O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Eloisa 03/04/2022

Razoável
Li esse livro para um trabalho de escola, e não achava que ele seria bom. Mas pelo tempo que é escrito, a leitura foi bem fluída.

Se baseia muito na questão de "Razão vs Amor". Eugênio era um rapaz doce, e puro, e que tinha um carinho grande por Margarida, que mais tarde se tornou numa grande paixão, mas ele não podia se entregar a esse pecado de toca-lá. Afinal, ele era um padre, esse era o seu sonho de criança, mas que mais tarde se tornou um inferno.

O livro toca, e muito na questão do fanatismo religioso, e como isso pode destruir a vida de alguém. Os mosterios, eram como se fossem prisões. Apenas as escritas sagradas podiam entrar naquele lugar, outros assuntos eram proibidos.

Cita também a questão da bruxaria. E que as mulheres eram seres diabólicos, que venho pra destruir os homens de bem.

Apesar de não ter gostado do final, foi uma experiência literária boa, pois não tenho costume de lê livros clássicos/época.

Guilherme 08/03/2022

Gostei mtt da leitura. Rapida e fluíu muito bem. Um final em aberto e um tanto a desejar. Gostaria de ver eles dois juntos, mas gostei dele se revoltando nos ultimos minutos. Enfim, nota 4

Jessi 07/03/2022

O final que sala
O começo para o meio é todo enjoado, fiquei cheia de raiva com os pais de Eugénio, bom mesmo é lá pra o final. Típico final de romance do século XIX, eu gosteiiii

Paulo.Diniz 19/02/2022

Gostei bastante
A história é bem interessante e o livro não é muito grande de se ler, além de mostrar personagens que descreviam a ideologia da época.

Rêh 22/01/2022

Leitura tranquila e rápida. Uma história de um amor proibido. Duas crianças foram criadas juntas, Margarida e Eugênio, mas chega o momento em que os pais dele o mandou para um seminário para estudar e se tornar padre, então Eugênio e Margarida se vêem apaixonados, mas um amor impossível de dar certo. Em alguns momentos acontecem coisas em que a gente pensa que eles podem acabar juntos mas... Enfim o final pra saber só lendo mesmo!!! Vale a pena.

Humberto 11/01/2022

Surpreso!
Essa foi uma das maiores surpresas que tive na literatura. Um livro curto, mas com os elementos essenciais num romance. Impecável do início ao fim, Bernardo Guimaraẽs só comprova que É um dos maiores escritores brasileiros.
Perfeito, simplesmente

Dani 27/11/2021

Que livro maravilhoso,e chocante ne.kkk
Leitura flui muito rapido,ate procurei outros com essa mesma" pegada" ,mas igual à esse impossivel?

Lari 23/09/2021

Me emocinei até demais
É um livro que surpreende, rápida a leitura e leve, a história prende o leitor, terminei em um piscar de olhos!

Vítor 30/08/2021

O Seminarista
Um romance marcante em minha vida. Digo isso pela relação do personagem principal com a minha própria experiência antes e depois de sair do seminário.

Bernardo Guimarães apresenta a realidade do povoado na época, entrelaçado com o drama vivenciado pelas personagens principais. A tensão que o autor causa faz o leitor querer saber o final do romance.

Livros e Chocolate Quente 16/08/2021

Gostei da escrita.
Em um livro clássico, a coisa que mais me chama atenção é a forma de escrita. Acho ela muito bonita e refinada. Mas claro que não temos ia perfeito, entendo que na época as visões de parentesco eram diferentes e como as famílias tratavam as mulheres também, mas algumas coisas realmente me deixaram um pouco incomodada.

Daisy Jones 25/07/2021

#DesafioSkoob Recomendo!
"Amor e devoção se confundiam na alma ingênua e cândida do educando, que ainda não compreendia a incompatibilidade que os homens têm pretendido esta belecer entre o amor do Criador e o amor de uma de suas mais belas e perfeitas criaturas, a mulher; a mulher, que Deus criou para amar e ser amada, a mulher, que sem o amor é como a caçoula de perfumes, a que o ministro do templo esqueceu-se de comunicar o fogo santo, que os faz arder e subir em nuvens rescen dentes a beijar os pés de Deus."

A mais belas das histórias, cada detalhe é muito importante para o fim. Os sofrimentos que Eugênio e Margarida passam para conseguir ficarem juntos é tão bem explicado que consigo acreditar que realmente aconteceu.
Eugênio é um garoto cheio de boas qualidades que tinha uma grande dúvida na vida, sendo ela escolher casar-se com a bela Margarida ou virar Padre e assim realizar o desejo de seus pais.
Margarida também é uma garota muito boa, com muitas qualidades a se contar. Com uma vida muito sofrida, principalmente depois de criar certa idade.
A história é contagiante, para todas as idades. Emocionante e encantadora.

Data de término: 24/07/2021
Lú Ribeiro 25/07/2021minha estante
Eu tb.amei. Me surpreendi.
Maravilhoso, não é?

Daisy Jones 25/07/2021minha estante
Muito! Não imaginava que iria se tão bom quanto é!

let 05/07/2021

pensa num livro chato, agora multiplica por 10. sinceramente, chato MESMO. além de que o final é FRUSTRANTE!

Jana 03/07/2021

Nunca li tantos adjetivos...
Alguns podem achar esse tipo de leitura cansativa, mas depois que pego o ritmo até que eu gosto. Muito triste o fim do casal, mas não esperava coisa diferente.