A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

MarcosQz 09/02/2023

Gostei muito da leitura, é uma boa história de horror, jamais de terror. Henry James realmente nos conta uma história muito boa de horror com muita sutileza, até calma. É mais uma dessas leituras que é importante sentir o livro, sentir o que se está lendo, acreditando verdadeiramente naquilo.
Tive bons momentos de angústia, o que agradou muito, pois segue uma linha diferente da série da netflix baseada na história.
Nem tudo fica claro, para falar a verdade, mas o final é arrebatador e chocante.

Alanna. 08/02/2023

Esse livro foi uma surpresa pra mim, e diferente do que pude perceber depois de ler algumas resenhas publicadas, eu não li por causa de nenhuma adaptação dessa obra. Na verdade eu li totalmente as cegas, nem a sinopse eu tinha conhecimento. Acho que isso ajudou na minha concepção dessa leitura.

A história tem um ritmo mais lento, mas para mim isso funciona bem, pois ajuda a construir essa história, meio como a nossa narradora vai vivenciando os fenômenos da sua estadia na casa. O livro tem uma questão psicológica bem forte, pois ele termina sem entregar todas as explicações e de maneira abrupta, deixando margens para interpretações, o que para mim também é uma boa sacada. O leitor não saber se os eventos que a narradora trás são reais ou frutos de sua imaginação também é uma boa escolha. Eu também gosto de como se desenvolve a relação da governanta com as crianças, achei interessante ver essa dinâmica.

Acho que falta um pouco de desenvolvimento dos personagens "paranormais" da história, mas sinceramente isso não me incomodou tanto. É uma boa leitura se você considerar quando foi escrito, considerar que é um clássico.

gabriela cardoso 05/02/2023

a outra volta do parafusl
preciso confessar que esperava mais desse livro, me decepcionei um pouco. não foi ao todo ruim, mas também não foi tão bom assim, diria que é mediano. algumas passagens foram monótonas e vagas, beirando ao tédio, meio confusas e sem graça. a história tinha potencial mas não achei que foi bem executada.

ellilustra 31/01/2023

A volta que dei foi achar que era verdade e mentira
O livro te pega desde o início. Imagine - se sentado na frente de uma lareira com os amigos a noite contando histórias de terror, um clássico.

Não demora muito pro plot principal começar a ocorrer de há argumentos para ambas as análises possíveis da narrativa.

O livro é narrado em primeira pessoa e estamos presos aos pontos de vista da personagem e a visão dela sobre os fatos e não a totalidade das coisas, embora a fatos suficientemente plausíveis para que ela sustente sua narrativa outras informações e também comportamentos dela própria nos fazem duvidar o tempo todo.

É está dúvida que sustenta todo clima tenso da história embora eu não tenha sentido medo ao ler eu me senti bastante nervosa e tensa ainda mais nos capítulos finais. E o final foi algo extremamente surpreendente.

michelyvogel 31/01/2023

Gente que loucura... que crianças estranhas. O final sugere, mas não revela, mas é mais o clima de tensão que compensa a leitura.

Clara2471 29/01/2023

decepcionante
o que mais me incomodou nesse livro foi a forma como as descobertas dos mistérios da história foram descobertas do nada, a partir simplesmente da intuição muito certeira da protagonista. sei que tem uma discussão de que a história na verdade é um delírio dessa personagem, mas mesmo assim acho que seria mais interessante se, fosse esse o caso, ela estivesse tão convicta disso tudo que de fato enxergasse o que levou as coisas a acontecerem, e não só tivesse a certeza literalmente do nada sem fatos pra se embasar. isso acaba criando confusão no leitor, parece que a história não anda, não faz sentido. esperava bem mais de um conto de fantasmas que é considerado clássico...

raii.png 28/01/2023

Absolutamente incrível
Um dos melhores livros que li, sem brincadeira
A maneira que a história decorre, o suspense e tensão, a descrição do ambiente traz uma angústia e uma vontade de se aprofundar mais e mais na história

Mariele 22/01/2023

Final aberto
Resolvi ler o livro após assistir Bly Manor no Netflix e me encantei pela história. A leitura comprova a maestria com que a adaptação foi feita, uma das poucas em que considero melhor que o próprio livro, até porque a mesma continua e dá muitas respostas acrescentando outros elementos. O livro acaba com muitas perguntas em mente porém toda narrativa em 1ª pessoa é cheia de tensão e angústia.

Thaysduda 22/01/2023

@livroserazoes
Nesse livro não vamos ter todas as respostas que gostaríamos, muita coisa vai ficar para a interpretação pessoal. E na minha opinião, isso deixa o livro mais legal, pq podemos debater sobre nossas impressões.
Gostei muito do livro! Prendeu minha atenção do início ao fim. Tem situações aqui tensas, e momentos que a leitura conseguiu transmitir o medo. Para mim, poucos conseguem fazer isso.
Adorei a leitura e recomendo muito.

lailamniz 20/01/2023

"[ ? ] Ele voltará para a eternidade, confie em mim! [ ? ]."
Li PDF. | "[ ? ] seus corações se sentirão apertados como se recebessem não apenas
uma, mas duas voltas de parafuso [ ? ]."

A história é bastante lenta e, na verdade, desinteressante. Se, em algum momento, aparenta ter algum potencial, esse potencial desce pelo ralo rapidamente no decorrer do conto e, principalmente, no seu final, que parece incompleto.

Mas é um clássico dos contos de fantasmas e isso tem seu valor, claro.

Espero poder buscar mais, aprender mais, sobre esse conto, que já sofreu diversas readaptações, e sobre todo o conteúdo que ele influenciou (como a A Maldição da Mansão Bly, série de Mike Flanagan).

** Quero saber o porquê dessa edição ter 32 páginas e as outras terem +200, ainda lerei uma dessas para ver se realmente vale a pena...

Catarina314 19/01/2023

Uma agradável surpresa
Esse livro me surpreendeu, pensei que por ser uma escrita mais rebuscada seria um pouco difícil me prender na história, mas MEUS AMIGOS........ Fiquei completamente imersa, tanto que a leitura fluía mesmo em meio as "palavras difíceis". O estilo da história me lembrou muito O Morro dos Ventos Uivantes por ser escrito como um relato, ou tipo uma fofoca, que fica mais envolvente do que se fosse um narrador que não participa da história, e também pelo contexto meio mórbido, obsessivo, e atmosfera gótica que permeia as duas obras. Enfim, senti coisas que há tempos não sinto assistindo a filmes de terror por exemplo, realmente me deixou bem nervosa em algumas partes, sou suspeita pra falar pois amo terror/thriller psicológico, mas realmente fiquei surpresa com a habilidade desse homem em escrever uma história, um relato que realmente parece real e digno de credibilidade!! Enfim, a história me prendeu bastante e fiquei muito impressionada com a escrita do autor. Li essa edição da Novo Século que conta com dois outros contos do autor no final, que não me agradaram tanto quanto a história do título, e tinha alguns erros de ortografia e tradução.

Carolina593 17/01/2023

Uma boa leitura
Acredito que o fato de eu ter assistido a série antes atrapalhou um pouco a experiência. O final me parece que ficou faltando algo, porém a escrita do autor é maravilhosa, teve um momento que deveras fiquei sem ar, impactada com a situação.

Lavine 13/01/2023

Não tive uma experiência muito boa com este livro, fiquei entediada. Talvez eu estivesse com as expectativas erradas... A história não me prendeu, a tensão que o suspense fantasmagórico deveria causar se dissipa facilmente com a narrativa cansativa e os diálogos confusos.