A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Maria. 03/11/2022

Trem complicado uai
Deu tanta volta que me perdi kkkk
Talvez daqui um tempo eu leia e acabe entendendo.
Tentar entender se foi uma doidera da governanta ou se era assombração bugou minha mente kkk.
Dei uma estrela porque não fez sentido pra mim.

Marcio.Caldas 02/11/2022

Bom, mas envelheceu.
Na época do livro, tenho certeza que a história arrebatou multidões, com todo o suspense envolto, mas o tema foi tão extenuamente copiado e, hoje, o público quer tanto saber o contexto, que a obra envelheceu, se tornando demasiadamente simples....diria , até, que é mais culpa nossa do que da obra.

jujumomo 31/10/2022

história de fantasma
5 estrelas pra mim. o final tá completamente aberto, não confio na narradora, não sei o que é verdade ou é mentira. os acontecimentos foram reais ou alucinações? meu deus eu fiquei tão confusa, eu amei. nota 10.

Mariana 28/10/2022

Algumas coisas me incomodaram
Talvez porque seja um clássico?
Talvez por ser em primeira pessoa?
Talvez porque eu esperava terror?
Talvez, mais o ponto entre tentar entender se era surto da governanta ou realmente fantasmas da casa, me deixou meio desapontada.
Não é uma história ruim, claro que não. Só eu que estava com altas expectativas.
O ato heróica da governanta me deixou mais irritada do que com medo dos mortos do livro. Gera um ótimo debate, mais não gostei tanto.

TONEPIROKA2 27/10/2022

O medo que te move é o mesmo que vai tirar tudo de você.
O charme do livro é ver a protagonista, onde no inicio, se acha em um ambiente agradável e confortável, lentamente ver tudo se retorcer e a sufocar, enquanto o autor usa o desconhecido, a escuridão e o inimaginável para pisotear nossa mente, enquanto enquadra esse terror em imagens de humanos. O livro é excelente e o detalhe se da ao final, que para um livro que possui apenas 177 paginas de historia, conseguiu cumprir perfeitamente seu papel de desespero e medo do que não conhecemos, ou julgamos conhecer e mais tarde somos pego de surpresa nessa infeliz e árdua historia. A escrita pode ser complicada no inicio, mas com interpretação você sentira que esse é o sal da narrativa, uma hora você se sente confortável pensando que esta apenas lendo alguém narrando uma cena do cotidiano, e em três linhas, é jogado em uma montanha russa que fara você reler os últimos parágrafos para se conformar com o trágico incidente que se sucedeu.

elainegomes 27/10/2022

A outra volta do parafuso de Henry James.

Um clássico do terror, com atmosfera, clima e personagens típicos das histórias de terror. Henry James te leva para dentro da mansão Bly, e te sufoca com todos os fenômenos narrados pela preceptora de Flora e Miles, duas angelicais e encantadoras crianças.

Mas, o livro está recheado de sombras e silêncios, e não te entrega nenhuma resposta, além de ser narrado em primeira pessoa, será que podemos confiar?

Eu particularmente adoro finais abertos e livros que permitem a livre interpretação, sem dúvida será um livro com releitura.

Já leu? Vem me contar o que você achou do final!!!

Jaqueline Silva 25/10/2022

Ambiguidades
Com certeza é um livro que se você busca respostas concretas não vai ter kkkk
A leitura fica muito de como o leitor vai levar aquilo que lê, porque pode se levar pra vários lados já que o autor não entrega nada de cara pra gente. Isso as vezes pode dar um incômodo, pra mim isso incomodou no fim já que achei que faltou mais coisas, achei um fim abrupto, porém no resto do livro isso não me incomodou porque a narrativa do livro é boa de se ler mesmo sendo um livro de linguagem rebuscada ainda assim é bem fluido pra ler. Gostei desse livro mesmo com umas coisas que fiquei aaa pelo menos disso eu precisava de algo concreto, mas nem por isso deixa de ser bom! É um mistério que fica por conta do leitor adivinhar o que pode ter acontecido. E também por conta do leitor acreditar ou não em alguns fatos e falas da protagonista e de suas reais intenções. Enfim é um livro de muitos caminhos que você pode fazer teoria kkk

13marcioricardo 24/10/2022

Uma das melhores estórias de fantasmas.
A outra volta do parafuso é uma obra ao estilo de Dom Casmurro, mas com fantasmas. Enquanto na obra de Machado temos de descobrir se Capitu traiu, aqui na obra de James, temos de desvendar se a governanta fala a verdade ou se vive em delírios.

A primeira metade achei um pouco aborrecida, mas a segunda é bastante boa. Gostei muito das personagens crianças, que são por si só mais assustadoras que os fantasmas. Eu, pelo menos, fiquei com essa impressão. Fiquei com vontade de procurar um filme pra ver esta estória nas telas, o que é sempre bom. O posfácio que vem nesta edição também é interessante.

Luanrsilva 16/10/2022

Ainda não sei.
Muitos talvez se deparem com esta obra devido a série de um streaming. Pode de certa forma ser uma inspiração para a série, que vai além e dá finais, pontos de vistas a cada personagem. Mas essa obra te faz pensar, entender, comentar e questionar. A outra volta do parafuso, foi uma leitura diferente do que esperava, recomendo a leitura antes de ver a série caso ainda não tenha visto. A leitura te deixa tenso, com expectativa, ansioso pelas próximas páginas. Nessa edição o pós fácil é seu melhor amigo, é um papo que existe sobre a história, obra em si, o autor, sua intenção e motivação. Acho que a leitura desse clássico vale o tempo, vale o conhecimento.

Rebeca257 13/10/2022

No geral foi uma boa leitura. O livro tem uma escrita muito boa, uma dose de mistério e terror na medida exata mas parece que o autor ficou com preguiça de terminar o livro e simplesmente fez um final qualquer corrido. O que me fez entender melhor o livro foi o posfácio da versão que li mas mesmo essa ideia de deixar furos propositais para provocar a imaginação do leitor não me agradou muito. Acho que a narração da carta poderia ter acabado nesse ponto mas seria interessante voltar com uma narração dos personagens que iniciaram o livro, dando seu parecer sobre o que eles acabaram de ouvir e até trazendo algumas discussões interessantes... talvez o livro ficasse melhor dessa forma mas apesar de tudo não foi uma leitura ruim

belligna 07/10/2022

Achei muito confuso e mal explicado. É uma leitura rápida e está longe de ser ruim, mas faltou coisa, sabe? Li umas resenhas que me deixaram curiosa então mais pra frente vou reler e ver se interpreto de outra forma ou gosto mais.
Michela Wakami 07/10/2022minha estante
Também não me agradou.?

belligna 07/10/2022minha estante
Queria muito ter gostado mais :(

Michela Wakami 07/10/2022minha estante
Eu também .?

Queridolivro0 06/10/2022

Não foi o que esperava!
Achei um livro legal, mas o autor não explica certos fatos sobre os personagens e isso na minha opinisão interfere no final da hisatória que é muito abrupta sem nenhuma explicação.

Infelizmente achei uma leitura muito arrastada.

Ana 30/09/2022

Quantas voltas pode se dar num parafuso até quebrar?
Esse livro escrito pelo autor Estadunidense naturalizado inglês Henry James e publicado em 1898 se tornou um clássico principalmente por suscitar diversas interpretações.
Narrado em primeira pessoa, portanto temos uma visão parcial dos acontecimentos, acompanhamos uma jovem que conseguiu um emprego de preceptora de duas crianças numa área rural da Inglaterra. O tio das crianças deixa claro que não quer ser incomodado de jeito nenhum e que a responsabilidade sobre as crianças é completamente dela.
Ela sente um certo fascínio por ele e aceita arcar com esse compromisso. A princípio as crianças são muito educadas e gentis. Mas logo eventos estranhos começam a acontecer. A narradora personagem, que não sabemos em momento nenhum seu nome, começa a ver duas aparições de empregados antigos da mansão, que já estão mortos. A partir daí, nossa protagonista entra numa espiral de angústia e desespero ao tentar proteger as crianças desses fantasmas.
O que James faz aqui é deixar o leitor tirar suas próprias conclusões. Nada é explícito. Nada é evidente. Tudo fica nas entrelinhas, no subentendido, nas sombras.
Daí a possibilidade de muitas interpretações. Pode se encarar essa história pelo viés psicológico, fantástico, social, religioso, entre outros.
É o tipo de livro que a cada releitura percebe se detalhes ocultos e novas nuances.
É interessante ressaltar o título do livro que é uma expressão que significa um aumento de tensão, de pressão, até ultrapassar os limites e quebrar. Quantas voltas é possível dar num parafuso até algo se destruir?
Adorei.

GAssika 08/09/2022

Terror maravilhoso
Eu adorei essa leitura, achei muito interessante como o autor brinca com o real e o fantasioso, nos deixando na dúvida do que realmente esta acontecendo. Uma experiência de leitura maravilhosa! E o final é daqueles de nos deixar sem certeza de nada. Muito bom mesmo.