A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Mona 02/07/2023

Vai te deixar meio tonto! ?
Escrito em 1898, o clássico A outra volta do parafuso nos traz a história de de uma jovem professora que aceita se mudar para a mansão Bly a fim de cuidar de duas crianças órfãs: Flora e Miles. Ao chegar lá ela se depara com mistérios que rondam a casa e com dúvidas sobre sua própria saúde mental.
O livro é considerado (e catalogado) como um horror gótico mas, eu sinceramente achei que ele vai mais para o lado do drama do que qualquer outra coisa kkkkkkkkk a narrativa não é tão rápida, mesmo o livro tendo apenas 200 páginas mas a tradução da @penguincompanhia segue impecável.
O livro começa com um grupo de amigos reunidos para contar histórias de terror e te prende bastante mas, algumas descrições e pensamentos-sem-fim da protagonista (sem nome) muitas vezes nos cansam e fazem a leitura demorar um pouco mais do que o necessário.
No geral, é um bom livro, com uma história interessante e que no fim ainda deixa um gostinho de 'quero mais' por conta de seu final aberto e sem muitas explicações. Dias depois dessa leitura o livro ainda cresce, cada dia um pouco mais aqui dentro da minha cabeça e diversas teorias sobre começam a surgir.
Apesar de não ter NADA a ver com o livro, recomendo muito a série da Mansão Bly na @netflixbrasil ! Vocês não vão se arrepender ??

Marília 28/06/2023

Essa história não me deixou com medo. Acho que não entrei no clima. Não gostei muito do final mas as crianças são legais.

Isabela.Andrade 25/06/2023

Leitura confusa!
Estava com boas expectativas por se tratar de uma obra clássica e que tem fantasmas na história. Porém, minhas expectativas não foram atendidas, principalmente porque a leitura é confusa e muito devagar.

A protagonista que é a cuidadora das crianças da história é a narradora, no entanto, com o decorrer da leitura você vai percebendo que não pode confiar nela. O que deixa tudo mais difícil de ser desvendado e compreendido. Afinal, os fantasmas que ela diz ver, eles existem mesmo? As crianças são controladas por eles, elas são más? Fiquei me questionando sobre isso durante toda a leitura.

O final também é aberto, coisa que não me agradou, porque deixou aberto além das questões que mencionei sobre a protagonista, o autor não dá um desfecho para a Flora e a Grose. Elas saem de Bly e nunca mais voltam? Flora estava mentindo sobre ver os fantasmas ou não? A senhora Grose levou ela embora porque tinha medo da protagonista cuidadora? Nunca saberemos.

Outro ponto que achei desnecessário foi o posfácio que basicamente serviu pra explicar a história inteira e te induzir a desconfiar da protagonista, acreditar que os fantasmas eram invenções da cabeça dela e que na verdade, ela era má e estava protegendo as crianças de algo inventado, o que resultou tragicamente na morte prematura do Miles.Ou, a tutora estaria já tão louca que se convenceu que o Miles era malvado e matou ele pra se livrar dele?

Mas apesar dessas pontos problemáticos, acredito que não posso deixar de mencionar que senti de fato medo enquanto lia alguns capítulos, em especial na cena do lago em que ocorre o encontro da Jessel com a Flora e consequentemente da cuidadora e Sra. Grose, a maneira como o autor descreve o medo da protagonista é capaz de deixar nós leitores aflitos e com medo também.

Fiquei contrariada com esse livro, muitas brechas e perguntas sem respostas, eu prefiro me sentir "ludibriada" pela tutora e acreditar que os fantasmas existiram sim e tomaram conta das crianças.

@letravermelha 24/06/2023

Baita livraço!
"Para fisgar os não facilmente fisgaveis". Foi assim que Henry James descreveu anos mais tarde, após a publicação em 1898, este conto longo ou novela, que ganhará uma adaptação no cinema dia 22 de fevereiro de 2019!
James não gostava de chamar seus diabretes de fantasmas, assim você nunca o vê os descrevendo dessa maneira. Apenas como uma aparição pavorosa - de gelar o sangue! .

Temos aqui a história de uma muito jovem governanta que está incumbida de dar aulas particulares à um casal de crianças, onde ela teme que estas estejam sob influência de fantasmas. .

De início você pensa que realmente há entidades, pessoas que já estiveram vivas, enfluenciando as crianças : oque elas fazem, dizem, como se comportam e até mesmo oque aprendem. Com o avançar da narrativa você se pergunta se tudo não passa de uma criação imaginativa da jovem. Os demônios estão ali ou não? As crianças estão em conluio com essas forças inomináveis do abismo ou não? .

Muito mais que um simples conto de horror, temos aqui um grandíssimo terror psicológico onde no final só lhe resta um absoluto ponto de interrogação. Era essa a intenção de Henry James : nos fazer conjecturar a cerca da instabilidade das faculdades mentais da jovem governanta ; tudo não passava de um neurôtico caso de repressão sexual por uma " moça confusa e ensiosa"? A maldade só existiria dentro da mente da preceptora? .

Que escrita espetacular, realmente muito bela. E todo o enredo me aprisionou desde o início. Nesse aqui realmente senti medo durante toda a narrativa . Super recomendado!! .

Martony.Demes 14/06/2023

LIVRO GENIAL
É talvez um dos livros mais incríveis, metafóricos e incógnito que eu já li! Você é conduzido por uma narrativa simples, mesmo com palavras rebuscadas, e vai singrando por aquele ambiente ao mesmo tempo singelo e lúgubre.

E a medida que a história perpassa, você se vê indefinido sobre realmente quem está falando a verdade ou se a verdade é criada na cabeça das pessoas por meio de ilusão. Ficamos com medo, preocupado e se preparando para qualquer coisa acontecer.

Como eu disse, como o ambiente é de incerteza: o calmo e pacifico junto com o temerário e terror. E afinal, o que realmente está acontecendo? São fantasmas? E o que eles querem? O que passa na cabeça de cada um? Quem é culpado? A narradora te conduz para o rumo certo? Afinal, nem nome ela tem! Dá pra confiar? Experimente ler!

Fato: é uma obra que você vai ler não so uma vez. Mas outras mais!

E digo mais: não esqueça de ler o posfácio. Ele vai te destruir mais ainda e ficar mais confuso!

LIVRO GENIAL!!!

gabytes 09/06/2023

O clássico 'medo de fantasma'
O tipo de terror que não se sustenta por meio de grandes cenas chocantes e mórbidas, mas é construído vagarosamente pela atmosfera. Na medida certa de suspense, é a perfeita história pra se ler antes de dormir, pra te deixar assombrado mas não o suficiente pra dar pesadelos.
O autor deixa lacunas na narração de propósito, sem descrever ou explicar todas as questões explicitamente, assim o leitor preenche esses silêncios por conta própria com seus medos mais íntimos.
O final também fica aberto à interpretação de cada um, mas acredito que a verdade estava implícita desde o início com pequenas pistas que tenta te guiar a uma certa conclusão.

fleuriemoon 07/06/2023

Gostei da escrita do autor e de como ele não foi tão detalhista em algumas partes, deixando com o leitor a parte de imaginar os horrores cometidos, ficando sempre com aquela dúvida sobre o que realmente aconteceu. O que me irritou de fato foi que a protagonista nunca insistia com as crianças e sempre acatava as desculpas esfarrapadas. Mas é um bom livro.

ps: Fiquei muito triste pelo Miles (e pela Flora também).

loyollabritto 31/05/2023

Me deixou assim ???
Passada chocada com o final, sinceramente, eu não esperava aquilo. No decorrer da trama, pensei em milhares de teorias, não sabia quem tava mais doida, eu ou a protagonista. No final, ela ganhou de mim. Doida maluca de pedra.
Adorei a história, me deixou de boca aberta e cheia de doideira na cabeça.

Neptune 27/05/2023

Livro chato, filme bom
Comecei a leitura empolgado, mas o livro não me pegou nenhum pouco e tão pouco me agradou, diferente da adaptação desse livro para o cinema: "Os inocentes", de 1961, a qual vim recomendar e que está disponível no youtube de graça e legendado.

Muito louco pensar que é a mesma história do livro, tal qual, e mesmo assim consegue ser muito melhor do que a narração enfadonha da protagonista do livro. Para quem gostou da obra do Henry James fica a dica essa adaptação

Cintia295 09/05/2023

Li somente Daisy Miller e gostei bastante e ouvindo o audiobook da Jam foi perfeitooooo. Gostei dessa novela

Tatinha.Car 07/05/2023

Só li a novela Daisy Miller.
Daisy é uma mulher americana dentro de uma sociedade européia cheia de regras machistas e olhares preconceituosos.
Sua beleza despertou o interesse de Winterbourne que ficou muito incomodado com sua amizade com sr. Giovanelli, o que era um grande escândalo.
Esse triângulo amoroso é a base da história.
Gostei bastante da novela mas o final me decepcionou, queria algo mais.

Brunamoraez 07/05/2023

Razoável
Eu gosto mais da série ?a maldição na mansão bly?.
Achei a leitura do livro bem cansativa e meio complicada, os personagens são meio chatos também, mas o plot no final vale a pena. Tem bastante coisa diferente da série e do livro, e o final do livro é muito bom, mas não é um dos melhores.

Thaionará 28/04/2023

Naquelas...
Confesso que minha falta de entusiasmo com esse livro se deve mais a minha grande expectativa do que outra coisa...
Não é ruim, é muito confuso sim, demorei um tempo para me adaptar e conseguir ler de fato com um ritmo bom. No entanto, o final me foi muito confuso, esperava uma resolução melhor um pouco mais problemática do que realmente foi.
Porém, o mistério e a desconfiança que tive com todos os personagens, absolutamente todos, foi uma boa sensação.
Não é de todo ruim, mas com certeza esperava mais...

Henry.Davy 23/04/2023

Um terror ambíguo
Uma história de fantasma clássica, onde tudo é bastante dúbio, você não consegue ter certeza de nada e nem na protagonista você pode confiar, e é nisso onde a magia do livro mora, o Henry James brinca muito com essa ambiguidade tanto no enredo como na sua escrita, deixando a gente em dúvida o tempo todo, não podendo confiar em nada, mas tendo que confiar.

E uma leitura difícil ( principalmente pra mim que nunca li nada do gênero) mas compensa muito, e é uma obra que quanto mais você pensa nela melhor ela fica.?

Egberto Vital 23/04/2023

A leitura concluída nessa semana já foi adaptada e inspirou muitas obras cinematográficas, além de ser um clássico da Literatura de terror e ficção. Inclusive existe uma adaptação brasileira, estrelada por @virginiacavendish, o filme "Através da Sombra", dirigido por Walter Lima Junior, do qual gosto muito.

"A Volta do Parafuso", de Henry James, é uma obra notável que pode se inserir no subgênero do terror psicológico, uma novela que, pela sua importância, tem ampla notoriedade na história da literatura angloamericana, sobretudo pela habilidade do autor em conciliar narrativa e forma, trazendo ao leitor uma história intrincada e enigmática, construída em torno de uma atmosfera densa e misteriosa.

A história narra a vida de uma preceptora que é contratada para cuidar de duas crianças em uma casa de campo no interior da Inglaterra, a qual se torna palco de eventos sobrenaturais, tais como assombrações de uma antecessora e de um criado de quarto, que construiu parte do universo familiar anterior.

A narrativa se desenvolve sob uma tensão crescente e contém elementos de ambiguidade, em especial no que se refere à confiança da narradora, o que nos leva a questionar a realidade dos fenômenos por ela narrados. Também, e não só por isso, a obra de James tem sido objeto de análises críticas e discussões entre estudiosos da literatura, especialmente por sua relação com o universo psicológico dos personagens e a ambiguidade da trama, que incita o leitor a questionar sua própria compreensão do que se passa no enredo.

Em termos estilísticos, "A volta do Parafuso" é um exemplo de escrita elegante e sofisticada, que reflete a capacidade do autor de combinar narrativa e forma em um todo coeso e harmonioso. O ritmo lento da narrativa, pontuado por uma constante (às vezes cansativa) introspecção, contribui para a criação de uma atmosfera densa e sinistra, que se sustenta até o desfecho da história (que, para mim, foi ao mesmo tempo surpreendente e decepcionante).