A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Fabiene.Barbosa 02/11/2023

Uma governanta é contratada para cuidar e educar duas crianças órfãs em uma mansão rural. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer, levantando questionamentos sobre a sua lucidez.

Um clássico curto, com escrita densa, mas capaz de nos prender. Para quem não gosta de uma linguagem mais rebuscada, pode ser um pouco maçante. Contudo, em poucas páginas o autor consegue nos prender nessa história, nos fazendo questionar se os acontecimentos são reais ou se não passam de alucinações.

(A série "A maldição da mansão Bly", inspirada no livro, aprofunda bem a história e consegue responder diversos questionamentos).

Jackie! 01/11/2023

Bom, mas sem metade do brilho da série!
Esse livro foi inspiração para a série Mansão Bly e mesmo tendo o mesmo plot e núcleo de personagens principais, não tem nem um terço de riqueza em detalhes que adaptação criou.

Senti que lia o roteiro bruto da série, faltou um tchan, faltou aprofundamento, sentimentos, um certo casal aí... Talvez se eu tivesse lido antes de ver a série, eu tivesse gostado mais.

Ainda assim não posso negar o peso que o plot twist deve ter dito para a época em que foi escrito e como a história (mesmo sem os tais detalhes criativos) é muito bem escrita.

Donizeti 31/10/2023

Livro decepcionante
Embora seja um clássico escrito em 1898, e eu entenda sua importância na literatura, esse livro é simplesmente péssimo.
A história parece não avançar, a escrita é desconfortável, o enredo é bem chato, assim como todos os personagens, sem exceção, sem contar o fato que tudo que acontece na trama fica em aberto. Seria as aparições vistas pela governanta uma realidade ou apenas loucura de sua imaginação?
Resumindo: livro extremamente cansativo, chato e prolixo.

Gabriela 31/10/2023

Um livro que, mesmo curto, é complicado de ler e entender, mas acredito que esse era o intuito, porém não vai agradar a todos.

Vamos acompanhar a história da governanta que vai para um lugar distante e reservado cuidar de 2 crianças que foram deixadas pelo tio em uma casa antiga, onde ema começaa ver coisas entranhas. Bem clichê, sim! kkkkk

A leitura toda te faz oscilar entre "ela esta doida ou será q é real?" e lamento dizer que vamos assim até o fim e não temos a resposta (o que não curti muito).

De modo geral, a leitura é bem instigante e não me senti cansada durante ela, mesmo não entendendo boa parte das situações por conta da escrita confusa. Por fim, valeu a pena e indico para quem quer um livro rápido e quer entrar em clima de halloween. ?

P.s: acredito que a melhor parte é o posfácio que nos ajuda a colocar a história em ordem linear e organizada e nos faz refletir. É indispensável ler, vai te fazer tirar uma conclusão que o livro não da.

Uma boa frase tirada do pósfacio:

"A imaginação, porém, tem seu próprio fanatismo, e sua própria crueldade."

Campa0 30/10/2023

Legal!
O livro é curto, mas a linguagem é antiga e densa. A história é legal, deixa a gente em dúvida se é algo sobrenatural ou algo psicológico afetando os personagens.
Basicamente, uma babá vai para uma mansão no campo, cuidar de duas crianças, Fora e Miles órfãs, a pedido do tutor e tio,muito rico, para educadá-los. O pagamento é alto, mas o tutor pede pra não ser incomodado de forma nenhuma.
A história é contada no diário da babá, este é lido por Douglas, que conheceu a dina do diário, para um grupo de amigos que estavam reunidos contando histórias assustadoras.
Apesar de curta, a gente continua pensando bastante na história apos o término. Interessante, prende, e tem tem diversas nuances.
Vale a pena ler.

Emma 30/10/2023

Um bom começo
Essa novela é um grande começo para quem é medroso, assim como eu, na literatura gótica e de fantasmas.

Nati Sampaio 29/10/2023

É realmente um livro meio complicado, então entendo a nota baixa e as resenhas negativas sobre ele. Mas eu, pessoalmente, gostei bastante, nessa segunda releitura. Na primeira vez que li, não tinha gostado muito e nem me aprofundado na história, estava lendo de forma muito superficial. Dessa vez eu gostei mais.
Não vou debater aqui sobre o que era ou não real na narrativa da preceptora, que por sinal não tem nome. Me atenho apenas na figura dela: uma mulher forte, que foi corajosa e que tentou salvar as crianças, da maneira que ela achou cabível. Se ela fez certo ou não, não saberemos. Mas foi real pra ela, o que já me dá
uma ideia.
Acho também que ela comandava as narrativas é direcionava as conversas para chegar a um ponto em que ela queria provar. Mas que também não era de todo errado, uma vez que ela acertou bastante coisa.
Enfim, uma leitura mais difícil, complicada, cheia de nuances e camadas que precisam ser avaliadas e discutidas com calma - o que não torna uma leitura ruim. Na verdade, eu gostei bastante. Recomendo!

Melancia_Loka 29/10/2023

Curioso e confuso
Gostei dessa leitura. Não sei se por ter começado sem qualquer expectativa, ou por certas semelhanças com a série ? como os nomes dos personagens. Isso já me agradou, embora o enredo não seja o mesmo.

Ler ?A outra volta do parafuso? foi um misto de sentimentos. A ansiedade das cenas de suspense, e o afeto que tive pelos personagens ? talvez por ter visto a série primeiro, tenha sido mais rápida a identificação com eles. Os trechos que a governanta fala das crianças são impecáveis, você sente o amor que ela tem por eles ? não tão saudável, mas completamente sincero.

Senti que o livro começou melhor do que terminou. Seu começo interessante te prende com facilidade, mas com o decorrer certas coisas/atitudes se tornam repetitivas. E sem dúvida a resenha de David Bromwich no posfácio é essencial e esclarecedora. Foi bom ver o livro pelo olhar dele, e entender melhor certos trechos.

Em resumo, gostei do livro. Foi bom ler algo diferente do que normalmente leio. Mas o enredo da série me agrada mais.

Bê. 29/10/2023

A Netflix me iludiu
Esse foi um livro que de certa forma me decepcionou, especialmente por ter assistido à série ?A maldição da mansão Bly? da Netflix, que resulta da mescla da adaptação de varia obras, entre elas a presente.
Criei tantas expectativas de um suspense fluido, de um mistério mais detalhado, entretanto o livro apresenta uma narrativa extremamente truncada? É compreensível porque se trata do ponto de vista de uma narradora em conflito com um terror que ela não compreende e é perceptível como a mente nervosa e em crescente estresse dela é refletiva em suas palavras. Infelizmente essa justificável confusão se torna irritante.
Quanto ao mistério em si: NOSSA! Tinha tanto potencial? gostaria que tivesse sido melhor desenvolvido, por exemplo, não há nenhuma explicação para as ações de Peter e srta. Jessel, não há uma explicação clara sobre o tipo de relação que eles possuíam, nem mesmo o interesse nos menores ou qual a relação com a mansão ou a família, ou do motivo do destino do Miles?
Talvez pela série citada acima ter sido excelente não consegui ser cativada pelo livro? Enfim? Não releria.

Rosie 28/10/2023

FANTASMAS
Já fazia um tempão que queria ler esse livro, mas toda vez que pegava ele, não conseguia engatar na leitura.

A história é um pouco confusa, principalmente na parte II do livro. A governanta aqui fica obcecada com os tais "fantasmas" que ela vê e enfia na cabeça que as duas crianças que ela cuida conspiram com esses fantasmas.

No finalzinho eu estava duvidando da sanidade da senhora Grose, mas no final só me fez ter certeza que quem estava com a sanidade duvidosa era a governanta.

Final extremante aberto: De fato eram fantasmas? Ele morreu por qual razão, foi a governanta que acabou matando ele ou ele de fato viu o fantasma e com esse susto o morreu? O que aconteceu com a outra criança e a sra Grose? O que acontece com a mansão Bly?

Enfim, é uma narrativa confusa e você precisará se concentrar muito para acompanhar o ritmo, além de se fazer necessário umas releituras para entender mais camadas desse mistério.

Nessa edição da penguin, foi bem interessante pois tem um posfácio de David Bromwich onde é explicado algumas cenas e falas dos personagens do livro do começo ao fim, o que me ajudou muito entender algumas partes.

Lilliancs 28/10/2023

A outra volta do parafuso
Achei essa história muito arrastada, um livro tão curto e tão cansativo. Entendo a época e contexto histórico em que foi escrito, mas mesmo assim não consegui gostar.
Talvez, minha mente muito poluída por todas as histórias de terror com fantasmas e aparições tenha atrapalhado minha leitura, não sei.
Apesar de ter gostado da dúvida que autor coloca na nossa cabeça ao decorrer dos acontecimentos, interpretação e comportamento da narradora, não funcionou muito para mim.
De repente, em algum outro momento com a mente mais aberta, releia e tenha outra opinião. Muitas vezes o resultado da leitura é influenciado diretamente pelo momento em que estamos lendo.