A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Acacio 04/03/2024

Pequeno. Bem escrito. Insuficiente.
Livro de fantasma clássico, século 19. Eu esperava uma história robusta mas, não é o que encontrei nessas páginas. Uma escrita desinteressante, história bem corrida, sem desenvolvimento completo dos personagens e a sensação de ter perdido algo no meio do caminho.
Início promissor e só.

Caroline Vital 03/03/2024

Achei incrível, apesar da escrita rebuscada e complicada. Quantas vezes ler, serão versões diferentes que encontrará. Com certeza lerei mais vezes. Complexo, maravilhoso.

Nando Borges 21/02/2024

Extremamente cansativo
Todo mundo fala que amou o livro. Eu detestei esse livro, maçante, repetitivo, dramático ao extremo. Eu já tinha entendido que ela adorava as crianças nas primeiras 50 vezes que foi dito, mas ela precisou de mais umas 300 vezes para repetir isso. Eu não aguento esse tipo de leitura.
Michelle Garcia 11/04/2024minha estante
Queria muito ler, pro ser recomendado no Dança macabra do King, mas odeio repetição. Já desisti ?

Bru 18/02/2024

Pontas Solta e Emoções Vazias
Apesar do livro "A Outra Volta do Parafuso" ter sido classificado como terror psicológico, em nenhum momento eu senti isso. É um livro difícil de ser lido, devido à sua escrita antiga, e por deixar muitas pontas soltas na história. Comecei a leitura empolgada e terminei sem grandes emoções, e sem entender a razão do pequeno Miles ter sido expulso da escola e considerado "mal".

Polly 11/02/2024

A outra volta do parafuso: não curtir, mas vou explicar por que (#196)
Serei direta e sincera: não gostei de A outra volta do parafuso. E quanto mais eu leio interpretações sobre ele, menos eu gosto. O autor não é conclusivo com nada, ele não escreve sobre nada em específico e, assim, desta forma, acaba por escrever sobre tudo. Consegue entender o que falo? Quem dá sentido à história é o leitor. A moça está louca? É sobre fantasmas? Está todo mundo morto? É uma metáfora sobre abuso sexual? Pode ser sobre qualquer coisa dessas e outras mais. Porque qualquer coisa se encaixa nessa narrativa.

Não vou negar que é genial. Quem consegue escrever sobre tudo ao mesmo tempo? Como fazer o leitor escrever a história por você, sem deixar que ele perceba isso e não largue o livro que contém apenas as palavras que você escreveu, mas que será ele que dará sentido? Sim, é genial. Henry James tinha talento e estilo, não há como negar. Mas, ainda assim, não gosto da ideia. Meu sentimento, ao final, é: sim, e aí? Você me prendeu até aqui e não vai responder nenhuma das perguntas que estão na minha cabeça até agora? Eu que vou ter que fazer o trabalho todo? Pode até ser um pensamento preguiçoso, mas também rola o sentimento de que fui enrolada.

Embora eu não tenha gostado, ainda acho que esse é o tipo de livro que possa agradar muita gente. O que eu não gostei nele é justamente algo que atrai muita gente. Vale a pena dar uma olhada na sinopse e ver se se interessa.

batgaladriel 08/02/2024

Assim que eu terminei de ler esse livro, confesso que achei frustrante por ele não me entregar aquilo que eu esperava e, por vezes, ser um tédio de ler. Havia escrito uma resenha contando sobre como fora decepcionante para mim essas páginas.

Porém, após ter contato com as diversas interpretações que esse livro traz, percebi que uma das formas com a qual esse "conto de fantasmas" pode ser lido é como uma história de repressão sexual e abuso e, a partir desse momento, tudo escrito ali passou a fazer sentido para mim.

Lampert33 07/02/2024minha estante
SIMMMM, aleluia alguém que pensa que nem eu

Andrea 06/02/2024

Verdade ou loucura?
O escritor norte-americano Henry James coloca o leitor dentro da mente da jovem governanta de Bly em uma narrativa em primeira pessoa. Mas já na introdução do que será contado se cria um clima de suspense, cuja manipulação psicológica irá aumentar no decorrer da leitura.

Pois a história que já gerou uma série de adaptações como Os inocentes, Os outros e a mais recente A maldição da mansão Bly, realmente mexe com a imaginação do leitor, já que a ambiguidade da narrativa abre um leque de possibilidades que podem ser interpretadas conforme as crenças de quem mergulha em suas páginas.

O que torna A outra volta do parafuso ainda mais genial, levando em conta que a história é relativamente curta, mas com um nível de tensão e reflexão suficientes para várias discussões, que vão do abandono infantil, passando por repressão sexual, reação ao isolamento, fofocas no ambiente de trabalho, diferenças sociais, e claro, será fantasma ou será loucura?

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/12/a-outra-volta-do-parafuso.html?m=0

Kimberly30 05/02/2024

Outra volta na minha cabeça...
Foi interessante iniciar a leitura sem muitas pretensões. Esse tipo de livro dá um arrepio na espinha, não pelos horrores, mas pela forma como deixa a narrativa ser construída fora das páginas, na mente do leitor.

Assim, somos suscetíveis às nossas crenças muito mais do que aos relatos da governanta.

Sua amiga 04/02/2024

Vc tem q aprender a gostar do título viu pq jesus cristo----
Meu primeiro contato com essa história foi com o filme Os Órfãos, é horrível, mas Finn wolfhard tá nele pelo menos, muleque é massa??
Dps vi a série (mansão Bly) me apaixonei kkkkk ent comprei o livro, ele é bem diferente, de um jeito mto bom?

Só não dou 5 estrelas pq uma parte ao final, envolvendo a menina Flora, foi mto confusa... Mas nada q uma releitura não resolva??

E não mentiram, esse livro é incrível ATÉ A ÚLTIMA LINHA! ele fica com vc pq vc NÃO ENTENDE a última linha! Isso é pika?

Mas no final o livro não volta até aquelas pessoas no início q estão escutando e contando essa história, ent, será q essa parte somos nós dps de terminar de ler e indo discutir sobre tudo com outros leitores?

Inclusive, voltando a citar as obras cinematográficas, sabiam q tem um filme BRASILEIRO inspirado no livro? Está disponível no próprio YouTube, Através Da Sombra. Pode não ser TUDO aquilo, mas acho importante apoiarmos coisas desse gênero no nosso país ????

No q vcs acreditam? A babá tinha algum problema? Fantasmas existiram ou as crianças só faziam aquilo q aprenderam?

Nem vou flr do filme de 61 pq já tá grande o suficiente KKKKK mas no filme----------??

skuser02844 02/02/2024

Não é para mim.
"A Volta do Parafuso" definitivamente não me cativou. Foram 24 capítulos de puro tédio. O começo até conseguiu me prender em alguns momentos, mas bem antes da metade, eu já estava achando uma chatice. Enfim, não recomendaria.

"Daisy Miller" foram 4 capítulos curtinhos, mas o último foi o único que achei mais "interessante" (foco nas aspas). De qualquer maneira, não recomendaria e, com certeza, não foi uma das minhas melhores leituras...