianças órfãs. Nesse cenário ela vai se deparar com muitos mistérios.
A forma de compor o romance me parece melhor para a tela. Dá um ótimo filme de terror, q eu quero assistir a adaptação.
Oq me fez tirar nota dele é q muita coisa ficou confusa e alguns diálogos são horríveis.
Porém, a história é intrigante e assustadora.

Isabella 04/11/2022

Achei tedioso, não me prendeu em nada, li só desejando que terminasse logo. Eu já havia lido na minha adolescência e não lembrava nada da história, agora sei porque. É um dos casos que prefiro ficar com a adaptação mesmo.

Pedro Peliciari 03/11/2022

Muito bom, mas sugado até a última gota
Me interessei por esse livro quando soube que foi ele quem inspirou outras grandes obras como o filme Os Outros, a série A Maldição da Mansão Bly e o livro A menina que não sabia ler. E acho que esse foi um fator determinante para que a história perdesse um pouco de seu brilho para mim.
A princípio, a obra é extremamente bem escrita, com muitos trechos tensos em que você fica vidrado na história. Mas acredito que, por ter tido contato com as adaptações primeiro, tive a impressão de se tratar de um enredo muito simples. Isso porque sua premissa foi exaustivamente reciclada desde a publicação.
Apesar disso, é inegável o valor da leitura e a qualidade do livro, já que ele inspirou tantas outras obras.

Maria. 03/11/2022

Trem complicado uai
Deu tanta volta que me perdi kkkk
Talvez daqui um tempo eu leia e acabe entendendo.
Tentar entender se foi uma doidera da governanta ou se era assombração bugou minha mente kkk.
Dei uma estrela porque não fez sentido pra mim.

Marcio.Caldas 02/11/2022

Bom, mas envelheceu.
Na época do livro, tenho certeza que a história arrebatou multidões, com todo o suspense envolto, mas o tema foi tão extenuamente copiado e, hoje, o público quer tanto saber o contexto, que a obra envelheceu, se tornando demasiadamente simples....diria , até, que é mais culpa nossa do que da obra.